terça-feira, 30 de junho de 2009

Francês reestilizado

A linha completa do 207 europeu foi reestilizada

Ontem, dia 29, a Peugeot apresentou, na Europa, a linha 207 reestilizada. O modelo, uma geração a frente da nossa, é oferecido nas versões hatchback, perua e conversível e sofreu pequenas mudanças mais notadas na parte dianteira e traseira.





Observado de frente a primeira mudança notada fica por conta da grade que perdeu os cantos arredondados e os faróis de milha ficaram "isolados" nas extremidades do pára-choque, dando um "ar" mais esportivo ao modelo da Peugeot. Já na parte traseira o destaque fica por conta da nova das lanternas, que receberam iluminação por LEDs ficando mais eficientes e mais fáceis de visualizar. As mudanças dos modelos da linha 207 se restringiram a essas partes.





Já na parte interna poucas mudanças foram feitas. Agora a linha recebeu um novo painel de instrumentos e um melhor acabamento nos materiais dos bancos e plásticos. Outra novidade é o sistema de som com Bluetooth e entrada auxiliar USB e fechamento elétrico dos vidros por controle remoto.

Na Europa a linha 2010 do modelo será oferecida com 12 opções de motorização, inclusive um motor à diesel. Não foram divulgadas maiores informações sobre os valores.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Oktane Track Day 2009.2



Aconteceu ontem (28), no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro o tradicional Oktane Track Day. O evento contou com a presença de vários carros de modelos e marcas variados. O OTD como é conhecido pelos frequentadores é realizado pelo OkatneClub, um Clube de carros formado por admiradores de automóveis, que mantém um fórum de discussão sobre o tema. Nesse evento a presença dos modelos antigos foi marcante. Entre os clubes participantes estavam presentes: Opala Clube, Antigos do Rio, Low Bugs e AGMH entre outros.






O evento teve início as nove horas da manhã de domingo, com muitos carros já prontos para a vistoria, que é feita antes pela organização, para os participantes entrarem na pista. O Track Day, para quem não conhece, o participante pode dirigir seu carro do dia-a-dia, ou "preparado" com segurança e apoio das equipes que lá estão para manter a ordem e a disciplina no circuito sem infringir as leis de trânsito. Segurança para quem participa é o que não falta, o Track Day é conhecido pela sua excelente organização e tudo ocorreu como deve ser. Sem prêmios ou vencedores o evento não traz a disputa como seu principal alvo e sim a diversão e o aprimoramento para quem curte dirigir em um autódromo.




Algumas regras tem que ser seguidas pelos participantes, tais como: não ultrapassar nas curvas, somente nas retas, dar fechadas ou mesmo manobras bruscas que possam colocar os participantes ou o público em risco. Qualquer dessas atitudes observadas pela organização o participante é imediatamente punido.








Apesar de não haver disputas, sempre rolam algumas "brincadeiras" entre os "pilotos". Nesse em especial ocorreu uma entre um Mitisubishi EVO VI e um Mustang preparado adesivado com o nome "Interceptor". A "disputa" atiçou o público presente. Além dos carros na pista, alguns modelos esportivos que são raros de se ver nas ruas estavam expostos. Entre eles dois Corvettes, um Mustang Saleen, dois Nissan GT-R, um Dodge Challenger entre outros. Fora os esportivos que estavam na pista entre Porsches GT3, BMWs, Mitisubishi's e Mercedes. Segundo comentários no fórum do Clube, esse foi um dos Track days mais impressionantes já visto. Para quem quiser participar dos próximos, ou mesmo se informar melhor, basta acessar o site da OktaneClub. (http://www.oktaneclub.com/)




A "disputa" entre o EVO VI e o Mustang foi a sensação do Oktane Track Day 2009.1



E não ficou em somente uma volta, o "pega" foi sensacional segundo o público presente


Confira a colocação e os tempos dos participantes nesse link: http://www.caradec.com.br/nts/pages/classif.asp?cmp=87&etp=351&evt=2637








