segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Lançamento - Confira os preços do Chevrolet Celta/Prisma 2012 - parte 2


Por Marcus Lauria
Fotos Divulgação

Porto Alegre/RS - Foram divulgados agora à noite, em Porto Alegre, durante a apesentação tácnica do Celta e Prisma 2012. Os preços começam em R$ 26.115 para o Celta LS, com duas portas, chegando a R$ 30.518 completo. O celta quatro portas começa em R$ 27.833 e chega a 31.382, para a versão LS e na versão LT seu preço inciia em R$ 29.364, podendo chegar a custar R$ 32.784. A pintura metálica sai a R$ 577. O Prisma começa em R$ 31.344, podendo custar até R$ 35.288, sempre na versão LS, a pintura metálica sai a R$ 717. Amanhã tem as primeiras impressões do carro que será postanda à noite, com fotos exclusivas.


Lançamento - Chevrolet Celta/Prisma 2012 - parte 1



Por Marcus Lauria
Fotos: Divulgação

Porto Alegre/RS - A Chevrolet apresentou hoje (31), em Porto Alegre (RS), o Celta e o Prisma modelo 2012. Os modelos receberam uma leve alteração na carroceria, nos dois modelos e algumas novidades na parte interna. Por fora, ambos tiveram sua grade modificada, seguindo o novo DNA da marca, com uma barra central na cor da carroceria, ostentando a gravata dourada ao centro. Os faróis tiveram a superfície interna escurecida, chamada de “Dark Chrome” pela montadora. Todas as versões agora tem os parachoques (dianteiro e traseiro) na cor do veículo. Tanto Celta quanto o Prisma usarão a nova nomenclatura da marca “LS” ou “LT”, que podem ser identificadas no canto inferior das portas dianteiras. As lanternas traseiras dos dois modelos receberam um acabamento fumê, dando mais requinte ao visual espartano. No caso do Prisma, foi adicionada uma régua cromada que se destaca na tampa do porta-malas. Por fora ainda foram aplicados um novo design nas calotas aro 13 polegadas, a posição da gravata da Chevrolet está no centro da tampa traseira e uma nova cor está sendo oferecida uma nova cor metálica, a Cinza Orium.






Por dentro, os dois modelos receberam algumas modificações, como o novo volante, como uma nova empunhadura, melhorando a dirigibilidade, com o desenho modificado, com um arco prateado que envolve o miolo do volante, em alto relevo, que destaca a gravata dourada da marca. O volante tem sua cor modificada na cor da parte interna do volante conforme a versão: na LS ela é cinza e na LT, prateada. Seguindo a linha do volante, é possível notar que os instrumentos têm novos grafismos e iluminação “Ice Blue”, que lembram os modelos recentes da marca como Agile, Nova Montana, S10, Malibu e Camaro, assim como no console central é possível observar os novos comandos de controle do ar-quente e ar-condicionado, com design e contornos com anéis cromados. Para deixar o ambiente interno mais agradável, a Chevrolet mudou os bancos, com novo desenho e novos tecidos, que são mais claros em algumas partes do assento, dando a sensação de mais espaço. Por dentro ainda foram adicionados novos porta-objetos, localizados em locais de fácil acesso, como a introdução de porta-copos próximos da alavanca de freio de mão. A Chevrolet aproveitou para aumentar Os porta-objetos nas portas dianteiras, com espaço para uma garrafa pequena de refrigerante ou água. O modelo ainda oferece espelho na sombreira e alça no teto, ambos do lado do passageiro.




Tanto o Celta quanto o Prisma tem vendas mensais de 13.000 unidades e são fabricados no no Complexo Industrial de Gravataí, no Rio Grande Sul), supera a marca de 1,5 milhão de unidades produzidas desde o seu lançamento em 2000. Ambos os modelos receberam uma nova nomenclatura, com duas versões: LS e LT. Para o Celta a versão LS está disponível com carroceria de duas e quatro portas, enquanto a LT, a mais completa da linha, somente com quatro portas. O Celta é oferecido apenas com o mesmo motor 1.0 Flexpower VHCE, que desenvolve 78 cavalos de potência e tem 9,7 kgfm de torque, quando abastecido com o etanol e 77 cavalos de potência, com gasolina, e oferece 9,5 kgfm de torque. O Prisma LS, de entrada oferece o mesmo motor do Celta e a versão top de linha, LT disponibiliza do motor 1.4 Econo.Flex. Os preços serão divulgados hoje à noite, na apresentação oficial para a imprensa especializada. O CarPoint News está em Porto Alegre cobrindo o evento e trará as novidades.


