sexta-feira, 31 de julho de 2009

Suzuki Kizashi é revelado



O cenário para a apresentação do novo Suzuki Kizashi foi um memorial da Segunda Guerra, localizado em Detroit, nos Estados Unidos. Talvez o local escolhido tenha um apelo para ter uma boa aceitação no mercado Norte Americano, ou simplesmente uma joagada de marketing da empresa Japonesa. O sedan tinha sido mostrado anteriormente como conceito em 2007, mas o segredo foi mantido até hoje, sem grandes suspeitas ou alardes de sua apresentação ao mundo.




Com design inspirados em carros europeus, o sedan da Suzuki mostra linhas envolventes e musculosas. Sob o capô, o Kizashi carrega um bloco de quatro cilindros de 2.4 litros com comando variável de válvulas (a potência é estimada entre 180 cv e 200 cv), que pode ser acoplado a um câmbio manual de seis marchas ou a uma transmissão de variação contínua (CVT). Esta última conta com borboletas de mudanças atrás do volante.







Entre os itens de série destacam-se: controle de estabilidade, freios com ABS e oito air bags completam o pacote de equipamentos de segurança. Como opcional, o sedan oferece sistema de tração integral. A Suzuki cogita lançar também uma versão híbrida e outra dotada de motor V6, mas ainda não divulgou os preços do carro recém-lançado, que devem ficar na casa dos US$ 20 mil (cerca de R$ 37.560).







Ecologicamente BMW








Durante o Salão do Automóvel de Frankfurt, na Alemanha, os donos da casa costumam mostrar muitas novidades ao público presente. E a BMW não vai ficar fora dessa. No evento a montadora alemã irá mostrar um esportivo ecológico. "Vocês verão um produto de desenvolvimento sustentável no Salão de Frankfurt, na forma de um carro-conceito. A tecnologia BMW EfficientDymanics Vision irá demonstrar como um esportivo pode ser extremamente eficiente", declarou Klaus Draeger, diretor de desenvolvimento da marca.









Segundo a montadora, o carro-conceito será uma prova de que a sustentabilidade não está apenas no conjunto motriz do veículo, mas no design e materiais utilizados em sua construção. Com base no protótipo M1 Hommage, apresentado no ano passado, no mesmo Salão do Automóvel de Frankfurt, o coupê esportivo foi inspirado no M1 original, desenhado por Giorgetto Giugiaro. A versão definitiva do protótipo deverá chegar ao mercado em 2012.





quinta-feira, 30 de julho de 2009

Edo Competition apimenta Ferrari Enzo








A empresa Edo Competition, que costuma deixar os espotivos ainda mais potentes resolveu apimentar ainda mais a Ferrari Enzo. A cor amarela chama ainda mais atenção e transmite ainda mais a esportividade que o esportivo já tem de origem de fábrica. a Ferrari ganhou kit aerodinâmico, suspensão mais rígida, profundas alterações no motor. Foram colocados no modelo a camisa dos cilindros e os pistões utilizados pela FXX. Novos comandos de válvulas, molas de válvulas, bielas, bronzinas, e coletores de escape foram desenvolvidos para o modelo. Os novos filtros de ar, catalizadores de baixa restrição, juntas de cabeçotes, sistema de embreagem, bombas de óleo e remapeamento da central eletrônica completam as novidades.




Para segurar a "fera" italiana a Edo Competition modificou o sistema de freios e instalou discos de freio de cerâmica. As rodas são pintadas de preto e tem 19 polegadas na dianteria, calçada com pneus 265/35 ZR 19 Michelin e 20 polegadas na traseira com medidas 335/30 ZR 20. Além da instalação de peças de carbono por toda a sua carroceria, que diminuiu o peso total do carro em 100 kg. A sua velocidade máxima é de 380 km/h, segundo a empresa.




Ficha técnica:

Motor V12 de 6.3 litros. Potência estimada de 800 cv (588 kW)

Velocidade Máxima - 380 km/h

0 à100 km/h em 3.2 segundos
0 à 200 km/h em 9.0 segundos
0 à 300 km/h em 19.0 segundos








Novo sedan de luxo da Kia





A Kia Motors revelou as primeiras imagens do seu novo sedan de luxo, que irá substituir o Opirus, em breve, na Coréia do Sul, Europa e Estados Unidos. O modelo ainda não tem nome definido pela empresa, mas é conhecido internamente por "VG". Mesmo sendo apenas desenhos de estúdio, pelas imagens dá para ter uma noção de como será o carro. Claro que a versão final deve ter algumas alterações visuais ainda não reveladas.






Pelas fotos destacam-se na dianteira os faróis em forma de trapézio e com LEDs e a nova grade, que deve ser a nova "cara" da montadora Sul Coreana. Além do pára-choque com desenho agressivo, faz conjunto com os faróis de ilha em formato de frigideira. Na lateral a linha da cintura segue do farol até a lanterna traseira, formando uma linha reta e com vincos que começam na porta dianteira e terminam na maçaneta da porta traseira. As rodas tem forma esportiva e parecem ter umas 20 polegadas. A traseira exibe grandes lanternas de LEDs, com formato que lembram as do novo Audi A6, que invadem a tampa do porta-malas. "O VG expressa nossa nova filosofia da 'sofisticação pela simplicidade' e mostra claramente a evolução de nosso design", disse o Vice presidente da divisão de Negócios Internacionais da marca, Hyoung Keun Lee.