* Fotos Marcus Lauria e Thiago Sampaio Costa

sábado, 27 de junho de 2009

Entrevista - Piloto da categoria de Turismo Carioca Felipe Travagini



Os Travagini, pai e filho se preparam para entrar na pista

Por Marcus Lauria

Convido vocês, leitores do blog CarPoint News, a lerem uma excelente entrevista que fiz com um piloto novato que já está dando o que falar na categoria super-light de Turismo, aqui no Rio de Janeiro. O destaque do campeonato fica por conta de Felipe Campos Alves Travagini, de 26 anos. Travagini, como gosta de ser chamado, corre atualmente com um Gol "bolinha" amarelo, com o número 88 estampado nos vidros dianteiro e traseiro e nos laterais. A 11ª e 12ª etapas, para quem quiser conhecer a performance do piloto ocorrerá nos dias 25 e 26 de Julho deste ano, no Autódromo de Jacarepaguá. Para quem quiser ficar por dentro da pontuação e do que vem por aí em termos de campeonatos cariocas de velocidade, basta acessar o site da FAERJ - Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro - http://www.faerj.org.br/


Essa será a primeira de muitas entrevistas exclusivas do blog que vocês poderão acompanhar nos finais de semana, sem data certa, mas fiquem de olho que sempre postarei pelo menos uma entrevista por mês, sobre assuntos variados. Vamos começar.


CPN - Como começou a sua paixão por automóveis?

Travagini - Essa paixão toda começou com meu pai, antes de se casar com minha mãe, quando ele tinha loja de escapamentos em belo horizonte e levava minha mãe nos famosos 'pegas' no mineirão. O gosto por automóveis foi herdado, isso é certo! Desde pequeno ia ao autódromo do Rio de Janeiro assistir meu pai correr de carro. Fui criado em oficina mecânica, corridas, autódromo e 'quatro-rodas' todo mês!




CPN - E pelas corridas, a influência foi mesmo do seu pai?

Travagini - Com certeza, desde os quatro anos que assisto meu pai correr de carro. Sem ter nenhuma noção de como se dirigia, já sabia que ele fazia a curva da vitória do autódromo do Rio de Janeiro de terceira marcha, freiava depois da placa dos 50 metros e por aí vai ! Não posso deixar de levar em conta o fato de ter crescido em uma década que foi muito vitoriosa pra nós brasileiros, sendo representados com pilotos como Ayrton Senna, Nelson Piquet, Emerson Fittipaldi. Com certeza toda criança brasileira que tinha o mínimo de interesse por carros foi influenciada !


CPN - Você também dá opinião na parte mecânica e no acerto do carro, ou quem cuida disso são oa próprios mecânicos da sua equipe?

Travagini - Os mecânicos sabem o que fazer para solucionar um problema. Quem enxerga o problema é o piloto. Como não sou tão experiente assim, sempre conversamos a respeito do comportamento do carro para identificarmos se há algum problema. Existem coisas que devo me adaptar, mas na maioria das vezes, acertamos o carro para o meu tipo de tocada. De qualquer forma, sempre consulto meu velho!




CPN - Em quais campeontados de velocidade você compete atualmente?

Travagini - Atualmente disputo o carioca de turismo, categoria super-light, que a FAERJ e o Rio Motorracing Clube realizam.



CPN - Atualmente como anda sua qualificação no campeonato?

Travagini - Está dentro do esperado já que mudamos o carro para esse ano. A princípio essa temporada seria apenas para testes e acerto do carro, porém estamos a poucos pontos dos líderes. Ainda é cedo para darmos algum palpite para a temporada, mas tudo indica que iremos nos superar... quem sabe um lugar entre os três primeiros ?!

CPN - Pretende mudar de categoria, ou vai fica no Turismo mesmo?

Travagini - A princípio fico na turismo carioca. O automobilismo continua sendo um hobby para mim. Infelizmente, porque as corridas do Rio de Janeiro não são divulgadas e estão entrando em extinção já que nosso governo pretende transformar um dos melhores autódromos do mundo em arenas poli-esportivas que, mais tarde, serão grandes palcos para eventos musicais. Com isso, os patrocinadores não vêem grandes vantagens para apoiar um piloto que ainda compete numa categoria de base como a turismo.





CPN - As competições, os bastidores das corrias te ajudaram em alguma coisa na sua vida pessoal?