Noble M600 será apresentado em abril


A Noble, empresa britânica especializada em carros exóticos e esportivos, anunciou que a produção do seu novo superesportivo, o M600, que começa em abril deste ano. O modelo será equipado com um potente motor V8 Biturbo de 4.4 litros com três níveis de potência: 450, 550 e 650 cavalos. O propulsor é de origem Volvo, com preparação da Yamaha. Na versão mais potente, seus números impressionam, o M600 com 650 cv faz de 0 a 100 km/h em apenas 3 segundos e, segundo a marca britânica, alcança os 362 km/h de velocidade máxima. Para ajudar no desempenho, seu peso foi reduzido e o superesportivo pesa apenas 1275 kg, graças ao uso de materiais muito leves na sua construção, como os painéis em fibra de carbono e o chassi em aço inox, reduzindo o peso ao mínimo beneficiando assim as performances. Segundo o slogan do fabricante, o modelo foi "projetado para proporcionar uma experiência de condução pura", que usa um sistema que pode desligar os recursos de segurança como o ABS ou o controle de estabilidade, mais conhecido por ESP. A versão mais potente custa 250 mil euros e já conta com mais de 50 encomendas.

Leitor do blog Carro e Segredos flagra JAC J3 Turin em rodovia de SP


Por Carros e Segredos

Um leitor do blog Carros e Segredos flagrou no mês de passado uma unidade do JAC J3 Turin em plena rodovia Ayrton Senna, na capital paulista. A marca que irá iniciar oficialmente suas operações no Brasil a partir do mês de março, ainda está adequando seus veículos às condições de rodagem do nosso país como mostram essas imagens exclusivas. Ele será vendido daqui a dois meses com as mesma configurações do hatch, a partir de R$ 39,9 mil, e com um bom motor 1.4 VVT de 16V de baixo consumo e ótimo desempenho. A suspensão traseira será independente Dual Link, o que aumenta o conforto interno e a segurança a bordo. Para completar haverá série a presença de airbag duplo e pelos freios ABS com EBD. Além do sedã, que aparece nessas imagens, a marca chinesa ainda irá oferecer no mercado nacional, o J3 hatch, o sedã J5 e a minivan J6, que também foi flagrada pelo blog há um tempo atrás. A JAC será controlada no país pelo Grupo SHC do ex-presidente da Citroën Sérgio Habib e a rede de concessionárias irá contar inicialmente com 46 unidades nas principais cidades brasileiras. Para quem quiser conhecer melhor essa nova marca, basta visitar o site oficial (http://www.jacmotorsbrasil.com.br/index.php), que está no ar há algum tempo. Para ver mais fotos, acesse o blog Carros e Segredos.


Mercedes revela novo Classe C 63 AMG


A Mercedes divulgou as primeiras imagens do atual série C63 AMG, na versão 2012, antes mesmo de sua apresentação oficial no Salão do Automóvel de Genebra, em março. O modelo esportivo da Classe C será oferecido em duas carrocerias, a sedan e a Touring (perua), o esportivo chega cheio de alterações estéticas, como manda a tradição dos modelos AMG. Foram introduzidos a carroceria novos faróis, com máscara negra, grade frontal e para-choques mais esportivas e novas rodas de 18 polegadas, que deixaram seu visual mais agressivos. Além de spoilers laterais, dianteiro e traseiro. A versão sedan ainda conta com aerofólio e extrator traseiro. O “bólido” de rua está equipado com um motor V8 de 6.2 litros com 463 cavalos de potência e 600 Nm de torque máximo e passa a contar com uma nova transmissão automática MCT de sete velocidades, que, segundo a marca alemã, garante uma redução na ordem dos 10% no consumo. Segundo o fabricante, o esportivo faz de 0 aos 100 km/h em 4,5 segundos (4,6 segundos no caso da Touring) e alcança uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. As vendas do novo Mercedes Classe C63 AMG iniciam no segundo trimestre do ano.



Confira o vídeo:


Bugatti quer que novo Veyron chegue a 434 km/h


A Bugatti já está se preparando para desenvolver a nova geração do superesportivo Veyron, as informa a revista britânica Auto Express, que afirma que o modelo será ainda mais veloz e leve que o atual Veyron. A nova geração será equipada com o mesmo bloco W16 de 8 litros capaz de desenvolver pouco mais de 1200 cv. O modelo vai aproveitar toda a experiência adquirida pela Lamborghini, uma das marcas do Grupo Volkswagen e vai apostar no uso de fibra de carbono na construção de seus modelos a Bugatti pretende reduzir o peso do Veyron em cerca de 100 quilos. Com isso, sua aceleração de 0 a 100 km/h deverá ser menor que os 2,5 segundos, podendo alcançar uma velocidade máxima de 434 km/h, velocidade essa maior que a da versão Super Sport (fotos)), considerado o carro mais rápido do mundo com a marca de 431 km/h. O modelo deverá ser apresentado em 2013, iniciando a sua comercialização no ano seguinte.