As vendas se iniciam na Coréia no final do ano, estreando em 2010 nos Estados Unidos, onde será destaque do Salão de Detroit, e também na Europa. Não foram divulgadas mais informações sobre a motorização usada e as versões do novo sedan da Kia.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Volkswagen Polo automatizado




Para não ficar para trás diante de suas rivais, GM e Fiat, a Volkswagem disponibiliza agora para o seu hatch premuim um câmbio automatizado, ou ASG (sigla de Automated Sequential Gearbox). Esse novo câmbio será oferecido nos modelos hatch e sedan de entrada e nas versões Sportline do hatch e Comfortline do sedan, todas equipadas com o motor 1.6 flex. Além do I-Motion, que teve um acréscimo de R$ 2.450 com o sistema de câmbio ASG e passa a custar R$ 42.580, com um pacote de itens de série que incluem banco com regulagem de altura, ar-condicionado, computador de bordo e direção hidráulica.





Com a novidade a Volkswagen disponibiliza agora, como opcional, em seus modelo com o câmbio automatizado comandos tipo borboletas atrás do volante para as trocas de marchas. O acessório é oferecido junto com o volante multifuncional e rádio MP3 player e acrescenta R$ 1.270 ao valor da versão. O Polo Sedan Comfortline já sai de fábrica com todos os equipamentos e tem preço sugerido de R$ 53.815. A mudança que foi feita em relação ao câmbio automático comum, de cinco marchas, se concentra na troca do comando manual substituído por uma central eletrônica que de acordo com a “pisada” do motorista e a rotação do motor transmite comandos aos acionadores eletro-hidráulicos que movimentam a embreagem e fazem as trocas de marchas, por isso dispensa o pedal da embreagem.







O sistema ASG foi desenvolvido pela Magneti Marelli Power Train, fabricante responsável pelo o sistema automatizado da Fiat, o Dualogic. Que teve sua tecnologia modificada pela engenharia da marca no Brasil e na Alemanha o que levou à substituição de alguns componentes internos, para aumentar a suavidade nas trocas de marcha, um dos pontos mais críticos desse sistema. “Durante testes verificamos que os saltos nas trocas eram mais perceptíveis durante a troca da primeira para a segunda marcha e da segunda para a terceira”, diz o gerente executivo da Engenharia de Motor e Transmissão da Volkswagen do Brasil, João Alvarez.





PREÇOS:

Polo 1.6 I-Motion - R$ 42.580
Polo Sedan 1.6 I-Motion - R$ 44.810
Polo Sportline (hatch) 1.6 I-Motion - R$ 50.465
Polo Sedan Comfortline 1.6 I-Motion - R$ 53.815

Sistema de assistência em curvas








A Nissan desenvolveu dois sistemas avançados de segurança ativa em alguns de seus próximos modelos: o pedal do acelerador inteligente, que coopera com o sistema de navegação, e a assistência ativa de estabilidade. Ambos auxiliam os motoristas a fazer curvas mais suavemente ao sincronizar os sistemas de navegação, do motor, dos freios e da direção.





O sistema funciona da seguinte forma: o pedal "inteligente" faz a conexão entre o controle de distância do veículo e os dados dos mapas de navegação, com informações em tempo real, para ajudar o motorista desacelerar ou frear o carro assim que entra em uma curva. Já o controle ativo de estabilidade sincroniza freios, direção e resposta do motor para fazer com que a desaceleração, a frenagem e os desvios involuntários de curso sejam os mais suaves possíveis. As novidades estrearão no novo Nissan Fuga, que será lançado no Japão em setembro.



terça-feira, 28 de julho de 2009

Nova Ferrari 458 Italia



Finalmente foram divulgadas pela montadora italiana as fotos da nova Ferrari 458 Italia. O esportivo será apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Frankfurt, em setembro, e vai substituir o grande sucesso de vendas, a F430, uma das mais belas Ferraris produzidas até hoje.




A linhas lembram vagamente a F430, na dianteira destacam-se s grandes faróis que invadem os pára-lamas e uma parte do capô. O pára-choque envolvente exibe o cavalinho rampante, emblema da montadora italiana, ao centro e divide em duas grandes entradas de ar. Na leteral a linha de cintura baixa se junta ao pára-lama traseiro que se eleva até as lanternas arredondadas traseiras em forma de gota. Além das grandes rodas de cinco pontas, com 20 polegadas, com desenho exclusivo. Na parte traseira o destaque fica por conta da grande área envidraçada e do pára-choque que exibe três saídas de escapamento. E das saídas de ar na cor preta, que divide a atenção com o famoso emblema da marca ao centro.




