segunda-feira, 31 de maio de 2010

Presidente Lula testa Audi e-tron no Rio de Janeiro


Na manhã desta segunda-feira (31), durante a abertura do 10° Michelin Challenge Bibendum, fórum internacional que acontece no Rio de Janeiro até quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva testou o Audi e-tron, modelo que está exposto no estande da montadora alemã. O e-tron é um veículo esportivo, que usa como base o modelo R8, que exibe um alto rendimento com sistema de propulsão totalmente elétrico. Estiveram no evento o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral e o prefeito da cidade Eduardo Paes. O e-tron foi totalmente desenvolvido pela Audi Ag. E não depende de fontes de combustíveis não renováveis, como petróleo, sendo movido exclusivamente por eletricidade. Durante o discurso, o Presidente Lula informou que no fim de junho, deverá se reunir com seu Ministério para discutir se o governo irá incentivar a produção local de veículos elétricos com corte de impostos e subsídios.

Ford desiste da Mercury, mas, ainda, não é oficial



Por www.fordparatodos.com.br

Conforme anunciam algumas agências de notícias internacionais, como a RTT News e Bloomberg, a Ford Motor Company esta preparando os 1.780 concessionários da marca Mercury, nos Estados Unidos, para, de forma progressiva, desativar suas atividades naquele País. Depois de 71 anos produzindo veículos mais básicos do Grupo Ford, as vendas caíram a um patamar insustentável, cerca de 75% menor do que o volume de 359.143 unidades colocadas no mercado americano no ano 2000, isto é, apenas 92.299 veículos vendidos em 2009. Coerente com a nova estratégia, desde que Alan Mulally assumiu a presidência da empresa, em 2006, a atual logística é o foco na marca Ford. Assim, a empresa se desfez de marcas tradicionais e de prestígio que constavam de seu portfólio mas que precisaram ser sacrificadas em nome da recuperação financeira. Agora, chegou a vez da Mercury, uma marca tipicamente americana, mas que, ainda, não tem confirmação oficial. Como se sabe, o objetivo da empresa é dar continuidade aos esforços dos últimos três anos para assegurar à Ford uma nova fase mais dinâmica na introdução de novos veículos com uma linha completa de produtos em plataformas globalizadas para todas as regiões do mundo. Como já foi divulgado pela empresa, os novos veículos da Ford constituirão grandes famílias globais o que permitirá um desenvolvimento mais eficiente, pois serão menos complexos, com poucas variações, redução na ferramentaria e peças comuns, fatores que, em grande escala, diminuirão os custos de produção. A Divisão Mercury foi criada em 1939 por Edsel Ford, filho de Henry Ford, criador da empresa que leva o seu nome. Na atualidade, o modelo mais vendido da Mercury é o sedan Milan, similar ao Fusion. Também fazem parte da gama de produtos Mercury o utilitário esportivo “Mariner”, muito próximo ao Ford Explorer e o sedan Gran Marquis, um carro mais luxuoso.


Brasileiro não se lembra de recall de automóveis, revela pesquisa da GfK


Por LVBA – Assessoria de Imprensa da GfK

O recall, chamado das montadoras de automóveis para corrigir eventuais falhas detectadas em peças ou sistemas de um veículo, não é lembrado pela maioria dos brasileiros. A análise é resultado de um estudo realizado em março de 2010 pela GfK, 4ª maior presença de pesquisa de mercado no Brasil e 4º maior grupo mundial do setor, com 1.000 pessoas a partir dos 18 anos de idade. De acordo com a pesquisa, 62% dos entrevistados não se lembram de um recall de automóveis, sendo que as mulheres são as que menos se recordam. 71% das entrevistadas do sexo feminino afirmaram não se lembrar da medida; entre os homens o índice é de 51%. O recall também não está muito presente na lembrança dos jovens. 69% dos entrevistados com idades entre 18 e 24 anos disseram que não se lembravam de um recall. O estudo mostrou ainda que os entrevistados das classes C e D são os que menos conhecem o recall. 75% reponderam negativamente quando questionados se lembravam de algum recall automotivo; na classe AB o número cai para 48%. Quando avaliada por região, a recordação de um recall está menos presente no Nordeste. 71% dos entrevistados da região responderam negativamente quando questionados se lembravam de algum recall. Entre os entrevistados, a marca mais lembrada foi a Fiat, com 14%, seguida da Volkswagen, com 11%, e da Toyota, com 9%. Com menores menções, foram também citadas Nissan, Citroën e Mitsubishi.

BMW apresenta versão mais “barata” do X1


Após três meses do lançamento do crossover X1 xDrive28i no Brasil, a BMW anunciou a nova versão, mais “barata”, a xDrive18i, com tração traseira e motor 2.0 de 150 cavalos a partir de R$114.900. O preço competitivo é para a versão mais simples, sem a tração nas quatro rodas, teto panorâmico entre outros itens de série. Porém, a montadora alemã resolveu manter o câmbio automático seqüencial de seis marchas, que ajuda o carro a atingir 200 km/h de máxima de ir de 0 a 100 km/h em 10,4 segundos. Com as vendas em alta no Brasil, a BMW acredita que entre 70% e 80% das vendas do X1 correspondam a essa opção, que custa R$ 174.900.