Fiat lança versão EsseEsse Gulf do 500 Abarth


A Abarth apresentou o 500 EsseEsse Gulf, série criada para comemorar uma década de atividades da empresa petrolífera em Luxemburgo. A edição especial está limitada a apenas dez exemplares e se destaca por exibir as cores da famosa empresa de óleo, a “Gulf Oil”, que está associada às vitórias de carros como os emblemáticos Porsche 917 nas 24 Horas de Le Mans. O modelo está equipada com também bancos esportivos com revestimentos nas cores laranja e azul e respectiva placa numerada em locais exclusivos. A série especial possui sob o capô um motor 1.4 T-Jet de 160 cavalos de potência e 230 Nm de torque máximo, permitindo o pequeno carrinho fazer de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e atingir os 211 km/h de velocidade máxima. Sua emissões de CO2 são de 155 g/km, segundo a montadora. O primeiro exemplar será entregue ao vencedor do concurso promovido pela Gulf Oil para comemorar seus 10 anos de atividades em Luxemburgo, enquanto que os nove exemplares restantes serão vendidos por um preço de 25 mil euros.

Top 5 do Euro NCAP 2010 é anunciado


Foi anunciado pela Euro NCAP os modelos que mais se destacaram nos testes realizados em 2010. De um total de 29 veículos avaliados no ano passado, 65% conquistaram a pontuação máxima de cinco estrelas, que comparado a 2009, obteve um resultado inferior, cerca de 90%. Informações essa que mostram que os testes são mais rigorosos. Entre esses 29 modelos, os que tiveram as melhores pontuações foram: BMW Série 5 (carros de luxo); Alfa Romeo Giulietta (pequenos familiares); Honda CR-Z (compactos); Kia Sportage (SUV compactos) e Toyota Verso (monovolumes). Sendo que o Suzuki Swift, o Kia Venga, o BMW X1, oVW Sharan/Seat Alhambra e o Citroën C4 alcançaram uma pontuação superior a 80%. Já os que toveram a pontuação muito baixa, foram o Citroën Nemo (três estrelas) e o Landwind CV9 (duas estrelas).


Citroen DS4 é eleito o Carro mais belo do Ano


O Citroen DS4, levou o prêmio de “Carro mais belo do Ano”, por mais de 60 mil internautas de 62 países (“Plus Belle Voiture de l’année”), que foi recebido por Fréderic Banzet, Diretor Geral da Citroën, durante a cerimônia oficial do 26º Festival Internacional do Automóvel. Os votam foram feitos através do canal esportivo Eurosport, e o Citroën DS4 superou modelos como Honda CR-Z, Mini Countryman, Renault Wind, Volvo V60, BMW Série 5 e Infinit M, sucedendo assim ao Peugeot RCZ, vencedor no ano anterior. O Citroen DS4 foi também premiado como o modelo com o interior mais bonito por um júri composto por personalidades do mundo do design, esporte, cultura e comunicação social. O DS4 pode ser adquiro com duas opções de motores diesel, o 1.6 HDi de 110 cv (disponível em versão e-HDi) e o 2.0 HDi de 160 cv, e três blocos a gasolina de 1.6 VTi de 120 cv, 1.6 THP de 155 cv e o novo 1.6 THP 200 cv. Todos trabalham em conjunto com caixas de seis velocidades, totalmente manuais ou automáticas.

26 mulheres dentro de um Mini Cooper


Foram necessárias 26 bailarinas para conseguir bater o recorde de pessoas dentro de um veículo. Tudo aconteceu quando um grupo de bailarinas da companhia de dança norte-americana “Pilobolus”, alcançou um novo recorde do mundo ao colocar 26 pessoas no interior de um Mini Cooper. As dançarinas foram bem treinadas antes de bater o recorde, usaram roupas especiais (para se contorcerem à vontade) e entraram para o famoso Livro dos Recordes, conhecido como Guiness. A marca anterior era de 25 pessoas no interior de um Mini Cooper. As dançarinas tinham mais de 1,52 m de altura e permaneceram mais de 5 segundos dentro do carro, com as portas e janelas devidamente fechadas.


Confira o vídeo:


sábado, 29 de janeiro de 2011

Rápidas do final de semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.


182 CAMINHONEIROS - Foi realizada nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/01), mais uma edição do Programa Estrada para a Saúde, promovido pela CCR NovaDutra. A ação voltada para a saúde dos caminhoneiros foi realizada em uma unidade montada no posto de serviços Graal Três Garças, localizado no km 58,6 da rodovia, no sentido São Paulo, em Guaratinguetá (SP). Nos dois dias de evento foram atendidos 182 caminhoneiros. Durante a ação, realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá, Polícia Rodoviária Federal, empresas e instituições parceiras da Concessionária, foram registrados 90 atendimentos médicos e 105 testes de acuidade visual. Foram realizadas ainda, aplicações de vacinas em 67 caminhoneiros, e oferecidos serviços como corte de cabelo e massagem. Além dos serviços oferecidos aos motoristas, 27 caminhões passaram pela checagem de itens essenciais. Para esta edição do Programa Estrada para a Saúde, a CCR NovaDutra contou com as parcerias do Posto de Serviços Graal Três Garças - Guaratinguetá, FATEA – Faculdades Integradas Thereza D´Ávila, Escola do Comércio e Profissionais de Beleza – Guaratinguetá, Secretaria Municipal de Saúde de Guaratinguetá, CAMINHÃO 100% e CARRO 100% - Manutenção Preventiva de Veículos e Polícia Rodoviária Federal.