Travagini - O espírito esportivo é um elemento que toda pessoa deveria ter. Aprender a competir, saber lidar com a vitória e com a derrota, saber respeitar o próximo... Uma corrida de carros pode ser comparada a nossas vidas: Ultrapassar um concorrente poderia simbolizar um problema resolvido; a linha de chegada um objetivo. Também me ajudou a fazer amigos, a saber se relacionar com vários tipos de pessoas diferentes, dentro e fora da pista.


CPN - Como um piloto que está começando agora deve proceder para iniciar nas competições?

Travagini - Acredito que o primeiro passo seria entrar em contato com a federação do seu estado (ou a do mais próximo). Lá a pessoa pode se informar sobre as corridas, eventos, como se inscrever, requisitos para tal. Uma escola de pilotagem também acrescenta e facilita muita coisa!


CPN - E quais as categorias que você indicaria para esse iniciante?

Travagini - Bom, acredito que o kart seria a porta de entrada para toda categoria de corridas de carro/fórmula. Mas a turismo é uma excelente escolha para qualquer pessoa, de qualquer idade. Existem campeonatos regionais e nacionais, com certeza opção é o que não falta !


Momento tenso antes de começar a etapa de Turismo


CPN - Deixe um recado para os leitores do blog sobre o que é para você competir numa categoria dessas?

Travagini - É um hobby que conto os dias para as próximas etapas ! O investimento não é grande e a satisfação depois de um final de semana de corrida não tem preço. E por falar em corrida, o melhor lugar para acelerar é no autódromo. Correr nas ruas não está com nada e acaba colocando a vida de outras pessoas em risco.

Venha participar de uma corrida de turismo, nem que seja alugando um carro de corridas, com certeza vai ser uma experiência única ! Lá dentro consigo extravasar, colocar pra fora todo o stress e todos os problemas da cabeça.Convido vocês a assistirem as etapas do Carioca de Turismo, para que possamos juntar forças para que o auomobilismo carioca não morra, jamais !




O pódio já se tornou comum para o piloto Travagini



*Fotos Leo Real / Jo photo / Felipe Travagini

Rapidas do final de semana

DESTRUIÇÃO - A Cadbury, subsidiária da Cadbury PLC, uma das maiores empresas de confeitos do mundo e dona das marcas Trident, Halls, Chiclets e Bubbaloo, lançou o concurso cultural "Pisa fundo e vai". Durante o mês de junho, os internautas que acessaram o site http://www.halls.com.br/ concorreram como prêmio materializar o desejo de destruir de verdade sua maior provocação a bordo de um Monster Truck (caminhão de demolição). Neste domingo (28), a partir das 14h, o ganhador vai realizar essa vontade no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. Os usuários se cadastraram no site da marca Halls e responderam: "O que te provoca?". A Cadbury selecionou as dez melhores frases e a mais criativa ganhou a destruição. A provocação vencedora foi "bater o pé mindinho no pé da cama".







REPARAÇÃO - O setor de reparação de veículos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro tem motivos para comemorar com a parceria de entidades em prol do aumento da competitividade das empresas. Na manhã desta sexta, foi assinado um convênio de cooperação técnica e financeira entre o Sebrae/RJ, a Firjan e o Sindirepa - Sindicato da Indústria de Reparação Automotiva, a fim de aumentar o faturamento anual, o valor do tíquete médio, o número e a satisfação dos clientes até 2010. “É uma imensa satisfação ver o esforço de parceiros e empresários que desejam melhorar a competitividade. Ainda mais assinando o convênio em uma sexta, dia nacional de entrega de veículos consertados”, brincou Tompson Ângelo Ferreira de Oliveira, presidente do Sindirepa. O projeto Reparação de Veículos da Região Metropolitana, que foi criado no ano passado, já beneficiou no primeiro ciclo 70 empresas com diversas ações a fim de promover o aumento da competitividade e a melhoria de serviços e da gestão. Em um segundo ciclo, outras 70 empresas serão beneficiadas. “É muito importante o desenvolvimento de ações para a competitividade do setor, que depende muito da respeitabilidade do público”, observou Carlos Fernando Gross, vice-presidente da Firjan. Álvaro Albuquerque, gerente da área de Relações Internacionais do Sebrae/RJ, salientou a importância de se levar a gestão aos pequenos empresários. “Este projeto foi um dos que ganharam uma chamada de editais do Sebrae Nacional, para promover o aumento da competitividade e a melhoria de serviços e da gestão”, afirmou. Ciente de que os avanços tecnológicos e as mudanças econômicas alteram o comportamento dos consumidores, o Sindirepa também está desenvolvendo um projeto que visa criar seu próprio selo de qualidade. Por conta do sucesso do projeto, outros municípios do Rio de Janeiro já estão procurando empresários participantes para saber mais como ele funciona e implementar em suas regiões. (Comunicação - Fernando de Moraes)