Renault apresenta proposta para comprar Ssangyong


Em conjunto a aliança Renault-Nissan e a indiana Mahindra estão em negociações para a compra da marca sul-coreana Ssangyong Motor, que atualmente está em dificuldades financeiras, segundo afirma a agência Reuters. Pouco conhecida no Brasil, mas com alguams revenas espalhdas por nosso país, a Ssangyong é conhecida por vender os modelos Musso e Korando, que segundo o tribunal de Seoul, a montadora está numa situação irreverssível, depois de acumular prejuízos por dois anos consecutivos. A Nissan e a Ssangyong não se pronunciaram sobre o assunto, porém, um porta-voz da Renault em Paris afirmou que "por razões legais, não podemos fazer nenhum comentário". Por outro lado, o presidente da Mahindra, Pawan Goenka, disse: "Nós não fazemos nenhum comentário sobre possibilidade de futuras aquisições". A compra da Ssangyong pela Renault tem um propósito, de aumentar a presença da empresa na Ásia, onde já é uma das construtoras ocidentais com maior presença no continente.

Land Rover LRX será mostrado em outubro no Salão de Paris


O Futuro compacto da Land Rover, a versão de duas portas do LRX, vai ter uma proposta com tração 4x2, que será apresentado no Salão de Paris, em outubro. Um mês depois, em novembro, será revelada a versão de quatro portas, no Salão de Los Angeles. Além de no final deste ano, a Land Rover pretende mostrar o primeiro protótipo híbrido diesel “range_e”, que se encontra em desenvolvimento utilizando a plataforma do Range Rover Sport. Esse modelo usará um propulsor TDV6 de 3,0 litros com uma caixa automática ZF de 8 velocidades. O “range_e” terá uma autonomia de 32 km utilizando apenas energia elétrica, emissões inferiores a 100g/km de CO2 e uma velocidade máxima de aproximadamente 193 km/h. A sua apresentação está marcada para 2012 e a comercialização para 2013. “Trata-se de boas notícias para a companhia e para os nossos clientes. Uma opção de tração a duas rodas representa mais uma forma de aumentar a eficiência dos nossos veículos, alargando também a gama Land Rover e os seus clientes potenciais. Iremos continuar a produzir os “veículos fora de estrada mais exclusivos do mundo”, para os clientes que exigem tracção às quatro rodas, mas disponibilizamos também uma alternativa aos que não necessitam”, afirma Phil Popham, Diretor Geral de Land Rover.

Brasil tem sua segunda rede de abastecimento de veículo elétricos


Foi inaugurado na cidade de São Paulo, no Brasil, a primeira rede de abastecimento de veículos elétricos no Estado, pela EDP (Energias de Portugal). A unidade foi instalada em Guarulhos e a sua inauguração surge três meses depois da empresa portuguesa ter instalado a primeira rede de abastecimento elétrico no país, no Estado do Espírito Santo. O projeto de mobilidade elétrica enquadra-se na nova política de inovação do grupo português, que lançou o Programa de Inovação «EDP 2020», colocado em prática neste ano e coincide com a 10º edição do Challenge Bibendum, que acontece no Rio Centro, no Rio de Janeiro. “A mobilidade elétrica é um dos novos paradigmas que vai entrar nas nossas vidas. Como empresa de energia, precisamos estar estruturalmente preparados para estes novos modelos de negócio”, afirmou o presidente da EDP no Brasil, António Pita de Abreu, citado em comunicado. Foram instalados em Guarulhos, pela EDP, três postos de recarga. A empresa ainda doou à cidade 15 bicicletas elétricas para uso da polícia local, no entanto, a empresa portuguesa pretende, ainda, estender este programa a outras áreas de concessão da distribuidora Bandeirante e Escelsa (empresas de distribuição e produção de energia que controla), como o Vale do Paraíba, Alto do Tietê e Litoral Norte, também no Estado de São Paulo. “O investimento em mobilidade elétrica ajuda na redução da emissão de gases poluentes na atmosfera”, disse o vice-presidente da EDP no Brasil, Miguel Setas. “Ao substituir uma moto de 125 cm3 por uma bicicleta elétrica, por exemplo, deixamos de emitir 85 CO2g/Km na atmosfera”, afirmou.

Toyota FT-86 só chegará em 2013


Ao contrário do previsto, que o novo modelo da Toyota, o FT-86, previsto para chegar aos mercados no final de 2011, não será comercializado antes do início de 2013, segundo informou a revista Autocar, com confirmação de fontes da montadora japonesa. A razão para o adiamento do lançamento do modelo, segundo a mesma publicação, seria por problemas e atrasos no seu desenvolvimento, o último dos quais está relacionado com a atual situação econômica do Japão. Porém, a montadora japonesa pretende, primeiro, esperar para ver qual será aceitação do novo Honda CR-Z, caso seja positivo a aceitação do automóvel, servirá de influência para o lançamento de uma versão híbrida do FT-86 logo em 2013. O novo modelo da Toyota está sendo desenvolvido em conjunto com a Subaru, da qual receberá o propulsor 2.0 a gasolina de quatro cilindros, com melhorias ao nível do consumo.