EM QUATRO CATEGORIAS - Quatro modelos da linha da Volkswagen do Brasil foram premiados na 13ª Eleição dos "Melhores Carros", promovida pelo Best Cars Web Site. Na edição deste ano, que contou com a participação de mais de 37 mil internautas, o Novo Gol foi escolhido como "Melhor Hatch Pequeno – Classe 1", enquanto o Jetta ficou com o título na categoria "Melhor Sedã Médio". As picapes Saveiro e Amarok também foram as primeiras colocadas nas categorias "Melhor Picape Pequeno" e "Melhor Picape Médio/Grande", respectivamente. A nova geração do Gol, eleita pela terceira vez consecutiva nessa categoria, teve com 28,5% da preferência dos eleitores. O Jetta obteve 20,2% dos votos entre os 16 modelos que disputaram nesse segmento. A Amarok, picape média da Volkswagen, lançada em 2010, recebeu 22,3% dos votos enquanto a Saveiro obteve 38,6%. A votação foi realizada entre outubro e dezembro de 2010. A eleição os "Melhores Carros do Best Cars" escolhe anualmente, desde 1998, os veículos que se destacam em categorias que abrangem diversos segmentos do mercado automotivo e também abre espaço para carros fora de produção, incluídos na categoria "O Carro dos Meus Sonhos". A edição deste ano contou com 27 categorias.



OITO NOVOS ÔNIBUS - A Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”) receberá nesta sexta-feira, 28 de janeiro, oito novos ônibus Volvo B9R com carrocerias Irizar Century. Os novos veículos serão distribuídos em oito, das 23 unidades distribuídas no estado de São Paulo. A aquisição é resultado de licitação pública realizada pela universidade, vencida pela Irizar, fabricante de carrocerias para ônibus de Botucatu, que optou pelos chassis Volvo B9R ao formular sua proposta. “Escolhemos o Volvo B9R por suas características de tecnologia mais completa, com destaque para a segurança e o conforto do motorista e dos passageiros”, afirma João Paulo Ranalli, gerente nacional de vendas da Irizar. Os B9R é um dos mais recentes lançamentos da Volvo para o mercado brasileiro de ônibus, desenvolvido para atender os mais exigentes padrões de transporte de passageiros no que se refere à disponibilidade, consumo de combustível, segurança e conforto. É equipado com a arquitetura eletrônica BEA2 - sigla que em português significa arquitetura eletrônica para ônibus (Bus Electronic Architeture). Em sua segunda geração, a BEA aumenta ainda mais os benefícios operacionais e de desempenho.


EM BARBACENA - O grupo Citroën Union, que já representa a marca nas cidades mineiras de Juiz de Fora e Ubá, inaugura a sua terceira unidade em Barbacena com investimentos totais de três milhões de reais e a geração de cerca de 60 empregos diretos e indiretos. A Citroën amplia assim a sua rede mineira para 16 concessionárias e passa a ocupar um espaço importante na BR-040, principal rodovia que liga o Rio de Janeiro a Belo Horizonte. Num ponto considerado como a principal entrada e saída de Barbacena, a concessionária tornou-se um dos cartões de visita da cidade, pela sua beleza e localização privilegiada. Rodrigo Hernandez, gerente nacional de vendas da Citroën do Brasil, informa que “a expectativa de vendas para a nova casa do grupo Citroën Union chega a cerca de 360 veículos novos e semi-novos por ano, além de abrir para o cliente mais um ponto de atendimento completo em vendas, peças e serviços com a tradicional qualidade da rede Citroën na região Sudeste de Minas”. O Grupo Citroën Union vê na “cidade das rosas” uma excelente oportunidade para o desenvolvimento sustentado de seus negócios com a Citroën, pois já vem operando com sucesso em Juiz de Fora e Ubá. Segundo Edenilson Stefanini, diretor do grupo empresarial, “as vendas totais de produtos Citroën pela Union no ano passado chegaram a um volume recorde de 620 veículos novos e 400 veículos semi-novos”. Para 2011, o grupo prevê dobrar esse volume e superar 1.200 unidades vendidas de veículos novos e 800 semi-novos.


KIA DOA US$ 100 MIL - Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, no Parque Municipal de Petrópolis, localizado no distrito de Itaipava, J. W. Sohn, presidente do escritório da Kia Motors Corporation em Miami, entregou ao secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Rodrigo Neves, e ao prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi, cheque no valor total de US$ 100 mil, enquanto a Kia Motors do Brasil, por seu presidente José Luiz Gandini, fez a doação de um caminhão leve Bongo, em ato de solidariedade às vítimas das recentes enchentes registradas na região serrana do Rio. A Kia Motors, em sua política internacional de responsabilidade social, participa de ações em vários países do mundo. No Brasil, em julho do ano passado, a Kia Motors destinou doação de US$ 100 mil às vítimas das enchentes do Nordeste. “Esperamos sinceramente que essas doações ajudem a minimizar a dor dos moradores da região serrana do Rio de Janeiro. A soma de atos de solidariedade pode antecipar a recuperação das cidades atingidas pelas enchentes”, enfatizou José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil.