A Ferrari 458 Italia usará um motor V8 de 4.5 litros, que desenvolve 570 cavalos de potência. Segundo dados de fábrica ela pode fazer da imobilidade até os 100 km/h em apenas 3,4 segundos e, chega aos 325 km/h. O consumo de combustível é de 13,7 litros de combustível a cada 100 km. Como se isso fosse preocupação para os felizardos que poderão comprar esse bólido. Faz conjunto com o potente motor da macchina um câmbio de sete marchas, que permite fazer a troca a cada 0,06 segundos. E para segurar a "fera" os freios permitem frear o carro a 100 km/h, em apenas 2,5 metros até o carro parar completamente.


Nissan elétrico




A montadora japonesa revelou hoje, mais detalhes do seu primeiro veículo totalmente elétrico, o EV. O protótipo é baseado no hatch médio Tiida, que segundo a Nissan possui uma autonomia maior que os seus concorrentes, além de uma carroceria rígida, motor de alta performance e baterias de íon-lítio compactas com alta potência e grande capacidade. A montadora informa que a idéia é oferecer ao consumidor alta performance e muita segurança, além de uma experiência silenciosa e calma ao volante, algo que somente um trem de força elétrico pode proporcionar. O EV está previsto para ser lançado comercialmente em 2010 nos Estados Unidos e no Japão.



A performanse e a autonomia do motor são destaque. O motor entrega 80kW/280Nm para respostas rápidas e vigorosas do pedal do acelerador. As baterias de íon-lítio de 24 kWh estão localizadas embaixo do veículo para não comprometer o espaço da bagagem ou dos passageiros e para reduzir a resistência do ar. A Nissan informa que um espaço específico para as baterias melhora a rigidez da carroceria que, combinada com o trem de força elétrico, minimiza a vibração e os sons externos para oferecer mais silêncio na cabine. E um sistema de freios regenerativos permite o recarregamento das baterias durante as desacelerações e frenagens, e ajuda a ampliar a autonomia para 160 km.



Um sistema computadorizado de telecomunicação instalado no portótipo EV, desenvolvido pela Nissan, em conjunto com um computador de bordo, transmite informações ao centro mundial de dados da marca, 24 horas por dia, sete dias por semana. E através desse sistema a montadora informa ao consumidor pontos de abastecimento para indicar o local mais próximo de onde o veículo se encontra - há também informações detalhadas de cada posto de abastecimento. Outro recurso disponível na navegação é o mapa com as áreas de autonomia, de acordo com o estado da carga das baterias.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Mais imagens do Chevrolet Agile





A General Motors do Brasil divulgou algumas imagens de como será o novo modelo da marca. São desenhos, também conhecidos como teasers do Chevrolet Agile. O lançamento está previsto para o último trimestre deste ano, segundo informações da montadora. "Nossa tarefa foi de fazer um carro para o brasileiro que é um cliente bem exigente. Design arrojado é fundamental, assim como espaço interno e um aspecto de crossover, ou seja, um carro que 'transpire' versatilidade e que consiga atrair vários perfis, desde o urbano até o surfista ou aquele cliente que adora o campo", afirma o diretor-geral de design GM do Brasil, Carlos Barba. O Agile será o primeiro produto da família Viva, e foi desenvolvido pela GM do Brasil no Centro de Desenvolvimento de Veículos no Brasil, em São Caetano do Sul, e no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba, estado de São Paulo.





O Agile, como será chamado, transmite muita espotividade e um desing arrojado. E também já está em sintonia com a nova identidade visual da Chevrolet munidal. O projeto do Agile foi desenvolvido a partir do ponto H elevado (H de "hip point", que em inglês significa quadril), que aqui é conhecido como linha da cintura. Na dianteira o destaque é a grade com uma fiaxa no centro, que ostenta a gravatinha dourada da Chevrolet e os faróis que se alongam até o capô e o pára-lama. O pára-choque tem três saídas de ar e os faróis de milha nas extremidades, que lembram o sedan Malibu. Na parte traseira chama a atenção as lanternas com desenho tipo bumerangue.






Por dentro o Agile exibe um bom espaço interno e o desenho moderno no painel dianteiro e no acabamento das portas laterais. O novo carro da chevrolet é destinado inicialmente a mercados emergentes, como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A implantação da linha Viva exigiu um investimento de US$ 400 milhões nas fases de desenvolvimento e produção dos modelos em fábricas da GM na Argentina e no Brasil. "A pronúncia correta de Agile é como se o nome tivesse um acento agudo na letra A. Com tonalidade muito próxima a ágil, palavra que remete também à versatilidade, proposta do novo automóvel da Chevrolet", diz Marcos Munhoz, diretor de vendas e marketing da Chevrolet.



sexta-feira, 24 de julho de 2009

Exclusivo - Celta 1.4 EconoFlex vem aí






Esse é o MEV que todos os concessionários da marce recebem para estudar o carro



Mais uma vez o blog CarPoint News chega na frente. Dessa vez uma fonte ligada a Chevrolet, que não posso revelar, confirmou o lançamento oficial do Celta 1.4 EconoFlex, para 2010. O hatch da montadora vem se juntar ao modelo 1.0 VHCE que já utiliza o novo motor de mil cilindradas renovado. O Veículo já está sendo produzido na fábrica no Rio Grande do Sul e deverá chegar as lojas esse ano, segundo informações da fonte.