Flagra: Fotos do novo Mercedes CLS 2011


O novo Mercedes CLS 2011 foi flagrado em testes, praticamente, sem camuflagem, deixando ver as formas finais da nova geração. O modelo que tem sido visto sempre camuflado dessa vez foi pego quase sem disfarces, que pelas fotos, é possível ver a lateral do modelo alemão, que será apresentado oficialmente em setembro, no Salão do Automóvel de Paris. A versão falgrada era uma CLS 350 CGi, está equipado com um novo motor 3.5 V6 com injeção direta a gasolina, capaz de debitar 306 cv de potência e 370 Nm de torque máximo. O novo modelo segue a linhas da antiga geração, porém, mais bojudo nas leterais e com formas mais delgadas, que lembram o protótipo F800 Design Study e o Shooting Break Concept, revelados nos últimos salões internacionais. O novo CLS tem lançamento agendado para o primeiro semestre do próximo ano.


Linha 2011 do Palio Fire é apresentada


Para não ficar devendo ao lançamento do novo Uno, a Fiat resolveu dar “um tapinha” no visual do Palio Fire Economy. O modelo de entrada da linha Palio 2011 recebeu retoques na dianteira e a direção hidráulica de série, além do novo pára-choque, com novas entradas de ar no centro superior, nova grade cromada, lanternas fumê emprestadas do Palio 1.8R, calotas aro 13 e 14 redesenhadas e novo revestimento dos assentos e das parte interna das portas. O modelo já se encontra à venda ans concessionárias da marca, que parte de R$ 26.570, com duas portas, e de R$ 28.330, com quatro portas, valores 1% superior ao da linha atual. Também está sendo oferecido um novo Kit, chamado Celebration 11, que traz ar-condicionado, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros por R$ 3.710, uma economia de R$ 1.264, de acordo com a Fiat.


sábado, 29 de maio de 2010

Rápidas do final de semana


Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.



FEIRÃO CHEVROLET - A Chevrolet realiza neste final de semana (29 e 30 de maio de 2010) seu tradicional mega-feirão no estacionamento do Shopping Nova América. A ação de varejo será estendida para todos os pontos de vendas da Rede de Concessionárias da marca em todo o Estado do Rio de Janeiro. “Os clientes contarão com a disponibilidade de crédito com planos de financiamentos sem entrada e prazo de pagamento de até 60 meses", revela Eduardo Bogasian, gerente regional de operações no Rio de Janeiro. Dentre as principais ofertas destaca-se o Celta, ano-modelo 2010/2011, versão Life, de duas portas, que vai custar R$ 25.990,00. O consumidor pode dar uma entrada e pagar prestações mensais de R$ 299,00. O Classic 2011, por sua vez, será vendido a partir de R$ 28.990,00 e na configuração com este preço poderá ser pago pelo pioneiro programa de financiamento denominado "Pague Fácil", que prevê prestações com valores decrescentes ao longo de todo o período de pagamento do veículo, ou seja, o cliente paga menos, mês a mês, até quitá-lo, na última prestação.


AMAROK NO QRX - A Volkswagen do Brasil estará participando do Quatro Rodas Experience que acontecerá nos dias 30 de maio e de 2 a 6 de junho. No evento, uma das principais novidades será a Amarok, que marca a estreia da Volkswagen no mercado de pick-ups médias e está chegando esse mês na rede de concessionárias. Os visitantes poderão dirigir o novo modelo tanto no trajeto on road como off road. No percurso on road, realizado no traçado do circuito de Interlagos, os participantes poderão comprovar a força do motor TDI biturbo da nova pick-up Amarok, além de dirigir os modelos Touareg V8, Tiguan, New Beetle, Eos, Jetta Variant e Passat CC. Já na pista off road, os visitantes enfrentarão desafios como a "gangorra", que coloca à prova as habilidades do condutor. Além disso, eles poderão utilizar a pick-up Amarok e os utilitários esportivos Tiguan e Touareg V8 para aprender técnicas de pilotagem em um circuito off-road de velocidade.


PÓSITRON ACELERA - A Pósitron, marca da PST Electronics, participa do Quatro Rodas Experience e traz para os visitantes do evento diversas atrações, como o veículo esportivo da marca, a Ferrari F430. O automóvel vai acelerar a 250 km/h no autódromo de Interlagos, pilotado pelo campeão brasileiro de Kart na categoria Master, Carlos Marcelino. O Quatro Rodas Experience acontece no dia 30 de maio e de 02 a 06 de junho de 2010, das 8h às 18h, em São Paulo. Além da Ferrari, a Pósitron apresenta em seu espaço, com cerca de 200m², a nova linha de som e alto-falantes, navegadores GPS, rastreadores, alarmes, vidros e travas elétricas. No local, os visitantes podem adquirir os produtos com descontos e parcelados no cartão de crédito. O navegador NP3510, por exemplo, pode ser comprado por R$ 579,00. Quem for até o estande também pode adquirir o rastreador da Pósitron gratuitamente e com isenção de três meses na mensalidade do serviço de rastreamento. O cliente vai pagar apenas a instalação. Esta promoção é válida somente para pessoa física.


ATRAÇÕES DA PEUGEOT - Durante todo o evento, que acontece dia 30/05 e no período de 02 a 06/06 no autódromo de Interlagos, em São Paulo, os visitantes poderão conhecer e realizar test-drives com a nova picape Hoggar, na versão Escapade 1.6l Flex. A edição limitada 207 Quiksilver e o 307 Presence Pack também poderão ser avaliados. O autódromo de Interlagos será transformado em uma grande pista de testes para os amantes do automobilismo a partir deste fim de semana (30/05), quando começa o Quatro Rodas Experience, evento promovido pela revista Quatro Rodas. Uma das patrocinadoras do evento, a Peugeot do Brasil proporcionará ao público a oportunidade de realizar test-drives com o novíssimo Hoggar, seu mais recente lançamento no país. A versão escolhida para esta ação foi a Escapade, equipada com um motor 1.6l Flex, capaz de desenvolver até 113 cavalos de potência com álcool e 110 cavalos com gasolina a 5.600 rpm, com um torque máximo de 15,5 mkgf a 4.000 rpm com álcool. Os interessados podem obter informações detalhadas no site do evento: www.qrx.com.br.