CATEGORIA FEMININA - A Pró Esporte Brasil, empresa promotora do Rally Barretos, está com o "motor a mil por hora" na organização da 5ª edição do evento, que acontece nos dias 25 a 27 de março, na cidade de Barretos, SP. Essa semana, a CBM - Confederação Brasileira de Motociclismo -, oficializou as categorias que farão parte da temporada 2011 de rali, sendo: SPR - Super Production (preparação livre); PDA - Production Aberta (até 690 cc); PD2 - Production 250 (até 250 cc 4T e 200cc 2T, válida somente para Baja); MAR - Marathon (até 450 cc, para pilotos "estreantes" - ver regulamento); OV4 - Over 40 (livre, para pilotos com idade igual ou acima de 40 anos completos até 2010); FEM - Feminina (livre); QDA - Quadriciclos Aberta - motorização e tração livre); QD4 - Quadriciclos 450 (até 450 cc, tração livre); e UTV - Quadris Utility Terrain Vehicle - categoria experimental (válida somente para Baja). A diretoria de rali da CBM informou que, nos próximos dias, publicará o regulamento completo e atualizado.


BRIDGESTONE EQUIPARÁ LEXUS LFA - A Lexus é a marca de luxo da Toyota para atender, especialmente, o mercado norteamericano. O modelo LFA será calçado com os Potenza S001 nas medidas 265/35ZR20 (dianteiros) e 305/30ZR20 (traseiros), e comercializado no Japão, Estados Unidos e Europa, entre outros mercados. Os pneus Potenza S001 combinam uma sólida dirigibilidade tanto em condições molhadas como secas, com um alto nível de conforto. Desde o lançamento do primeiro pneu Potenza, em 1979, a marca premium Potenza vem ganhando os elogios de uma grande variedade de clientes, especialmente motoristas de veículos de alto desempenho, assim como aficionados por esportes a motor. O Lexus LFA é o novo carro-chefe em desempenho da série F da marca Lexus. O modelo combina um rendimento ultrassensível com o estilo refinado, que abre um novo mundo de emoções ao volante, estimulando todos os sentidos. Devido à sua precisa dirigibilidade, o LFA faz com que motorista e carro sejam um só, dando-lhe uma sensação de tranquilidade ao volante. O desempenho, o excelente desenho do chassi e a meticulosa aerodinâmica do LFA fazem com que a satisfação emocional da experiência de dirigir o Lexus seja a máxima.


TERCEIRA DIMENSÃO - A equipe Citroën Racing inicia um novo capítulo de sua história apresentando o DS3 WRC no Campeonato Mundial de Rali 2011. Com o objetivo de conquistar seu sétimo título de Campeão Mundial dos Construtores, a Citroën Total World Rally Team terá duas duplas: Sébastien Loeb/Daniel Elena, que tentarão ganhar o oitavo título mundial consecutivo; e Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, que fazem sua primeira temporada completa depois de duas vitórias em 2010. Três outros Citroën DS3 WRC serão fornecidos a pilotos privados: Petter Solberg, Kimi Räikkönen e Peter van Merksteijn. Envolvida no mais alto nível do rali mundial há dez anos, a Citroën Racing está se preparando para competir com o seu terceiro World Rally Car. Após o Xsara e o C4, vencedores de três títulos mundiais cada um, o DS3 WRC fará sua estréia no Rali da Suécia (10-13 de fevereiro). A equipe dirigida por Olivier Quesnel definiu um objetivo tão simples quanto ambicioso para esta temporada de mudanças no WRC: manter os títulos mundiais de Construtores e de Pilotos. Verdadeiro fruto da Créative Technologie, o Citroën DS3 WRC atende à nova regulamentação definida pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). A mudança mais visível diz respeito às dimensões: o DS3 é nitidamente mais compacto do que o C4, o que lhe confere um comportamento ainda mais espetacular. A revolução ocorre também debaixo do capô, já que o DS3 WRC é acionado por um motor de quatro cilindros 1.6 turbo de injeção direta, concebido integralmente pela Citroën Racing. Ele é acoplado a uma transmissão 4x4, com um comando de câmbio mecânico e uma repartição da potência constante entre os eixos dianteiro e traseiro.


2010 COM ALTA - A unidade Audi Eurobike de Campinas conquistou mais do que o dobro do percentual de vendas atingindo alta de 64%, comparado a 2009. Foram 191 veículos comercializados, dentre eles o mais vendido foi o A3, com preço inicial de R$ 110 mil. Para 2011, o carro que promete ser um grande sucesso em vendas é o Audi A1, modelo apresentado durante o Salão do Automóvel em outubro, que já está com cinco unidades vendidas por meio de pré-vendas e que serão entregues a partir do mês de março.