Ficha técnica que comprova o lançamento do Celta 1.4 Econoflex

A confirmação é mais evidente com os documentos recebidos pelo blog. Trata-se do MEV - Manual de Especificações de Venda, que é recebido pelas concessionárias da marca pela montadora e que é repassado para os vendedores estudarem o novo modelo, antes do início da venda para o consumidor final. O motor 1.4 (uma evolução do usado no Corsa entre 1994 e 1996 que rendia apenas 60 cv) já foi usado no Celta Energy pela Chevrolet, em setembro de 2003, época de seu lançamento, já como modelo 2004. O motor rendia 85 cv e era movido somente à gasolina.






Continuação do MEV, que comprova a ficha técnica pronta para o lançamento



O novo motor 1.4 Econoflex transversal, o mesmo usado no Prisma, Corsa (sedan e hatch) e Meriva, finalmente chega ao Celta. O propulsor rende 95 cv com gasolina e 97 cv com álcool, ambos a 6.200 rpm. O torque fica em 12,4 mkgf na gasolina e 12,9 mkgf no combustível derivado da cana-de-açucar. Ainda segundo as informações sigilosas, o modelo só virá na versão Super e com 4 portas. A princípio a versão de duas portas não foi confirmada. E não foi somente o motor que foi mudado, agora ele chega com o mesmo câmbio de 5 velocidade do Prisma (F-15). Esse tipo de cambio tem as primeiras marchas um pouco mais curta para dar preferencia no arranque, depois ela alonga no final. Os valores eu ainda não tive acesso, mas ainda essa semana divulgo aqui, mas deve ficar entre o Celta 1.0 litro Spirit 5 portas, que é de R$ 28.500 e o Prisma Joy 1.4 litros à R$ 30.741.

Rápidas do final de semana

POLIVALENTE - Um pneu adaptado para qualquer tipo de solo, que combina a performance da tração do off-road com o conforto do on-road e atende às necessidades de todos os últimos modelos SUVs, desde os compactos até os de grande porte. Esse é o MICHELIN Latitude Cross, lançamento da marca para o segmento de veículos de uso misto, que complementa a gama MICHELIN LTX A/T2. A característica polivalente deste pneu é fruto das tecnologias empregadas em sua construção. A "Silent Tread Design", como a denominação sugere, garante um pneu mais silencioso. Esta tecnologia consiste em uma escultura assimétrica marcante, com desenho curvo dos tacos de borracha, que diminui sensivelmente as ressonâncias e evita o efeito "golpe de martelo", responsável pelos ruídos característicos do off-road. A banda de rodagem é "Mud Catcher", com desenho agressivo que avança sobre as laterais do pneu, composto por tacos espaçados e recortados, que conferem maior aderência em pisos escorregadios (barro, lama, areia e outros tipos de pisos fora do asfalto). Os ombros compostos por tacos alternados ajudam a sair mais facilmente dos atoleiros, dando ao MICHELIN Latitude Cross uma motricidade inigualável em pisos mistos.






CONGRESSO - Referência no mercado em que atua. O gerente de novos negócios da Magneti Marelli Sistemas Eletrônicos, Ricardo Takahira, participa do painel Convergência de Tecnologias de Localização e Navegação durante o Congresso ExpoGPS 2009, destinado aos principais profissionais do setor e empresas na área de rastreamento, navegação e serviços de localização. O executivo aborda o tema “Convergência e Telemática não só uma tendência – Uma infinita fonte de idéias e oportunidades para aplicações inteligentes nos automóveis e fora deles”, no dia 21 de julho, das 9h às 11h, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Ricardo Takahira apóia o evento e ressalta a importância de fomentar, por intermédio de palestras, a discussão sobre o desenvolvimento e implantação correta de sistemas de convergência e telemática no país. “Cada vez mais os veículos estão recebendo componentes eletrônicos que unem a telecomunicação com a informática. Essa evolução é inevitável e irreversível. Devemos abrir as discussões para continuarmos a percorrer o caminho certo”, afirma Takahira. Os interessados podem acessar o website http://www.expogps.com.br/





FORNECIMENTO - A Marcopolo, por intermédio de sua representante PeruBras, fez a entrega, em Lima, capital do Peru, no início de julho, de 39 ônibus urbanos Torino para a ETUCHISA – Empresa de Transportes Los Chinos. Os novos veículos serão utilizados para o transporte de passageiros nas principais linhas da cidade peruana. De acordo com Ricardo Rossi, diretor da PeruBras, esta é a primeira venda de ônibus urbanos da Marcopolo para o mercado peruano desde o final da década de 90. “Neste período, fornecemos somente modelos rodoviários. E esta venda representa importante conquista e abre oportunidade para novos fornecimentos no segmento urbano”, destaca o executivo. Segundo Paulo Andrade, diretor comercial para o mercado externo da Marcopolo, desde 2007 o Peru vem se destacando como um dos mercados com maior crescimento de vendas. “No ano passado, desenvolvemos e exportamos ônibus rodoviários com 15 metros de comprimento, inclusive sofisticados Double Decker”, explica Andrade.






