segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ford exibe modelos especiais no SEMA Show 2012


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Por Imprensa Ford

O New Fiesta e o novo Focus são as grandes estrelas da Ford no Sema (Specialty Equipment Market Association), o maior salão de tunagem do mundo, que abre para o público de amanhã até sexta-feira em Las Vegas. A marca apresenta uma grande variedade de possibilidades de personalização para incrementar o desempenho e o visual dos modelos.



O Focus oferece sete opções de customização, entre elas, o 3dCarbon, com spoiler no teto, molas Eibach, envelopamento acetinado 3M e faixas esportivas vermelhas. Traz também o Focus Capaldi Racing com faróis de tecnologia HID e LED, suspensão esportiva AST e escapamento duplo. Já o Focus Steeda tem suspensão rebaixada, entrada de ar resfriada, rodas de 19 polegadas e itens de acabamento de alumínio.


Por sua vez, dois modelos do New Fiesta estão no Sema. O Fiesta M2-Motoring tem pintura na cor roxa, spoiler no teto, sistema de som e tela touch-screen, além de entrada de ar com resfriador, escapamento especial e freios Wilwood. O Fiesta Aaron Vaccar Signature Series traz vários detalhes personalizados, incluindo entrada de ar, freios de seis pistões, rodas de 17 polegadas, pintura em prata metálico acetinado e acabamento interno em couro vermelho.


Razão com emoção

"Uma das principais razões de compra é justamente a emoção. O Focus e o New Fiesta se adaptam à personalidade do consumidor, o que é muito raro. Vimos, por exemplo, que o New Fiesta é uma compra muito emocional, e muitos proprietários até dão um nome para o seu carro. Por isso, ele é ideal para personalização", diz Lew Echlin, gerente de Marketing de Carros Globais da Ford.


Além desses dois modelos, a Ford também está presente com outros veículos personalizados, incluindo três Explorer e quatro picapes Série F. A F-350 Super Duty "Black Mamba" investe no luxo e estilo, com grade de aço inoxidável, lanternas em LED, pintura preta e grafismos especiais, além de interior em couro e alumínio.

Kia Motors lança nova campanha global da marca


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Por Textofinal de Comunicação Integrada

A Kia Motors lançou mundialmente sua nova campanha global, chamada ‘Inspirada pelo que Você Gosta. Kia, o Poder de Surpreender’. A campanha visa aumentar a percepção e o entendimento das opiniões da marca Kia – ‘Desafiadora’, ‘Focada em Pessoas’ e ‘Viva’ – por meio de comerciais de TV e mídia digital em mercados-chave de vendas.

Além da exposição em larga escala na mídia, a Kia planeja promover uma envolvente experiência digital para aumentar seu vínculo com os consumidores. Para atingir este objetivo, a campanha digital será focada em plataformas de mídia social, nas quais os usuários podem participar e partilhar suas experiências com seus amigos. O comercial de TV traz o embaixador global da marca Kia – o jogador de tênis Rafael Nadal – mostrando ao público o que ele gosta. Em toda a campanha, a Kia irá mostrar que os gostos dos clientes são valorizados pela marca.

Aproveitando a parceria da Kia com o Facebook, a maior plataforma de mídia social do mundo, a campanha digital será implantada em três fases na página global da Kia no Facebook e irá incluir um quiz, um programa de conscientização ambiental e um filme interativo para mídias sociais. Para trazer a marca mais perto dos consumidores do mundo inteiro, a campanha foi lançada em 7 idiomas diferentes e pretende aproveitar o poder das redes sociais para comunicar o tema ‘Inspirada pelo que Você Gosta. Kia, o Poder de Surpreender’.

O Facebook no centro da campanha digital

Focada no botão “Curtir” do Facebook, um dos ícones mais reconhecidos na internet atualmente, os elementos da campanha são projetados para envolver diretamente os consumidores e descobrir o que eles ‘curtem’ e apreciam na vida.

Fase Um: Descubra do que o Nadal Gosta

Os fãs da Kia no Facebook poderão jogar um quiz chamado ‘Descubra do que o Nadal Gosta’. A Kia irá selecionar dois ganhadores entre aqueles que apresentarem as respostas mais corretas e premiá-los com uma viagem para duas pessoas para assistir ao torneio de tênis Australian Open 2012. As respostas corretas e os vencedores serão revelados no dia 10 de dezembro.

Fase Dois: A Kia Curte Cuidar

Durante a fase dois, a empresa vai juntar-se a uma organização de defesa do ambiente de renome mundial para impulsionar e apoiar seu compromisso com a sustentabilidade, partilhando seus valores com os fãs no Facebook. Com o tema ‘Inspirada pelo que Você Gosta’, a Kia vai pedir aos fãs para incluir um selo na foto do perfil, representando seu apoio ao ambiente. Em resposta a esse apoio, a Kia vai doar veículos para a organização de defesa do ambiente para serem usados na implementação de políticas e práticas ecológicas em países em desenvolvimento. O programa de responsabilidade social empresarial ‘A Kia Curte Cuidar’ começa em 8 de novembro e está previsto para terminar em 31 de janeiro do próximo ano.

Fase Três: Like Lab

A Kia irá apresentar o ‘Like Lab’ como a terceira fase de sua campanha digital, no dia 18 de novembro. O ‘Like Lab” é um filme interativo para mídia social que permite aos usuários controlar o conteúdo da história, refletindo o que eles gostam. A história se desenrola com uma cena dentro da agência secreta da Kia, chamada Like Lab, onde agentes e pesquisadores estudam o que os usuários “curtem” para criar os melhores designs para seus carros.

Tendências e desafios de lubrificantes, aditivos e fluidos


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Por Textofinal de Comunicação Integrada

Cinco palestrantes brasileiros e sete painelistas, dos quais cinco internacionais, debateram na quinta-feira, 27 de outubro, no Hotel Renaissance, em São Paulo, as tendências e os desafios do setor na 4ª edição do SimpósioInternacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, evento promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, que recebeu 272 participantes, entre eles 15 estrangeiros.

Após à solenidade de abertura, conduzida pelo presidente da AEA, Antonio Megale, e por Simone Hashizume, diretora da entidade e uma das coordenadoras do evento, a palestra inaugural da edição foi de Luis Afonso Pasquotto, vice-presidente da Cummins para a América Latina, por meio da qual expôs “Lubrificantes:expectativas dos consumidores” e resumiu que os usuários comuns de produtos automotivos estão em busca de preços mais baratos e confiam demais nos fabricantes e em marcas conhecidas no mercado, enquanto os usuários profissionais estão em busca de qualidade e desempenho. Ambos, porém, buscam a longevidade, ou seja, maior intervalo de troca de lubrificantes.

No primeiro painel do IV Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, três executivos internacionais expuseram sobre “Óleos Básicos”. Mike Brown, diretor técnico da SK Lubricants Americas, Ed Potter, diretor de vendas da Neste Oil, e Martin Krevalis, da Exxonmobil Chemical, cuja sessão foi moderada por Pedro Nelson Belmiro, do Instituto Brasileiro do Petróleo. Nesse painel, os três profissionais indicaram tendências e desafios tecnológicos dos óleos básicos, sempre lastreados na economia de consumo e eficiência energética, parâmetros essenciais no custo operacional de frota e performance de motores.

A ANP – Agência Nacional do Petróleo e o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia foram responsáveis pelas palestras “A qualidade dos lubrificantes no Brasil” e “Requisitos de avaliação da conformidade para fluidos de freio”, respectivamente conduzidas por Maria da Conceição França e Fabio Ferreira Real, que mostraram os atuais estágios de regulação e de fiscalização do setor no Brasil.

A segunda parte do programa do simpósio começou com duas palestras sobre tecnologia de lubrificantes. Rafael Antonio Bruno, do Centro de Tecnologia da Mahle Metal Leve, abordou sobre “Desafios e potenciais na interação entre óleo lubrificante e componentes nos motores modernos”, enquanto Carlos Mussato, engenheiro de Produto Senior, da ZF, falou sobre “Influência da tribologia na performance da transmissão”.

O Painel Tecnologia contou com a participação de Eduardo Baralt, cientista da Novvi SA, de Marcos Davi Rufino dos Santos [gerente de Vendas da ChevronOronite], Ian Field [gerente de óleos lubrificantes de cárter automotivo da Infineum] e de Cláudio Williams Azevedo Lopes [gerente de Vendas da Afton Chemical], respectivamente com os temas “Synthetic biology to create high performance lubricant base oils”, “Fluidos hidráulicos, transmissão e freio úmido para máquinas agrícolas”, “European experience with Euro V engines and lubricants” e “Características de lubrificação para motocicletas com motores quatro tempos”. Este painel também foi mediado por Pedro Nelson Belmiro do IBP. Nos debates, em lugar de Ian Field, participou Marco Aurélio Cunha, também da Infineum.

