quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Premio Abiauto: Chevrolet e BMW foram os melhores entre os melhores em 2011


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por MasterMidia Marketing

A Chevrolet e a BMW Motos foram os grandes vencedores do 13º Prêmio Imprensa Automotiva, organizado pela ABIAUTO - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. O resultado apurado e auditado pela Audi Link Auditorias foi anunciado em solenidade na noite de terça-feira (29/11), em São Paulo, que contou com a presença de quase 300 convidados, entre jornalistas de todo o Brasil e os principais dirigentes de montadoras, fabricantes, importadoras, e de toda a cadeia automobilística e motociclística nacional.

Os representantes da imprensa especializada elegeram o Chevrolet Cruze como Melhor Carro 2011 Imprensa Automotiva. "O Cruze recebeu todos os prêmios em todos os mercados do mundo, por estar alinhado com o que existe de melhor em seu segmento. Este prêmio dos jornalistas da Abiauto foi um reconhecimento à qualidade de nosso produto. Aprendemos muito com vocês, pois escutamos e aplicamos tudo o que vocês apontam", comemorou Pedro Luiz Dias, Diretor de Comunicação Social da GM do Brasil, a grande vencedora desta edição.


O júri formado por 68 jornalistas especializados apontou o Fiat Palio como o Melhor Carro Popular; o Chevrolet Cruze como Melhor Carro Nacional; Audi A1 como Melhor Carro Importado; Volkswagen Tiguan como Melhor Utilitário Esportivo; Citroën C3 Picasso como Melhor Minivan e Volkswagen Amarok como Melhor Picape. Ainda houve a escolha do Carro Verde, que recaiu sobre o Ford Fusion Hybrid.

No setor de duas rodas a preferência do júri de 12 jornalistas da Abiauto com direito a voto recaiu pelo segundo ano consecutivo para a BMW, elegendo o modelo K1600 GT como Melhor Moto 2011 Imprensa Automotiva. "O ano de 2011 foi especial por atingirmos o volume de 5.400 motos, que alça o Brasil ao sétimo mercado da BMW no mundo. A expectativa de crescimento continua reforçada pela nossa montadora em Manaus. Agora esperamos continuar neste ritmo de reconhecimento e premiações nos próximos anos", torce Marco Truzzi, responsável pelo Pós-Vendas da BMW Motos no Brasil.


Também foram escolhidas a BMW F800 R como a Melhor Moto Urbana e Street; a BMW K 1600 GT como a Melhor Moto Estradeira e a na Melhor Moto Esportiva ocorreu um inédito empate entre a Honda CBR 1000 RR e a Yamaha YZF-R1. No evento anual a ABIAUTO ainda prestou várias homenagens. Para a Fiat pelos 35 anos de Brasil; para a General Motors do Brasil pelos 100 anos da marca Chevrolet, para a Mercedes-Benz pelos 125 anos da criação do automóvel e para a Reed Exhibitions Alcântara Machado pela inestimável parceira e apoio na realização do 13º Prêmio Abiauto.

"O Prêmio Imprensa Automotiva cresceu muito e se transformou na maior premiação do segmento automotivo. Hoje o Prêmio Abiauto é um selo de qualidade para as montadoras, fabricantes e importadoras. Afinal, a votação é feita pelos principais jornalistas especializados de todas as mídias - revistas, jornais, sites TVs e rádios - de todas as regiões do país, o que garante ampla representatividade", comentou Célia Murgel, presidente da ABIAUTO.

"Graças ao apoio e profissionalismo de todos os associados e patrocinadores, esta foi a melhor premiação que fizemos, com organização perfeita. Desde o jantar de boas-vindas oferecido pela Tufoil, passando pela votação no ECPA, o autódromo de Piracicaba, onde os carros e motos finalistas foram testados, no sorteio dos Capacetes Itália, quanto na solenidade aqui no Buffet Torres Carinás, com expressivas presenças", comemorou Saulo Moreno, Vice-presidente da entidade de classe.


Confira a lista dos vencedores por categoria:

CATEGORIA CARROS
Popular: Fiat Palio
Nacional: Chevrolet Cruze
Utilitário Esportivo: Volkswagen Tiguan
Minivan: Citroën C3 Picasso
Importado: Audi A1
Picape: Volkswagen Amarok
Verde: Ford Fusion Hybrid
Melhor Carro 2011 Imprensa Automotiva: Chevrolet Cruze

CATEGORIA MOTOS
Urbana/Street: BMW F800 R
Estradeira: BMW K 1600 GT
Esportiva: Honda CBR 1000 e Yamaha YZF-R1
Melhor Moto 2011 Imprensa Automotiva:BMW K 1600 GT

O Prêmio Abiauto 2011, maior prêmiação da indústria automotiva brasileira, teve os patrocínios de ACDelco, MAN Latin America, Metalúrgica Teksid do Brasil e Reed Exhibitions Alcântara Machado; co-patrocínio de Tufoil e H&R e apoios de Coca-Cola, Heineken, Star Race/Alpinestars e TSO Brasil.

MINI entra na pista para disputar o Rally de São Paulo


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por VISAR PLANEJAMENTO - Ass. Imprensa BMW Group Brasil

Nos próximos dias, São Paulo será sede de um grandioso evento que envolve adrenalina, emoção e um cheque de R$ 300.000,00. 16 pilotos das principais categorias do automobilismo mundial pilotarão um único modelo de carro de competição – o MINI Cooper S John Cooper Works, em sua versão de corrida. Mais de 25.000 pessoas assistirão em dois dias uma disputa promovida pelo piloto Rubens Barrichello, em um local inusitado - um estádio de futebol. O Rally de São Paulo - Desafio dos Campeões, acontece no Parque São Jorge, na capital paulistana, nos dias 17 e 18 de dezembro.

O rally conta com uma pista de terra coberta de saibro montada dentro do gramado do antigo estádio do Corinthians, que se transformará em uma verdadeira arena de velocidade. Com caráter extremamente inovador, essa será a primeira vez que um evento desse porte acontecerá no Brasil. Serão 800 caminhões de terra para a montagem da pista e dentre os pilotos participantes estão Helio Castroneves, Tony Kanaan, Nelsinho Piquet Jr, Ingo Hoffmann, Felipe Giaffone, Lucas Di Grassi, Max Wilson, Thiago Camilo, além do próprio Rubens Barrichello e outros que serão anunciados posteriormente. Todos eles disputarão a prova a bordo dos apimentados modelos MINI (marca pertencente ao BMW Group) em sua versão de corrida Cooper S John Cooper Works, de 211hp.

"Certamente será um evento único para os amantes de aventura e velocidade. Assim como a MINI, o formato da competição é inusitado e inovador, a começar pelo local da prova, dentro de um estádio de futebol. Teremos grandes nomes do automobilismo participando e, sem dúvida, será uma experiência incrível para nós, como apoiadores do evento!”, comentou Martin Fritsches, Diretor da MINI Brasil.

O evento, que conta com a cobertura esportiva da Rede Globo e SporTV, não acaba por aí. No sábado (17), haverá uma disputa do Pro-Am, com a participação de jornalistas e celebridades na competição. O Rally de São Paulo tem a produção da Off Field e apoios da MINI Brasil, SC Corinthians Paulista e Prefeitura de São Paulo.

Jaguar XKR-S vence o "2011 Sports Car of the Year"


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Jaguar Land Rover Latin America PR

O superesportivo Jaguar XKR-S foi o grande vencedor do "2011 Sports Car of the Year", premiação promovida pela renomada revista alemã de automóveis Auto Bild Spostscars que elege o melhor veículo esportivo do ano. O modelo britânico – o mais potente veículo de passeio já produzido em toda a história da marca – foi eleito pelos mais de 70 mil leitores da publicação na categoria "Veículos Coupés Esportivos de Produção", com mais de 14% do total de votos frente a concorrentes de peso como o Mercedes C63 AMG e o Audi RS5.

O XKR-S foi recentemente colocado à prova pela equipe de jornalistas da Auto Bild na famosa pista de testes de Nurburgring Nordshleife e completou uma volta com tempo de 7 minutos e 51 segundos. Seu excelente desempenho se deve ao motor V8 Supercharged de 5.0 litros, 550 cavalos de potência e torque de 680 Nm fazem o modelo sair da imobilidade às 60 milhas por hora (96 km/h) em apenas 4.2 segundos. Sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 300 km/h, tudo isso otimizado pelo eficiente pacote aerodinâmico desenvolvido para o veículo.