REVISTA CARRO - As revistas de automóveis não precisam ser todas iguais. A nova Revista Carro, que chega às bancas a partir de 28 de maio, está apostando na inovação e, principalmente, na interatividade com seu público. Em sua edição número 200, a publicação passa a integrar o chamado Universo Carro, um novo conceito que oferecerá um grau de interatividade e participação dos leitores e apaixonados por automóveis sem precedentes na imprensa escrita brasileira. A revista está abrindo um espaço real em suas páginas para a participação dos leitores. Basta acessar a Carro Online (www.carroonline.net), versão digital da revista, para iniciar esta parceria. "Carro Recomenda", "Meu Carro", "Acusação e Defesa", "Teste dos 100 Dias" e "Enquete" são espaços que foram criados especialmente para levar o leitor - e suas dúvidas e opiniões - para dentro da Carro.




DESEMPENHO GLOBAL - A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga o release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente em 2010. Pela primeira vez na história das copas um país africano sediará a competição. Isso se deve ao crescimento da importância dos países emergentes no cenário global. Dentro do setor automotivo não é diferente, no comparativo mês a mês, Brasil, Rússia, Índia e China, membros integrantes do BRIC, vêm batendo os números de vendas de automóveis de 27 países europeus pesquisados pela JATO Dynamics. Para este mês, a JATO Dynamics do Brasil preparou uma pesquisa especial com a análise das vendas de automóveis classificadas por modelo. A China ocupa as três primeiras colocações da tabela, enquanto o Brasil aparece na 11ª posição e a Índia ocupa a 17ª. Nenhum país europeu figura entre os 20 primeiros.


CAPACETE ROSA - A linha 2010 de capacetes street da Honda ganhou mais uma novidade: o modelo aberto agora está disponível também na cor rosa metálica, com a mesma tonalidade aplicada na motoneta Biz 125. Produzido em material de alta qualidade (ABS – plástico injetado), o modelo possui fecho de engate rápido e anel antifurto, forração removível e lavável e ampla viseira com 2 mm de espessura, que oferece mais proteção e excelente visibilidade. Por ser um item de segurança indispensável no dia a dia do motociclista, todos os capacetes comercializados pela Honda estão plenamente de acordo com as resoluções do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e oferecem total segurança a seus usuários. Disponível nos tamanhos 56 e 58, ao preço público sugerido de R$ 150,40 (com base no Estado de São Paulo), o modelo pode ser encontrado em uma das mais de 700 concessionárias Honda distribuídas por todo o País. Para localizar a concessionária mais próxima, acesse www.honda.com.br. Mais informações sobre o produto podem ser obtidas pelo telefone 0800 55 2221.


DUPLA PREMIAÇÃO - A empresa foi reconhecida pelos "notáveis resultados no projeto de equipamento". De acordo com os leitores, a Volvo ganhou o prêmio de "Melhor Escavadeira Hidráulica", com seu modelo EW160, na categoria de Equipamentos de Construção Médios&Pesados, e de "Melhor Motoniveladora” com o modelo G930, na categoria de Equipamentos para Construção de Estradas. Cerca 9,2 mil votos foram contabilizados na premiação. Os vencedores foram selecionados de uma lista final de três máquinas, em 13 categorias distintas. Os prêmios foram entregues numa cerimônia organizada pela empresa ZF, fornecedora de sistema de trens-de-força, e patrocinadora dessa premiação. Scott Hall, vice-presidente executivo da Volvo Construction Equipment, recebeu as duas premiações. "É sempre bom ganhar prêmios", disse ele, complementando: "Mas, especialmente quando resulta de uma votação de um público tão conhecedor como os leitores da revista Diesel Progress". Mike Brezonick, editor adjunto e editor-chefe da revista Diesel Progress, disse que os prêmios celebram os esforços dos engenheiros que muitas vezes não são reconhecidos. "Nossa premiação saúda as incontáveis horas e esforços devotados nos projetos dos equipamentos atuais. Queremos celebrar a conquista singular na engenharia e no projeto dos equipamentos motorizados."


MOTOR Z PIONEIRA - A Motoz Z, empresa do Grupo Zeppini, é pioneira no segmento de scooters elétricas no mercado nacional. Três anos após o lançamento da primeira Scooter Elétrica brasileira, a Motor Z comemora o crescimento nas vendas, a expansão da sua rede de revendedores e, principalmente, a difusão do conceito de veículo elétrico no país. O lançamento das scooters ocorreu em março de 2007, diante de um público de 50 jornalistas especializados, o que deu repercussão nacional ao primeiro produto que pode ser “abastecido” em uma tomada elétrica convencional de 110 ou 220 v. As Scooters Elétricas Motor Z já são utilizadas em diversas atividades, desde passeios até o ramo profissional. Entre as vantagens estão: aproveitamento total da energia; uso de energia limpa; transporte 100% limpo; baixa manutenção; um veículo ágil e confortável e, ainda, contribui para reduzir a poluição sonora. Além disso, as Scooters Motor Z são as únicas da categoria homologadas para emplacamento e aprovadas pelas entidades de segurança no trânsito. Equipadas com espelhos retrovisores, dupla buzina, faróis e setas, entre outros acessórios, as scooters Motor Z atendem às resoluções do Contran que passaram a vigorar em 2009. A Motor Z coleciona cases de sucesso em diversas regiões do país, de consumidores e empreendedores que viram na scooter elétrica um produto totalmente inovador e ecologicamente correto. Hoje, a Motor Z fabrica e comercializa três modelos de scooters no mercado: SS800, S1000 e V1500. Visite o blog da Motor Z (blog.motor-z.com.br).