As doze apresentações do IV Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos focaram como principal desafio, a partir de agora, a redução de emissão de CO2, concomitante à economia de consumo e eficiência energética.

Coube a Sergio Luiz Viscardi, diretor da AEA e também coordenador do evento, o encerramento do IV Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, no qual destacou a grande presença de convidados e participantes estrangeiros, prova de que o Brasil, 6º maior produtor de automóveis e 5º de motocicletas, está entre os mais importantes mercados internacionais também em óleos lubrificantes.

"Estamos muito animados por fazer parte da mais nova campanha global da marca Kia", afirmou Stephen Chun, Diretor do Facebook - Asia Pacific. “A abordagem da Kia ao criar formas criativas de se comunicar com seu público é um ajuste perfeito com a plataforma Facebook. Esperamos que o nosso primeiro projeto como parceiros crie uma relação forte e duradoura".

"Por meio da nova campanha global da marca, queremos prestar uma homenagem aos nossos fãs ao redor do mundo pelo interesse e apoio leal que têm demonstrado pela Kia e por nossos carros. Somos verdadeiramente inspirados por eles, e suas vozes nos motivam a desafiar as normas já existentes. Queremos que o que eles gostam seja refletido não só nos nossos produtos, mas na forma como fazemos negócios”, informou Thomas Oh, Vice Presidente Executivo Sênior e COO da Kia Motors Corporation.

A campanha digital na página da Kia no Facebook vai até o dia 31 de janeiro de 2012, com conteúdo disponível em inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, português e árabe. Para mais informações ou para participar da campanha, visite http://on.fb.me/vEA9AB e conte-nos o que você curte.

Audi elege peça publicitária vencedora do desafio A1


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Por In Press Assessoria de Comunicação

A Audi acaba de eleger a melhor peça publicitária do Audi A1, nomeada “A1. E ainda faltam 138 caracteres”, criada por alunos que estavam no primeiro ano do curso de Comunicação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Mais de 250 alunos participaram da competição que teve início em maio, mês de lançamento oficial do carro no país.

O desafio era desenvolver uma peça publicitária alinhada com os conceitos do carro e da marca, e como prêmio tê-la divulgada em uma revista de grande circulação. O grupo vencedor, agora no segundo ano do curso, é formado por: Felipe Alleoni, Rafael Quintal, André Britto, Rodrigo Joseph e Rafael Rabinovitsch. Como prometido, os cinco jovens criativos terão a obra publicada em página dupla na revista Audi Magazine em dezembro.

Temos orgulho de ver a quantidade de alunos, com potencial, que dedicaram parte do semestre para criar um anúncio para a Audi. A ESPM tem um dos níveis de atividade intelectual mais altos do país, e por isso investimos na ideia e desejamos repetir. Os alunos tiveram o cuidado de abordar na criação os conceitos de um carro urbano, baixa emissão de poluentes, completo, com todos os players de mídia à mão. Eles foram impecáveis na criação da campanha”, destaca Leandro Radomile, diretor de Marketing e Vendas da Audi Brasil.

O Desafio

A parceria entre a ESPM e a Audi Brasil surgiu após uma palestra realizada pelo presidente da fabricante de carros alemã, Paulo Kakinoff, aos alunos de Comunicação, no inicio deste ano. Em maio, Audi apresentou um briefing para os estudantes e cedeu todas as informações e pesquisas sobre o Audi A1, além dos objetivos que a comunicação do veículo deveria alcançar, como material de referência para o desenvolvimento da peça publicitária.

Para escolher a melhor peça publicitária, a empresa convidou a agência AlmapBBDO, responsável pela comunicação da marca no Brasil e a agência Urban Summer, responsável pelas ações digitais da Audi. Além da AlmapBBDO e Urban, participam da escolha os próprios colaboradores do departamento de marketing e redatores da editora Trip, parceria da empresa.

Um total de 45 trabalhos foi apresentado pelos estudantes do segundo ano da faculdade que se dividiram em grupos de criação. O grupo vencedor conta ter escolhido o estilo de vida urbano para conceber a peça, privilegiando uma comunicação jovem alinhada a redes sociais, principalmente ao Twitter e número limitado de caracteres. De acordo com os cinco vencedores, a idéia central nasceu em uma hora, e foi desenvolvida durante dias de plantão na faculdade, com o apoio de professores na área de criação, como do docente Heraldo Bighetti Gonçalves.

Saiu o vencedor da promoção da camisa da Ferrari


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Já temos o vencedor da nossa promocao! USando como base o resultado da Loteria Federal do dia 29/09 = 16.265. Tivemos 20 respostas e cada leitor foi numerado de 01 a 20, o mesmo valendo para 21 a 40, 41 a 60.

E o ganhador foi o numero 5 (em base dos ultimos dois numeros da loteria "65"). O numero 5 é o Welcom Amorim.

O vencedor deve entrar em contato com Guilherme Da Luz, e-mail: guilherme@emprestimo.org

Obrigado por participarem, e até a próxima.

Das incandescentes aos leds: a evolução dos faróis automotivos


Por *Ricardo Leptich

De todos os sentidos humanos, a visão é o mais importante para quem dirige, por isso podemos entender a importância que têm os faróis de um carro. Quem utiliza esse meio de transporte todos os dias pode não perceber o quanto precisamos da lanterna e nem como ela mudou para se adaptar aos novos modelos e às necessidades de uma sociedade marcada pela locomoção.

Desde o aparecimento das primeiras lanternas a óleo ou querosene utilizadas nas carruagens do século XIX, progredimos bastante. E o grande marco para a modernização dos faróis foi a chegada das lâmpadas incandescentes na década de 20, proveniente da tecnologia usada nas residências. O primeiro conjunto de que temos conhecimento é o farol selado, mais conhecido como “silibim”.

Anos mais tarde, na década de 90, as lâmpadas de descarga de gás apareceram para modificar o setor. Com elas foi possível melhorar a visão noturna e aumentar a dirigibilidade em condições meteorológicas não favoráveis. Também foi neste período que a estética dos carros começou a ser priorizada e, com isso, viu-se uma evolução no design dos faróis, sendo apresentados modelos mais compactos e mais eficientes.

Só depois, enfim, chegamos ao mais comum atualmente: as lâmpadas halógenas. Inventadas em 1957, só entraram no mercado automotivo no fim dos anos 90. Sua tecnologia tem o mesmo princípio das incandescentes; porém são mais modernas, têm luz mais brilhante, além de serem mais econômicas e apresentarem maior vida útil. Até hoje, este é o modelo mais utilizado nos automóveis do mundo todo.

O próximo passo foi a chegada do xenon. Ao contrário das lâmpadas comuns, estes modelos não possuem filamentos frágeis e a luz é emitida pelo aquecimento do gás Xenônio, o que batiza a tecnologia. Por ter uma luz mais forte, o farol pode ser notado a uma distância maior, aumentando a segurança em ruas, estradas e vias expressas, para o condutor e os outros veículos no sentido contrário. Vale lembrar que, após uma norma do Contran, somente os carros que já têm essa tecnologia como original de fábrica estão em situação regular.

Desde 2004 temos acesso à tecnologia dos faróis com LED, que traz como vantagem a economia de energia de até 40% em comparação às lâmpadas de filamento, além de um maior tempo de vida. Com um mercado cada vez mais moderno e com novas soluções luminotécnicas, podemos esperar produtos ainda mais eficientes em termos de design e segurança para os motoristas.

*Ricardo Leptich é formado em Marketing com especializações em Administração de Empresas pela FAAP e Gestão Empresarial pela FGV. Hoje, é gerente Nacional de Vendas e Marketing da Divisão de Lâmpadas Automotivas e Especiais da OSRAM do Brasil.

Equipe de Curitiba se classifica em londrina para a final do Rally Universitário Fiat


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Por Exclusive Comunicação

O grid que vai disputar um Fiat zero quilômetro na final do Rally Universitário Fiat está quase completo. Na nona e penúltima prova da temporada, neste domingo, em Londrina(PR), quem venceu a categoria Universitário e se classificou para participar da prova do dia 3 de dezembro foi a dupla de Curitiba Jackson Benjamin Ferreira/Sônia Mara Ekermann. Depois de participar pela primeira vez com um amigo em São José dos Campos(SP) e chegar em 14º lugar, Jackson decidiu competir desta vez com a mulher e confessou ter ficado “surpreso com o resultado”. Sônia aproveitou para brincar: “Acho que tenho mais sorte e competência”. Na categoria Paixão Fiat a vitória foi de uma dupla de Umuarama(PR), Jerônimo Alves/Rafael Giovannini. Os 164 competidores, entre pilotos, navegadores e zequinhas, possibilitaram a arrecadação de 656 latas de leite em pó, doadas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE – de Londrina.

