sábado, 29 de setembro de 2012

Nanotecnologia avança no setor de serviços automotivos



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 

Por Assessoria de Imprensa do Grupo DEKRA As possibilidades que a nanotecnologia abre à humanidade são muitas. Atualmente, praticamente todas as áreas do conhecimento já desenvolvem ou preveem aplicação prática do conceito. Da indústria têxtil aos campos de batalha; das plantações de alimento aos neurônios humanos, parece não haver barreiras para a “ciência do invisível”.

A medicina, por exemplo, já lançou estudos para aplica-la na luta contra o câncer. Pesquisadores do Laboratório de Neurobiologia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) tentam desenvolver nanorobôs programados para atacar células cancerígenas, potencializando os efeitos das terapias químicas e por radiação.

No Brasil, a nanotecnologia evolui anualmente. Já possui até cursos de graduação próprios na UFRJ e na PUC-RJ. Segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o mercado de produtos nanotecnológicos desenvolvidos no País chegou a R$ 115 milhões em 2010.

Recentemente alcançou até a indústria de serviços automotivos. A empresa DNA Security, pertencente ao Grupo DEKRA Brasil, trouxe uma tecnologia inédita para o mercado local. O DNA Dot, criado na Austrália, é um sistema que distribui até 7.000 micropontos em mais de 50 partes de um veículo. Cada um deles traz um código único e exclusivo, que pode ser identificado em qualquer parte do mundo por meio de um banco de dados online.

Pela grande quantidade de micropontos distribuídos, que são invisíveis a olho nu, sua remoção torna-se praticamente impossível. “A nanotecnologia surge como uma aliada ao combate contra o roubo e furto de veículos, já que inibe um dos maiores motivadores desse tipo de crime: a venda ilegal de peças”, explica Roberto Macea, gerente Comercial & Marketing do Grupo DEKRA Brasil.

Segundo o especialista, o sistema é mundialmente conhecido e já comercializado em mais de 20 países. Em alguns deles com o apoio de legislação governamental. Isso porque a nanotecnologia se apresenta como alternativa de custo acessível e adulteração praticamente impossível. “Todo veículo marcado com o DNA Dot recebe selos, estrategicamente posicionados, que identificam que aquele bem está protegido, pois suas peças podem ser rastreadas globalmente. E todos sabem que uma peça identificada  é uma peça sem valor no mercado paralelo.”, afirma.

Para conhecer mais sobre esta tecnologia, basta acessar www.meudna.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.