LEAD 110 CHEGA - O Lead 110, lançado no País em junho de 2009, já conquistou os consumidores brasileiros: em 2010, foram quase 19 mil unidades comercializadas. O expressivo desempenho fez com que o modelo alcançasse a liderança da categoria, com 68% de participação de mercado. É o scooter da Honda mais vendido no mundo e, em setembro de 2010, atingiu a marca histórica de um milhão de unidades comercializadas. Seu modelo 2011 já pode ser encontrado nas mais de 700 concessionárias Honda distribuídas por todo o País. A novidade são as cores disponíveis – preta, vermelha metálica, amarela metálica e rosa metálica, que substituem a preta com detalhes vermelhos e a cinza metálica com detalhes em prata, comercializadas na edição especial e limitada lançada em setembro de 2010 para comemorar a marca de 1 milhão de unidades vendidas no mundo. Em virtude do sucesso da edição especial, o preço promocional foi mantido para a Linha 2011. Assim, o modelo chega com preço público sugerido de R$ 5.690,00 (base Estado de São Paulo e não inclui despesas de frete e seguro). A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.



VENDAS RECORDE - A Aliança Renault-Nissan teve um ano recorde, com 7.276.398 unidades vendidas em 2010, um aumento de 19,6% em relação a 2009, em um mercado que cresceu 11,8%. A Aliança Renault-Nissan conquistou 10,3% do mercado global em 2010. Renault e Nissan venderam 2.625.796 e 4.080.588 veículos, respectivamente. As vendas da Lada acumularam 570.014 unidades, um aumento de 37,6% em relação ao ano anterior. As vendas da Nissan cresceram 21,5% e da Renault 14%. A Nissan fechou o ano com recorde de vendas de 4.080.588 unidades, 21,5% de crescimento em relação ao ano anterior. A China se tornou o maior mercado da Nissan em todo o mundo, com 1.023.638 unidades vendidas, um aumento de 35,5% em comparação a 2009. As vendas foram lideradas pelo sedan médio Sylphy, com 142.367 unidades vendidas e o modelo Teana, com vendas de 140.842 unidades.


REPLETA DE LANÇAMENTOS - Líder no segmento de áudio e vídeo automotivo no país, a H-Buster continua a disponibilizar novidades no mercado. A empresa já começa o ano com ritmo acelerado, e apresenta os novos modelos em DVD Players – HBD-9560AV, HBD-9300AV e HBD-9400AVN, o CD/MP3 Player HBD-2300MP e o MP3 Player HBDU-3300 - aparelhos ideais para quem procura o máximo em tecnologia in-car entertainment, com comandos de fácil operação e alto padrão de qualidade. O grande atrativo do DVD Player HBD-9560AV é a sua frente removível, que proporciona grande praticidade para os seus usuários. Este aparelho possui entrada USB frontal para iPod e outros aparelhos de áudio, monitor de 7 polegadas integrado e retrátil, com touch screen, que permite o ajuste de inclinação de tela. O DVD Player HBD-9300AV traz a tecnologia Bluetooth, monitor de 3,5 polegadas integrado, possui frente destacável flip-down e saídas pré-amplificadas de áudio estéreo e vídeo (RCA). Já o DVD Player HBD-9400AVN inova ao oferecer, além do monitor touch screen e do Bluetooth, o navegador GPS integrado. Perfeito para quem gosta de viajar e não abre mão do entretenimento durante os seus percursos. Para quem procura modelos mais econômicos, a H-Buster oferece o CD/MP3 Player HBD-2300MP e o MP3 Player HBDU-3300. Os dois lançamentos têm entrada frontal para iPod/MP3 e outros aparelhos de áudio, possuem uma saída pré-amplificada de áudio 2V e frente destacável.


SISTEMA DE CONFORTO - O mercado de acessórios automotivos para conforto e segurança acaba de ganhar mais um produto: o inovador Kapt, desenvolvido pela multinacional Kostal. O produto possui funções inéditas e grande gama de aplicações em vários veículos que contam com o sistema de travamento e/ou fechamento dos vidros através de um controle remoto ou chave original de fábrica. O sistema será integrado a esse controle remoto/chave original, dispensando o uso de mais um controle. O Kapt vem com todas as inovações tecnológicas dos alarmes da linha S-Lock Kostal, como Tecnologia K-Connect – conectividade com módulos automatizadores de vidros elétricos originais e de mercado, tecnologia Mosfet – baixo consumo de energia e proteção contra curto e sobrecargas, receptor RF (super heterodino) – alta performance na utilização do controle remoto e o novo sistema ultra-som auto-ajustável e multifuncional e com a exclusiva função Home Entry – abertura de portão eletrônico, alerta de velocidade, sinalizador de piscas setas e muito mais. Além disso, dispõe da configuração do Auto Lock por deslocamento – travamento das portas sempre que as portas forem abertas pelo passageiro. O Kapt Kostal estará disponível para venda no final de janeiro e o preço médio aproximado a partir de: R$ 300,00.


