sexta-feira, 15 de julho de 2011

Como escolher o melhor e mais confiável consórcio de veículos


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por g6 Comunicação Corporativa
www.twitter.com/g6comunicacao
Foto: Marcus Lauria

O mercado de consórcio de veículos está em alta em 2011. Por conta principalmente das medidas de restrição ao crédito adotadas pelo Governo Federal, o consumidor brasileiro, cada vez mais, está optando pela modalidade para adquirir seu próximo automóvel ou motocicleta, o que representa uma compra racional e muita mais econômica. Os números de 2011 são impressionantes. A venda de cotas de consórcio de veículos leves (automóveis, camionetas e utilitários), por exemplo, cresceu 56,1% de janeiro a abril deste ano, em relação a igual período de 2010, segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac). Nestes quatro meses foram vendidas 266,3 mil cotas, contra 170,6 mil em 2010. Considerando todas as modalidades, os consórcios movimentaram R$ 25 bilhões no primeiro quadrimestre de 2011 - 39,7% acima do mesmo período do ano passado.

Os consórcios deverão representar cerca de 9% das vendas de automóveis em 2011, contra um percentual de 6% obtido em 2010, e por volta de 30% das vendas de motos, contra 26% em 2010”, afirma Laércio Geronasso, diretor do Consórcio Tradição (www.consorciotradicao.com.br), empresa que atua no segmento desde 2003 e está presente em cerca de 190 concessionárias de motos e automóveis, além de ser o consórcio oficial do Grupo Effa (marcas Effa e Lifan).

Mas como escolher o melhor consórcio, uma vez que existem centenas de administradoras autorizadas a operar no segmento pelo Banco Central? Existem recomendações básicas da própria Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo, como a leitura cuidadosa do contrato. Esteja atento, por exemplo, se há identificação das partes contratantes, descrição do crédito, valor da taxa de adesão, percentual de amortização mensal, garantias exigidas após contemplação, prazo de duração do contrato, taxa de administração, possibilidade de antecipação de pagamento das parcelas e direito do consorciado dispor do crédito distribuído na assembléia de contemplação.

Muitas administradoras atendem aos quesitos básicos, mas no dia a dia frustram os clientes. Um bom exemplo é a transparência e agilidade no fornecimento de informações para o consorciado”, explica Geronasso. No Consórcio Tradição, todas as informações sobre o grupo de consórcio estão disponíveis online, 24 horas por dia. “Nossos clientes ganham uma senha para entrar na intranet da empresa e, com ela, têm acesso ao extrato da sua cota, contemplações do grupo, assembléias, e 2º via do boleto, entre outros dados”, revela.

A rapidez na liberação do crédito de consorciados contemplados é outro ponto que deve ser avaliado. A maioria das administradoras ainda recebe e envia toda a documentação necessária do cliente via Correio. Com isso, o veículo leva por volta de 20 dias para estar disponível para retirada do consorciado. “No caso da Tradição, todo o sistema funciona online. Estando o crédito aprovado, o faturamento é autorizado e o pagamento realizado em até 48 horas após a emissão da Nota Fiscal”, destaca Laércio. A empresa conta hoje com cerca de 150 grupos de veículos (carros e motos) em andamento e entrega mensalmente, em média, 350 veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.