Por www.fordparatodos.com.br
Você talvez não tenha percebido que o seu carro mudou muito nos últimos dez anos. Basta darmos uma olhada no que as fábricas anunciavam no ano 2000, para vermos o que o automóvel evoluiu em direção à segurança ativa e passiva, na economia de combustível, nas alternativas de motores e matrizes energéticas, nas informações disponíveis nos painéis dos modernos automóveis e nas instalações das comunicações móveis. Em 2005, quando as montadoras lançaram seus veículos, como o Ford Fiesta, por exemplo, os argumentos de venda dos marketeiros de plantão, na época, eram o aumento da oferta de equipamentos como travas elétricas, abertura elétrica do porta-malas, vidros elétricos com acionamento a um toque, iluminação no porta-luvas, banco traseiro com assento rebatível e conta-giros com acabamento metálico. Havia, também, toca CD e MP3, diversos porta-trecos, controles dos ajustes de altura do volante de direção e do banco do motorista. Nos Estados Unidos, por volta do ano 2000, era inimaginável o consumidor ter um carro “pequeno”. Todo o mundo esbanjava alto consumo de combustível. Mas, da metade da década em diante, muitas empresas começaram a trilhar outros caminho, a Ford entre elas, foi uma das montadoras a se empenhar em mudar o conceito de segurança e conforto com a iniciativa de lançar carros “compactos”. Na verdade, os carros se parecem, hoje, mais com um cérebro sobre rodas, justamente para beneficiar os usuários que gastam, atualmente, o dobro do tempo dentro do carro do que há 10 anos. Um exemplo significativo de carro moderno é o New Fiesta, que a Ford lançou no Brasil em agosto último. Produzido com uma plataforma inédita global, ele chegou ao mercado brasileiro com o mais avançado nível de segurança que inclui, entre outros itens, 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos) opcionais. Seu motor é o Sigma 1.6 Flex, da nova geração Ford no mundo, com 115cv (álcool) e 110 cv (gasolina). Leve, potente, silencioso, durável e com baixo nível de emissões, proporciona uma excelente relação de consumo e performance. A estrutura do bloco, cabeçote, cárter e mancais é construída em alumínio. Uma década atrás, por exemplo, rádio por satélite nos carros, nem pensar. Hoje, mais da metade dos automóveis são equipados com o serviço, com destaque para o sistema Ford SYNC, com rádio via Internet e que pode reproduzir música a partir de porta USB conectado em tocadores de música digital ou memory sticks. Outras soluções inteligentes no Novo Fiesta contribuem para a funcionalidade e conforto: cinco porta-copos, bolsa porta-revistas no encosto do banco do passageiro (opcional), porta-luvas com capacidade de 9 litros, ponto de força de 12 V no console e saídas de ar-condicionado para os bancos traseiros. A notória evolução do New Fiesta traz, agora, pontos de ancoragem para cadeiras infantis que proporcionam segurança e conforto às crianças. Todos os controles elétricos que haviam antes foram aperfeiçoados. As novidades ficam por conta dos cintos de segurança infláveis no banco traseiro, câmeras de ré, sistemas de navegação integrados além de pintura externa com cores mais vibrantes, antes desconsideradas. As pessoas já se acostumaram a conviver com novas tecnologias. E o caminho do futuro está delineado pela aceitação dos motores elétricos e híbridos, uma revolução que a Ford acompanha de perto, especialmente depois do Salão de Detroit deste ano, onde apresentou o Focus com um único motor – elétrico.
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