FORMULA TRUCK - A tarde fria do dia 19 de julho, marcou a melhor colocação da Scuderia Iveco no Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck. O piloto Beto Monteiro, campeão em 2004, contratado no início do ano pela equipe, chegou em quarto lugar ao final da prova do autódromo Internacional de Interlagos (SP), e fez história. Até então, a melhor marca da Scuderia Iveco foi o quinto lugar obtido no ano passado, por Adalberto Jardim, na etapa de Campo Grande (MS). Além disso, foi o primeiro pódio do ano para a equipe e também o primeiro em São Paulo. Com o resultado de ontem, Beto Monteiro chegou aos 24 pontos. Adílson Cajuru, que faz dupla com Monteiro, ao chegar em oitavo, somou 21. Outro piloto que dirige um Iveco Stralis, Fred Marinelli, largou em quarto, chegou a estar em segundo, mas levou uma penalização por excesso de velocidade e terminou a quinta etapa do campeonato em nono. O desempenho satisfatório dos caminhões Stralis demonstra o quanto a Scuderia Iveco vem crescendo a cada etapa. A performance técnica superior é fruto direto da dedicação conjunta da equipe de mecânicos, técnicos, engenheiros e perícia dos pilotos. Na etapa de São Paulo, por exemplo, a Iveco apresentou novidades. Foram realizados ajustes no motor, que incluiu uma nova câmara de combustão, melhorias no sistema de injeção de combustível e nova calibração. Na suspensão, novas molas dianteiras foram utilizadas, com o objetivo de melhorar o comportamento dinâmico dos caminhões na pista.






ELETROBOMBA - A VDO, uma das marcas da Continental Brasil Indústria Automotiva para o mercado de reposição, inova seu portfólio de produtos com a ampliação da linha de eletrobombas, com oito novos itens, para veículos leves e pesados. Recém-lançada, a eletrobomba é direcionada para o sistema lavador de para-brisas e injetor de gasolina. O novo produto contempla os veículos Fiat Uno, Volkswagen Gol, Volkswagen Parati, GM Celta, GM Astra, GM Zafira, Fiat Doblò, Fiat Palio, Ford Ka, Ford Fiesta, Ford EcoSport e caminhões e ônibus Mercedes-Benz, entre outros. A eletrobomba para o injetor de gasolina atua diretamente no envio do combustível para a entrada de alimentação do motor, por meio de mangueiras. No caso de veículos flex ou movidos a álcool, o equipamento é importante, pois funciona como um sistema de partida a frio, agilizando o processo de ignição e evitando danos posteriores ao carro. Já a eletrobomba para o sistema lavador do para-brisas é responsável pela captação da água do reservatório para o limpador, auxiliando na limpeza do local.








NACIONALIZAÇÃO - A fábrica de tratores da John Deere em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, recebeu na última sexta-feira, 17, a visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. O encontro marcou o início da produção, no Brasil, dos tratores modelos 5303, com motor de 57 cv, e 5403, de 65 cv, que poderão ser adquiridos com financiamento do Programa Mais Alimentos. O diretor Comercial para América Latina da John Deere, Paulo Herrmann, comemora a chegada de mais dois tratores na linha de produção nacional e disponíveis aos agricultores por meio do Mais Alimentos. “O programa tem foco na agricultura de pequena produção, portanto, com grande impacto socioeconômico. Ao ampliar a oferta de equipamentos aos produtores deste segmento, também ampliamos a possibilidade de acesso à mecanização e tecnologias ao pequeno agricultor, contribuindo para o aumento da produtividade das lavouras e produção de alimentos no Brasil.”





SEM ACIDENTE - É comum encontrarmos notícias relacionadas a acidentes, muitas vezes fatais, provocados por rodas que se soltam dos eixos dos caminhões. Valter Pereira, um inventor de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, especializado na manutenção de sistemas de tração e suspensão de veículos de cargas, percebendo a alta incidência desse tipo de problema, desenvolveu um sistema de segurança capaz de evitar esse tipo de ocorrência. O sistema, denominado “Fica-Filipe”, é usado nos eixos das rodas que não têm tração, construído com dispositivos mecânicos e eletroeletrônicos capazes de identificar e avisar o motorista que há algum tipo de problema no eixo do seu veículo. Essa tecnologia foi depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) na forma de dois documentos de patente.Vários são os motivos que podem fazer com que a roda se solte do caminhão, como a quebra do eixo, quebra da ponteira, quebra de rolamento ou espanamento de rosca. Em muitos desses casos, que são comuns, o “rodeiro” (ou “filipe” como é conhecido) escapa, o que pode provocar sérios acidentes e prejuízos.





