terça-feira, 31 de julho de 2012

Volkswagen Touareg inicia viagem em busca de novo recorde


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Por Imprensa Volkswagen

Rainer Zietlow e sua equipe iniciaram no dia 27 de julho uma nova viagem em busca de recordes. O piloto pretende percorrer 23 mil quilômetros, de Melbourne, na Austrália, a São Petersburgo, na Rússia, utilizando o utilitário esportivo Touareg. A intenção de Zietlow é percorrer o caminho entre a cidade com mais de 1 milhão de habitantes localizada mais ao sul do planeta e sua congênere no hemisfério norte em menos de três semanas.

Contando com alguns equipamentos extras, como uma estrutura reforçada (santantônio) e um tanque de combustível adicional, Zietlow iniciou sua jornada, partindo de Melbourne na quinta-feira passada (26/7). O percurso previsto inclui a travessia de várias zonas climáticas, com diferentes tipos de vegetação. Os viajantes terão que enfrentar calor extremo, chuvas torrenciais, tempestades de areia e grandes diferenças de altitude.

O Touareg, com suas características de qualidade e de durabilidade em todas as situações, terá papel fundamental nessa extraordinária viagem. Com o motor de 3.0l V6 TDI Clean Diesel (com 165 kW/224 cv), a equipe de Rainer Zietlow está muito bem equipada. Em comparação com outros veículos de sua categoria equipados com motores a gasolina, o Volkswagen Touareg consome 30% menos combustível e emite 25% menos CO2.

Reproduzindo a ação dos mensageiros de antigamente, Rainer Zietlow tem como objetivo entregar uma carta do prefeito de Melbourne ao chefe de governo de São Petersburgo. Melbourne comemora 175 anos de existência este ano e é cidade-irmã de São Petersburgo desde 1989. Graças a um moderno sistema de posicionamento global via satélite (GPS), que monitora a localização da equipe, quem estiver interessado em acompanhar a jornada em busca do recorde pode segui-la passo a passo, em tempo real, pelo site www.touareg-russtralia.com

No Brasil

Entusiasta do fora de estrada, Zietlow já havia conquistado outro recorde mundial. Em julho de 2011, a bordo de um Volkswagen Touareg V6 TDI, eles estabeleceram o menor tempo de percurso da Rodovia Panamericana, indo do Alasca (norte dos Estados Unidos) à Terra do Fogo (sul da Argentina) em apenas 11 dias, 17 horas e 22 minutos.

Pouco depois dessa conquista, Zietlow fez uma visita à fábrica da Volkswagen, em São Bernardo do Campo, onde participou da inauguração das instalações do Design Center em outubro do ano passado, fazendo um relato sobre sua viagem pelas três Américas, com passagem por 14 países: Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, México, Estados Unidos e Canadá.

DVD player Pioneer com a assinatura de Ayrton Senna


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Por Rodrigues e Freire Comunicação

A Pioneer do Brasil, líder mundial no segmento de som automotivo, apresenta o DVD player AVH-P6380BT licenciado Ayrton Senna. O produto é uma edição limitada e conta com a assinatura do tricampeão mundial de F1 e ídolo nacional Ayrton Senna.

Além do "autógrafo" de um dos maiores ícones da história do esporte no Brasil, o aparelho possui todas as características de um DVD player top de linha Pioneer como tela de 7 polegadas operada via touchscreen, tecnologia Bluetooth, além das conexões USB (frontal) e para SD Card.

Preço sugerido: R$ 1.899,00. Para mais informações, acesse www.pioneer.com.br ou entre em contato pelo SAC 0800-600-5725.

Riffel: para todos os tipos de motos

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Por MCK Cultura da Informação

Referência nacional em motopeças, a Riffel oferece aos motociclistas uma linha de aros em alumínio coloridos para diversos modelos de motos de baixa à alta cilindrada, além do segmento de motos off-road.

Produzidos em liga de alumínio aeroespacial – mesma matéria-prima desenvolvida pela NASA, liga de alumínio série 7000 – os aros possuem leveza, resistência e fino acabamento, sem nenhuma marca de solda - divididos nos modelos Street, Sport e Super Motard, se adapta ao perfil do usuário.

As peças são aprovadas dentro dos padrões da norma brasileira ABNT para aros de motocicleta e se destacam pela pintura anodizada nas cores preta, dourada e polido natural. A anodização oferece uma camada uniforme de óxido de alumínio que protege contra a corrosão, garantindo a uniformidade e a resistência da pintura.

Com sede em Blumenau (SC), a Riffel fornece peças para os principais fabricantes de motocicletas no Brasil e possui a mais abrangente linha de peças para moto, além da linha de acessórios de segurança.  www.riffel.com.br

Noma se torna parceira da FABET



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Por Amanajé Comunicação

O premiado trabalho social realizado pela FABET – Fundação Adolpho Bósio de Educação no Trânsito passa a contar com mais um importante apoiador. A Noma, uma das cinco maiores fabricantes de carretas da América do Sul, tornou-se parceira da entidade, cedendo três implementos rodoviários que serão usados nas aulas práticas aplicadas nas escolas da fundação, em São Paulo e em Santa Catarina.