ATENDIMENTO DE EXCELÊNCIA - A Pósitron, marca da PST Electronics, recebeu o Selo RA 1000, um reconhecimento às empresas que possuem excelentes índices de atendimento no site Reclame Aqui. Na avaliação geral, a Pósitron obteve nota do consumidor de 7.81. A companhia atingiu percentual superior a 90% nos critérios de resposta, solução e novos negócios. No primeiro requisito, que analisa o retorno da empresa com os clientes, a média da Pósitron foi de 96,8%. Na segunda avaliação, sobre o índice de solução dada ao consumidor, a nota conquistada foi de 95,2%. O último critério questionou o consumidor se ele voltaria a fazer negócios com a Pósitron e o número alcançado chegou também a 95,2%. O período de avaliação foi de janeiro a dezembro de 2010. Referência em qualidade e tecnologia no fornecimento de soluções para a indústria automotiva, a Pósitron está cadastrada no Reclame Aqui desde 2004. “Esse canal de comunicação direta com o consumidor é muito importante para a Pósitron porque estamos abertos às opiniões de nossos clientes. O resultado da avaliação no Reclame Aqui comprova o respeito e o compromisso com o cliente”, destaca Kelly Nakaura, gerente de Marketing da PST Electronics.


RECORDE HISTÓRICO - O Chevrolet Agile registrou um novo recorde histórico mensal de vendas em dezembro de 2010, superando em 1.294 unidades o recorde anterior, de 7.578 veículos estabelecidos em novembro de 2010. Foram comercializadas no mês passado 8.873 unidades do modelo, a melhor marca registrada desde seu lançamento, em outubro de 2009. Comparativamente ao mês de dezembro de 2009 os emplacamentos do automóvel cresceram 36,2%. O Agile também comemora a liderança de vendas anual do segmento dos hatchbacks acima de 1.0 litro, com 67.732 unidades emplacadas e 15,8% de participação do segmento, contra 43.878 unidades do segundo colocado, que teve 10,2% de participação. A liderança também foi registrada em dezembro de 2010 com 8.873 unidades emplacadas do modelo, contra 5.471 unidades do segundo colocado. Desde seu lançamento, em outubro de 2009, até o mês de dezembro de 2010, já foram emplacadas 82.126 unidades do Agile, que está disponível no mercado brasileiro em duas versões - LT e LTZ.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Avaliação – Volkswagen SpaceFox Sportline 1.6 i-motion 2011


Por Macus Lauria (texto e fotos)

A nova Spacefox 2011 foi apresentada em Curitiba (PR), no dia 21 de junho de 2010 e só agora o CarPoint News está avaliando o modelo por completo, na época, só foi possível experimentar por um curto percurso de test-drive da montadora. A Volkswagen cedeu um modelo completo para uma avaliação mais minusiosa, de nove dias, onde foram percorridos pouco mais de 220 quilômetros, com o tanque sempre abastecido com etanol. A nova Spacefox ficou mais moderna, com o visual compatível com o novo DNA da marca alemã, apresentado pela primeira vez no coupê esportivo Scirocco. Lançada em 2003, o modelo recebeu melhorias também na parte interna e novos equipamentos de série para todas as versões. A versão cedida pela Volkswagen foi a top de linha Sportline 1.6 i-motion.


A Spacefox ficou muito mais atraente e mais competitivo com seus principais rivais na versão 2011, o “face-lift” aplicado no modelo é o mesmo feito no Fox, onde a parte dianteira e a parte traseira seguiram a linha da marca, harmonizando o conjunto geral da carroceria. Por fora a Station Wagon chama muita atenção por onde passa, com ar de novidade, o modelo se destaca nas ruas. A “SportWagon”, como a própria Volkswagen insiste em chamar a Spacefox, tem como maior novidade as novas lanternas traseiras, que perderam o aspecto circular e ficaram mais retas e modernas, inspiradas no SUV Touareg e com uma certa semelhança com a sua principal concorrente, o Palio Weekend. Visto de frente destaca-se a grade dianteira com filetes cromados, além do novo para-choque, que recebeu elementos horizontais e defletores integrados. Os retrovisores externos ganharam sinalizadores de direção, agora de série em todas as versões. Assim como o banco do motorista com regulagem de altura e porta-objetos na parte inferior (são 17 ao todo), e detalhes cromados em algumas partes do interior. O quadro de instrumentos foi desenvolvido com display em LCD, com mostradores duplos, seguindo o padrão europeu da marca. O interior foi todo reformulado, deixou o ambiente interno mais agradável e aconchegante, e com um certo toque luxuoso, típico dos modelos mais caros da linha de veículos da marca. Achar a posição de dirigir é fácil, a versão testada, completinha, oferecia bancos com regulagem milimétrica, volante com regulagem de altura e profundidade e retrovisores elétricos, facilitando a vida à bordo.