O intenso temporal que desabou sobre a cidade n o dia anterior apimentou a disputa com diversas poças. Mas, para que os novatos competidores pudessem participar em total segurança, o trajeto foi encurtado em três quilômetros. Assim, o percurso que, além de Londrina, também passou por Cambé, Ibiporã e Jataizinho teve 117 quilômetros, disputados em 3h48minutos. Mas a animação foi total.

O grupo feminino foi dos mais animados. Logo que a secretaria de prova começou a funcionar no sábado, as três primeiras equipes que compareceram para confirmar a inscrição foram de mulheres. Entre elas estavam as primas Ana Carolina e Marina Pradal. “Nossa família tem tradição em disputas de motos. Queremos ser as pioneiras em competições de carros”, destacou Ana Carolina.



As cunhadas Shallien e Monique Bazzo também estavam otimistas. Monique contou que foi desencorajada na faculdade quando revelou que iria participar. “Disseram que mulher não tem talento para este tipo de disputa, então decidi formar uma equipe feminina, para de monstrar nossa competência”, contou.

As irmãs Priscila e Ermínia Policeno não pouparam esforços para competir. Moradoras do município de São João(PR), elas percorreram cerca de 600 quilômetros. “Contamos com o incentivo de nossa mãe, uma apaixonada por carros. Há meses acompanho o evento pela internet. Quando fiquei sabendo que esta seria a prova mais próxima, avisei minha irmã e nos inscrevemos”, contou Priscila.

A dupla Thier e Edson Silva, pai e filho, também esteve no grupo dos que tiveram que pegar a estrada para competir. Depois de percorrer cerca de 550 quilômetros a partir de Joinville (SC), Thier justificou sua quarta participação no evento. “Além da diversão valer muito mais do que a possibilidade de ganhar um carro, o Rally Universitário Fiat também me permite aprofundar a relação com meu filho. Ficamos muito mais próximos e amigos depois das três provas em que formamos dupla ano passado”, contou.


Acompanhe os pódios das duas categorias:

Universitário
1º Jackson Ferreira / Sonia Mara Ekermann – Curitiba (PR) – 1.644 pontos
2º Thiago Lopes / Renan Procopio dos Santos – Londrina(PR) – 1.711 pontos
3º Richard Vaders / Julio Mora / Cezar Augusto Moreira – Jandira(SP) – 1.884 pontos
4º Thier Fabro da Silva / Edson Luis da Silva – Joinville(SC) – 1.898 pontos
5º Fernando Valentin da Silva / Rogério José Galdino – Cambé(SC) – 2.067 pontos
Destaque Feminino: Shallien Bazzo / Monique Bazzo (Londrina) – 22.654 pontos

Paixão Fiat
1º Jerônimo Alves / Rafael Giovannini – Umuarama (PR) – 1.804 pontos
2º André Luiz de Araujo / Felipe C Araujo – Londrina(PR) – 2.964 pontos
3º Rodrigo Darini / Telma –Rolândia(PR) – 35.413 pontos
4º Bennan de Figueiredo / Bruno Figueiredo / Yohan Figueiredo – Londrina(PR) – 125.689 pontos
5º Daniel Fernandes / Flaviane Angelo – Cambé(PR) – 346.068 pontos

O Rally Universitário Fiat em Londrina tem:

Patrocínio: Fiat
Co-patrocínio: Cartão Fiat Itaucard, Selènia e Banco Fiat
Apoio: Concessionária Fiat Marajó
Hotel oficial: Pousada da Conquista
Rádio oficial: Folha FM 102,1
Parceria: Lecor e Totem
Supervisão: FPRA e CBA
Realização: Exclusive Comunicação

sábado, 29 de outubro de 2011

CB 300R ganha uma edição limitada em comemoração aos 40 anos da Honda no Brasil


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Por Linkpress Assessoria e Comunicação

Desenvolvida para ampliar a atuação da marca no segmento de média cilindrada, a categoria de 300cc da Honda se tornou um sucesso no mercado brasileiro. Desde o seu lançamento, em 2009, até o momento, a CB 300R acumula mais de 156.000 unidades comercializadas. E agora chega em todas as concessionárias Honda na versão 2012 com as novas cores amarela, azul metálica, branca e vermelha.

Além disso, a partir de novembro, estará disponível a edição limitada do modelo. Em comemoração aos 40 anos da Honda no Brasil, a motocicleta terá a cor branca com grafismos exclusivos.



Sinônimo de esportividade e força


Seguindo o conceito “street fighter”, o modelo recebe um design inovador, apresentando linhas que transmitem força na dianteira e leveza na traseira. A carenagem frontal é moderna e esportiva, além de estar integrada ao conjunto óptico. O farol, com refletor multifocal, garante boa visibilidade noturna.

Já a parte traseira apresenta lanterna exclusiva e rabeta curta e afilada, reforçando sua leveza. O assento em dois níveis garante o conforto tanto do piloto quanto do garupa. E para completar o conjunto, alças em alumínio com formato agressivo completam o design e oferecem conforto ao garupa. O painel da CB 300R traz tacômetro analógico e display digital com velocímetro, hodômetros total e parcial, marcador de nível de combustível, além de luzes indicadoras de injeção eletrônica, neutro, farol alto e sinalizadores de direção.

Garantindo agilidade na pilotagem urbana e desempenho superior nas estradas, o modelo conta com motor de 291,6 cm3, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvula no cabeçote, monocilíndrico, quatro tempos, com quatro válvulas e radiador de óleo. Recebe ainda sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection), garantindo acelerações progressivas e lineares, além de respostas imediatas ao comando do acelerador. Tudo isso resulta em um torque máximo de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm e potência de 26,53 cv a 7.500 rpm.

Do tipo berço semi-duplo em aço tubular, o chassi proporciona resistência às torções e excelente dirigibilidade. O modelo é equipado com partida elétrica e bateria selada, isenta de manutenção periódica. A CB 300R recebe suspensões dianteira do tipo garfo telescópico com 130 mm de curso. Já a traseira é do tipo monoamortecida com 105 mm de curso. A motocicleta utiliza pneus esportivos largos e de perfil baixo, que garantem estabilidade, tração e aderência. Já as rodas de alumínio de cinco raios duplos e 17’’ possuem desenho exclusivo, reforçando a esportividade.

A versão Standard conta com freio dianteiro a disco com 276 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão. A parte traseira é a tambor com 130 mm de diâmetro. O motociclista também pode optar pela versão com freios C-ABS, que reúne os benefícios do ABS (Anti-Lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System). Enquanto o primeiro evita o travamento das rodas em frenagens bruscas, facilitando o controle do veículo em situações de emergência, o segundo distribui a força de frenagem entre as rodas traseira e dianteira, aumentando a eficiência e evitando o mergulho da suspensão dianteira e a perda de aderência do pneu traseiro.

O modelo é equipado ainda com o Sistema Honda de Proteção, composto por shutter-key (fechadura acionada com chave sextavada e combinações magnéticas) e comb-lock (trava do guidão combinada à chave de ignição). A CB 300R está disponível nas cores vermelha, azul metálica, branca e amarela. Seu preço público sugerido é de R$ 11.690,0 (versão Standard), e R$ 13.990,00 (versão C-ABS). Já para a edição limitada, é de R$ 11.690,00. Os valores têm como base o Estado de S.Paulo e não incluem despesas com frete e seguro.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Promoção: Ganhe uma camiseta Polo da Ferrari!


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O Site/blog CARPOINT NEWS, com o apoio do site Seguro Auto está sorteando uma camiseta Polo da Ferrari com os leitores que deixarem no espaço de comentários deste texto, a sua opinião sobre seguros de automóveis no Brasil. Qual é a sua seguradora? Ela já te deixou na mão ou ela acabou sendo muito importante no momento em que você precisou? Você está satisfeito com a sua escolha? Ela oferece algum diferencial de mercado que deixa você bem satisfeito? Responda qualquer uma destas perguntas e você já estará concorrendo!

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Saiba mais sobre seguros no site Seguroauto.org


Rio Harley Days contará com a presença dos Motociclistas do Exército Brasileiro


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Por Assessoria de Imprensa da Harley-Davidson

Nos dias 04, 05, e 06 de novembro, na Marina da Glória, na capital carioca, os motociclistas do Exército participarão de algumas atividades do Rio Harley Days como: passeios guiados, cursos e treinamentos de pilotagem, performances de manobras especiais de pilotagem e concurso de marcha lenta.

No maior evento internacional da Harley-Davidson aberto ao público no Brasil e na América Latina, o Exército Brasileiro participará das atividades de acordo com a programação, primando sempre pela segurança, técnica e sucesso de cada uma delas, que é uma das características dos motociclistas militares do Exército. Nos passeios, nos cursos e treinamentos, nas oficinas de técnicas e exercícios de pilotagem e nas demonstrações, os motociclistas militares mostrarão ao público a habilidade e destreza em manobras delicadas e arriscadas com motocicletas da família Touring da Harley-Davidson.

