sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Escapamento está entre os 10 serviços mais realizados em oficinas


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Por Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

A vida útil desse componente é comprometida por uso de combustível adulterado com ação de solvente, acúmulo de água na tubulação e nos silenciosos e batidas em lombadas. Pesquisa realizada pela Cinau – Central de Inteligência Automotiva, do Grupo Oficina, com 1.100 oficinas da Grande São Paulo, revela que o escapamento é um dos 10 itens que geram mais serviços de manutenção dos veículos. O escapamento, parte integrante do sistema de exaustão, é formado pelo tubo do motor, silencioso intermediário e silencioso traseiro.

A sua vida útil pode ser afetada pelos seguintes fatores:

- Acúmulo de água na tubulação e silenciosos quando o veículo percorre trajetos curtos e não dá tempo para aquecer o sistema a uma temperatura adequada (a quilometragem varia de acordo com o modelo do veículo).

- Combustível adulterado por adição de solvente que provoca a corrosão do sistema devido ao acúmulo de líquido e aos gases mais agressivos resultantes da queima.

- Batidas em lombadas.

Cuidados para manter o escapamento em boas condições - O engenheiro Henry Grosskopf, especialista em sistemas de exaustão e gerente de produtos da maior fábrica de escapamentos da América Latina (Tuper Escapamentos e Catalisadores), recomenda ao motorista abastecer o veículo somente em locais confiáveis. Em caso de carros flex, a melhor alternativa é optar por gasolina de ótima procedência que pode ter um pouco de vantagem frente ao álcool (etanol) por liberar menos água na combustão, principalmente nos casos em que o veículo costuma fazer trajetos curtos.

Outra dica do engenheiro é substituir a peça que apresenta fissuras. Soldar essa parte só vai adiar a troca. Também orienta fazer uma avaliação completa de todos os componentes em lojas especializadas e de confiança e observar o lote de fabricação estampado no corpo do silencioso para saber o dia e o ano de fabricação, por exemplo, 235/2011 indica que a peça foi fabricada no 235º dia do ano de 2011.

Com a inspeção ambiental veicular na cidade de São Paulo, que passou a medir o nível de ruídos, além das emissões de poluentes, o escapamento é um dos itens checados e, se houver qualquer irregularidade no sistema, como peças desgastadas e soltas, o veículo é rejeitado no teste visual, sendo necessário fazer os reparos e retornar para uma nova avaliação.

Sobre a Tuper Escapamentos e Catalisadores – Maior fabricante de escapamentos da América Latina para o mercado da reposição, a Tuper Escapamentos e Catalisadores atua há 40 anos no mercado, produzindo sistemas de exaustão para todos os modelos de automóveis, nacionais e importados.

Os escapamentos e catalisadores da Tuper seguem o padrão e as características técnicas definidas pelas montadoras, o que garante total excelência em seu funcionamento e em sua adequação ao veículo, atuando como uma peça original. Todos os catalisadores produzidos são homologados pelo INMETRO.

Com sede em São Bento do Sul – Santa Catarina e Centros de Distribuição localizados em várias regiões do país, a empresa é pioneira na galvanização total de seus produtos e mantém uma linha de montagem moderna, permitindo estar apta a oferecer soluções automotivas com qualidade e eficácia. Foi a primeira no Brasil a fabricar um sistema completo de exaustão composto por tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário, silencioso traseiro, silenciosos universais, ponteiras e equipamentos e acessórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.