A cerimônia de premiação da décma edição do prêmio "Auto Bild Sports Car of the Year" foi realizada na última Sexta-feira, durante o Salão de Essen, na Alemanha e contou com 173 carros concorrentes divididos em 17 diferentes categorias. "Conquistar o primeiro prêmio dentro de um segmento de veículos dominado pelas fabricantes alemãs faz com que fiquemos particularmente orgulhosos", afirma o diretor executivo da Jaguar Mike Wright. "A nomeação do XKR-S prova todo o desejo da equipe Jaguar em produzir veículos potentes e belos, que conquistam aqueles que são apaixonados por carros esporivos de alta performance", complementa o executivo.

O Jaguar XKR-S foi desenvolvido dentro do Centro de Testes e Engenharia da marca, localizado em Nurburgring. Ele traz consigo a essência de um legítimo Jaguar por ser extremamente potente, de alta dirigibilidade e ao mesmo tempo proporcionar altíssimos níveis de conforto e sofisticação.

Citroën C3 Picasso ganha Prêmio Imprensa Automotiva 2011


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

O Citroën C3 Picasso foi eleito a melhor minivan nacional no Prêmio Imprensa Automotiva 2011, anunciado ontem (29/11), em São Paulo, em evento promovido pela ABIAUTO, entidade que congrega mais de 120 jornalistas especializados de todos os estados do País. “O C3 Picasso, lançado no Brasil em junho, é um modelo de grande sucesso comercial que representa com exatidão a Créative Technologie da marca e que tem atraído de forma crescente a preferência do consumidor brasileiro”, destaca Francesco Abbruzzesi, diretor geral da Citroën do Brasil.

Desenvolvido e produzido no Brasil, no Centro de Produção de Porto Real (RJ), o C3 Picasso é um modelo com vocação urbana, que inovou ao oferecer uma série de tecnologias inéditas em seu segmento. É o caso do para-brisa panorâmico, que oferece uma visibilidade periférica incomparável; do sistema de navegação MyWay com tela colorida de 7”, mais de 1.300 cidades mapeadas e cerca de um milhão de pontos de interesse (POI); ou do rádio Pioneer for Citroën com espacialização sonora (efeito HIFI-LIKE), que, além de uma série de funções inéditas, oferece qualidade sonora superior.

Suas dimensões, versatilidade e equipamentos tornam o C3 Picasso um carro perfeito para o uso diário na cidade e também para as viagens de lazer. Um modelo criado para quem deseja um carro com personalidade marcante, mas que não abre mão da praticidade do dia a dia. Compacto em suas dimensões – 4.092 mm de comprimento e 1.723 mm de largura –, o C3 Picasso dispõe de uma habitabilidade de referência em sua categoria. O entre-eixos alongado em 80 mm (2.540 mm) e a altura da carroceria (1.624 mm) permitem transportar confortavelmente todos os ocupantes. O modelo comprova, dessa forma, suas aptidões urbanas, que resultam de seu formato de carroceria em cubo, tendência mundial em seu segmento e que permite a otimização dos volumes.

Honda CBR 1000RR Fireblade é eleita melhor moto esportiva pela Abiauto


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Linkpress Assessoria e Comunicação

A CBR 1000RR Fireblade conquistou o 13º Prêmio Imprensa Automotiva, como “Melhor Moto Esportiva”, concedido pela Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva). A categoria registrou um empate técnico entre Moto Honda da Amazônia e outra montadora japonesa.

A eleição dos vencedores incluiu uma avaliação de todos os finalistas na pista do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP). Os modelos escolhidos em cada categoria foram, então, testados por jornalistas especializados em automóveis e motocicletas de todo o Brasil filiados à Abiauto. O resultado anunciado no dia 29 de novembro, em evento na capital paulista, reuniu os jurados e representantes das montadoras, e refletiu a credibilidade e a inovação dos produtos Honda.

Referência entre as motocicletas superesportivas

A CBR 1000RR Fireblade conquistou os consumidores brasileiros graças ao seu estilo marcante baseado no conceito “Ultra Light String Form”, uma combinação de linhas fortes, com formas mais compactas e redução de peso nas extremidades. Sua estrutura foi projetada para oferecer alta performance e estabilidade. O modelo é inspirado na Honda RC 212V, motocicleta que participa do campeonato mundial de MotoGP.

Toda a sua potência está no motor de 999,8 cm3, com quatro cilindros em linha DOHC (Double Over Head Camshaft), que gera potência máxima de 178,1 cv a 12.000 rpm e torque de 11,4 kgf.m a 8.500 rpm. Destaque também o amortecedor HESD (Honda Electronic Steering Damper), que utiliza atuador hidráulico com assistência eletrônica (módulo e sensor de velocidade), para anular eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações, oferecendo fácil maneabilidade em baixa velocidade e firmeza em velocidades maiores. Além disso, o modelo conta com uma versão com freios C-ABS, tecnologia que evita a perda de estabilidade e o levantamento da roda traseira em frenagens mais fortes.

Personalização de automóveis ganha entidade de classe


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Textofinal de Comunicação Integrada

Empresários e executivos do setor de personalização de automóveis, reunidos na 6ª edição do X-Treme Motorsports, encerrada semana passada em São Paulo, assinaram carta de intenção e fundaram a ABAA – Associação Brasileira de Acessórios Automotivos, entidade que pretende reunir em seus quadros as empresas fabricantes, importadoras, distribuidores, designers, lojistas e instaladoras de produtos automotivos do aftermarket.

A iniciativa de criação da entidade de classe partiu dos organizadores do X-Treme Motorsports e dos editores da revista Fullpower, principal publicação do setor de personalização de carros do País há mais de dez anos. Na avaliação de Eduardo Bernasconi, um dos idealizadores da associação, “no início, era apenas um movimento generalizado como tuning, por conta do filme norte-americano Velozes e Furiosos. Agregar acessórios e componentes automotivos significava apenas ser diferente e sem comprometimento com a qualidade ou segurança veicular”.

Dez anos depois, no Brasil cerca de 18 mil empresas, de pequeno a grande porte, compõem o setor de personalização de automóveis, que movimenta R$ 8 bilhões por ano. “A exemplo dos Estados Unidos, que movimentam US$ 30 bilhões por ano nesse segmento, pretendemos – no mercado brasileiro – buscar, por meio da qualidade em produtos e serviços, a consolidação desse setor, ao desenvolver parcerias com as principais entidades de classe da cadeia automotiva nacional, universidades e órgãos governamentais, reguladores da mobilidade”, argumenta Bernasconi.

A Associação Brasileira de Acessórios Automotivos, de acordo com o estatuto, terá como objetivo também fortalecer a atuação da indústria local, do comércio e da prestação de serviços, aceitar a importação legal e inibir a entrada de produtos estrangeiros predatórios, mas sempre lastreada na qualidade e segurança dos acessórios.

Também vai priorizar o intercâmbio internacional com as entidades similares, a começar com o Sema - Specialty Equipment Market Association, a mais importante associação de personalização de carros do mundo, representada, durante o X-Treme Motorsports por sua diretora internacional, Linda Spencer.

Harley-Davidson inaugura oficialmente a BH Harley-Davidson


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por PRINTER PRESS COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
Assessoria de Imprensa da Harley-Davidson

A Harley-Davidson inaugura oficialmente a primeira concessionária da marca em Belo Horizonte. A BH Harley-Davidson faz parte da crescente rede da marca no País e foi desenvolvida dentro dos padrões mundiais da Harley-Davidson. “Para nós é muito importante estar presentes em um centro econômico como o de Belo Horizonte. A BH Harley-Davidson chega para atender à demanda de nossos clientes com produtos e serviços de alta qualidade, oferecendo uma experiência de qualidade que só uma marca Premium como a nossa pode oferecer”, afirma Longino Morawski, diretor-superintendente da Harley-Davidson do Brasil.

A BH Harley-Davidson, localizada no bairro de Santa Lúcia, possui cerca de 2.000 m2 de área construída, composta por um departamento de vendas de motocicletas novas, além de uma área para comercialização de peças genuínas, acessórios, motorclothes e equipamentos Harley-Davidson de segurança. A oficina conta com quatro boxes de serviços, que desde sua abertura em fevereiro deste ano, já atendeu mais de 500 motocicletas.

A BH Harley-Davidson faz parte do Grupo Catalão. Fundado em 2004, o Grupo atua no segmento de automóveis, seguros, gestão e prospecção de clientes. Entre os diferenciais da concessionária estão suas instalações, com decoração e ambientação ao estilo Harley-Davidson, fazendo com que o cliente vivencie o verdadeiro estilo da marca, além de excelência no atendimento. “Estamos muito felizes por fazer parte do universo Harley-Davidson e, acima de tudo, trazê-lo para Belo Horizonte. Queremos que cada vez mais clientes vivenciem o estilo de vida que esta marca centenária é capaz de proporcionar”, comenta Marcelo Bicalho Rohlfs, diretor da BH Harley-Davidson.