PRÊMIO - A Michelin receberá o prêmio Top Log Marcas Líderes por ser reconhecida como a melhor fabricante de pneus industriais, durante a Movimat 2009, no dia 04 de agosto, às 17h, no auditório do Expo Center Norte. O prêmio é concedido pelo Instituto IMAM (Inovação e Melhoramento na Administração Moderna) às empresas mais lembradas pelos profissionais das áreas nas seguintes categorias: fabricantes de produtos para logística, movimentação, armazenagem, embalagem e transporte de materiais e provedoras de serviços e sistemas. A Movimat 2009 será realizada de 04 a 07 de agosto, das 14h às 21h, no Expo Center Norte – SP.





INTEGRAÇÃO - Com o objetivo de manter a liderança de mercado e os diferenciais da marca, a ACAV (Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus) está realizando uma série de iniciativas para fortalecer a relação entre a Rede de concessionárias VWCO e o grupo MAN. A primeira ação foi a visita à sede da MAN, em Munique, na Alemanha. Os principais objetivos do encontro foram apresentar à MAN a solidez da Rede e da marca VWCO no Brasil, reforçar a integração entre associação e grupo e conhecer os processos fabris da montadora. Durante a visita, o presidente da ACAV, Sérgio Dante Zonta, ressaltou para o grupo MAN o trabalho realizado pela associação, além de reforçar a importância da Rede para o sucesso na comercialização dos caminhões e ônibus da Volkswagen. “Os concessionários VWCO têm atuação predominante em todo o território nacional. Estamos presentes em todos os pontos do Brasil, com infraestrutura completa e uma das melhores do País. Como resultado, somos líderes de mercado há seis anos”, comenta Zonta.





CIDADANIA - A maioria das profissões tem um santo padroeiro e um dia especial no calendário em sua homenagem. No caso dos motoristas, 25 de julho é o dia São Cristóvão, protetor também de outros viajantes. Edições SM celebra a data com A motorista de ônibus, do escritor francês Vincent Cuvellier. Indicado para leitores em processo (a partir de 8 anos), o livro trata de temas ligados a amizade, solidariedade, ética e cidadania, discutindo questões como o julgamento pelas aparências. O livro conta a história de Benjamim, um menino que tem um "sério" problema: a motorista do ônibus da escola “fede, é feia e nariguda”. Além disso, alguns garotos do ônibus juram que ela é, de fato, homem. Certo dia, Benjamim acorda indisposto, mas a mãe não acredita nele e não o deixa ficar em casa. Febril, o menino adormece durante o trajeto e só acorda com os gritos da motorista, já no terminal de ônibus. Começa, então, um dia que vai modificar sua vida, pois ele não tem alternativa senão ficar com aquela mulher que odeia e teme. Mais informações sobre os livros de Edições SM estão disponíveis no site: http://www.edicoessm.com.br/





ADAPTADO - Livina e Grand Livina, primeiros veículos de passeio produzidos no Brasil pela Nissan, ganharam versões adaptadas para portadores de necessidades especiais. Os dois monovolumes podem ser comprados com equipamentos especiais voltados ao uso dos deficientes físicos e com isenções de ICMS, IPI, IPVA e IOF dentro do programa Direção Especial, criado recentemente pela marca. Sem estes impostos, o preço da linha Livina fica bastante competitivo: a partir de R$ 33.519 – até 30% a menos em relação ao similar sem modificações. Ao optar pelo Livina do programa, o cliente poderá escolher as modificações que melhor se adaptam às suas necessidades. Entre elas estão os pomos de dirigibilidade (permite que o motorista gire o volante em 360º sem tirar a mão da direção), banco móvel (possibilita dois movimentos a mais para o acesso ao interior), acelerador e freio manuais (transferem os comandos para a parte superior do painel) e acelerador à esquerda (transfere o comando para o lado esquerdo do freio, sem anular o pedal original). “Nossos acessórios foram desenvolvidos para atender 95% das necessidades físicas mais comuns no segmento”, afirma Pedro Batista, Gerente de Vendas Diretas da Nissan do Brasil, um dos responsáveis pelo programa. Batista ressalta também que a linha Livina traz muitos diferenciais para este mercado: espaço interno, dois motores flex fuel e preço.





PERIGO ILUMINADO - Os faróis dos automóveis, de forma geral, são projetados para acoplarem uma lâmpada de 55 Watts. Porém, em busca de uma “melhor” iluminação, é comum encontrar motoristas substituindo a peça original ou recomendada pelo manual do fabricante por uma lâmpada de 100W. A intenção do motorista é criar mais luz, mas não é isso que acontece. Lázaro Moraes, coordenador de desenvolvimento da Nino Faróis, empresa fabricante de produtos para iluminação automotiva, não recomenda o procedimento. Segundo ele, a lâmpada de 100W cria uma falsa impressão de mais luminosidade. “A intensidade da radiação da luz gerada pela lâmpada não é medida por Watt, que mede a energia gasta pela peça, e sim em Lumen, que quantifica o alcance da luminosidade emitida. Desta forma, a potência de luminosidade não está, necessariamente, relacionada ao Watt”, explica o coordenador. Lázaro acrescenta que a troca da lâmpada não duplicará a luz, mas e sim quadruplicará o ofuscamento, já que a luz se espalha pela via, prejudicando a visibilidade do condutor e dos demais motoristas. Além disso, o uso incorreto da lâmpada pode ocasionar o fosqueamento do refletor, além de danos mais severos como o superaquecimento do conjunto óptico, provocando o derretimento do mesmo ou ainda provocar um curto circuito na parte elétrica do veículo. Quando utilizadas as lâmpadas corretas, a iluminação supera a opção de 100W. “É importante sempre utilizar peças indicadas pelos fabricantes dos veículos. Isso mantém a qualidade da iluminação, sem causar maiores danos, inclusive financeiro. Afinal, esse tipo de substituição, de 55W por 100W, nem sempre é mais em conta, além do risco de danos ao equipamento. O que pode gerar um prejuízo ainda maior”, aconselha.