Um dos pontos altos da participação dos visitantes será o Concurso de Marcha Lenta, que é uma competição muito interessante e que requer bastante habilidade, afinal quem chega por último é que vence”, conta Julio Vitti, gerente de Marketing, Produtos e Relações Públicas da Harley-Davidson do Brasil.

Além dessas atividades, a programação do Rio Harley Days ainda conta com exposições, concursos, test rides, área infantil, uma área exclusiva para membros do H.O.G. com atrações especiais, o desfile de motos, shows de rock com RPM, Blitz, Nasi e Maurício Gasperini e feira de produtos, acessórios e customização, com toda estrutura para receber milhares de visitantes.

Serviço – Rio Harley Days:

De 4 a 6 de novembro de 2011
Horário: das 14h à 1h (sexta-feira), das 10h às 2h (sábado) e das 10h às 20h (domingo)
Local: Marina da Glória - Rua Infante Dom Henrique, s/n, Glória, Rio de Janeiro, RJ
Faixa etária: Livre - menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis
Site: www.rioharleydays.com
Ingressos: Lote especial de lançamento (promocional)
Day Pass – sexta-feira ou domingo: R$ 96,00 (H.O.G.), R$ 120,00 (não associados)
Day Pass – sábado: R$ 144,00 (H.O.G.) e R$ 180,00 (não associados)
Full Pass – R$ 240,00 (H.O.G.) e R$ 300,00 (não associados)
* A meia entrada é válida para todas as categorias de ingressos, ou seja, para valores especiais para membros do H.O.G. e não associados também.

“Pôneis Malditos” conquista Prêmio Marketing Best


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Por Nissan no Brasil

Depois de fazer sucesso nas redes sociais com um jingle que exalta os atributos da picape Nissan Frontier, a campanha “Pôneis Malditos” conquistou ontem (quinta-feira, 27) mais um importante reconhecimento da Comunicação: é uma das campanhas vencedoras da 24ª edição do Prêmio Marketing Best, organizado pela Editora Referência, por meio da revista Marketing e pela MadiaMundoMarketing. A cerimônia de premiação será no dia 1º de dezembro, no HSBC Brasil, em São Paulo (SP).

Com mais de 12,9 milhões de visualizações no You Tube, “Pôneis Malditos” já faturou o Galo de Ouro nas categorias Mídia Digital e Cine/TV do renomado Festival Mundial de Publicidade de Gramado, além de ter levado dois Grand Prix do Festival Brasileiro de Publicidade, entregues pela Associação Brasileira de Propaganda (ABP), nas categorias Digital e Filme. O case também foi destaque no Prêmio youPIX, como ‘Trending Topic do Ano’, sendo o vídeo com maior repercussão na internet e no Twitter brasileiros. No Prêmio Colunistas foram dois ouros nas categorias Filme/TV e Case Mídias Integradas. Ao todo, a campanha “Pôneis Malditos” conquistou oito premiações.

“Pôneis Malditos” em números na internet:

Facebook

* 87 grupos foram criados
* 50 páginas foram criadas, a maior delas conta com mais de 3400 membros.
* 111 perfis foram criados com o nome Pôneis Malditos
* 10 eventos existentes, o maior deles conta com 1,882 convidados.
* No pico da campanha tivemos 730 menções aos pôneis malditos por hora.
* Pagina Oficial da Nissan no Facebook: 96.041 fãs (atualizado até: 28/10 )
* Novos fãs: 73.897

You Tube

* 13.566.262 visualizações do vídeo oficial (atualizado até: 28/10 )
* 25.209 comentários no vídeo oficial (atualizado até: 19/Set)
* 4.788 inscrições no canal (atualizado até: 19/ set )
* Somando as views dos 30 vídeos mais vistos e relacionados com o comercial da Nissan, temos 9.949,643views.
* É o segundo vídeo mais visto da história do Youtube na categoria Automóveis.

Twitter

* 50276 mil menções no twitter (“pônei maldito” + “pôneis malditos” + #poneimaldito + #poneismalditos + #tuiteumfilmecomponeis)
* 15 perfis criados no Twitter, o maior deles conta com mais de 18 mil seguidores.
* Ao total, 51940 mil usuários seguem os perfis dos pôneis malditos.
Perfil Oficial da Nissan: 7.365 seguidores, (19/09)
* 4 dias no ‘trending topics’ mundial (considerando o período que ficou)

Tumblr

* 126 posts se referem à campanha.
* O mais popular conta com mais de 37.529 notas (reblogs).

Orkut

* Foram criadas 834 comunidades, a maior delas conta com mais de 200 mil membros.
* Mais de 1000 tópicos citam os pôneis malditos.


Blog

*Mais de 1000 posts, formadores de opinião como Brainstorm9 e Comunicadores postaram sobre a campanha. Notícias nos principais portais nacionais: Terra, UOL, Meio e Mensagens, CCSP, Exame, Folha Online, Estadão, Yahoo e internacionais: BuzzFeed e Adweek, além de charge feita pelo famoso cartunista Maurício Ricardo.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Carros brancos invadem as ruas no verão


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Por Malu Abib Comunicação Estratégica

Antes rejeitados, os carros brancos estão dominando as ruas de grandes cidades como São Paulo e agora significam beleza e glamour. Tanto que especialistas em tendência apontam para uma certa consciência ecológica, com as sensações de maior limpeza e paz, que a cor transmite. Afirmam também que a moda começou no Oriente Médio, com os sheikhs do petróleo e seus carrões.

Fato é que os autos brancos - grandes, pequenos, foscos ou brilhantes e ainda em envelopamento parciais ou totais – combinam com os dias ensolarados e já são os mais pedidos na Foscomania. “Estamos recebendo uma média de 5 pedidos por dia, em nossas duas lojas. Também existe a possibilidade da combinação de cores para os mais indecisos”, brinca Marcelo Alves, empresário da Foscomania.

Vale lembrar que esta tendência não fica restrita ao mundo das quatro rodas e também se faz presente nos universos da moda e da decoração, o que indica sua consistência. Marcelo ressalta que com o envelopamento qualquer carro pode ficar branco. “Já atendemos muito carro branco querendo ficar preto e, agora, é justamente o contrário. Se a mudança for total, basta alterar documento junto ao Detran”, diz.

Foscomania

Endereço Itaim (nova loja): Av. Faria Lima 3.825 (esq. Juscelino Kubitschek / Posto Ipiranga), São Paulo, SP – Tel.: (11) 3079-0348.

Endereço Ipiranga: Rua do Fico 334 – São Paulo – SP. Tel.: (11) 2273-7879 / ID : 55*30*78461

Na Internet: wwwfoscomania.com.br / contato@foscomania.com.br

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Hyundai Veloster recebe cinco estrelas na Euro NCAP


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Por Hyundai Caoa do Brasil - Comunicação

O novo Hyundai Veloster foi um dos destaques nos últimos testes de impacto feito pela Euro NCAP, organização que aponta os veículos mais seguros à venda no mercado europeu. O modelo conquistou cinco estrelas, o que representa a classificação máxima possível.

Com o intuito de chegar a um resultado mais verdadeiro possível, o estudo foi divido em vários segmentos. O Veloster recebeu as melhores notas em dois quesitos, proteção para as crianças, com 89% dos pontos e em proteção dos ocupantes adultos, com 96%. Enquanto que na proteção dos pedestres, a nota foi de 49% e o pacote de itens de segurança recebeu pontuação de 71%.

O veículo foi submetido a uma intensa bateria de testes de impacto, sendo analisada uma gama de itens que envolvem airbags, freios e controle do automóvel pelo condutor.

Veloster no Brasil

O recém-chegado cupê Hyundai Veloster já ocupa a quarta posição entre os hatch médios mais vendidos no Brasil. De acordo com dados do RENAVAM, somente neste mês de outubro (26 dias) foram emplacadas cerca de 1.600 unidades do novato sul-coreano. No ranking, o Veloster fica logo atrás do outro hatch da marca, o i30, que soma cerca de 1.900 unidades emplacadas este mês.


Iveco dá garantia até as Olimpíadas de 2016 para veículos Ecoline


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Por MM EDITORIAL

A Iveco, empresa de caminhões que mais cresce no Brasil, dará garantia especial até as Olimpíadas de 2016 a toda sua gama de veículos da nova linha ECOLINE que começará a ser produzida no início de 2012. Trata-se da maior garantia oferecida a veículos comerciais no mercado nacional. A promoção será válida para intenções de compra registradas até o final da FENATRAN.

A novidade foi divulgada a clientes já no início da feira, maior evento do setor de transporte, que está acontecendo no pavilhão de exposições do Anhembi, na cidade de São Paulo, e termina amanhã, 28 de Outubro, às 21h. "Nossa confiança na alta qualidade e robustez dos novos produtos, bem como na eficiência de nossos serviços de pós-venda oferecidos por nossa rede de concessionárias, nos permite assegurar a extensão desta garantia até as próximas Olimpíadas", afirma Marcelo Bouhid, gerente de marketing da Iveco Latin America.