Além desses serviços de vendas e pós-vendas, a concessionária, assim como outras unidades da marca, também é um ponto de encontro dos motociclistas e um espaço de eventos do H.O.G. (Harley Owners Group), o clube exclusivo de proprietários de motocicletas Harley-Davidson.

BH Harley-Davidson
Avenida Raja Gabaglia, 4.500 – loja 03
Santa Lúcia – Belo Horizonte – MG
Telefone: (31) 2532-4400

Prêmio Lean Award: visita de autoridades na fábrica da BMW em Landshut


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Comunicação Corporativa BMW Group Brasil

No início de setembro, um corpo de jurados especializados da revista ”Automobil Produktion“ havia nomeado um setor do M-Ressort como vencedor do prêmio ”Automotive Lean Production Award“. O concurso verifica até que ponto os fabricantes e fornecedores de automóveis aproveitam as vantagens e a eficácia de processos enxutos e garantem as primeiras posições no concurso em termos de qualidade e custos.

O setor de Compras, Produção, Tecnologia de Cockpit e Ítens da Instalação do BMW Group ganhou o prêmio do ano na categoria ”Melhor Cadeia de Valor Agregado“. A entrega do prêmio ocorreu há alguns dias, durante cerimônia no BMW Welt em Munique e na fábrica da BMW em Landshut.

Durante o congresso, o público especializado teve a oportunidade de observar a fabricação de componentes do motor na fábrica da BMW em Landshut – inclusive a fundição de metal leve, que ganhou o prêmio na categoria “Sistema Geral Excelente“ no ano passado. Os funcionários da produção apresentaram aos visitantes a fabricação da armação do capô traseiro do BMW 5 GT e explicaram o processo otimizado de agregação de valor, pelo qual a fundição de metal leve de Landshut foi premiada no ano passado.

O gerente da fábrica, Murat Aksel, demonstrou orgulho pelo fato de que neste ano – pela segunda vez consecutiva – um setor da produção em Landshut foi premiado com o “Automotive Lean Production Award“. “Obter novamente este reconhecimento externo é, para nós, uma confirmação e um pedido ao mesmo tempo. Confirmação pelo fato de nossos esforços para tornar os processos enxutos e normatizados serem reconhecidos também por observadores independentes; pedido pelo fato de sabermos que o caminho para uma rede de agregação de valor ideal tem um início, mas não um fim e que deter-se ou repousar sobre os louros significa retroceder“, diz Murat Aksel. “Agradeço de coração a todos os envolvidos no apoio e na realização deste evento de alta categoria.“

A produção diária do setor de Compras, Produção e Tecnologia nas fábricas de Landshut e Wackersdorf é de aproximadamente 4.000 cockpits para os modelos BMW. O planejamento, o pré-desenvolvimento, bem como a construção de modelos e amostras para cockpits e itens da instalação, são componentes elementares da organização. Desde 2010, a MI-4 é responsável também pela aquisição de peças para o leque de produtos, inclusive peças adquiridas para a produção própria.

O prêmio “Automotive Lean Production Award“ na categoria "Melhor Cadeia de Valor Agregado“ honra, segundo o corpo de jurados, a “implantação da metodologia Lean de ponta à ponta, as soluções inteligentes sempre presentes e o envolvimento direcionado dos colaboradores nos processos de produção e montagem“. Os jurados especializados ficaram impressionados especialmente “com a integração dos fornecedores na cadeia de valor agregado, o trabalho conjunto muito próximo entre a produção, os fornecedores e o setor de Compras, bem como o planejamento eficaz“.

De modo geral, o BMW Group conseguiu atingir um alto grau de normatização na produção, mas estimulando os colaboradores a aproveitar o espaço existente para otimizar seus respectivos setores, justificaram os jurados.

Declarações durante o evento:

"O evento de hoje foi organizado de modo perfeito. Quero agradecer novamente a equipe comandada pelo Sr. Lechertshuber. É uma publicidade fantástica para a BMW, tanto em relação à inovações quanto a temas de WPS." - Franz Linner, Gerente de Compras, Produção e Tecnologia de Cockpit e Itens da Instalação.

"O Lean Award é uma verdadeira grandeza para nossa apresentação no âmbito externo e é mais do que agradável termos visto hoje em Landshut que é possível ganhá-lo até mais de uma vez: no ano passado, Landshut foi premiada por seu “Excelente Sistema Geral” e neste ano pela “Melhor Cadeia de Valor Agregado“.

Nós da fábrica da BMW em Leipzig também estamos muito orgulhosos de termos sido premiados pelo “Excelente Sistema Geral” neste ano." - Manfred Erlacher, Gerente da fábrica da BMW de Leipzig.

"A visita guiada pelos pavilhões da produção na fábrica da BMW em Landshut foi muito interessante para mim. Os processos são absolutamente profissionais – em um ou outro ponto certamente ainda temos algo para aprender." - Dr. Shuhei Toyoda, Diretor executivo e presidente da Toyota Boshoku Corporation.

A visita guiada pela fábrica hoje em Landshut foi preparada de modo absolutamente profissional, com exemplos vivos que permitiram acompanhar bem todo o sistema. O que me impressionou especialmente foi a troca de ferramentas num intervalo tão curto. Em resumo, um evento de classe.“ - Michael Schwaighardt, Magna Exterior und Interior.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Volvo inaugura fábrica de caixas de câmbio I-Shift no seu complexo industrial em Curitiba


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Volvo do Brasil

A Volvo do Brasil inaugura hoje, terça-feira 29, em seu complexo industrial localizado no bairro Cidade Industrial, em Curitiba, uma fábrica de caixas de câmbio eletrônica. I-Shift. Na mesma solenidade, a empresa inicia também a produção local dos motores 11 litros. Ambos os componentes eram importados da Europa e montados nos caminhões na unidade fabril paranaense. Os investimentos nos dois projetos somam R$ 25 milhões.

A produção das caixas nacionais começa já na próxima semana. Elas equiparão as linhas de veículos pesados FH e FM que sairão da linha de produção do Paraná ainda este mês. Cerca de 30 novos empregos foram criados para a linha de montagem. “A caixa I-Shift tem tido uma fantástica aceitação no Brasil e nos demais países da América do Sul. Ela já equipa cerca de 80% dos caminhões FH e FM e mais de 90% dos ônibus rodoviários que saem de nossa linha de montagem em Curitiba”, declara Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil.

O sucesso da caixa de câmbio eletrônica se deve, em boa parte, a sensível redução no consumo de combustível que proporciona – até 5% em relação aos veículos com equipamentos manuais. Além disso, proporciona maior durabilidade da embreagem, menor desgaste de pneus, e aumenta o nível de conforto e segurança para o motorista.


Brasil na frente

O Brasil passa a ser o primeiro país a ter uma fábrica de caixas de câmbio I-Shift fora da Suécia, sede mundial do Grupo Volvo”, comemora Nilton Roeder, diretor de powertrain da Volvo Latin America. Até então estes componentes eram produzidos na unidade fabril de Köping, a 340 quilômetros de Gotemburgo, onde está localizado o headquarter da Volvo.

Fomos pioneiros no mercado brasileiro na introdução neste segmento de veículos comerciais de uma caixa de câmbio eletrônica, muito avançada tecnicamente mas muito simples de ser utilizada”, complementa o gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil, Sérgio Gomes, um dos principais responsáveis pela vinda deste equipamento para o País.


O projeto para a nacionalização da I-Shift durou cerca de dois anos e envolveu engenheiros brasileiros e suecos. “O processo de manufatura da Volvo em Curitiba e também o Brasil tiveram muitos ganhos, pois desenvolvemos novas competências locais, incorporamos tecnologias avançadas, proporcionamos novas oportunidades de conhecimento e aumentamos nossa massa crítica nesta área”, destaca Carlos Castilho, gerente responsável pelo projeto de nacionalização da caixa de câmbio eletrônica.

Segundo Castilho, com a produção local criou-se também possibilidades de novos negócios para a cadeia de fornecedores locais da empresa e mais agilidade no processo industrial da Volvo. “Aumentamos e consolidamos nosso portfólio de produtos na América do Sul, o que nos garante mais oportunidades no futuro”, finaliza Juliano Sabatke, responsável pela área de operações da Volvo Powertrain no Brasil.

Sertões Series, tudo pronto para a final


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por textobras.com

Entenda o Sertões Series

Uma competição sem igual no Brasil, que em três eventos pontua com 7 etapas, sendo:

- 2 etapas na prova de abertura do Series, que este ano aconteceu em Botucatu, SP, em 21 e 22 de maio.

