segunda-feira, 30 de julho de 2012

Monroe oferece dicas para conservar amortecedores de veículos pesados


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Por Assessoria de Imprensa da Monroe, Monroe Axios e Tenneco Sistemas de Exaustão

 Dirigir em baixa velocidade por pistas em más condições, evitar alterações na suspensão, respeitar os limites de carga, e revisar periodicamente o veículo são cuidados imprescindíveis para uma boa conservação dos amortecedores. Estas são as recomendações da Monroe, líder mundial em desenvolvimento de amortecedores, para os condutores de transportes pesados.

O amortecedor é um dos principais itens de segurança automotiva, controla o movimento das molas e mantêm o contato permanente dos pneus com o solo, proporcionando estabilidade, conforto e segurança. Quando desgastados ou trocados indevidamente podem oferecer riscos a motoristas e passageiros, e ainda comprometer a estrutura do transporte. Por isso, a Monroe recomenda que o essencial é realizar as revisões periódicas e trocas preventivas no máximo a cada 10.000 quilômetros ou conforme especificações do fabricante.

Há caminhoneiros que realizam essa revisão aos 5.000 quilômetros para evitar que amortecedores e demais peças da suspensão se desgastem antes do previsto. Quanto mais cedo for realizada essa revisão, maior será a economia na manutenção dos veículos pesados”, esclarece Juliano Caretta, coordenador de Treinamento da Monroe.

As condições extremas das pistas e a deterioração de outros componentes internos da suspensão são os maiores causadores do desgaste de amortecedores, modificação que pode ser facilmente identificada pela diferença na dirigibilidade, o aumento da distância segura no momento de frenagem, a rápida deterioração dos pneus e até mesmo a demora na resposta ao desviar de um obstáculo.

O coordenador da Monroe adverte os que ignoram a função da peça, acreditando não fazer diferença em um veículo de grande porte.  “O principal erro cometido pelos motoristas é não perceber a importância dos amortecedores, por se tratar de um veículo de grande porte ou por transportar cargas de elevado peso. No entanto, os amortecedores são os responsáveis pela segurança e boa dirigibilidade”, reforça.

Revisão segura

A Monroe oferece uma ampla cobertura ao mercado de reposição no segmento de linha pesada por meio dos estabelecimentos autorizados da fabricante, Truck Center. Em casos de dúvidas para revisão ou troca, o serviço de atendimento ao cliente da Monroe – 0800 166004 - indica as revendas credenciadas ao consumidor final, assegurando a qualidade do atendimento.

A procedência das peças pode ser verificada pela existência da gravação no tubo do amortecedor, que tem a logo marca do fabricante e o código do produto, e também pela presença do certificado de garantia. Se a dúvida sobre origem do componente persistir, o recomendável é que o cliente se informe com o fabricante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.