REPOSIÇÃO - A Saint-Gobain Sekurit completou, em maio, o primeiro ano das atividades do centro de distribuição que montou na região de Buenos Aires para ampliação da sua participação no mercado argentino de reposição. A informação foi prestada por Manuel Corrêa, diretor-geral da empresa. A instalação do centro de distribuição de Buenos Aires faz parte do programa de venda de produtos brasileiros da Saint-Gobain Sekurit a outros países, implementado em virtude do aumento da capacidade de produção da empresa, com a instalação de duas novas linhas de produção de parabrisas e de vidros temperados em sua fábrica de Mauá, SP.






ARTE MOTORIZADA - Dia 6 de agosto, os principais especialistas em motores Diesel do País estarão em Curitiba (PR) para apresentar as últimas novidades na área, durante o 6º Fórum SAE BRASIL de Tecnologias de Motores Diesel. Realizado no campus da Unicemp (Universidade Positivo), o encontro terá dois painéis: Tendências para Tecnologia Diesel, que englobará mercado e meio ambiente; e Tecnologia Diesel do Futuro. Além disso, uma mesa-redonda com especialistas explicará porque o Diesel é uma tecnologia do futuro e importante para o desenvolvimento do Brasil. Representantes da Dedini, FEV, FPT, Petrobras, Renault, Shell, Simrit, Umicore, Unicemp, Volkswagen Caminhões e Volvo já confirmaram presença no fórum, por meio de palestras que abordarão o desenvolvimento da tecnologia Diesel.





APOIO - A Michelin é empresa parceira da Cidade do Trânsito em Resende, que será inaugurada no dia 28 de junho às 10h, no Parque Julieta Botelho. Este projeto tem como objetivo educar crianças quanto aos cuidados e perigos no trânsito. Alunos das redes pública e privada do município de Resende, que cursam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, receberão orientações sobre o uso correto das vias e passarelas, o papel dos pedestres, motoristas, ciclistas e do guarda de trânsito. A organização e a mobilização desses estudantes serão realizadas, a partir do 2º semestre de 2009, pela Diretoria de Transporte e Mobilidade da Prefeitura, através de sua Divisão de Educação para o Trânsito. Mais informações no site: http://www.michelin.com/


INVESTIMENTO - Preocupada em oferecer excelência em qualidade de seus produtos e processos, a MWM Internacional Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, está atualizando e adquirindo novos equipamentos para as plantas de Santo Amaro (SP) e Canoas (RS). A companhia também está investindo no aprimoramento técnico dos colaboradores através de treinamentos e cursos. Nos últimos 12 meses já foram investidos mais de US$ 1 milhão exclusivamente no setor de Qualidade, que engloba as áreas de qualidade assegurada das plantas, qualidade de fornecedores, assistência ao cliente, engenharia de aplicações atuais, sistemas de qualidade e meio ambiente e conta hoje com 200 funcionários capacitados.




SEGURANÇA - A SABIC Innovative Plastics apresenta a nova blindagem de alta tecnologia para aprimorar a proteção de operadores de trânsito em Toronto, na NPE 2009, em Chicago. Essa nova proteção de alto valor do operador é fabricada em chapa Lexan e revestida com a tecnologia avançada de plasma Exatec E900, nas instalações da Exatec em Wixom, Michigan. A combinação das propriedades de alta resistência ao impacto e clareza óptica da chapa de Lexan, além da excelente resistência à abrasão do revestimento Exatec E900, levou a TTC (Toronto Transit Commission, Comissão de Trânsito de Toronto) a equipar sua frota com as novas blindagens, ajudando a prevenir assaltos aos operadores (eles sofrem, em média, uma agressão por dia). A blindagem de chapa de Lexan com tecnologia avançada de plasma Exatec E900 é o exemplo mais recente de como a SABIC Innovative Plastics atende às necessidades dos seus clientes, oferecendo materiais práticos e altamente inovadores.