- 4 etapas pontuaram dentro do Rally dos Sertões, nos quatro primeiros dias da competição, de 10 a 13 de agosto. O Sertões é um evento com 10 dias de prova e 10 etapas totais, largou de Goiânia, GO, no dia 10 de agosto, e encerrou-se em Fortaleza, CE, no dia 19 ;

- E por fim a última e decisiva etapa, o encerramento da temporada do Series, em uma das competições mais tradicionais do Brasil, o Rally dos Amigos, que será realizado neste final de semana, dias 2 e 3 de dezembro, em Itatinga, SP.


Na pista

No total serão 147km, com 17 de deslocamento inicial, 124 de especial e 6 de deslocamento final. Parece pouco? Pois saiba, o Rally dos Amigos, hoje Sertões Series, chega este ano à sua 14ª edição. A receita da longanimidade é simples: o trecho é técnico, o rally travado, pesado, pede braço e competência de pilotos, navegadores e equipes. Importantes títulos nacionais já foram ganhos e perdidos na sua linha de chegada. Vencê-lo é realmente para campeões.

A programação
02/12 - Sexta-feira
11:00 - 20:00 - Secretaria de Prova (Credenciamento e retirada dos adesivos)
14:00 - 20:00 - Vistoria CBM - Motos e Quadriciclos

03/12 - Sábado
7:00 - 8:30 - Secretaria de Prova
7:00 - 8:00 - Vistoria CBM - Motos e Quadriciclos (com multa - R$50,00).
8:00 - Briefing - Motos e Quadriciclos
9:00 - Briefing - Carros e Caminhões

Previsão de Largada - Motos e Quadris
9:00 - Largada da Cidade
9:30 - Largada da Especial
Previsão de Chegada: a partir das 12:00

Previsão de Largada - Carros e Caminhões
11:30 - Largada da Cidade
12:00 - Largada da Especial
Previsão de Chegada: a partir das 15:00

Premiação
16:00 - Motos e Quadriciclos
18:00 - Carros e Caminhões


Bernoldi corre desafio das estrelas


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Nissan no Brasil

O paranaense Enrique Bernoldi é mais um dos grandes nomes confirmados no Desafio Internacional das Estrelas, evento de kart anual promovido por Felipe Massa, que acontece neste domingo em Florianópolis.

O ex-piloto de Fórmula 1 e da Indy carregará as cores da Nissan, sua equipe no Mundial de FIA GT, e se juntará a um grid estrelado, que conta com as presenças de Rubens Barrichello, Massa, Adrian Sutil, Jaime Alguersuari, Jérôme D'Ambrosio, Pastor Maldonado e Vitantonio Liuzzi, titulares atuais na F-1, além de nomes consagrados, como Ricardo Zonta, Jules Bianchi (piloto de testes da Ferrari), Lucas di Grassi, Tony Kanaan e Helio Castroneves, entre outros.

"Estou honrado em ser convidado novamente para esta corrida de grid tão seletivo. É como uma volta ao passado, quando muitos de nós ainda lutavam por um lugar ao sol com a faca nos dentes. E o espírito dentro da pista é o mesmo daqueles tempos, é um 'pega pra capar', como dizem por aí", comenta Bernoldi.

O evento seguirá a mesma fórmula bem-sucedida do ano passado, com uma corrida na noite do sábado. "É muito legal andar à noite, pois você vê uma chuva de flashes vinda da arquibancada. No FIA GT, fazemos isso em Abu Dhabi e é um espetáculo", completa. O Desafio Internacional das Estrelas poderá ser acompanhado ao vivo pelo SporTV, que exibe a corrida do sábado, e pela Rede Globo, que mostra a prova do dia seguinte no "Esporte Espetacular".

Confira a programação completa

Sexta-feira, 2 de dezembro

20h00 - Aquecimento de motores (10 minutos)
20h30 - 1ª sessão de treinos livres (40 minutos)

Sábado, 3 de dezembro

16h00 - 2ª sessão de treinos livres (40 minutos)
18h00 - Treinos classificatórios - Grupo 1 (15 minutos)
18h30 - Treinos classificatórios - Grupo 2 (15 minutos)
19h00 - Top Qualifying - cinco mais rápidos de cada grupo (uma volta lançada por piloto)
21h45 - 1ª bateria (30 minutos + uma volta)

Pré lançamento - Ford Landau Automodelli


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Automodelli

Ford Landau, série “Carros Brasileiros 1/64”. Produzido em resina com partes em metal na escala 1/64. Miniatura hand made com interior e chassis detalhados, pintura automotiva,verniz e cor original Ford Azul Clássico. Reprodução do teto de vinil, típica grade cromada, rodas com faixa branca.



A pré série será produzida em edição limitadíssima,com certificado nominal e disponível somente neste período com um luxuoso display de acrílico. Atenção: As condições acima são válidas para pedidos confirmados até dia 04/12/11. Preço especial de lançamento: R$ 89. Pagamento e entrega prevista para janeiro 2012.

Serviço:

Automodelli
www.automodelli.com.br
automodelli@automodelli.com.br
tel ( 11 ) 35324446 - 50930793

Saiba como limpar corretamente as rodas de liga leve


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Opção Assessoria

Ao optar pela instalação de um conjunto de rodas de liga leve no veículo, o consumidor procura dar um toque de elegância e valorizar seu automóvel. No entanto, as lavagens freqüentes são extremamente necessárias para preservar a boa aparência das rodas e do veículo. A VOLCANO Wheels, fabricante nacional de rodas de liga leve, dá algumas dicas para manter a beleza das rodas.

Assim como o carro, as rodas são importantes

O acabamento das rodas merece o mesmo cuidado que se dá a pintura do veículo. Se considerarmos o veículo como patrimônio e objeto de conforto, devemos ter o cuidado de lava-lo. Este procedimento dispensa o uso de produtos químicos que podem danificar a pintura. Quando passamos muito tempo sem lavar o carro, para deixa-lo com aspecto de novo com certeza vamos ser obrigados a utilizar produtos químicos que podem danificar a pintura.

Lavagem de rodas pintadas

Se demorarmos limpar a roda pintada, o calor dos freios vai deixando a sujeira cada vez grossa e mais difícil de ser removida. O uso de produtos químicos que podem conter componentes químicos cáusticos será responsável pela aparência opaca ou mesmo pela remoção da pintura. Para conservar o visual novo de sua roda pintada, a VOLCANO, através de seu diretor Sidinei C. Cristo, “recomenda o uso de um detergente suave, projetado para uso em acabamento automotivo. Para lavar use uma luva ou esponja macia, nunca escova ou esponja abrasiva que vai riscar e danificar o acabamento”.


Lavagem de rodas cromadas

Para as rodas cromadas, o procedimento é o mesmo. No entanto a cromagem é mais delicada e requer atenção especial. Para limpar, certifique-se de que o produto utilizado não contenha nenhum tipo de abrasivo, que vai danificar o acabamento neste tipo de roda. Complementando, Cristo diz que “o proprietário de veículo com roda de liga leve cromada, que reside ou passa algum tempo em região litorânea, onde a maresia se concentra, deve dobrar o cuidado com a roda cromada que é bastante sensível ao desgaste ocasionado por ela. A limpeza deve ser constante”.

Wurth lança carrinho modular para ferramentas


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por CDI Comunicação Corporativa

No ano em que comemora mundialmente 50 anos da sua linha de ferramentas, a Wurth do Brasil – multinacional alemã especializada em peças de fixação, produtos químicos, ferramentas e equipamentos de proteção individual – investiu em diversas novidades para o segmento. Com intuito de consolidar sua ampla atuação na área, a empresa acaba de lançar o Carrinho de Ferramentas Modular.


O acessório pode ser utilizado por profissionais que desejam armazenar e organizar melhor suas ferramentas. O carrinho possui três compartimentos desmontáveis divididos em Superior, Intermediário e Inferior. O superior é uma caixa de ferramentas com divisórias. O Caixa de texto: Puxador telescópico auxilia no transporte intermediário é composto por duas gavetas com corrediça deslizante. Já o inferior é uma grande gaveta articulável que pode ser utilizada para armazenar qualquer tipo de material.

Além disso, o Carrinho de Ferramentas Modular possui um puxador telescópico que auxilia no transporte e na locomoção. Suas rodas são revestidas de borracha e os módulos fabricados em aço com polipropileno. A altura é 72 cm, largura 52 cm, e peso de 15,70 kg.

New Fiesta inova na segurança com controle de estabilidade e tração


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa Ford

Com o New Fiesta Hatch 2012 a Ford introduziu tecnologias inéditas de segurança que a maioria dos motoristas não está habituada a encontrar em carros deste e de outros segmentos. Uma delas é o controle eletrônico de estabilidade e tração (ESC), recurso avançado de segurança ativa que atua junto com os freios ABS para ajudar o motorista a manter o controle do carro em situações críticas, como pista molhada, frenagem brusca ou manobras de emergência.