A nova geração ECOLINE será lançada no mercado entre 2012 e 2014, em lugar da atual linha da marca, que já é a mais moderna do mercado (a empresa lançou seis novas famílias de produtos entre 2007 e 2011). Os principais modelos da nova linha estão expostos no estande da empresa na FENATRAN e os clientes podem conhecê-los, na prática, na pista de testes especialmente montada no Sambódromo, que fica ao lado do pavilhão de exposições.

Entre as novidades da Iveco para a FENATRAN encontra-se o Iveco Stralis AS, um novíssimo caminhão extrapesado, maior e mais potente que o Iveco Stralis atual (que continua em linha, também renovado). O Iveco Stralis AS traz ao Brasil, com exclusividade mundial, uma nova cabine que inclui um painel de design elegante e envolvente, que faz jus à origem italiana da marca. As motorizações são novas e incluem versão com 560cv e 2.500Nm de torque, colocando o Iveco Stralis AS no topo do mercado dos extrapesados.

Os modelos da geração Iveco ECOLINE trazem novas cabines e interiores mais modernos, modificações mecânicas de chassi, suspensão, novos sistemas elétricos e pneumáticos e detalhes estéticos que alcançam todas as famílias de produtos da marca. Além disso, as variações da gama são mais numerosas. Das atuais 85 possibilidades de produtos Iveco (contando família, cabine, motores, transmissões e chassi, apenas), a nova geração ECOLINE dá um salto para mais de 140 versões.

Toda a família ECOLINE será produzida no Brasil, na fábrica da empresa em Sete Lagoas (MG), o que significa que os veículos poderão ser financiados pelo Finame. Serão importadas apenas algumas versões destinadas a aplicações especiais. A motorização de toda a gama ECOLINE atende às normativas do Proconve P7/L6 (Euro V), ou seja, os novos caminhões da marca emitem menos gases poluentes e materiais particulados na atmosfera. Para isso, a linha ECOLINE utilizará as tecnologias EGR (Recirculação dos Gases de Exaustão, em português) e SCR (Redução Catalística Seletiva, em português), com pós-tratamento de emissões com o uso do agente ARLA (agente redutor líquido automotivo) 32. Em todas as suas especificações, os motores ganharam mais potência e torque, melhorando o desempenho e o consumo de combustível.

Desde 2007 a Iveco tem aumentado constantemente seu market share no País, partindo de menos de 4%, naquele ano, para mais de 9% atualmente. As vendas da marca cresceram cinco vezes em cinco anos. “Com esta promoção inédita, aliada a todas as inovações introduzidas na nova geração de veículos da marca, esperamos iniciar 2012 com 10% de participação no mercado", diz Bouhid.

Toyota lança jogo inovador de corridas no Facebook


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Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas

A Toyota anuncia o lançamento do Social Network Racer, jogo inovador para o Facebook, com o objetivo de promover o FT-86 II, carro conceito esportivo com tração traseira da Toyota. A versão para produção do veículo esportivo será oficialmente lançada no Salão do Automóvel de Tóquio, em dezembro de 2011.

Com o Social Network Racer, a Toyota irá usar jogos sociais no Facebook para proporcionar aos jogadores e entusiastas do mundo automotivo a chance única de assumir virtualmente o volante do tão aguardado novo esportivo da Toyota. Projetado para rodar com o recém-lançado Adobe Flash Player 11, o Social Network Racer roda gráficos em 2D e 3D com qualidade sem precedentes para jogos no Facebook.
As corridas começaram recentemente e estarão disponíveis até o fim de dezembro. Os circuitos podem ser customizados com dados do jogador no Facebook, como amigos e páginas que ele “curtiu”. Os prédios adjacentes à pista são preenchidos com conteúdo personalizado do mural, perfil e fotos do corredor no Facebook. Durante esse período, recordistas serão escolhidos e receberão pontos, que poderão ser utilizados para melhorar seus carros.

Após aprimorar seus veículos, esses corredores terão a chance de competir no Campeonato Toyota, uma série de corridas contra outros detentores de recordes do mundo inteiro. O vencedor de cada corrida do Campeonato Toyota participará de um sorteio para concorrer a uma viagem para o Japão, onde testemunhará o lançamento da versão de produção do FT-86 II no Salão do Automóvel de Tóquio 2011.

Serviço

Endereço do Social Network Racer:
https://apps.facebook.com/socialnetworkracer

Caltabiano abre pré reserva do Dogde Ram 2500


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Por Visar Planejamento

A nova Ram 2500 Laramie chega ao mercado nacional com tração 4x4, motor turbo diesel de 6.7 V6 com 310 cv e torque de 83 kgfm. O novo modelo teve direção e suspensão aprimorada para oferecer maior conforto ao motorista, que também ganhou com a reestilização frontal dos para choques, grade e retrovisores. André Martins, gerente comercial da Caltabiano destaca: “O novo modelo da RAM traz muito mais conforto interno com novos equipamentos e acabamentos”.

Caltabiano Chrysler
Av. Pacaembu, 343, Pacaembu, São Paulo – SP
(11) 3665-5500

Majestik, novo conceito em automóveis de luxo e esportivos


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Por TextoIdea de Comunicação

A cidade de São Paulo e o mercado brasileiro ganham, a partir de hoje, uma das mais sofisticadas lojas multimarcas de automóveis de luxo do País, a Majestik, localizada em um dos pontos mais renomados e conhecidos da cidade de São Paulo – a Avenida Europa. Idealizada pelo empresário Jay Halliden, a Majestik traz todas as qualidades e requisitos para se tornar referência do mercado de veículos Premium multimarcas do País. A Majestik pretende oferecer ao cliente completa assessoria em automóveis, sejam esportivos, superesportivos, sedãs de luxo, conversíveis e blindados.

Na avaliação do empresário, os compradores brasileiros de automóveis de luxo, depois de vinte anos da abertura do mercado à importação, querem mais exclusividade. “Diante dessa constatação, a Majestik assessora o cliente na seleção de modelos, sejam eles novos ou seminovos, oferecendo o mesmo suporte de concessionárias, procedência inquestionável, garantia e negociação”, afirma Halliden.

Atendimento – Ao propor um novo conceito de comercialização de automóveis de luxo, a Majestik estruturou uma equipe de profissionais também apaixonada por carros. “Do lavador de carros ao proprietário, todos são, em primeiro lugar, apaixonados por automóveis e, por isso, procuram assessorar e orientar os clientes durante todo o processo de aquisição” , enfatiza Halliden. "Os valores do cliente, suas reflexões e até mesmo seus sentimentos são avaliados pela equipe comercial da Majestik que mantém não somente profissionais e sim uma família capaz de entender os desejos mais apurados de seus consumidores. Adquirir um carro desperta o prazer que só a Majestik é capaz de entender e proporcionar aos seus clientes, seja qual for a aquisição".

Com o lançamento oficial da loja, não queremos ser reconhecidos como importadores independentes, mas sim como uma empresa com novo conceito de automóveis multimarcas. Nosso objetivo é prestar serviços completos aos brasileiros apaixonados por carros. Não nos posicionaremos como concorrentes das importadoras oficiais. Podemos até trazer carros de marcas já estabelecidas no Brasil, mas sempre em versões especiais e exclusivas, uma prática muito comum em outros mercados internacionais”, argumenta Halliden.

O empresário lembra que o automóvel não tem características de uma commodity. “Cada modelo de carro, a seu modo, tem motorização, design, itens de segurança e de conforto, parâmetros de difícil diferenciação, dependendo do perfil do consumidor, uso, dirigibilidade, entre outros fatores. Por isso, em se tratando de automóvel de luxo, o atendimento passa a ser o principal diferencial nesse segmento”, analisa Halliden, para quem a Majestik já nasce com essa maturidade, por ter sido ele um dos sócios da Só Veículos, loja multimarca estabelecida há onze anos no Jardim Europa.

Com o objetivo de consolidar-se como uma empresa única para seus clientes, a Majestik adota a metanoia como filosofia de gestão. Trata-se de uma cultura voltada ao desenvolvimento da visão sistêmica, na qual a liderança participativa tem condições de canalizar os melhores potenciais da equipe em prol da satisfação do clientes. E o resultado pode ser conferido diariamente na Av. Europa, 863.

Audi Q3 recebe cinco estrelas no teste de colisão Euro NCAP


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Por Departamento de Imprensa Audi Brasil

O consórcio Euro NCAP premiou o Q3 com a classificação máxima de cinco estrelas em segurança passiva de acidentes. Os resultados dos testes para proteção de ocupantes adultos, em caso de colisão frontal, traseira ou lateral, segurança infantil e proteção de pedestres, fazem do novo Audi Q3 um dos carros mais seguros da categoria. Fundado em 1997, o consórcio é composto por representantes internacionais de ministérios de transportes europeus, associações de automóveis, seguradoras e organizações de defesa do consumidor. O consórcio realiza exaustivos testes de desempenho em casos de acidentes de carros novos. Os requisitos de teste exigidos pela Euro NCAP excedem em muito os padrões de legisladores europeus.