TELIT PREVÊ - Com as atenções voltadas ao promissor mercado nacional de aplicações máquina-a-máquina (M2M), a Telit Communications PLC (AIM: TCM), líder global em comunicação M2M, comemora sua expansão no Brasil. Completando um ano de operações próprias no País, com produção de módulos de comunicação sem-fio em território brasileiro desde julho de 2008, a empresa já soma 15% de participação no segmento local, firmando-se entre os três principais players. O tamanho atual do mercado M2M no Brasil é estimado em R$ 100 milhões. Os números brasileiros refletem o bom desempenho global da Telit, empresa do setor de M2M que obteve os melhores resultados nos cinco continentes nestes últimos meses. Apesar da crise, o grupo italiano apresentou crescimento de 13% no ano fiscal de 2008 em comparação com 2007, uma receita mundial total de € 59,1 Milhões. O lucro bruto aumentou 32%, saltando de € 22 milhões para € 29,1 milhões.





MIL - A Tata Marcopolo Motors Ltda., joint venture entre a Marcopolo S.A. e a Tata Motors para a produção de ônibus, acaba de comemorar a produção do milésimo ônibus em sua fábrica de Dharwad, na Índia, recentemente inaugurada. A unidade, em sua primeira fase de projeto, deverá atingir 1.000 unidades/mês já no segundo semestre para atendimento do mercado indiano e países vizinhos. Segundo o CEO da Tata Marcopolo Motors Ltda., o brasileiro Lusuir Grochot, as operações na Índia diminuiram muito o ritmo de produção no final de 2008 devido à crise mundial, mas desde o final de janeiro retomaram gradativamente as atividades. “A fábrica de Lucknow, a primeira da joint venture, produz ônibus urbanos sofisticados, com piso baixo e motor traseiro movido a gás utilizados em grandes centros, como nova Delhi”, explicou o executivo.





APOIO - A Troller participa com três jipes T4 da Expedição Brasil Melhor 2009, que largou na última quarta-feira (22 de julho) e vai até 1º de agosto, combinando ação social e aventura. Criada por iniciativa de empresários paulistas, a expedição percorrerá o interior do Brasil durante 11 dias, levando alimentos, materiais escolares, atendimento médico, palestras sobre saúde e a instalação de bibliotecas. A caravana, com 16 carros e quatro caminhões, vai percorrer 3.700 km, partindo da Praia da Pipa (RN). A viagem segue pelo Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco (Parque Nacional do Catimbau), Bahia (Raso da Catarina e Parque Nacional da Chapada Diamantina), Minas Gerais (Salinas, Diamantina, Ouro Preto e Serra da Mantiqueira) e São Paulo (Parque Estadual da Serra do Mar), até São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. É a quarta edição da expedição, que este ano tem como tema o Cangaço, visitando locais por onde passaram Maria Bonita, Lampião e seus cangaceiros. Para chegar lá, selecionou veículos igualmente valentes, como o jipe da Troller. Ícone do segmento “off-road”, o Troller T4 tem motor diesel 3.0 L MWM International de 163 cv, tração 4x4, diferencial traseiro autoblocante, freio a disco nas quatro rodas e carroceria em compósito de alta resistência. Além disso, possui vão livre do solo de 215 mm, ângulo de ataque de 50 graus, ângulo de saída de 37 graus e capacidade para rodar a até 800 mm de profundidade na água.






COMEMORAÇÃO - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – comemora o Dia do Motociclista, celebrado em 27 de julho, dando de presente para os condutores de veículos duas rodas a 10ª Edição do MotoCheck-Up, que retorna à São Paulo. O evento, que será realizado ao lado da Assembléia Legislativa, no Ibirapuera, tem como objetivo orientar sobre melhores condições de segurança e educação no trânsito, além de estimular a manutenção preventiva. Para tanto, os motociclistas que passarem no local terão a oportunidade de ter a avaliação gratuita de 13 itens de suas motocicletas, além da checagem de capacetes e distribuição de brindes.“Vamos comemorar o Dia do Motociclista oferecendo esta oportunidade de revisão para os veículos de duas rodas, permitindo uma reflexão dos condutores na segurança de sua moto e preocupação com o meio ambiente”, conta Moacyr Alberto Paes, diretor executivo da Abraciclo.