"Numa condição de derrapagem, quando se entra rápido demais numa curva ou em superfícies escorregadias, por exemplo, o controle eletrônico de estabilidade ajuda a corrigir automaticamente os desvios na trajetória do veículo", explica Guilherme Campos, supervisor de Engenharia da Ford. "Ele é útil também em manobras bruscas, ao desviar de um buraco ou animal na estrada, por exemplo, ou quando há mudanças na condição da pista, de seca para molhada ou com cascalho."

As funções do controle eletrônico de estabilidade são controladas por uma central eletrônica, que trabalha conectada com módulos eletrônicos e sensores. A velocidade do veículo, por exemplo, é determinada por sensores instalados em cada uma das rodas. Já os dados de inclinação, aceleração e giro do carro são captados por sensores instalados na carroceria. Outro sensor na coluna de direção informa a posição e movimentação do volante, para reconhecer a trajetória desejada pelo motorista.

O software do sistema de controle eletrônico de estabilidade monitora e compara essas informações em questão de milissegundos. Quando percebe um desvio entre a trajetória desejada e o comportamento do veículo, atua para estabilizá-lo e colocá-lo de volta no curso desejado. "Essa atuação é feita pela aplicação dos freios em uma ou mais rodas, individualmente, ou mesmo reduzindo o torque do motor. Dessa forma, diminui a velocidade, mantendo o controle e a estabilidade do veículo", continua o especialista.

O controle de tração tem um funcionamento similar ao controle de estabilidade, porém seu objetivo é evitar que as rodas derrapem em uma condição de aceleração, geralmente em baixas velocidades. Em superfícies com pouca aderência - como pista molhada, por exemplo - é comum as rodas patinarem quando se acelera para colocar o veículo em movimento. "Quando o sistema detecta perda de tração em uma das rodas, ele atua reduzindo temporariamente a potência do motor ou aplicando o freio sobre a roda sem tração para evitar que ela patine", explica Campos.

O motorista fica sabendo quando o sistema está funcionando por meio de uma luz no painel, que se acende toda vez que o ESC ou o controle de tração entram em ação. Esse sistema é um dos itens avaliados pelos organismos internacionais para avaliar o padrão de segurança dos automóveis. A sua disponibilidade no New Fiesta, junto com 7 airbags e o sistema de classificação do ocupante, contribuiu para o carro ser classificado com o nível máximo, "Top Safety Pick", pelo Insurance Institute for Highway Safety, dos Estados Unidos.

Allison Transmission produz o 5.000º sistema híbrido para ônibus e veículos comerciais


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Press Consultoria Ltda

A Allison Transmission alcançou um marco significativo ao atingir a produção da sua unidade de número 5.000 do H 40/50 EP, sistema híbrido destinado para ônibus e veículos comerciais. Destinados tanto para os ônibus que transitam pelo trânsito urbano quanto para os que fazem a interligação entre cidades, esses sistemas vêm ganhando a preferência de operadores e usuários da América do Norte e Europa. Enfim, por todos que se beneficiam da avançada tecnologia dos sistemas produzidos em Indianápolis, Indiana.

A redução do consumo de combustível e o baixo nível de emissões de gases economizam muitas divisas, além de contribuir para a proteção do meio ambiente. Também economiza o sistema de freios de serviço e reduz a carga que recai sobre o motor do veículo. Os passageiros se beneficiam da uniformidade de rodagem e do silêncio da propulsão pela energia das baterias quando ela se une à potência gerada pelo motor durante o trajeto.

"A Allison Transmission vem equipando veículos híbridos desde 2001, acumulando aproximadamente 630 milhões de quilômetros rodados. Isso comprova a confiabilidade, durabilidade e desempenho do nosso sistema H40/50 EP", diz Lawrence E. Dewey, Presidente e CEO da Allison Transmission. "A produção da nossa transmissão híbrida de número 5.000º é um marco para nossa companhia e para a indústria como um todo. Certamente, é uma homenagem a todos na Allison que contribuíram para o sucesso deste importante programa" complementa Dewey.



Mais recentemente, os operadores de frotas da Noruega e Alemanha aumentaram o número de ônibus com sistemas híbridos Allison em suas frotas com a adição de 18 unidades do articulado Solaris Urbino. É desta confortável posição que a Allison Transmission vê todos os fabricantes originais de ônibus norte-americanos, além de cinco fabricantes internacionais, oferecerem o sistema híbrido H40/50 EP para seus clientes. A Allison estima que até outubro de 2011 todos os veículos equipados com seu sistema híbrido de propulsão tenham economizado em torno de 77 milhões de litros de diesel, evitando a emissão de aproximadamente 204,9 milhões de toneladas métricas de CO2 na atmosfera.

A Allison Transmission tem se mantido na liderança no desenvolvimento de sistemas híbridos desde o início de 1990. E esse trabalho inclui pesquisas em ambas as tecnologias híbridas: em série ou paralelo. Em função disso, a Allison foi reconhecida pela sua expertise nas tecnologias híbridas pelo presidente Barak Obama, dos Estados Unidos, em maio de 2011, durante uma visita feita à planta de Indianópolis juntamente com o Secretário dos Transportes Ray LaHood.

O sucesso obtido pela Allison com os sistemas híbrido para ônibus e veículos comerciais, levou a empresa a desenvolver uma nova família de produtos, o primeiro dos quais é o H 3000. O novo produto híbrido está voltado para os caminhões e para aplicações em modelos comerciais médios. A Allison foi distinguida em 2009 com o American Recovery and Reinvestiment Act (ARRA), do Departamento de Enegia, recebendo o financiamento de parte dos custos desse novo programa. O início da produção do sistema H 3000 está previsto para 2013. O segundo membro dessa nova família de produtos híbridos, o H 4000, deverá entrar em produção no ano seguinte, 2014.

Usuários do sistema híbrido Allison H 40/50 EP:

Norte-americanos
Daimler Bus NA
Eldorado-National
Gilling
Motor Coach Industries
New Flyer
North American Bus Industries
Volvo (Nova)

Internacionais
Alexander Dennis - Reino Unido
APTS - Países Baixos
Optare - Reino Unido
Solaris - Polônia
SOR - República Tcheca
Volgren - Austrália

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Casa Evoque abre ao público nesta terça-feira


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Jaguar Land Rover Latin America PR

A partir desta terça-feira, 29, quem estiver em São Paulo poderá participar de uma experiência para entrar no mundo do Range Rover Evoque, o lançamento da Land Rover mais aguardado dos últimos anos. A CASA EVOQUE, montada exclusivamente para comemorar a chegada do veículo ao mercado brasileiro, está aberta a visitação até o dia 18 de Dezembro e promoverá test drives exclusivos com o modelo, além de mostrar o que inspirou os designers da empresa para desenhar o Range Rover Evoque. O espaço funciona de terça-feira a domingo, sempre das 10 às 19 horas.


"O Evoque é um veículo para fazer mais do que somente um test drive, é um automóvel que deve ser experimentado! Por isso abrimos a CASA EVOQUE, que proporciona uma experiência completa para compreender o universo que rodeia desse inovador modelo da marca", explica Flavio Padovan, diretor-presidente da Jaguar Land Rover América Latina e Caribe.

São Paulo é uma das 10 cidades-chave da campanha Pulse of the City, por isso, o endereço escolhido na cidade reúne as características de luxo, design e tecnologia presentes no Range Rover Evoque. A CASA EVOQUE mostra aos visitantes todos os detalhes de acabamentos, cores e versões do veículo que, desde seu lançamento na Europa, no último mês de Setembro, já acumulou 32 prêmios ao redor do mundo.


"Este espaço, bem em frente ao Parque do Ibirapuera, em uma sofisticada região de São Paulo, traduz o aspecto pulsante das grandes metrópoles mundiais, cidades que inspiraram toda a criação do Range Rover Evoque", completa Padovan. Apresentado em Julho de 2010 durante uma festa no palácio de Kensington, no Reino Unido, o Evoque tem Victoria Beckham como sua consultora de design interno. É o mais leve, compacto e econômico veículo já produzido pela marca. Suas linhas completamente inovadoras são acompanhadas de extrema sofisticação e por toda a capacidade off road já consagrada pela Land Rover ao longo de mais de 60 anos de história.

Serviço:

CASA EVOQUE
Onde: Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 80 (travessa da Av. Rep. do Líbano)
Quando: de terça-feira a domingo, até 18 de Dezembro
Horário: sempre das 10 às 19 horas

Kia Motors é a maior exportadora de veículos do Uruguai


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Kia Motors do Brasil

A Kia Motors del Uruguay, empresa do Grupo Gandini e coligada à Kia Motors do Brasil, é a maior exportadora de veículos daquele país no período de outubro de 2010 a setembro 2011. O prêmio de reconhecimento “Distinciones al Esfuerzo Exportador 2011”, categoria setor automotivo, foi entregue na última quinta-feira, 24 de novembro, ao diretorindustrial da KMU, João Pessoa, por representantes do Banco da República doUruguay e da União dos Exportadores do Uruguay.

