terça-feira, 25 de setembro de 2012

105 anos de Automóvel Clube do Brasil



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por VGCOM

Dos salões de exposição com os bólidos de sucesso da época, passando pela criação e realização de competições, ou ainda, dando início ao desenvolvimento de regras para o trânsito e escolas de condução no país, o Automóvel Clube do Brasil completa 105 anos neste dia 27, sendo a referência mais importante na história do automobilismo nacional.

O atual patrono do Automóvel Clube do Brasil e eterno Vigilante Rodoviário, Carlos Miranda, estará em São Paulo nesta terça-feira para prestigiar as comemorações dos 63 anos da TV brasileira. Também estarão na cidade a Srª Carmita Lacerda Soares e Marcos Villares, sobrinhos-netos do pai da aviação, Santos Dumont, e profundos conhecedores da paixão do tataravô pelos automóveis.

Com as histórias contadas pelo trio, muito de nossa herança automobilística pode ser descoberta e contemplada por quem ainda não conhece, mas tem curiosidade em saber. Como o fato de o Automóvel Clube do Brasil ter sido idealizado e fundado por Alberto Santos Dumont, em 27 de setembro de 1907 na cidade do Rio de Janeiro. Ele, que foi o primeiro a possuir um veículo a combustão e pneus de borracha no país, um Peugeot "Vis-a-Vis" de 3,5 HP, trazido em novembro de 1891, contou com a ajuda dos amigos na criação do Clube.

Também estão na lista dos primeiros proprietários de automóveis do país figuras ilustres, como: Aarão Reis, o primeiro presidente do ACB, José do Patrocínio, Álvaro Fernandes da Costa Braga, Olavo Bilac e Fernando Guerra Durval, citando apenas os mais conhecidos.

Da nobreza a popularidade

Se no inicio da era motorizada, os automóveis eram artigos de luxo, algo acessível apenas para os nobres e endinheirados que podiam arcar com os altos custos de possuir tais máquinas revolucionárias, com o passar dos anos e a chegada da industrialização estes custos foram diminuindo, junto as mudança na sua utilização e necessidade de possuir um automóvel perante a população.

No Brasil, as corridas serviram para mostrar suas vantagens na locomoção de pessoas e deram início a construção de estradas, consequentemente a ligação entre as cidades, diminuindo assim o tempo das viagens. Alguns carros dessa época e tantos outros modelos estarão em exposição no mês de novembro, na 2ª edição do SIVA (Salão Internacional de Veículos Antigos de São Paulo), com a premissa de ser muito mais que um hobby para os apreciadores de veículos antigos.

O evento promete reviver cada década da história automotiva, retratando as mudanças de comportamento e estilos, sem esquecer os grandes homenageados: os antigomobilistas e suas máquinas maravilhosas em um grande encontro movido a gasolina e pneumáticos!

Aniversário de 105 anos da fundação do Automóvel Clube do Brasil
Data: 27/09/2012
Curta e acompanhe as notícias do ACB: facebook.com/automovelclubedobrasil
Mais informações sobre o Clube, filiação e certificação de originalidade para obtenção de placa preta em: automovelclubedobrasil.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.