PRIMEIRA ETAPA - Uma das grandes novidades da 17ª edição do Rally Internacional, a categoria Experience, voltada para novatos e inexperientes em determinada função – piloto ou navegador – terminou nesta sexta-feira (26), em Minaçu (GO). A competição, que seguiu exatamente o mesmo roteiro da competição principal, foi realizada nas três primeiras etapas da prova. Entre os seis carros inscritos na disputa, os mineiros Sálvio Costa Júnior (piloto) e Eduardo Alexandre da Silva (navegador), comandando um Mitsubishi Pajeto TR4 R, levaram a melhor. "Trabalhamos o ano todo para isso. Montei a equipe pensando em um bom resultado. No ano que vem queremos colocar quatro carros para disputar os 10 dias do Rally dos Sertões. Viemos para ficar. Quando tivemos problemas durante a prova sempre procuramos nos ajudar, sem se importar com o resultado e por isso conseguimos colocar três carros nas três primeiras posições. Isso é trabalho de equipe”, afirmou o piloto campeão.



FRETAMENTO - Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1927/03, criado pelo deputado Fernando de Fabinho (PFL-BA), que isenta da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) os combustíveis, gasolina e óleo diesel, utilizados nas empresas de transporte coletivo urbano municipal, visando diminuir o impacto do aumento nos preços da matéria prima no valor das passagens e conseqüentemente para os usuários. Regina Rocha, diretora executiva da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, entende que o projeto deve ser estendido às empresas que compõem a modalidade de transporte por fretamento, pois é fonte de benefícios para toda sociedade em vários setores.



INCENTIVO - Considerada uma das categorias mais democráticas do automobilismo brasileiro no que diz respeito à participação de pilotos novatos e veteranos, a Copa Renault Clio dará ― a partir da etapa deste final de semana, em Interlagos ―, dois novos incentivos à presença de jovens talentos no grid.Nas oito últimas corridas da temporada, os pilotos que optarem por estrear no automobilismo pela Copa Renault Clio ― ou que tenham pouca experiência na modalidade ― terão isenção de parte das taxas cobradas pela associação de pilotos da categoria, e não precisarão comprar pneus novos para o final de semana.



UPGRADE - Para atender a um mercado cada vez mais exigente como é o automotivo, a Petrobras Distribuidora modernizou dois de seus lubrificantes, o Lubrax Sintético e o Lubrax Tecno. Os produtos passaram do nível de desempenho API SL para a classificação API SM, o que garante maior proteção contra formação de borra no motor. Mas ainda podem ser utilizados em motores que requeiram lubrificantes com nível de desempenho API SL e SJ. A sigla “API” refere-se à American Petroleum Institute, entidade americana que define o nível de desempenho dos óleos lubrificantes automotivos. O “S”, significa “Serviço” (veículos leves) e a letra seguinte indica o nível de serviço que o óleo pode oferecer ao motor.




NOVOS TUBOS - Com a estratégia de ampliar o seu programa de atendimento ao mercado de reposição, a Honeywell Turbo Technologies anuncia o lançamento de novos modelos de turbos Garrett. Os novos turbos destinam-se a caminhões Volkswagen, Hyundai, ônibus Ford e também à van Ford Transit, que acaba de ser lançada no mercado brasileiro. O turbo Garrett 702154-50075 é destinado aos motores MWM-International dos caminhões Volkswagen CO 16.180 e CO 16.210 e o Garrett modelo 715924-5004S para o motor de 2,4 litros do Hyundai HR. Para a van Ford Transit, o turbo é o modelo 752610-5025S, do motor Duratorq TDCI, de 2,4 litros.