PREFERÊNCIA DO TRANSPORTE - A Iveco foi a vencedora da categoria “Melhor Veículo Semileve” do Prêmio “Preferência do Transporte”, oferecido pelo Jornal Estrada, pelo terceiro ano consecutivo. A premiação foi relativa ao ano passado. Lançado em 2006, o prêmio contou, pela primeira vez, apenas com os votos dos transportadores associados ao Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas da região de Videira (Sintravir). Ao todo, 116 grandes frotistas da região votaram. A Linha Daily foi a vencedora com 55% dos votos, um aumento de 15% em relação aos questionários recebebidos pela organização em 2009. A região de Videira é uma das mais importantes do Estado de Santa Catarina. As vocações locais mais características são o transporte de cargas frigorificadas, conteiner e grãos. Os veículos Daily são bastante utilizados por pequenos varejistas e lojistas que carregam uma grande diversidade de cargas. Visite o site e blog da Iveco: www.iveco.com.br / www.blogiveco.com.br



MALA DE FERRAMENTAS - primeiro conjunto de ferramentas para as mais diferentes operações em serviços de instalação e remoção de vidros de veículos acaba de ser lançado pela Saint-Gobain Sekurit para os profissionais que atuam no mercado de reposição. O conjunto foi projetado e desenvolvido nos laboratórios da empresa, com base em estudos que indicaram as necessidades de cada operação de desmontagem e instalação de vidros automotivos, inclusive para uso em máquinas e peças dos sistemas de limpadores de para-brisa e acionamento dos vidros das portas. Rubens Sautner, gerente de vendas para o mercado de reposição da Saint-Gobain Sekurit, informa que o conjunto de ferramentas é disponível a todos os participantes da rede autorizada de serviços da empresa. De acordo com Sautner, o lançamento da mala de ferramentas tem o objetivo de equipar a rede de reposição autorizada com o mais elevado padrão de serviços aos clientes.




RONALDINHO GAÚCHO - A Honda Motos estréia nova campanha institucional com um filme de deixar o espectador de queixo caído. É assim, com um ar de total surpresa, que um grupo de garotos apaixonados por futebol fica ao ver um piloto de uma moto Honda dar um show de malabarismo com a bola com que eles brincavam. No final, a grande revelação. O piloto é o craque Ronaldinho Gaúcho. A campanha, assinada pela DM9DDB, ainda conta com mídia impressa, peças de rádio, mídia on line e material de ponto de venda.



NO ANHEMBI - O Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, foi o local escolhido para a realização do 2º Salão da Motocicleta, a melhor vitrine do setor motociclístico, que ocorre de 5 a 10 de outubro de 2010. A mudança de local se deu por conta do crescimento do Salão, já na sua primeira edição, e também pelo aumento do número de atrações programadas para este ano, que permitirão total interação do público. O evento em 2008 recebeu mais de 100 mil visitantes e cerca de 300 motocicletas em exposição. Em 2010 o Salão será um marco na história do motociclismo, reunindo montadoras e todo o segmento de motopeças. Além da exposição de diversos modelos de motos e acessórios, a feira contará com área exclusiva para venda de produtos – um shopping dentro do pavilhão. Outra novidade é a área de serviços, onde o visitante poderá deixar sua moto para lavagem, revisão, troca de pneus e vários outros serviços, enquanto desfruta do evento.


TECNOLOGIAS AVANÇADAS - O turbo Garrett que ajudou o novo Polo Classic BlueMotion a se tornar o automóvel com o menor nível de emissão de CO2 do mundo (apenas 87 g/km); o sistema biturbo, que fez do BMW X6 o mais potente automóvel híbrido, e os modelos de duplo estágio sequencial e paralelo aplicados nos automóveis produzidos pela PSA e pela Jaguar no novo XF, são as tecnologias em sobrealimentação de motores que a Honeywell Turbo Technologies apresentará durante a 10ª. edição da Challenge Bibendum, a ser realizada no Rio de Janeiro entre os próximos dias 30 de maio e 2 de junho. O diretor-geral da empresa na América do Sul, José Rubens Vicari, anuncia que o evento traz para a indústria brasileira a oportunidade de assumir uma verdadeira consciência para o conceito de transporte. “O Brasil, que ocupa posição entre os maiores produtores mundiais de veículos e que foi o único a lançar um combustível alternativo ao petróleo, como o etanol, pode contribuir fortemente com seus engenheiros, pesquisadores e o próprio patrimônio industrial para a mobilidade sustentável, especialmente nos centros urbanos e o desenvolvimento de tecnologias de fontes alternativas e de avançados motores de combustão interna”, informa Vicari.