O resultado dos testes para proteção do motorista e passageiros em caso de colisões frontais ou laterais, fizeram com que o Q3 recebesse a pontuação de cinco estrelas. Também as crianças estão muito bem protegidas no Q3. Neste quesito, o Euro NCAP destaca a importância da existência do alerta sonoro para a não utilização dos cintos de segurança dos passageiros na frente, e em particular, nos bancos traseiros. O Audi Q3 vem com ambos os sistemas. Assegurar a proteção dos pedestres também é uma preocupação da Audi. Por este motivo, a dianteira do Q3 foi construída para ajudar a diminuir as consequências de uma colisão, o que reflete em uma boa pontuação do modelo no quesito proteção de pedestres.

A Audi também valoriza a segurança ativa, além das medidas avaliadas pelo Euro NCAP. Luzes diurnas padrão, por exemplo, fazem com que o Audi Q3 tenha maior visibilidade, especialmente para pedestres. Sistemas adicionais de assistência ao motorista incluem o controle dinâmico de estabilidade padrão (ESP), e o Audi Active Lane Assist, opcionais do carro. O Audi Q3 foi recentemente lançado no mercado europeu e deverá chegar no Brasil em abril de 2012.

Pirelli é a marca mais lembrada pelos homens brasileiros pela 3ª vez, segundo o Folha Top of Mind


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A Pirelli recebeu o troféu Top Masculino pela terceira vez consecutiva na maior pesquisa de lembrança de marca feita no Brasil, o Folha Top of Mind, elaborado desde 1990 pelo Datafolha para o jornal Folha de S. Paulo. A categoria foi criada em 2009 para premiar a empresa mais citada entre todos os segmentos, pelos homens entrevistados durante o levantamento.

Há mais de 80 anos no país, a Pirelli também se manteve na ponta no segmento Pneu com 40% de lembrança, e acumula nove vitórias consecutivas desde 2001, ano em que esta categoria foi criada. O índice de lembrança alcançado pela marca é mais de três vezes superior ao registrado pela segunda colocada (11%). Entre os fatores que colaboram para a forte presença da marca na mente do consumidor brasileiro, está a sua liderança de mercado: cerca de 50% dos carros de passeio e 90% das motocicletas saem das linhas de montagem calçados com pneus da marca. É líder também no mercado de reposição no segmento de carros de passeio e motos e tem mais de 600 pontos de venda em todo o Brasil, que formam a Rede Oficial de Revendedores Pirelli, onde os consumidores têm acesso aos valores e diferenciais da marca no momento da experiência de compra.

A Pirelli tem trabalhado forte para manter a sua posição e fez vários lançamentos e ações de marketing em 2011. No primeiro semestre, chegou às lojas a primeira gama de pneus verdes da marca, acompanhada de campanha de mídia e atuação nas redes sociais”, diz Humberto Andrade, da direção de marketing da Pirelli na América Latina. Denominada Green Performance, as linhas de pneus verdes ajudam a reduzir as emissões de poluentes dos automóveis. A Pirelli também intensificou a sua atuação nas redes sociais para disseminar informações sobre seus produtos, promoções e retorno à Fórmula 1. Para reforçar a interação com os consumidores e realizar prestação de serviços, a empresa criou o personagem Dr. Pirelli, que responde às dúvidas dos consumidores em seu site e em seus perfis no Facebook e twitter.

O retorno à Fórmula 1 também contribuiu para reforçar ainda mais a imagem da marca junto ao público em geral. A empresa aceitou o desafio de fornecer pneus com desgaste programado, o que contribui para tornar as corridas mais emocionantes e deu enorme visibilidade para a Pirelli”, comenta o executivo. No Brasil, a participação na principal categoria do automobilismo mundial se soma às outras atividades da companhia no esporte a motor, que contribuem para conquistar a lembrança do público masculino. Na atual temporada, fornece pneus para 11 competições nacionais de automobilismo, entre elas o Itaipava GT Brasil, Racing Festival, Mitsubishi Motor Sports e Copa Petrobras de Marcas. Também atua nas principais competições do motociclismo nacional, como SuperBike Series e Superliga Brasil de Motocross.

Além dos eventos esportivos, a empresa é uma tradicional incentivadora do mundo das artes. Há 20 anos mantém a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, cujo acervo tem mais de 1000 fotos, com trabalhos dos mais importantes fotógrafos brasileiros dos últimos 70 anos. Outras importantes ações da empresa na área cultural são a Semana Pirelli de Cinema Italiano e o Mozarteum. A imagem da marca também está fortemente ligada ao Calendário Pirelli, que é uma das mais famosas e bem sucedidas ações de marketing de todos os tempos. Publicada desde 1964, consagrou-se ao longo dos anos como um objeto de glamour e desejo, e já contou com top models como Naomi Campbell e Gisele Bündchen. Desde 2001 a peça conta com a participação das maiores modelos brasileiras, como Isabeli Fontana e Ana Beatriz Barros.

Todas essas ações contribuem para tornar a Pirelli uma marca reconhecida e respeitada no mercado, prova disso são os diversos prêmios recebidos como a mais lembrada e admirada pelos brasileiros em outras pesquisas anuais promovidas por publicações de diferentes regiões do país, além do reconhecimento das montadoras. Este ano a Pirelli já recebeu os prêmios Top of Mind Rio Grande do Sul e Top of Mind Paraná, ambos da revista Amanhã (RS e PR); Top of Mind da revista Mercado Comum (MG); o Pop List Goiânia, do jornal o Popular (GO); Prêmio Sindirepa (SP), concedido pela entidade que presenta a indústria da reparação. Também foi reconhecida como a melhor fornecedora na sua área pelas montadoras Toyota, Honda, Fiat e Volkswagen e entrou no Hall of Fame da John Deere (EUA), graças à qualidade do trabalho desenvolvido na América Latina. Internacionalmente, além do reconhecimento do JP Power e Dow Jones Sustainability Indexes, entre outros prêmios, a Pirelli acaba de ser premiada na mostra Innovation Technology Exhibition em Milão, na Itália, com o Top 5 App pelo aplicativo lançado recentemente Diablo Super Biker App.

Linha 2012 da CG 125 Fan e CG 150 Fan chega às concessionárias Honda


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Por Linkpress Assessoria e Comunicação

Sucesso entre os motociclistas brasileiros, a linha 2012 da CG já está disponível em toda a rede de concessionárias Honda. Atributos como versatilidade, durabilidade, robustez, economia e baixa manutenção, fazem dos modelos opções ideais para o dia a dia.

A CG 125 Fan atende às necessidades de um número cada vez maior de pessoas por ser acessível e com vocação para uso no transporte diário ou para o trabalho. Líder em sua categoria, a motocicleta já acumula mais de 234.000 unidades vendidas neste ano. Com a CG 150 Fan, a Honda reforça o pioneirismo em oferecer modelos com tecnologia avançada, além de reforçar sua proposta na preservação do meio ambiente. Impulsionada pelo sucesso das motocicletas Flex, a CG 150 Fan mantém o sucesso nas vendas. Entre 2011, foram comercializadas mais de 200.000 unidades do modelo.


CG 125 Fan: sinônimo de fácil pilotagem

Lançado no mercado brasileiro em 2005, o modelo chama a atenção pela versatilidade, preço e facilidade de pilotagem, uma tradição da família CG. Seu design robusto é bem aceito aliando praticidade e esportividade. Na dianteira, o conjunto óptico apresenta farol redondo com refletor multifocal e lâmpada de 35/35W, além de piscas com visual moderno. Já a traseira recebe lente com refletores integrados. O painel de instrumentos conta com velocímetro, hodômetro total, luzes indicadoras de neutro, direção e farol alto. Outro destaque do modelo está no conforto.

A CG 125 Fan conta com assento largo e ergonômico, que acomoda melhor tanto piloto quanto garupa. O tanque tem capacidade de 15,1 litros, e possibilita melhor encaixe das pernas do motociclista e facilita ainda mais a pilotagem. Para o passageiro, as alças traseiras são altas e garantem uma viagem confortável e segura. A CG 125 Fan é equipada com motor de 124,77 cm3, OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar e alimentado por carburador do tipo PD, com 22,26 mm de diâmetro do Venturi. O modelo tem potência máxima de 11,6 cv a 8.250 rpm e torque de 1,06 kgf.m a 6.000 rpm.