A Kia Motors del Uruguay inaugurou sua linha de produção do caminhão leve Bongo em Montevidéu no dia 12 de agosto de 2010. E passou a exportar somente em dezembro daquele ano. Portanto, em oito meses, a KMU exportou ao Brasil 6.230 unidades.

Salvini Racing em busca de mais um título: do Sertões Series


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Liberdade de Ideias

Com uma etapa de antecedência (no Rally das Serras), o piloto Guido Salvini, o navegador Flávio Bisi e o copiloto Fernando Chwaigert conquistaram o título do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country 2011 entre os caminhões pesados, e desta forma, confirmaram o heptacampeonato nacional à Salvini Racing. Entretanto, engana-se quem pensa que o desafio terminou!

Para fechar o ano com chave de ouro, o trio da Salvini Racing precisa vencer o 14º Rally dos Amigos, e faturar a taça do Sertões Series - outro importante certame da modalidade. Neste sábado, 03 de dezembro, na cidade de Itatinga, SP, a equipe alinhará o caminhão Mercedes-Benz Atego 1725 para um percurso de 120 quilômetros, que serpenteará uma floresta de eucaliptos (reflorestamento).

"Queremos terminar o ano com 100% do nosso objetivo cumprido, e este último rali é um dos mais difíceis da temporada. O terreno é bastante arenoso, sinuoso e com cascalho. A velocidade não rende e o motor do veículo é bastante exigido devido as inúmeras sequências de retomadas de curvas", explicou o piloto Salvini, destacando que é preciso controlar sempre a temperatura do propulsor, para evitar super aquecimento. "Nosso Atego é altamente resistente, mas não podemos descuidar, pois vamos submetê-los a obstáculos extremos. Para evitar qualquer contratempo, temos a mão os lubrificantes da Mobil", detalhou.


O Rally dos Amigos é uma verdadeira confraternização e, todos os anos, fecha o circuito de provas. Competidores de motos, quadriciclos, carros e caminhões se encontrarão já na sexta-feira (02), pois é preciso montar os boxes e levar os veículos para a vistoria técnica. O local desta concentração é o Ginásio de Esportes de Itatinga, situado na Rua Pedro de Toledo, 1.333.


Programação do 14º Rally dos Amigos

Sexta-feira - 02 de dezembro

11:00 - 20:00 horas - Secretaria de Prova (credenciamento e retirada dos adesivos)
14:00 - 20:00 horas - Vistoria CBM (motos e quadriciclos) e CBA (carros e caminhões)
17:00 horas - Apresentação 2ª Vistoria (com multa - 1UP).


Sábado - 03 de dezembro

7:00 - 8:30 horas - Secretaria de Prova
8:00 horas - Briefing - Motos e Quadriciclos
9:00 horas - Briefing - Carros e Caminhões

Previsão de Largada - Motos e Quadris
9:00 horas - Largada da cidade
9:30 horas - Largada da especial
Previsão de Chegada: a partir das 12:00 horas

Previsão de Largada - Carros e Caminhões
11:30 horas - Largada da cidade
12:00 horas - Largada da especial
Previsão de Chegada: a partir das 15:00

Premiação
16:00 horas - Motos e Quadriciclos
18:00 horas - Carros e Caminhões

Interpress Motor lança aplicativo para iPhone, iPad e iPod Touch


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Textofinal de Comunicação Integrada

O site Interpress Motor lança seu aplicativo para iPhone, iPad e iPod Touch. Com ele é possível ficar por dentro, em tempo real, do que acontece de mais importante no mundo dos automóveis. O usuário pode programar para receber notificações por push a cada novidade postada nos canais Notícias, Lançamento, Reportagem, Opinião, Caminhões e ônibus e no Blog do Luís Perez.

Uma vez com o título ou o extrato da notícia no aparelho, basta um clique para abrir a página do site. Então é só dimensionar o conteúdo da forma que ficar mais confortável para a sua leitura. Outra vantagem é que, durante um acontecimento, você é o primeiro a saber sobre uma decisão importante ou, em um lançamento automobilístico, por exemplo, o primeiro a conhecer o preço de um carro – um dos canais doaplicativo é um link direto com o Twitter do site.

É possível ainda enviar a seus amigos ou compartilhar o conteúdo em redes sociais como Twitter ou Facebook. Também confere belas galerias de fotos, além de vídeos curiosos sobre o universo dos carros. Vale lembrar que, com mais de cinco anos de mercado,Interpress Motor é uma revista eletrônica dedicada única e exclusivamente aconteúdo editorial. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na App Store, bastando clicar no link http://bit.ly/aplicativointerpress ou simplesmente tocar em “Search” e buscar “Interpress Motor”.

O quê: aplicativo Interpress Motor (www.interpressmotor.com.br)
Onde baixar: App Store, http://bit.ly/aplicativointerpress
Quanto: grátis

Porsche Challenge: vitória de Eduardo Azevedo, título para Sylvio "Mach 5"


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Porsche GT3 Cup Challenge Brasil - Assessoria de Imprensa

Encerrado o treino classificatório de sábado para a prova 10 da Porsche Challenge, o paulista Eduardo Azevedo comemorava o terceiro lugar no grid e afirmava: "Tudo ótimo. Já está na hora de eu ganhar uma corrida". Parecia apenas uma vontade, mas o fato é que Azevedo conseguiu seu intento e venceu pela primeira vez na temporada. Sylvio de Barros, o pole position, teve uma corrida tensa, terminou em quarto lugar, mas conseguiu seu objetivo maior: conquistar o título da temporada com seu Porsche decorado como o "Mach 5" do personagem Speed Racer.


Azevedo chegou à vitória depois de fazer uma boa largada (de terceiro no grid para segundo na primeira volta) e de se beneficiar do incidente entre Fernando Barci, que assumiu a liderança na largada, e Sylvio. Ambos disputavam a liderança quando Barci rodou e Sylvio teve que sair da pista para evitar uma colisão. Sylvio caiu para quarto, atrás de Azevedo, Rodolfo Ometto Rolim e Gilberto Farah. Os dois últimos protagonizaram um dos melhores duelos da corrida, disputando com garra o quarto lugar - que virou segundo com o abandono de Barci e o atraso de Sylvio. Barci, por sua vez, lamentava a falta de sorte: "A rodada foi causada por erro meu. O inacreditável é que o motor apagou. Eu tentava fazê-lo funcionar para voltar à corrida e nada acontecia. Depois que soltei o cinto, fiz mais uma tentativa e ele funcionou...". A emoção final da corrida foi acompanhar a briga pelo terceiro lugar, entre Farah e Sylvio. Já com o título assegurado, Sylvio atacou nas voltas finais e recebeu a bandeirada a menos de 0s2 do adversário.


Sem ser ameaçado, Azevedo recebeu a bandeirada de sua segunda vitória na Porsche Challenge - a primeira aconteceu em Buenos Aires, em 2010. "Foi muito emocionante ganhar pela primeira vez no ano, e mais ainda por ser na preliminar da F1", afirmava Azevedo após a corrida. "Depois de assumir a liderança, procurei ficar concentrado. Eu pensava: ‘Isto é um treino, mantenha o ritmo.’" Para Sylvio, a bandeirada de chegada proporcionou a alegria pelo título e também um enorme alívio: "Parecia que a corrida não ia terminar nunca", dizia o campeão antecipado após a corrida. Ao sair do box para alinhar no grid, Sylvio teve dificuldades para sair, devido a um pequeno problema na embreagem. "Isso me desconcentrou e larguei mal", admitiu.


A temporada 2011 do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil terminará no dia 10 de dezembro em Interlagos.