MEIO AMBIENTE - No dia 05 de junho é comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente, uma data que possibilita um momento de reflexão e também a exposição de programas e projetos que estão sendo desenvolvidos por empresas e organizações com o objetivo de implementar o consumo consciente e o crescimento sustentável na sociedade atual. E a Goodyear que tem demonstrado uma constante preocupação com o tema, reforça os projetos já existentes em suas unidades fabris e este ano estende seu apoio também para a ação Limpando e Reciclando. Idealizado pelo Instituto Aqualung, o evento é caracterizado pela limpeza das praias e rios, que ocorre desde 2003 e já mobilizou mais de cinco mil voluntários, principalmente na cidade do Rio de Janeiro. Este mesmo formato será adotado no projeto Barco Escola da Natureza em parceria com a Goodyear, no dia 29 de maio, na Praia dos Namorados, em Americana/SP, onde os voluntários do projeto coletarão o lixo e aprenderão sobre a importância da reciclagem do que foi coletado.


20 ANOS - Escola de Formação Profissional Marcopolo comemora, amanhã, dia 28, 20 anos de funcionamento com a formatura de mais três turmas. A cerimônia acontecerá no Auditório da CIC de Caxias do Sul e contará com a presença de autoridades, gestores da Marcopolo e familiares dos formandos. O diretor de administração da Marcopolo, Milton Susin, foi escolhido pelos alunos como paraninfo dos formandos. Com foco na inclusão social, a Escola de Formação Profissional Marcopolo alia teoria à prática e oferece a jovens da comunidade cursos profissionalizantes, o primeiro emprego remunerado e a possibilidade de construir uma carreira sólida na empresa . Nestes 20 anos, a EFPM já formou mais de 600 profissionais. A principal mudança para as turmas de 2010 – 2011, é a ampliação de 60 vagas para 90 vagas nas unidades da EFPM Ana Rech e Planalto, em Caxias do Sul, aumentando para 166 o total de aprendizes em todas as cinco unidades.


RENAULT CARAVANAS - A Renault do Brasil vai levar para São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, o mundo mágico do circo. É o projeto “Renault Caravanas”, que desembarca na cidade levando na bagagem atividades lúdicas, shows, exposições, cursos e prestação de serviço, num espaço especialmente elaborado, tendo o universo circense como tema. As atividades acontecem nos dias 29 e 30 de maio, quando o Centro de Eventos da cidade vai receber os visitantes com mágica, palhaços, malabares e outras atrações. No evento, ficarão expostos alguns dos modelos da linha Renault à venda no país: Clio, Logan, Sandero, Stepway, Symbol, alguns deles estarão à disposição também para test-drive. Enquanto os pais conhecem melhor os modelos da marca, as crianças poderão se divertir jogando videogame ou ainda vivenciando um pouco da riqueza das artes circenses com as aulas na Escola de Circo. Outra opção para os adultos é a Oficina de Direção Defensiva, a cargo do Centro de Pilotagem Roberto Manzini By Renault. Os motoristas terão noções e dicas práticas de como dirigir de maneira consciente, zelando pela economia, segurança e pela integridade do veículo. Para tanto, estarão disponíveis 15 veículos de diferentes modelos da Renault.


TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS - O ônibus Hybridus, veículo 100% brasileiro com tecnologia híbrida elétrica/diesel, será o destaque da Agrale no Challenge Bibendum 2010, que acontecerá entre os dias 30 de maio e 3 de junho, no Rio de Janeiro, e reunirá mais de três mil e quinhentas pessoas, entre autoridades, convidados e imprensa de diversos países, para avaliar os desafios e soluções em prol da mobilidade sustentável. A montadora apresentará também o trator Compactador 4230.4 apto a utilizar biodiesel B25. A Agrale se destaca como uma montadora pioneira no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e atenta às questões ambientais, lançou nos últimos anos diversos produtos que colaboram para a redução de emissões e com foco na preservação ambiental. O Hybridus tem capacidade para transportar 73 passageiros, o veículo modelo low-entry (piso baixo), apto para trabalhar em corredores de ônibus, proporcionando maior segurança para os usuários. O ônibus também é equipado com ar-condicionado, oferecendo maior conforto aos passageiros.


COM A BATERIA - A bateria é um dos componentes do veículo que mais sofre durante o inverno. Dificuldade em dar a partida é o primeiro sinal de que algo pode estar errado. Com o intuito de orientar os motoristas sobre o problema, a DPaschoal, por meio do programa Economia Verde, oferece dicas básicas para aumentar a vida útil da bateria. “”, explica o engenheiroMantenha os conectores da bateria sempre limpos e bem apertados e evite dar a partida no motor com algum acessório elétrico ligado. Além disso, verifique o nível da água nos modelos que não são selados e, se for o caso, complete com água destilada Eliel Bartels, supervisor técnico da DPaschoal. Se a bateria do carro já apresentou algum tipo de pane, e precisou de uma recarga, o correto é fazer um teste para verificar as condições do produto. Uma inspeção no funcionamento do alternador também é fundamental para verificar se o componente está gerando energia suficiente para carregar a bateria.


LATA VELHA - A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição e sensores de oxigênio do mundo, acaba de firmar parceria com o Centro Automotivo Garage 59, produtora oficial dos carros do Lata Velha, quadro do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. A empresa irá fornecer velas e cabos de ignição, além de sensores de oxigênio, que a companhia comercializa sob a marca NTK, para a temporada 2010 do Lata Velha. “Por meio dessa parceria com o Garage 59 iremos contribuir para que os carros restaurados no quadro Lata Velha tenham produtos de qualidade e tecnologia de ponta”, diz Ricardo Namie, chefe de Assistência Técnica e Marketing da NGK. O Caldeirão do Huck vai ao ar aos sábados, às 16h, pela Rede Globo. O programa atinge cerca de 80 milhões de telespectadores por todo o País. O quadro Lata Velha é exibido quinzenalmente.