O conjunto conta com catalisador que permite que o modelo atenda com folga os limites de emissões estabelecidos pelo Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). O chassi é do tipo Diamond estampado, e oferece grande resistência a torções, excelente dirigibilidade, além de agilidade em manobras. O modelo recebe um conjunto de suspensões com curso de 115 mm na dianteira e 82 mm na traseira, garantindo um comportamento progressivo e estável.

Os pneus, do tipo 80/100 – 18M/C47P na dianteira e 90/90-18M/C57P na traseira, aliados aos amortecedores traseiros, permitem ajustar de acordo com o peso transportado, além de proporcionar mais equilíbrio. A CG 125 Fan traz ainda freios a tambor, com 130 mm de diâmetro tanto na dianteira quanto na traseira, além de transmissão de cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo. Todos esses atributos garantem uma pilotagem eficiente e engates mais precisos.



Tecnologia Flex na Fan

As motocicletas bicombustíveis conquistaram o público brasileiro, e com a CG 150 Fan não foi diferente. O modelo foi lançado em outubro de 2010 e chamou a atenção pelo sistema Flex (tecnologia Mix Fuel Injection), injeção eletrônica de combustível (PGM-FI) e partida elétrica. Com isso, a motocicleta pode ser abastecida com etanol (álcool), gasolina ou com a mistura de ambos. Para atender as diferentes necessidades dos motociclistas, a CG 150 Fan é comercializada em duas versões: ESi (partida elétrica e injeção eletrônica PGM-FI) e ESDi (que recebe freio a disco). E está disponível nas cores preta, vermelha e cinza metálica.

Seu design conta com linhas marcantes, transmitindo versatilidade e robustez. Com capacidade de armazenar 16,1 litros de combustível, o tanque associa esportividade e formato anatômico, permitindo o encaixe confortável das pernas do piloto. Com relação ao conjunto óptico, o modelo recebe farol redondo com refletor multifocal e lâmpada de 35/35W, além de piscas com visual moderno na parte dianteira. Na traseira, a rabeta esportiva leva a mesma cor do tanque, com lanterna e piscas integrados. O escapamento em aço inox com acabamento na cor preta conta com protetor cromado na maior parte de sua extensão, proporcionando mais segurança.

Para auxiliar as pessoas com relação ao funcionamento da tecnologia Flex, o painel da motocicleta traz a luz “ALC”, que acenderá sempre que houver maior concentração de etanol (álcool) no tanque e piscará em condições de temperatura ambiente abaixo de 15ºC. Para complementar o conjunto, o painel apresenta velocímetro, hodômetro total, marcador de combustível, luzes indicadoras de neutro, direção e farol alto, além de lâmpada de diagnóstico da injeção eletrônica localizado no lado esquerdo.

A CG 150 Fan recebe o motor OHC (Over Head Camshaft), monocílindrico, quarto tempos, de 149,2 cm3, arrefecido a ar, com comando de válvula no cabeçote e balancins roletados. Apresenta potência de 14,2 cv a 8.500 rpm e torque máximo de 1,32 kgf.m a 7.000 rpm. O modelo é alimentado por sistema de injeção eletrônica PGM-FI (Programmed Fuel Injection). Conta ainda com transmissão de cinco velocidades e embreagem multidisco em banho de óleo, que oferece acionamento preciso e macio. É dotada de partida elétrica e bateria selada, de maior vida útil e isenta de manutenção. Seu chassi é tipo “Diamond” estampado, e oferece grande resistência a torções, boa ciclística e dirigibilidade, além de agilidade e estabilidade em manobras urbanas.

O modelo recebe suspensões de 130 mm de curso na dianteira, e 101 mm na traseira, garantindo estabilidade e progressividade. Os pneus são do tipo 80/100-18M/C47P na dianteira e 90/90-18M/C57P na traseira, aliados aos amortecedores traseiros que permitem ajustes de acordo com o peso transportado. A versão ESi conta com freios a tambor com 130 mm de diâmetro tanto na dianteira quanto na traseira, garantindo eficiência e progressividade. Já a ESDi é equipada com freios a disco na dianteira e tambor na traseira.

A CG 150 Fan está disponível por R$ 6.290,00 para a versão ESi, e R$ 6.590,00 para ESDi. Já o modelo 2012 da CG 125 Fan está disponível nas versões KS (partida pedal) e ES (partida elétrica), nas cores vermelha, preta e roxa. O preço público sugerido é de R$ 5.190,00 (KS) e R$ 5.696,00 (ES). Os valores têm como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Começa amanhã o Pit Stop Yamaha em todo o Brasil


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Por Marcel Mano

A Yamaha do Brasil realiza de 27 a 29 de outubro o Mega Pit Stop Yamaha, com inspeção gratuita em itens mecânicos e de segurança em motocicletas de quaisquer marcas realizada por mecânicos qualificados da Rede de Concessionárias Autorizadas Yamaha.

Serão mais de 500 Concessionários Autorizados Yamaha em todo o Brasil, reunidos nessa ação, oferecendo ainda condições imperdíveis para a aquisição de modelos de motocicletas Yamaha em vários planos e opções. As concessionárias participantes realizarão ainda promoções exclusivas para a Crypton T115 K e Factor YBR 125 K, com bonificação nos modelos.

Mais um presente da Yamaha para os motociclistas participantes será a venda do óleo Yamalube a preços reduzidos – cerca de 50%. Se programe, e localize a Concessionária Yamaha mais próxima no Site: www.yamaha-motor.com.br



PSA Peugeot Citroën prossegue seu Plano de Investimentos


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Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis
foto: Roberto Stuckert Filho

A PSA Peugeot Citroën decidiu dar continuidade a um forte Plano de Investimentos no país nos próximos anos. Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën, acompanhado de Thierry Peugeot, Presidente do Conseil de Surveillance do Grupo PSA Peugeot Citroën, anunciou hoje à Presidente Dilma Rousseff e ao Governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, que o Grupo investirá a um ritmo de R$ 575 milhões por ano no Brasil até 2015. O anúncio foi feito no Palácio do Planalto, em Brasília, em cerimônia com a participação também do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel, do Prefeito de Porto Real, Jorge Serfiotis, e de executivos da PSA Peugeot Citroën.

São investimentos totalmente novos, que se somam ao R$ 1,4 bilhão anunciado em 2010. Na prática, somamos um investimento de R$ 3,7 bilhões no país no período de 2010 a 2015. Celebramos assim nossos primeiros 10 anos de produção de veículos no Brasil tendo o prazer de dar início a nossa Fase 2 de implantação no Rio de Janeiro”, afirma Carlos Gomes. Os novos investimentos se destinarão ao Centro de Produção de Porto Real, localizado na região Sul Fluminense, e ao desenvolvimento de novos projetos de veículos das marcas Peugeot e Citroën e de motores.

Na área industrial, a capacidade de produção dobrará em relação a atual, chegando a 300.000 veículos e 400.000 motores por ano em 2015. “Temos objetivos ousados para o crescimento de nossas marcas Peugeot e Citroën no Brasil e na América Latina, por isso decidimos antecipar nosso Plano de Investimentos e ampliar de maneira considerável as obras que estamos fazendo em nosso Centro de Produção. Assim, dobraremos a nossa capacidade de produção e teremos condições de atender à demanda que projetamos para os próximos anos”, afirma Carlos Gomes.

Para isso, o Centro de Produção de Porto Real ganhará, no total, mais 40 mil m² de área construída, novas instalações de chaparia e montagem, uma nova cabine de pintura, novas superfícies de logística e infra-estrutura para atender ao crescimento do Centro de Produção. “É como ter uma nova fábrica em Porto Real, mas ela ficará dentro da que existe”, explica Carlos Gomes. Tanto que aos 800 funcionários que o Grupo já tinha anunciado contratar a partir do fim deste ano se somarão mais 900, totalizando a geração de 1.700 novos empregos diretos nos próximos anos. A intenção é priorizar a contratação de trabalhadores em seu primeiro emprego, o que contribui para o desenvolvimento da região Sul Fluminense e do próprio Rio de Janeiro. Com os novos contratados, a PSA Peugeot Citroën terá cerca de 7.000 funcionários no país.

Este aumento significativo da capacidade de produção e do quadro de funcionários constitui a base para o Grupo PSA desenvolver um forte plano produto para o Brasil e a América Latina. No período de 2012 a 2015 a empresa produzirá localmente 8 automóveis totalmente novos de suas marcas Peugeot e Citroën. A rede de concessionários das duas marcas também será reforçada para atender a demanda prevista. No total, a rede Peugeot e Citroën no país aumentará em 50%, passando das atuais 320 para 480 concessionárias.

A PSA Peugeot Citroën trabalha também, em conjunto com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, para atrair novos fornecedores para a região Sul Fluminense. Para isso, o Grupo já comprou uma área de 650 mil m² contígua à sua unidade industrial para a criação de um novo parque de fornecedores, o Tecnopolo 2, onde se instalarão novos parceiros.