Resultado final da prova 10 do Porsche Challenge
1) 88-Eduardo Azevedo, 16 voltas em 27:42.343, média de 149,241 km/h
2) 8-Rodolfo Ometto Rolim, a 2.668
3) 81-Gilberto Farah, a 3.598
4) 5-Sylvio de Barros, a 3.815
5) 69-Sérgio Maggi, a 10.016
6) 27-Amilcar Collares, a 12.832
7) 11-Johnny Freire, a 17.168
8) 25-Guilherme Ribas, a 19.488
9) 4-Gui Affonso, a 30.143
10) 21-Armando Marracini, a 32.790
11) 15-Ricardo Cosac, a 33.291
12) 7-Tommy Soubihe, a 34.166
13) 45-Omar Camargo Neto, a 34.710
14) 17-Marcelo Stallone, a 39.713
15) 57-Jorge Borelli, a 41.383
16) 16-Ludovico Pezzangora, a 59.051
17) 12-Marcello Sarcinella, a 59.932
18) 55-Xarlis Mud, a 1 volta
19) 99-Alan Turres, a 1 volta
20) 33-Flávio Rietmann, a 1 volta (saída de pista)
21) 46-Fernando Barci, a 9 voltas (saída de pista/motor apagou)
22) 9-Edu Guedes, a 12 voltas (acidente)
23) 18-Carlos Ambrósio, a 12 voltas (acidente/desclassificado)
24) 10-Carlos Silveira, a 12 voltas (acidente)
25) 19-Ricardo Ricca, a 16 voltas (acidente)
26) 77-Daniel Schneider, não largou
Volta mais rápida: Sylvio de Barros, 1:42.100, média de 151,933 km/h

Classificação do campeonato após 10 de 11 provas:

1) Sylvio de Barros, 127 pontos (campeão); 2) Carlos Ambrósio, 89; 3) Fernando Barci, 87; 4) Rodolfo Ometto Rolim, 85; 5) Eduardo Azevedo, 80; 6) Gui Affonso, 75; 7) Gilberto Farah, 73; 8) Sérgio Maggi, 70; 9) Edu Guedes, 50; 10) Daniel Schneider, 45; 11) Johnny Freire, 45; 12) Amilcar Collares, 38; 13) Marcelo Stallone, 37; 14) Tommy Soubihe, 35; 15) Carlos Silveira, 26; 16) Alan Turres, 24; 17) Guilherme Ribas, 21; 18) Cristiano Piquet e Ipe Ferraiolo, 20; 20) Jorge Borelli, 20; 21) Ludovico Pezzangora, 17; 22) Omar Camargo Neto, 16; 23) Armando Marracini, 16; 24) Zeca Feffer, 15; 25) Paco Salcedo, 14; 26) Flávio Rietmann, 11; 27) Ricardo Cosac, 8; 28) Ricardo Ricca, 7; 29) André Lara Resende, 3; 30) Vitor Scheid e Kide Aranha, 3; 32) Bernardo Parnes, 2; 33) Beny Lago, 1; 34) Marcello Sarcinella, Xarlis Mud, Paulo Moreno e Rodrigo Pessoa, sem pontos.

sábado, 26 de novembro de 2011

Exposição Anual de Veículos Antigos - Niterói - RJ


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

No dia do evento haverá a coleta de sangue para os hospitais, briquedos para as crianças se divertirem além da presença da lei Seca com os cadeirantes.

A KTM anuncia a sua equipe no campeonato mundial de velocidade Moto3


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa KTM Brasil - Thomaz Magalhães

A KTM Motorcycles retorna ao mundial de motovelocidade em 2012, para disputar a nova classe Moto3 que vai substituir a 125 Especial. Anunciou hoje (25) na Áustria o seu time de três pilotos oficiais de fábrica, pela equipe cujo nome oficial será Red Bul KTM Factory Racing AJO. Os pilotos combinam experiência e juventude, com o alemão Sandro Cortese, o australiano Arthur Sissis e o britânico Danny Kent.

Sandro Cortese vem de uma bem sucedida temporada em 2011 na classe 125 Especial, vencendo dois GPs e subindo ao podium em outras quatro etapas, em segundo em duas delas e em terceiro na outra. O bastante para ficar na quarta posição do mundial deste ano. Arthur Sissis foi um forte concorrente na busca do título do competitivo MotoGP Rookies, em 2011.E o britânico Danny Kent,vice-campeão da Red Rookies Cup Bull em 2010, estreou neste ano na 125 Especial, terminando num honroso 11º lugar na temporada. Pit Beirer, o diretor da Motorsports KTM, sublinhou que mais uma vez a KTM Motorcycles conta com parcerias fortes e figuras-chave em suas equipes de fábrica, naquilo que ele afirma ser o início de um forte compromisso a longo prazo para este projeto da Moto3.


Em sua reentrada no mundial de velocidade pela Moto3 a KTM vem numa forte associação com Red Bull e a Ajo Motorsport para a equipe principal da marca, ao lado da Kalex, líder na produção e campeã de motos que disputam a categoria Moto2. Ela irá executar a construção e desenvolvimento das KTM 100% criadas e desenvolvidas na fábrica austríaca de Mattighofen, sede da KTM Motorcycles, também para fornecimento dos motores de 250 cc a quatro tempos para outras equipes privadas. A própria AJO terá outras duas motos inscritas em equipes satélites, entre as nove que alinharão compropulsores KTM em 2012 no mundial de Moto3.


A volta da marca ao mundial de Moto3 segue o compromisso assumido anteriormente no Red Bull MotoGP Rookies Cup, série altamente competitiva que mostrou o caminho para jovens talentos em provas internacionais, dentro do compromisso de promover a próxima geração de pilotos, numa extensão da sua filosofia “Ready do Race”.

O novo motor a quatro tempos de 250 cc da Moto3 saiu das bancadas de testes na fábrica em Mattighofen, na Áustria, no dia 26 de agosto deste ano e desde então vem cumprindo um extenso programa de testes em pistas, preparando-se para a estréia em 2012. No entanto, essa reentrada da marca no mundo dos Gran Prix de velocidade não é novidade para a KTM ,que já dominou as categorias 125 e 250 cc com pilotos do calibre de Casey Stoner, Kalio Kika, Hiroshi Aoama e Marc Marquez em suas equipes de fábrica.

PSA Peugeot Citroën conquista categoria Sustentabilidade do Prêmio AutoData 2011


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por PSA Peugeot Citroën

A PSA Peugeot Citroën conquistou o Prêmio AutoData 2011 – Melhores do Setor Automotivo na categoria “Sustentabilidade” como reconhecimento à Fase 3 do seu Projeto Biodiesel Brasil. A premiação elege as empresas e executivos que mais se destacaram no setor automotivo brasileiro nos últimos 12 meses. O anúncio dos vencedores ocorreu na noite de ontem, 24 de novembro, em uma cerimônia com cerca de 300 pessoas em São Paulo. Fabrício Biondo, Diretor de Marketing América Latina, e Franck Turkovics, engenheiro responsável pelo projeto, receberam o prêmio pelo Grupo PSA.

O Projeto Biodiesel Brasil é uma parceria da PSA Peugeot Citroën com o Ladetel (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas), da Universidade de São Paulo, iniciada em 2003, para estudar um biodiesel 100% brasileiro, 100% biodegradável e 100% renovável. A Fase 3 começou em abril deste ano e está recebendo investimentos de R$ 1,5 milhão entre 2011 e 2013. A inovação desta nova fase é o inédito teste dinâmico de um novo tipo de biodiesel em desenvolvimento pelo Ladetel. Ele é 100% obtido da cana-de-açúcar, sem usar uma planta oleaginosa como referência no processo.


Neste novo biodiesel, o óleo vegetal retirado de uma oleaginosa, como a soja ou a palma, é substituído por um produto obtido da cana-de-açúcar por meio de processos químicos especiais. Ele é usado na transesterificação junto com o etanol, também de cana-de-açúcar, para gerar o combustível, que será misturado na proporção de 30% ao diesel metropolitano (a mistura B30) e abastecerá os veículos de teste. Também é usado nesta terceira fase, assim como foi na segunda, o B30 de palma, uma planta considerada pelos especialistas do Grupo PSA uma alternativa potencial à soja, oleaginosa mais comumente utilizada na produção do biodiesel. Os testes são realizados com os carros de passeio Peugeot 408 e Citroën C4 Pallas, além de um comercial leve Peugeot Boxer.

As marcas do Grupo PSA Peugeot Citroën também foram premiadas nesta edição 2011 do Prêmio Autodata. A Peugeot conquistou a categoria “Melhor Veículo Automóvel”, com o modelo 408. Já a Citroën venceu na categoria “Estratégia de Marketing”, pelas ações inovadoras e criativas realizadas nas Redes Sociais no Brasil.

Estes prêmios são um reconhecimento ao trabalho de nossas equipes e mostram que estamos crescendo com qualidade e respeito aos brasileiros, realizando no país pesquisas importantes, desenvolvendo produtos inovadores e ações criativas. E tornam este ano de 2011 ainda mais especial, já que comemoramos 10 anos de instalação industrial no Brasil e anunciamos recentemente um grande investimento no país, que totaliza R$ 3,7 bilhões entre 2010 e 2015”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.

Os vencedores do Prêmio AutoData foram eleitos por voto direto dos assinantes da Revista AutoData, da Agência AutoData de Notícias e também dos participantes do Congresso AutoData Perspectivas 2012, realizado em outubro. A escolha dos vencedores do Prêmio Autodata foi feita por votação direta dos leitores da revista e da Agência Autodata e participantes do Seminário Perspectivas 2011, realizado em outubro.