CALENDÁRIO PERMANENTE - Avaré (SP) receberá a primeira etapa da mais nova competição do off road nacional, o Sertões Series, que acontece neste final de semana (28 e 29). A cidade já está pronta para receber cerca de 185 competidores, que desafiarão o percurso de 134 quilômetros em meio a plantações de laranja, café e cana-de-açúcar. A estância turística de quase 90 mil habitantes, localizada a 260 quilômetros de São Paulo, é conhecida pela beleza da praia fluvial da represa do Jurumirim, que tem o volume de água cinco vezes maior que o da baia de Guanabara, no Rio de Janeiro (RJ). "Avaré já tem uma forte vocação para o turismo rural e de negócios, mas atrai cada vez mais praticantes de esportes de aventura. O Sertões Series será uma competição muito importante, que esperamos que entre permanentemente para o calendário de eventos do município", afirmou o prefeito Rogélio Barcheti Urrêa. A secretária de Turismo de Avaré, Marcia Falanghe, destaca que o Sertões Series trará visibilidade à cidade. "A Estância Turística de Avaré almeja, com esse evento, divulgar sua imagem por todo o país e atrair turistas de todas as regiões. A oportunidade de realização de negócios, seja na área hoteleira, seja receptiva ou qualquer outra que possibilite o crescimento e incremento em nosso município, passa, necessariamente, pela atração de eventos da qualidade do Rally dos Sertões", disse.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Avaliação – Toyota Corolla Altis 2.0 Dual VVTi Flex 2010


Por Marcus Lauria (texto e fotos)

O Corolla 2.0 ficou uma semana com o CarPoint News para uma avaliação mais completa e precisa, que pode ser lida logo abaixo, no "impressões ao dirigir". O modelo oferecido para o teste foi o topo de linha Altis, o mais caro da gama da linha Corolla, veio com todos os opcionais possíveis e existentes no catálogo da montadora. Com a intensão de manter a liderança de 2009, a meta da montadora é passar das 55 mil unidades vendidas para 60 mil este ano, com mix de 50% para cada motorização. Seu preço inicial é de R$ 89.160, o Corolla Altis chega para brigar diretamente com o Ford Fusion (R$ 84.900), o Hyundai Azera (R$ 80 mil) e o principal concorrente, o Honda Civic EXS. A versão Altis substitui a extinta SE-G, antiga top, que custava R$ 87.170, outra versão que utiliza a mesma motorização 2.0 é a XEi que mantém o preço de R$ 75.830 da "antiga" XEi 1.8 automática. Os motores 1.0 VVTi ficaram com as versões de entrada XLi (R$61.890) e GLi (R$ 65.660).



Nessa versão mais completa não faltam mimos para o motorista e os passageiros, o Altis trás de série itens de conforto como ar-condicionado digital, acendimento automático dos faróis, banco do motorista com ajuste elétrico, bancos em couro, coluna de direção regulável, comandos interno de abertura do tanque de combustível e porta-malas, computador de bordo, painel de instrumentos com Optitron (ficam iluminados o tempo todo), piloto automático, rádio com Cd Player e MP3, sensor automático de chuva, volante com comandos integrados de áudio e computador de bordo, air-bags duplo dianteiro e lateral, faróis de neblina, faróis xenon com regulagem automática de altura e lavador, freios a disco com ABS e EBD nas quatro rodas e sensor de estacionamento frontal e traseiro além de outros não menos importantes. A lista é vasta, a Toyota fez de tudo para conquistar os consumidores dessa faixa de preço.


Sob o capô, a maior novidade do Corolla, o novo motor 2.0 Dual VVTi Flex, que está disponível para a versão XEi e Altis. O propulsor utiliza a tecnologia inédita do duplo comando de válvulas com abertura variável, que possui uma abertura das válvulas de admissão e também as de escape da câmara de combustão, as velas são de irídio, com desenho mais longo e fino e curiosamente montadas em posição central em relação aos pistões, com as válvulas em diagonal. Esse sistema funciona para permitir que a queima de combustível seja mais eficiente. O motor teve um aumento de potência em relação ao 1.8 VVTi de 17 cavalos com etanol (de 136 cv para 153 cv) e 10 cv (de 132 cv a 142 cv), com gasolina. Em conjunto com o motor está o câmbio Shfitronic, de série, com quatro velocidades, que conta com opção sequencial, cujas trocas podem ser feitas na alavanca do console ou em borboletas atrás do volante. O consumo médio de etanol foi de 5,7 km/l, conforme marcava o computador de bordo. Além do motor, a Toyota fez um ajuste na suspensão, que privilegia o conforto, na qual foi utilizado um eixo de torção na traseira.




