segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Fundação Volkswagen desenvolve game para educação no trânsito com foco nos jovens


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Volkswagen do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

Lançado em dezembro de 2011 no Festival Games for Change, o projeto “Jogo da Vida em Trânsito”, da Fundação Volkswagen, vem sendo implementado nas redes municipais de ensino de Araraquara, São Carlos, Ibaté, Itirapina, Descalvado, Ribeirão Bonito, Dourado e Corumbataí, onde educadores do Ensino Médio e das séries finais do Ensino Fundamental passam por formação para abordar temas sobre segurança e cidadania no trânsito em sala de aula.

O projeto "Jogo da Vida em Trânsito" é composto pelo jogo Autópolis e pelo roteiro de aula para educadores, com sugestões de atividades relacionadas ao tema, para serem utilizadas junto aos alunos. O objetivo da ação é oferecer aos educadores mais uma ferramenta para conscientizar os jovens, futuros condutores, sobre segurança e atitudes responsáveis no trânsito.

Desenvolvido em parceria com a Virgo Game Studios e com o Prof. Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP), Autopolis é um game online que envolve dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania. O jogo está disponível no site da Volkswagen (www.vw.com.br/autopolis).

Dados do Ministério da Justiça divulgados em 2011 mostram aumento de 32,4% nas mortes de jovens em decorrência de acidentes no trânsito entre 1998 e 2008. No total, são registradas 40 mil mortes por ano no País, que têm como fator determinante o comportamento imprudente dos motoristas.

Atenta a essa questão, a Fundação Volkswagen decidiu por desenvolver o projeto com o game, uma ferramenta de grande interesse e conhecimento dos jovens, para apoiar a mudança do comportamento de futuros motoristas. O jogo é resultado de aproximadamente um ano de pesquisa e desenvolvimento, que envolveu diversos especialistas em educação no trânsito, em tendências, e em jogos voltados à transformação social.

O projeto também está em sinergia com ações globais referentes à segurança e conscientização no trânsito, como o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito – Pacto Pela Vida, do Governo Federal, e a Década de Ação Pelo Trânsito Seguro, da ONU, que estará em vigor até 2020.

"A Volkswagen, por meio da Fundação, investe na educação como ferramenta para a transformação social e o projeto "Jogo da Vida em Trânsito" vai ao encontro dessa premissa. Buscamos envolver principalmente os educadores nessa iniciativa, oferecendo material de apoio específico, que dá suporte para discussão do tema em sala de aula, em qualquer disciplina", disse a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.

Autopolis

Voltado para jovens (futuros condutores), Autopolis é um jogo de tabuleiro 3D para computador, que permite até quatro jogadores por máquina. Cada jogador escolhe um carro e recebe missões durante o processo e cria situações para refletir sobre atitudes cidadãs no trânsito.

No jogo, cartas virtuais podem ser usadas como acessórios, providências, vantagens ou para se movimentar pela cidade chamada Autopolis, que possui limite de velocidade, semáforos, radares, porém os infratores estão sujeitos a penalidades, caso não respeitem a legislação de trânsito. Para a concepção do Autopolis foram necessários dez meses de pesquisa.

Sobre a Fundação Volkswagen

Ao longo dos mais de 30 anos de existência, a Fundação Volkswagen promove e realiza ações que contribuem para a melhoria da qualidade da educação pública e que fomentam o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

A Fundação Volkswagen atingiu em 2011 a marca de 1 milhão de alunos atendidos em todo Brasil, em nove anos de atuação de seus projetos em Educação, que receberam investimentos de R$ 50 milhões, beneficiando 265 cidades e mais de 10 mil educadores. Os projetos também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e melhoria de desempenho escolar. Em 2012, a Fundação Volkswagen atenderá 95 municípios, em 7 Estados, por meio de seus dez projetos, sendo sete de educação e três de desenvolvimento social. Do total de cidades, 43 receberão projetos da Fundação Volkswagen pela primeira vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.