terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ford apresenta o novo caminhão cargo para a Fórmula Truck


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa Ford

A Ford exibe na Fenatran o novo caminhão de competição da equipe oficial Ford DF Motorsport, equipado com a cabine do Novo Cargo. Mostrado ao público pela primeira vez, o veículo está em fase final de testes para estrear na temporada de 2012 da Fórmula Truck.

A nova cabine do Ford Cargo traz linhas arredondadas de estilo Kinetic, com grande área envidraçada e defletores frontais que favorecem o desempenho aerodinâmico. Entre outras adaptações, o modelo de competição é rebaixado a uma distância de apenas 5 centímetros do solo, recebe gaiola e bancos de competição. O seu peso é reduzido com a retirada dos revestimentos internos, enquanto o motor é preparado para desenvolver perto de 1.200 cv de potência.

"A nova cabine é maior e mais pesada e estamos trabalhando para otimizar a distribuição de peso. Ao mesmo tempo, ela traz um ganho aerodinâmico que vai nos tornar mais competitivos em 2012", diz Djalma Fogaça, chefe técnico da equipe.


De 0 a 100 km/h em 6 segundos

O cavalo-mecânico Ford Cargo 9332 preparado para competição tem a potência do motor Cummins 9.3 L, de seis cilindros em linha, aumentada de 310 para 1.170 cavalos e gera um torque de 220 Nm. O desempenho do bruto rivaliza com veículos esportivos muito mais leves: acelera de 0 a 100 km/h em apenas seis segundos, com giro de até 3.100 rpm, e atinge a velocidade máxima de 235 km/h.

Para tanto, ele traz mudanças na câmara de combustão e no sistema de bomba injetora, com a utilização de turbinas especiais de alta pressão, com carga de aproximadamente 4 kg de pressão constante de ar. O sistema de arrefecimento é redimensionado, para refrigerar água e ar na quantidade necessária. Pistões, bielas, cabeçote e virabrequim também são retrabalhados.


Suspensão rebaixada

A transmissão Eaton, de seis marchas, é especial, com relações de "dente reto" em vez de helicoidais para aumentar a resistência. A suspensão tem novo desenho, com molas especiais parabólicas e amortecedores de competição pressurizados. A cabine, além de ganhar uma "célula de sobrevivência", passa por uma transformação completa e contribui para a redução final de quase 2.000 kg no peso do caminhão, que pesa em torno de 4.000 kg.

Com o rebaixamento da cabine, o motor fica praticamente ao lado do piloto. O painel, além de conta-giros, medidor da temperatura da água, do motor e da entrada de ar da turbina, tem um sistema de telemetria para coleta de dados como pressão do acelerador, pressão do turbo, esterçamento do volante e momento de frenagem. "Esses dados são importantes para monitorar tanto o comportamento do veículo como o desempenho dos pilotos", completa Fogaça. O tanque de combustível, feito de alumínio e com capacidade de 140 litros, é posicionado bem no centro do caminhão por questão de segurança. Já o pneu é o mesmo do modelo de série, com a única diferença de ser lixado para aumentar a aderência, se a pista não estiver molhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.