A MAIOR - A Chery é a única montadora que faz parte do top 200 das maiores empresas exportadoras chinesas, de acordo com ranking elaborado divulgado pela Alfândega da China. Pioneira em vendas para fora do país, a empresa conquistou, em 2008, mesmo com a crise econômica mundial, um volume de exportações da ordem de 135 mil unidades, contabilizando 50% da exportação do total de veículos de passeio da China. Segundo o presidente da Chery Corporation, Yin Tongyue, o fator-chave para o sucesso da montadora no mercado global foi o sistema estratégico adotado: “Através da exportação de CBU´s, Completely Built Units (unidades prontas para a venda), e do estabelecimento de fábricas em países estrangeiros, a operação internacional da Chery tomou forma”, declara o executivo.




FAVORITA - Favorita ao título entre os carros, a Volkswagen não decepcionou nesta quarta e ficou com as três primeiras colocações. O Race Touareg 2 do catarense Nasser Al-Attiyah e do alemão Timo Gottschalk foi o melhor do dia. Destaque ainda para o acidente que envolveu a dupla no super prime felizmente sem conseqüências. Com o equipamento reparado para quinta-feira (25), eles seguem normalmente na maior aventura brasileira. "Foi uma boa experiência em uma condição não muito fácil, pois largamos em 10º. Foi um bom resultado e espero vencer este rally, pois eu queria participar do Rally do Sertões há três anos e não tinha condições de vir. Espero que o bom resultado se repita nas nove etapas que faltam”, disse Nasser, que completou a especial em 2h30min28s1 e lidera a competição. Acesse o site do evento: http://www.sertoes.com/





INAUGURAÇÃO - A Iveco inaugurou no último dia 18 de junho, uma nova filial em Piracicaba, interior de São Paulo. Pertencente a Mercalf, representante da marca em Sumaré (SP) desde 2002, a abertura da unidade acontece em resposta ao potencial da região de Piracicaba e à necessidade de maior cobertura aos clientes de cidades como Rafard (SP), Capivari (SP), Rio das Pedras (SP), Santa Barbara do Oeste (SP), Limeira (SP), São Pedro (SP), Águas de São Pedro, (SP), entre outras. Com investimentos da ordem de três milhões de reais, a nova unidade comercializará veículos novos e usados, peças e prestará serviços de assistência. Possui estrutura moderna, com instalações que oferecem grande conforto aos motoristas. “O novo empreendimento é apenas um dos negócios previstos pela Mercalf para 2009. “O objetivo é abrir uma nova filial Iveco em Jundiaí e um show room em Campinas, ambas cidades do interior paulista”, diz Hélio Cangueiro, diretor titular da Mercalf.




NOVA GERAÇÃO - Resultado de um trabalho de mais de três anos de pesquisas de campo e desenvolvimento e investimentos de cerca de R$ 30 milhões, os novos modelos da Geração 7 de ônibus rodoviários da Marcopolo foram apresentados neste dia 24 de junho, em São Paulo, e começam a sair da linha de montagem da unidade Ana Rech, em Caxias do Sul, a partir de agosto, mês de comemoração dos 60 anos da empresa. A família, que já contava com os já tradicionais Paradiso1200 e Viaggio 1050, ganha dois novos modelos – Paradiso 1050 e Viaggio 900 – e cria um novo padrão de qualidade, conforto, segurança, robustez e economia. Os novos veículos foram desenvolvidos para diferentes modelos de chassis das principais montadoras.




SEGURANÇA - Um sistema multifuncional de segurança veicular, unindo alarme e bloqueador em apenas um equipamento. Este é o Zero BL 1509, que acaba de ser lançado pela LocatorOne e que representa a mais nova geração tecnológica no segmento. Como não utiliza os serviços de empresas de monitoramento, o bloqueador Zero BL 1509 – que emprega a tecnologia GSM – ainda tem a vantagem de dispensar o pagamento de taxas mensais. O comprador também é beneficiado com a portabilidade do equipamento. O bloqueador opera nas mais diversas modalidades de furto ou roubo de veículos – carros ou motos –, estando eles estacionados ou no trânsito. Se o veículo estiver estacionado, o alarme dispara e uma sirene é acionada logo no momento da tentativa de furto. Imediatamente o proprietário fica sabendo da ocorrência pelo telefone – as chamadas continuam até que o dono atenda às ligações que ocorrem de forma ininterrupta.