MV AGUSTA inaugura primeira concessionária exclusiva no Brasil


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Patrícia Fernandes - MV AGUSTA Brasil

Começou a operar oficialmente ontem (24), na capital paulista, a primeira revenda exclusiva da marca italiana de motocicletas premium MV AGUSTA. Localizada em endereço nobre, no Bairro do Itaim, a Intercar MV AGUSTA comemorou com um coquetel para convidados e aproveitou a oportunidade para entregar as primeiras motocicletas produzidas no Brasil aos novos proprietários.


A concessionária – a maior da MV AGUSTA no mundo - conta com equipe técnica altamente qualificada, treinada por instrutor da MV AGUSTA Itália, e uma área especial para o atendimento pós-venda. Em breve, a Intercar vai oferecer aos clientes test ride com os modelos F4 e Brutale, motocicletas já produzidas no Brasil.


Considerada um ícone no mercado internacional de motocicletas e, com modelos de alta cilindrada e design único, a MV AGUSTA é uma das marcas mais exclusivas da indústria mundial de duas rodas e é representada no País pela DAFRA Motos, responsável pela produção, vendas e pós-vendas.

Serviço:
INTERCAR MV AGUSTA (SP)
Rua Doutor Alceu de Campos Rodrigues, 341 – Itaim Bibi - São Paulo (SP)
(11) 5096-0652
Funcionamento: 2ª a 6ª, das 9h às 19h. Sábados, das 9h às 16h.
www.mvintercar.com.br

Subaru Impreza XV recebe cinco estrelas na Euro NCAP


VISITE O SITE CARPOINT NEWS:
www.carpointnews.com.br

Por Hyundai Caoa do Brasil

A alta segurança e a tecnologia de ponta dos veículos da Subaru foram novamente comprovadas com as excelentes notas que a marca recebeu na mais recente bateria de testes da Euro NCAP, organização que aponta os veículos mais seguros à venda no mercado europeu. O modelo Subaru Impreza XV conquistou cinco estrelas, o que representa a classificação máxima possível.

Com o intuito de chegar a um resultado mais verdadeiro possível, o estudo foi divido em vários segmentos. O Impreza XV recebeu as melhores notas em três quesitos, proteção para as crianças com 90% dos pontos, proteção dos ocupantes adultos e pacote de itens de segurança, ambas com 86%. No item proteção ao pedestre, o modelo obteve um índice de 64%.

O veículo foi submetido a uma intensa bateria de testes de impacto, sendo analisada uma gama de itens que envolvem airbags, freios e controle do automóvel pelo condutor.

Em busca da total segurança

O projeto do Impreza XV deu alta prioridade à proteção de todos os passageiros sendo sua estrutura reforçada em pontos chave para minimizar o impacto e evitar que no caso de uma colisão, se chegue à cabine. Equipado com airbags SRS ( Sistema de Restrição Suplementar), airbags de cortina SRS e cintos de segurança de três pontos que ajudam a proteger os ocupantes, o modelo conta ainda com uma âncora (ISOFIX) que permite a instalação segura de assentos de segurança para crianças.

Muitas das características que tornam a direção do Impreza XV agradável também contribuem para manter os seus ocupantes longe de riscos. A estabilidade e alta resposta do propulsor é reforçada pelo baixo centro de gravidade do seu motor Boxer. A dinâmica do Sistema de Controle do Veículo, a suspensão de pé firme, os freios ABS e a direção ágil dotam o condutor de excelentes habilidades.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Volkswagen produz a unidade 1.500.000 da Kombi


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Volkswagen do Brasil

Veículo de maior longevidade na história da indústria automotiva mundial, a Volkswagen Kombi chegou à marca de 1.500.000 de unidades produzidas na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Lançada no Brasil em 1957, a Kombi foi o primeiro modelo feito pela Volkswagen no mercado nacional.

Sucesso de vendas desde que foi lançado no Brasil, o modelo teve 370 unidades emplacadas no primeiro ano de produção. Com cinco anos de mercado (de 1957 a 1961), a Kombi já acumulava 41.083 unidades comercializadas no País. Cinco anos depois (até 1966), esse volume mais do que dobrou, passando para 110.599 unidades acumuladas desde 1957.

O marco de 500.000 unidades comercializadas foi alcançado em junho de1977. Naquele mês, as vendas acumuladas da Kombi desde o seu lançamento eram de 502.752 unidades. Em 1995 foi vendida a unidade de número 1.000.000 da Kombi. Em junho daquele ano, o modelo contabilizou 1.005.250 unidades comercializadas no mercado nacional, desde o seu lançamento.

O segredo da carreira bem-sucedida é simples: nenhum outro utilitário alia tanta versatilidade no transporte de cargas e passageiros com baixo custo de manutenção como a Kombi. Ao longo dos seus 54 anos de produção no Brasil, o veículo acumulou 1.404.083 unidades vendidas (data de 1957 a outubro de 2011). Atualmente, responde por 3,3% do segmento de comerciais leves, com 20.917 unidades comercializadas no acumulado entre janeiro e outubro deste ano.

A linha de produção da Kombi trabalha em dois turnos e conta com 304 colaboradores na área da pintura, 218 no setor de armação e outros 214 na montagem final. É pelas mãos desses 736 funcionários que são fabricadas 145 unidades diárias do modelo. O consumidor da Kombi possui um perfil bem diferente do dos compradores de carro de passeio. Eles valorizam a relação custo-benefício, durabilidade, facilidade de manutenção, robustez mecânica e economia, atributos que fizeram o veículo conquistar os consumidores e manter-se líder em vendas em seu segmento há mais de cinco décadas.

Atualmente, a Kombi está disponível em quatro versões: Standard (9 passageiros), Furgão (2 ou 3 passageiros), Lotação (12 passageiros) e Escolar (15 passageiros). "A Kombi não tem concorrentes diretos no mercado nacional, pois não há maneira mais barata e eficiente de se transportar uma tonelada de carga coberta", afirma Marcelo Olival, gerente-executivo de Vendas e Marketing de Comerciais Leves da Volkswagen do Brasil.



Uma trajetória de sucesso

A Kombi foi idealizada pelo holandês Ben Pon na década de 40, que pretendia incluir o confiável conjunto mecânico do Fusca em um veículo leve de carga. A produção do modelo começou na Alemanha em 1950. O destaque era a carroceria monobloco, a suspensão reforçada e o motor traseiro, refrigerado a ar, de 25 cv.

Em 1957 foram fabricadas as primeiras unidades no Brasil. Com um índice de nacionalização de 50%, a Kombi tinha motor de 1.200 cm³ de cilindrada. Menos de quatro anos mais tarde chegou ao mercado o modelo de seis portas, nas versões luxo e standard, com transmissão sincronizada e índice de nacionalização de 95%. A versão pick-up surge em 1967, já com motor de 1.500 cm³ e sistema elétrico de 12 volts.

A trajetória internacional da Kombi se inicia com a história das exportações da Volkswagen do Brasil nos anos 70 para mais de 100 países. Os principais mercados externos da Kombi foram Argélia, Argentina, Chile, Peru, México, Nigéria, Venezuela e Uruguai.

No Brasil, em 1975, com uma reestilização, a Kombi passa a ser equipada com o motor 1.6L e, três anos mais tarde, o modelo ganha dupla carburação. O motor diesel 1.6, refrigerado a água, surgiu em 1981, mesmo ano do lançamento das versões furgão e pick-up com cabine dupla. No ano seguinte surge o modelo a álcool e em 1983 a Kombi apresenta painel e volante novos, além da alavanca do freio de mão, que sai do assoalho e passa para debaixo do painel.

As versões a diesel e cabine dupla incorporaram novidades e itens de conforto como cintos de segurança de três pontos, bancos dianteiros com encosto de cabeça, temporizador para o limpador do para-brisa, entre outros. Ambas deixaram de ser produzidas em 1985. Sete anos depois a Kombi ganhou conversores catalíticos de três vias, sistema servo-freio, incluindo discos na frente e válvulas moduladoras de pressão para as rodas traseiras.

Uma versão mais moderna chegou em 1997 com o nome de Kombi Carat, apresentando novas soluções, como teto mais alto, porta lateral corrediça e a ausência da parede divisória atrás do banco dianteiro. As mudanças foram realizadas sem abrir mão da versatilidade e da economia exigidas por seus fiéis consumidores.

No final de 2005, a Kombi passou a ser equipada com o motor 1.4 Total Flex (arrefecido a água), até 34% mais potente e cerca de 30% mais econômico do que o antecessor refrigerado a ar. Com o novo motor, a Kombi desenvolve potência de 78 cv quando abastecido com 100% de gasolina e 80 cv, com 100% a etanol.