IMPRESSÕES AO DIRIGIR

Tapetes e recalls à parte o Toyota Corolla 2.0 Altis, cedido pela montadora para avaliação do CarPoint News surpreendeu em todos os sentidos. Nunca tinha avaliado nenhum Corolla da nova geração, só os anteriores, com motor 1.8 VVTi. Por fora, seu desenho, renovado no final de 2008 não agrada a todos, uns acham que ele tem "cara de tiozão" e outros já gostam, achando até moderno demais. Divergências à parte, o Corolla Altis chama a atenção pelo conjunto. Os pontos positivos são o conforto, dirigibilidade e o excelente motor, já os “pecados” ficam por conta do design, consumo e preço alto, principalmente para o modelo testado, que vinha com todos os opcionais disponíveis na concessionária. Ao buscar o carro em uma concessionária da Barra, o modelo chamou minha atenção pela cor, um bege aurora metálico. Peguei a chave, entregue pelo chefe de oficina da loja e ao entrar no Corolla Altis pude perceber por que o carro é o mais vendido de sua categoria, o interior é aconchegante, com bancos em couro bege, que combinam com o tablier e os painéis das portas, que são do mesmo tom, deixando o ambiente interno mais agradável. Achar a posição de dirigir é fácil, o banco elétrico e o volante regulável ajudam bastante nesse quesito, facilitando a vida a bordo. Após acertar os espelhos, o banco e a posição do volante engatei o "D" (Drive) do câmbio automático e sai da concessionária com muita tranqüilidade.


O Corolla Altis é bem previsível e não apresenta surpresa, o volante pequeno e revestido em couro casa bem com a direção elétrica. Com o tempo vou me acostumando aos comandos do rádio (que também podem ser controlados pelo volante). O ar-condicionado digital deixa o ambiente interno aconchegante, ainda mais com o calor do Rio de Janeiro. O Corolla é cheio de porta-trecos espalhados pelo interior, são encontrados no console central, nas laterais das portas além do amplo porta-luvas, que é divido em duas partes. Detalhes que lembram carros de categorias maiores, como acabamento em madeira e cromados fazem parte do visual interno do veículo. Alguns mimos como um botão que ativa o lavador dos faróis e um outro que recolhe os retrovisores externos para evitar danos quando o carro está em um estacionamento, fazem parte do pacote de itens de série dessa versão topo de linha. Uma das pouquíssimas críticas do carro fica por conta de um detalhe bem chato, a todo momento aparecia no painel de instrumentos, um aviso que a tampa de combustível estava aberta, mas sempre fechava e o aviso não sumia.



Mudando um pouco para a parte que mais interessa, o desempenho do novo motor 2.0 litros, fabricado no Japão. Maior e mais moderno o propulsor usa o inédito sistema de duplo comando de válvulas com abertura variável (Dual VVT-i), em vez do comando simples do propulsor 1,8 litro, o chamado VVT-i. O funcionamento é simples e têm abertura "inteligente" as válvulas de admissão e também as de escape da câmara de combustão, enquanto no antigo o mecanismo está presente apenas na admissão. Sua potência de 153 cv, com etanol e 142 cv com gasolina são bem distribuídas, a potência máxima é alcançada aos 5.800/5.600 rpm respectivamente. O motor 2.0 rende 20,7 kgfm de torque máximo, já aos 4.000 giros. Além do novo motor, mais revigorado e bem equilibrado, que traz tranqüilidade ao motorista, tanto em um trânsito mais pesado, quanto em uma estrada, o motor está associado ao novo câmbio Shfitronic, de quatro velocidades, de série nesse modelo (e também na versão XEi) se mostrando bem equilibrado, com poucas reduções, mas mesmo assim seu consumo foi alto, a média do computador de bordo do Corolla testado foi de 5,3 e 5,7 km/l, sempre com o ar-condicionado ligado e com o câmbio em Drive. Apesar da opção sequencial do câmbio automático, cujas trocas podem ser feitas na alavanca do console ou em borboletas atrás do volante, o recurso não foi usado, pois preferi continuar com as trocas automáticas, que são mais cômodas para se locomover no caótico trânsito carioca. Outra característica que deixa o carro à frente da concorrência é o comportamento da suspensão, que além de macia é firme, principalmente nas curvas mais fechadas, feitas em velocidade mais elevada. A suspensão usa o recurso do eixo de torção na traseira transmitindo conforto aos ocupantes e deixando quase imperceptível as irregularidades do asfalto lunar da cidade maravilhosa e as "lombadas".




FICHA TÉCNICA

Motor: dianteiro, transversal, 4 em linha, variável, DOHC 16V, fex, 1,986 cm3 de cilindrada.

Potência: 142 cv com gasolina a 5.600 rpm e 153 cv com etanol a 5.800 rpm.

Torque: 19,8 kgfm com gasolina a 4 mil rpm e 20,7 kgfm com etanol a 4.800 rpm.

Diâmetro e curso: 80,5 mm x 97,6 mm. Taxa de compressão: 12,0:1.

Direção: eletridráulica

Câmbio: automático de quatro marchas à frente e uma a ré com opção de mudanças sequenciais
manuais na manopla ou nas borboletas atrás do volante.

Suspensão: dianteira independente do tipo McPherson com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira por eixo de torção, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora.

Freios: A discos ventilados na frente e discos sólidos atrás. Oferece ABS com EBD de série nesta versão.

Dimensões: 4,54 m m de comprimento; 1,76 m de largura; 1,48 m de altura; 2,6 m de entre-eixos.

Pneus: 205/55 R16 em rodas de liga leve.

Carroceria: Sedan em monobloco com quatro portas e cinco lugares.

Peso: 1.632 kg.

Tanque de combustível: 60 litros.

Porta-malas: 470 litros.

Preço: R$ 89.160