INVESTIMENTO - “Um acréscimo nos recursos para investimentos em logística é muito bem-vindo, e já com bastante atraso em relação às necessidades de décadas do Brasil”, afirma o economista e especialista em transportes da Aduaneiras, Samir Keedi, após anúncio do governo afirmando aumentar de 0,5% para 1% do PIB os investimentos em infraestrutura no País, no Fórum da Associação Brasileira de Agribusiness - Abag, em São Paulo, na última quarta-feira, 17. Segundo o especialista da Aduaneiras, essa é uma notícia alentadora, considerando os sérios problemas logísticos existentes no Brasil, onde há o excesso de transporte rodoviário, pouco ferroviário e hidroviário, o que difere dos demais países.




EQUIPE - Enrique Bernoldi está de volta aos monopostos. O piloto paranaense disputará a Superleague Formula, competição cujas equipes representam os clubes de futebol mais tradicionais do mundo. E Bernoldi vestirá o macacão da equipe de maior torcida do Brasil: o Flamengo."Além da felicidade de voltar a correr de monoposto em uma categoria que cresceu muito em apenas uma temporada, vem a responsabilidade de vestir as cores de um time tão tradicional como o Flamengo. Dá orgulho”, comemorou o paranaense, que viajou na terça-feira (23) a Paris, para a abertura da temporada 2009 da Superleague Formula, que acontece neste final de semana no circuito de Magny Cours.




RODANDO - A Alcoa Auto Wheels, que produz e comercializa produtos para a indústria automotiva, foi selecionada pela Automobili Lamborghini para equipar o modelo Murciélago LP 670-4 SuperVeloce (SV) com as rodas forjadas de alumínio Alcoa, reduzindo a carga não-suspensa e diminuindo o peso do SV em 100 quilos, na comparação com o modelo standard do Murciélago. “O novo Murciélago SV é produto de um programa de significativa redução do peso do carro e as rodas forjadas de alumínio são essenciais para atingir esse objetivo”, explica David Yates, gerente de Marketing da Alcoa Auto Wheels Europa. “A engenharia aplicada nas rodas forjadas Alcoa contribui com redução de peso superior a 20%, em comparação com as rodas de alumínio fundido, melhorando a dirigibilidade e a qualidade do desempenho.”




RESISTENCIA - Na mesma proporção em que cresce a frota de veículos no País aumenta a demanda por novas tecnologias que possam garantir conforto e, principalmente, segurança aos condutores. Prova disso são os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública, que apontam o crescimento de roubos e furtos nos primeiros três meses de 2009 no Estado de São Paulo, após registrar queda consecutiva no mesmo período nos últimos quatro anos. Na capital paulista, a alta foi de 9%. Entre os recursos oferecidos pela Autoglass contra a violência urbana está a instalação da película de segurança LLumar, que aumenta em dez vezes a resistência dos vidros automotivos. Enquanto a quebra intencional de um vidro sem proteção leva apenas quatro segundos a película de oito milésimos, conhecida como PS8, leva mais de 40 segundos. A aplicação do produto já é oferecida pela empresa nas 25 lojas e nos mais de 600 Pontos de Atendimento.



FÁBRICA - A Johnson Controls-Saft anunciou a construção da primeira fábrica de baterias de íon de lítio dos Estados Unidos destinadas a veículos híbridos. Para a nova fábrica, serão utilizadas as instalações já existentes da Johnson Controls na cidade de Holland, no Estado de Michigan, próximo a Detroit, o mais tradicional pólo automotivo mundial. Maior fabricante mundial de baterias automotivas com produção de cerca de 1/3 de todo o mercado, a Johnson Controls está presente no Brasil e na América do Sul com a marca Heliar, além das baterias Optima, as com a tecnologia mais atual em baterias chumbo-ácido.




ENTREGA - A Marcopolo conclui este mês o envio dos últimos ônibus Ideale 770 de um total de 300 unidades vendidas para Angola. Os veículos foram adquiridos pela Azinor e serão fornecidos ao Ministério de Transporte para utilização no transporte de passageiros nas linhas interprovinciais do país. Segundo Paulo Andrade, diretor de operações comerciais para o mercado externo da Marcopolo, está é a maior exportação já realizada do modelo Ideale 770 desde o seu lançamento, em 2006.