PRÊMIO - A PST Electronics foi eleita Global Supplier of the Year para Componentes Elétricos na 17ª edição do “Global Supplier of the Year Awards”, prêmio concedido pela General Motors Corporation. Dentre as diversas variáveis que compõem o resultado final, a PST Electronics foi citada como sendo a segunda maior fabricante mundial de produtos para segurança automotiva, especialmente em sistemas antirfurto, por desenvolver fortes parcerias de negócios e cooperação com a GM Brasil e também por seu desempenho expressivo em vendas. O “Global Supplier of the Year Awards” aconteceu em Detroit, Michigan (EUA) e contemplou 100 fornecedores mundiais. O convite para a PST Electronics participar do evento foi realizado pela GM Brasil, montadora parceira há sete anos da companhia. “Para nós, este prêmio representa uma grande conquista, materializa e consolida o trabalho entre as duas empresas.






NOVOS SITES - Para facilitar o acesso ao conteúdo de suas marcas, Nakata, Wix, Brosol, Urba, Spicer e Perfect Circle, a Affinia Automotiva, empresa fabricante e distribuidora de peças para reposição, renovou o site específico de cada uma delas, e apostou em um novo layout com áreas para informações institucionais e, principalmente, da sua linha de produtos. Com acesso facilitado, os novos sites trazem informações atualizadas sobre mercado e novidades das marcas. A fim de beneficiar toda a cadeia de reposição no acesso aos dados da empresa, incluindo distribuidores, vendedores, call centers, varejo, aplicador e consumidores finais, os catálogos foram atualizados e estão disponíveis para consulta online e ainda há a versão para impressão em PDF. A necessidade surgiu do próprio mercado que buscava nos catálogos eletrônicos da Affinia informações relevantes sobre as linhas.






SEGURANÇA - Garantir a segurança dos pilotos é uma preocupação constante em todas as competições automotivas. Na Stock Car não é diferente e uma nova discussão surgiu após a morte do piloto Rafael Sperafico, em 2007, devido a um acidente durante a corrida de Interlagos, quando o carro que pilotava sofreu uma forte pancada lateral. A tragédia serviu de motivação para que organização, equipes e pilotos se empenhassem na busca de novos sistemas de segurança. No mesmo ano, a Dow propôs uma parceria à Confederação Brasileira de Automobilismo, a fim de que os carros da Stock Car recebessem em ambas as portas o preenchimento com a espuma de absorção de energia IMPAXX®. Feita em espuma extrudada de poliestireno (XPS) de alta tecnologia, ela permite a absorção de mais impacto ocupando menos espaço na carroceria. Sua deformação é linear e previsível, o que se traduz em mais eficiência e, principalmente, maior segurança. Foram 18 meses de desenvolvimento, em que a Dow trabalhou em conjunto com técnicos das equipes até chegar ao design ideal para atender aos novos critérios de segurança. Atualmente, toda a frota da categoria principal da Stock Car já recebeu a espuma IMPAXX® para o preenchimento das portas, totalizando 32 veículos. Informações adicionais sobre a Dow podem ser encontradas em http://www.dow.com/






VIATURAS - Fiat Automóveis entregou hoje 676 viaturas para patrulha, ronda e transporte a Policia Militar do estado de SP em evento que aconteceu às 10h no Vale do Anhangabaú, na capital paulista. Três modelos da fabricante italiana foram integrados a frota da polícia de SP: o Palio Weekend, Siena e Palio. O Palio Weekend, com motor 1.8, produzido especialmente para a polícia militar, teve os bancos revestidos em material mais resistente e o porta-malas transformado em cela para transporte de detentos. O Palio HLX ganhou revestimento nos bancos dianteiros e a parte traseira do veículo recebeu um banco para o transporte de detentos. Já o Siena HLX, além da proteção dos bancos, recebeu rádio e será usado pelos comandantes dos batalhões. Esses modelos foram escolhidos por oferecerem alta resistência, durabilidade e baixo custo de manutenção. As transformações foram feitas com a Rontan, empresa parceira da Fiat.


DICAS - No dia 25 de julho foi comemorado o Dia do Motorista, uma data importante voltada para todos aqueles que dirigem por profissão ou a passeio, pelas estradas ou na cidade, que necessitam de muitos quilômetros para garantir o sustento da família ou para aqueles que só utilizam para proporcionar prazer a ela, como em viagens de fim de semana. Pensando nas diversas categorias de motoristas como de caminhão, ônibus, carro de passeio entre outros, a Goodyear alerta para que todos eles estejam cientes da importância de um dos itens indispensáveis para garantir a segurança de todos: os pneus. Segundo o Coordenador de Produto da Goodyear, Josué Brum “O motorista é o nosso principal supervisor, capaz de avaliar a qualidade, bom desempenho e a segurança proporcionada por nossos produtos. Por isso, mantê-lo sempre informado também faz parte do nosso trabalho, fornecendo toda informação que ele vai precisar”. Outras informações sobre pneus e manutenção podem ser obtidas por meio do telefone de atendimento ao consumidor da Goodyear ou pelo site: SAC: 0800 7257 7638 - site: http://www.goodyear.com.br/