segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Volvo apresenta ônibus híbrido para rodar no Brasil


Por Marcus Lauria (texto e fotos)

A Volvo Bus Latin América apresentou hoje (06), em cerimônia realizada na churrascaria Porção Rio’s, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, um ônibus híbrido, aonde foi assinado um acordo como parte do programa de testes do ônibus, entre a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Fetranspor, a Volvo e a Clinton Climate Initiative (CCI) para a produção de um ônibus híbrifo projetado pela William J. Clinton Fundation para servir de teste e futuramente virar uma realizada nos centros urbanos do país, um veículo de transporte de massa politicamente correto que vai gerar 30% menos de emissão de gases de efeito estufa, comparado a um ônibus diesel tradicional. O novo ônibus híbrido faz parte de um programa da Volvo de testes na América Latina. O projeto foi concebido pela Clinton Climate Initiative com um recurso de 1,5 milhões de dólares do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), visando aumentar a eficiência de combustível e reduzir as emissões do transporte público na América Latina, criando um mercado regional para esse tipo de ônibus. Além do Rio de Janeiro, outras cidades como Curitiba, São Paulo e Bogotá fazem parte desse programa piloto. Os testes serão monitorados diariamente com equipamentos que visam verificar as emissões de poluentes “on board”, que vai comparar a versão híbrida com um modelo convencional de ônibus movido a diesel, que vai avaliar também a performance, economia de combustível em condições específicas de rodagem, assim como a sua manutenção. O modelo híbrido mostrado hoje será utilizado por dez semana na linha 172 (Rodoviária – Leblon), operado pelo Consórsio Intersul. Dependendo dos resultados dos testes, a Volvo do Brasil vai estudar a possibilidade de fabricar o chassis aqui no Brasil, em sua fábrica localizada em Curitiba, no Paraná. Tudo isso visando os próximos eventos esportivos e ambientais até 2016, entre eles, os jogos Olímpicos que se realizará no Rio de Janeiro. No mesmo dia, foi assinado um acordo de um Programa Ambiental entre a Fetranspor e a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente.



O ônibus híbrido da Volvo utiliza dois motores, um à diesel e outro elétrico. Os motores podem tracionar o veículo de forma simultânea ou independente. O propulsor elétrico I-SAM (Integratade Starter Alternator Motor) gera uma potência equivalente a 160 cv com um torque de 800 Nm e funciona sozinho até a velocidade de 20 Km/h, o motor elétrico é carregado durante as frenagens, que carregam as baterias de íons de lítio, que ficam na no teto, na parte dianteira do veículo. Já o motor (D5E) diesel, localizada na parte traseira do veículo, tem apenas quatro cilindros, com 5.0 litros e gera uma potência de 210 cv a 800 Nm de torque máximo. Além de recarregar as baterias nas frenagens, o ônibus alimenta componentes auxiliares como o compressor de ar da suspensão pneumática, controle de climatização interna e a direção elétrica. O freios possuem o sistema EBS e ABS, que auxiliam na segurança dos passageiros. Em conjunto com o motor está um câmbio automatizado de 12 machas Volvo I-Shift, que não transmite muitos trancos nas trocas de marchas. O CarPoint News teve a oportunidade de andar de carona no Volvo híbrido da Volvo em um percurso de mais ou menos cinco quilômetros pelo Aterro do Flamengo e pôde perceber a eficiência do sistema. EM baixas velocidades o silêncio é total dentro da cabine, onde só se escuta o barulho o ar-condicionado e após 20 Km/h o motor à diesel entra automaticamente. A vantagem do modelo híbrido é a baixa economia no trânsiuto caótico dos centros urbanos, onde o para-e-anda é constante, que nesse caso, o modelo híbrido iria se beneficiar do motor elétrico para um consumo e emissões zero, preservando ainda mais o meio ambiente.

Um comentário:

  1. valeu camarada, em Sampa tem muitos Ônibus Elétricos. E também o novo Metrô-Automático de São Paulo é uma jóia, diferente dos novos do Rio, que vão ser uma lata-de-sardinha, pois os bancos são apenas nas paredes, e estando lotado, quem estiver sentado, vai ser com certeza, pisoteado...

    ResponderExcluir

Comente, opine.