A versão avaliada 1.6 I-Motion (equipada com câmbio automatizado ASG) tem preço inicial de R$ 58.630 (valor consultado no site da montadora), mas que pode ser adquirido por R$ 56.000 em concessionárias do Rio de Janeiro, após consulta prévia por telefone. De série, a nova Spacefox trás direção hidráulica, ar-condicionado, limpador/desembaçador do vidro traseiro, regulagem do banco do motorista, redes nas laterais do porta-malas, banco traseiro com ajuste longitudinal, travamento central, trio elétrico, entre outros. Na versão avaliada ainda é possível encontrar computador de bordo com sete funções, sensor de chuva e sensor crepuscular, airbag duplo, e freios com ABS. Se porta-malas é de 430 litros, que pode ser aumentado para 527 litros devido ao banco traseiro corrediço (enquanto que com os bancos totalmente rebatidos, a capacidade de carga sobe para 1.385 litros). Com um novo pacote de acabamento interno, o SpaceFox oferece agora na versão Sportiline detalhes internos em cinza Siberiam e bancos em tecidos Grafite Machiatto e malharia Loop Titan, o Spacefox avaliado estava equipada com bancos, tecidos das portas e volante revestidos em couro e vinil. Também oferecia CD Player, com MP3, conexão Bluetooth e entradas para USB, SD Card e iPod e quatro alto-falantes e dois tweeters. Com o preço de R$ 58.630, podem ser adicionados mais R$ 1.030 para a pintura metálica ou mais R$ 1.530 para a perolizada. Se quiser adicionar bancos de couro e o volante multifuncional será preciso acrescentar mais R$ 2.900 a conta. Completo com o módulo flexibilidade (bancos rebatíveis, volante regulável – por R$ 830) e o sensor de estacionamento (R$ 750) esse valor sobre para R$ 64.220, um valor exagerado para uma perua média.


No cofre do motor está instalado o velho conhecido 1.6 VHT Total Flex, que disponibiliza 104 cv de potência a 5.250 rpm (com etanol) e 15,6 kgfm de torque (a 2.500 rpm). Segundo a Volkswagen esse motor acelera de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e atinge velocidade máxima de 181 km/h, abastecido com etanol. A suspensão também recebeu um reforço, para melhorar o conforto interno do motorista, e por que não, dos passageiros. Andando com ela no dia-a-dia é possível notar as falhas e os acertos da Volkswagen. Ao entrar no carro, o motorista é bem recebido com um ótimo banco de couro, com desenho esportivo, que também oferece várias posições de regulagem, inclusive de altura. Com a posição correta e os espelhos regulados, hora de dar a partida, para isso é necessário apertar o pedal de freio e girar a chave em seguida, regras básicas para utilizar com segurança o câmbio automatizado ASG em N (Neutro), após girar a chave no contato é possível sentir a potência mediana do motor 1.6. Durante o trajeto os trancos são uma constante na vida do motorista que optou por esse tipo de câmbio, que incomoda bastante, principalmente nas primeiras marchas. O motorista consegue se acostumar com o tempo de uso e passa a administrar melhor as trocas involuntárias do câmbio automatizado. Para quem ainda não está acostumado, aconselho o uso das “borboletas” instaladas ao lado do volante, sempre passando as marchas quando a rotação chegar aos 3.200 rpm ou utilizar a tecla “S” que se encontra localizada do lado esquerdo da manopla de câmbio, que passa as marchas com uma rotação maior e os trancos são amenizados. Outro problema é o consumo, que aumenta gradativamente com esta função mais “esportiva” da caixa de marchas. As trocas de marcha não deixam o motorista à vontade para fazer ultrapassagens, pois as reduções são exageradas a ponto de fazer quem está atrás do volante não arriscar a manobra em certos momentos, principalmente em subidas de serras ou retas curtas. Com a suspensão renovada, o SpaceFox não fez feio nas curvas mais fechadas, mesmo com o piso levemente molhado o carro não perdeu a trajetória em nenhum momento. O modelo chegou facilmente a de 170 km/h na ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro sem forçar muito o motor e sempre estável, sem flutuações da carroceria. Internamente o barulho incomodava, vindo sempre do bagagito do porta-malas, mas na maior parte do tempo o silêncio fez parte de todo o trajeto da avaliação. Enfim, o SpaceFox é bom de dirigir e confortável, predicados importantes para quem deseja levar a família para uma viagem longa, ou mesmo usar no dia-a-dia em uma cidade grande.



*FICHA TÉCNICA:

Motor Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8 válvulas, comando simples (SOHC), injeção eletrônica, gasolina e álcool

Cilindrada (Cm³) 1.598

Potência (Cv) 101 (G) e 104 (A), ambos a 5.250 rpm

Torque (Kgfm) 15,4 (G) e 15,6 (A), ambos a 2.500 rpm

Câmbio Automatizado ASG, de cinco marchas e paddle-shifts no volante

Comprimento (m) 4,18

Largura (m) 1,65

Altura (m) 1,54

Entre-Eixo (m) 2,46

Porta-Mala (l) 430/527 (com o banco traseiro corrediço posicionado à frente)

Suspensão Independente do tipo McPherson, com braços de controle, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora na dianteira; interdependente com braços longitudinais, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos na traseira

Freios Discos ventilados, na dianteira, e tambores atrás

Tanque (l) 50

Taxa de Compressão 12,1:1

Velocidade Final (km/h) 181 (A)

Aceleração 0 a 100 Km/h (s) 11,6 (A)

PREÇO: R$ 57.860 (sem opcionais).

* Dados de fábrica