Uma fábrica “verde” e responsável

Adequada ao compromisso mundial da PSA Peugeot Citroën com o desenvolvimento responsável, as novas obras do Centro de Produção de Porto Real seguirão rigorosas regras de respeito ao meio ambiente e a segurança dos funcionários. Como exemplo, a nova cabine de pintura que será construída, assim como já acontece com a atual, utilizará apenas tinta hidrossolúvel (sem solventes) e adotará a nanotecnologia para o tratamento das superfícies dos veículos. A concepção das novas instalações das diferentes áreas da unidade industrial privilegiará o aproveitamento da iluminação natural.

Seguindo os conceitos do PSA Excellence System (Sistema de Excelência PSA), o projeto das novas áreas operacionais tem como objetivo desenvolver um processo de trabalho simples, eficiente e que tem na qualidade dos componentes produzidos o eixo primordial de funcionamento. Garantir o bem-estar dos funcionários é outro ponto importante do projeto; para isso foram feitos estudos de ergonomia que permitirão simplificar a operação das novas máquinas e suprimir ainda mais esforços pesados nos postos de trabalho.

A PSA Peugeot Citroën no Brasil

Em 2011, a PSA Peugeot Citroën completa 10 anos de produção de veículos no Brasil. O Grupo está presente industrialmente no país desde 2001, quando foi inaugurado o Centro de Produção de Porto Real, no Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a unidade industrial produz os veículos Peugeot 207, 207 SW, 207 Passion e Hoggar e os Citroën C3, Aircross, C3 Picasso e Xsara Picasso e também os motores de 1,4 litro e 1,6 litro flexfuel e a gasolina (para exportação).

De janeiro a setembro deste ano, o Grupo comercializou 133.470 carros de passeio e veículos comerciais leves de suas duas marcas, Peugeot e Citroën, com uma participação de mercado de 5,3%. Este resultado representa um crescimento de 8% em comparação ao volume de vendas do mesmo período de 2010, sendo superior a média do mercado brasileiro, que foi de 6%.

A PSA Peugeot Citroën no Mundo

Em 2010, as vendas mundiais do Grupo PSA Peugeot Citroën alcançaram 3.600.000 unidades, das quais cerca de 40% fora da Europa. Graças a suas duas marcas de reputação internacional, a PSA é o segundo fabricante de automóveis europeu, com um faturamento de mais de 56,1 bilhões de euros em 2010.

A PSA Peugeot Citroën está presente em 160 países, com 198.000 colaboradores. Em 2010, o Grupo consagrou 2,1 bilhões de euros à pesquisa e ao desenvolvimento, sobretudo na área de energias alternativas. A PSA Peugeot Citroën desenvolve também atividades de financiamento (Banco PSA Finance), de logística (Gefco) e de componentes automotivos (Faurecia).

Ford apresenta o novo caminhão cargo para a Fórmula Truck


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Por Imprensa Ford

A Ford exibe na Fenatran o novo caminhão de competição da equipe oficial Ford DF Motorsport, equipado com a cabine do Novo Cargo. Mostrado ao público pela primeira vez, o veículo está em fase final de testes para estrear na temporada de 2012 da Fórmula Truck.

A nova cabine do Ford Cargo traz linhas arredondadas de estilo Kinetic, com grande área envidraçada e defletores frontais que favorecem o desempenho aerodinâmico. Entre outras adaptações, o modelo de competição é rebaixado a uma distância de apenas 5 centímetros do solo, recebe gaiola e bancos de competição. O seu peso é reduzido com a retirada dos revestimentos internos, enquanto o motor é preparado para desenvolver perto de 1.200 cv de potência.

"A nova cabine é maior e mais pesada e estamos trabalhando para otimizar a distribuição de peso. Ao mesmo tempo, ela traz um ganho aerodinâmico que vai nos tornar mais competitivos em 2012", diz Djalma Fogaça, chefe técnico da equipe.


De 0 a 100 km/h em 6 segundos

O cavalo-mecânico Ford Cargo 9332 preparado para competição tem a potência do motor Cummins 9.3 L, de seis cilindros em linha, aumentada de 310 para 1.170 cavalos e gera um torque de 220 Nm. O desempenho do bruto rivaliza com veículos esportivos muito mais leves: acelera de 0 a 100 km/h em apenas seis segundos, com giro de até 3.100 rpm, e atinge a velocidade máxima de 235 km/h.

Para tanto, ele traz mudanças na câmara de combustão e no sistema de bomba injetora, com a utilização de turbinas especiais de alta pressão, com carga de aproximadamente 4 kg de pressão constante de ar. O sistema de arrefecimento é redimensionado, para refrigerar água e ar na quantidade necessária. Pistões, bielas, cabeçote e virabrequim também são retrabalhados.


Suspensão rebaixada

A transmissão Eaton, de seis marchas, é especial, com relações de "dente reto" em vez de helicoidais para aumentar a resistência. A suspensão tem novo desenho, com molas especiais parabólicas e amortecedores de competição pressurizados. A cabine, além de ganhar uma "célula de sobrevivência", passa por uma transformação completa e contribui para a redução final de quase 2.000 kg no peso do caminhão, que pesa em torno de 4.000 kg.

Com o rebaixamento da cabine, o motor fica praticamente ao lado do piloto. O painel, além de conta-giros, medidor da temperatura da água, do motor e da entrada de ar da turbina, tem um sistema de telemetria para coleta de dados como pressão do acelerador, pressão do turbo, esterçamento do volante e momento de frenagem. "Esses dados são importantes para monitorar tanto o comportamento do veículo como o desempenho dos pilotos", completa Fogaça. O tanque de combustível, feito de alumínio e com capacidade de 140 litros, é posicionado bem no centro do caminhão por questão de segurança. Já o pneu é o mesmo do modelo de série, com a única diferença de ser lixado para aumentar a aderência, se a pista não estiver molhada.

Pop 100 2012 é uma ótima opção para utilizar no dia a dia


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Por Linkpress Assessoria e Comunicação

Versátil e resistente, a Pop 100 modelo 2012 já está disponível para o público brasileiro nas concessionárias e pontos de venda Honda. A novidade fica por conta da nova tonalidade da cor vermelha e de grafismos com novas combinações de cores.

Lançada em janeiro de 2007, a motocicleta já ocupa o 5º lugar nas vendas da marca e tem uma ótima aceitação na região nordeste no Brasil. Tudo isso é possível graças à sua eficiência e funcionalidade, ideais para o uso em situações diárias, tais como trabalhar, estudar, fazer compras ou até mesmo passear.

Econômica e fácil de pilotar

A Pop 100 foi desenvolvida para dar conforto ao piloto e garupa. Prova disso é o assento amplo e largo, com altura de 749 mm do solo. Basculante, é prático no momento do abastecimento e facilita o acesso em uma eventual manutenção da parte elétrica. Além disso, o modelo conta com um guidão mais alto, contribuindo, assim, para uma pilotagem mais confortável e prazerosa. O transporte de objetos é facilitado pela presença de resistentes alças laterais.

O modelo é equipado com o compacto motor OHC (Over Head Camshaft), monocilíndrico de 4 tempos. Com 97,1 cm3, o propulsor gera respostas rápidas e bom desempenho, alcançando potência máxima de 6,17 cv a 7.500 rpm e torque de 0,74 kgf.m a 4.000 rpm. O chassi é monobloco e construído em tubos de aço, assegurando resistência estrutural, robustez e melhor dirigibilidade.

A alimentação é feita por carburador com 14 mm de diâmetro de venturi e a ignição é do tipo CDI (ignição por descarga capacitiva). Além disso, a motocicleta recebe um moderno sistema de catalisadores. O dispositivo reduz a emissão de gases poluentes à atmosfera, fazendo com que a motocicleta atenda, em níveis bem abaixo, aos índices de emissão (CO/HC/NOX), estabelecidos pelo Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). A motocicleta possui câmbio de quatro marchas. A embreagem é manual do tipo multidisco em banho de óleo e permite engates precisos e suaves.

Além disso, a Pop 100 conta com suspensões resistentes, ideais para situações mais adversas, que absorvem com facilidade as irregularidades do solo. A dianteira é telescópica com 100 mm de curso, enquanto que a traseira é duplo amortecida com curso de 83 mm. Proporcionando boa dirigibilidade, estabilidade e segurança, o modelo é equipado com rodas de 17 polegadas na dianteira e 14 na traseira, aliadas aos pneus do tipo 60/100-17M/C 33L (dianteira) e 80/100-14M/C 49L (traseiro). Recebe ainda um eficiente sistema de freios a tambor de 110 mm de diâmetro, tanto na dianteira quanto na traseira, que atua de maneira progressiva e segura.

Disponível nas cores vermelha, preta e roxa, a Pop 100 2012 tem preço público sugerido é de R$ 3.990,00, com base no Estado de São Paulo e não inclui despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.