Foram entregues este mês três produtos da nova linha Fênix da Noma: dois semirreboques porta-containers e um basculante sobrechassi. Os implementos servirão como ferramenta educacional, na missão da FABET de formar condutores responsáveis, contribuindo com a diminuição do número de acidentes nas rodovias brasileiras.

Segundo Marcos Noma, presidente da fabricante paranaense, a fundação realiza um dos trabalhos socioeducacionais mais respeitados no setor automotivo do país. “É de impressionar o quanto eles têm feito para contribuir com a qualificação do transporte. Projetos como este possuem afinidade com a filosofia da Noma, de unir forças para que tenhamos estradas mais seguras e motoristas responsáveis e capacitados”, comenta.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Eurobike apoia Robert Scheidt e Bruno Prada em Londres


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Por VisarPlan

O Grupo Eurobike vai ceder o que tem de melhor para a dupla de atletas brasileiros em Londres: seus carros! Os atletas, que são apontados como favoritos para medalha de ouro na Classe Star, contarão com carros BWM Série 3 cedidos pela Eurobike para locomoção na cidade de Weymouth onde ocorrerão as regatas e Londres.

Os velejadores, que até então, nunca contaram com este tipo de apoio no exterior ficaram muito contentes com a parceria e confiança que as empresas brasileiras depositam neles. Para Eurobike, empresa que tem uma verdadeira paixão por esportes de todas as modalidades, ajudar atletas deste porte e participar da Equipe Brasileira Star em Londres é uma grande honra.

Monroe oferece dicas para conservar amortecedores de veículos pesados


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Por Assessoria de Imprensa da Monroe, Monroe Axios e Tenneco Sistemas de Exaustão

 Dirigir em baixa velocidade por pistas em más condições, evitar alterações na suspensão, respeitar os limites de carga, e revisar periodicamente o veículo são cuidados imprescindíveis para uma boa conservação dos amortecedores. Estas são as recomendações da Monroe, líder mundial em desenvolvimento de amortecedores, para os condutores de transportes pesados.

O amortecedor é um dos principais itens de segurança automotiva, controla o movimento das molas e mantêm o contato permanente dos pneus com o solo, proporcionando estabilidade, conforto e segurança. Quando desgastados ou trocados indevidamente podem oferecer riscos a motoristas e passageiros, e ainda comprometer a estrutura do transporte. Por isso, a Monroe recomenda que o essencial é realizar as revisões periódicas e trocas preventivas no máximo a cada 10.000 quilômetros ou conforme especificações do fabricante.

Há caminhoneiros que realizam essa revisão aos 5.000 quilômetros para evitar que amortecedores e demais peças da suspensão se desgastem antes do previsto. Quanto mais cedo for realizada essa revisão, maior será a economia na manutenção dos veículos pesados”, esclarece Juliano Caretta, coordenador de Treinamento da Monroe.

As condições extremas das pistas e a deterioração de outros componentes internos da suspensão são os maiores causadores do desgaste de amortecedores, modificação que pode ser facilmente identificada pela diferença na dirigibilidade, o aumento da distância segura no momento de frenagem, a rápida deterioração dos pneus e até mesmo a demora na resposta ao desviar de um obstáculo.

O coordenador da Monroe adverte os que ignoram a função da peça, acreditando não fazer diferença em um veículo de grande porte.  “O principal erro cometido pelos motoristas é não perceber a importância dos amortecedores, por se tratar de um veículo de grande porte ou por transportar cargas de elevado peso. No entanto, os amortecedores são os responsáveis pela segurança e boa dirigibilidade”, reforça.

Revisão segura

A Monroe oferece uma ampla cobertura ao mercado de reposição no segmento de linha pesada por meio dos estabelecimentos autorizados da fabricante, Truck Center. Em casos de dúvidas para revisão ou troca, o serviço de atendimento ao cliente da Monroe – 0800 166004 - indica as revendas credenciadas ao consumidor final, assegurando a qualidade do atendimento.

A procedência das peças pode ser verificada pela existência da gravação no tubo do amortecedor, que tem a logo marca do fabricante e o código do produto, e também pela presença do certificado de garantia. Se a dúvida sobre origem do componente persistir, o recomendável é que o cliente se informe com o fabricante.

sábado, 28 de julho de 2012

Chevrolet apresenta a nova campanha de lançamento do Spin


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Por Imprensa Chevrolet

Um carro completo. Para tudo e para todos os perfis de família. Assim pode ser definido o mais novo lançamento da Chevrolet para o mercado brasileiro. Trata-se do Chevrolet Spin, um multi-purpose-vehicle, ou MPV.

Para comunicar a chegada da novidade ao mercado latino-americano foi criada campanha composta de filme e anúncios que, no Brasil serão veiculados a partir do dia 29 de julho. A ação, que também se destina aos mercados da Argentina, Uruguai e Paraguai, é a primeira na América Latina sob responsabilidade da Commonwealth, nova agência global da Chevrolet, fruto da joint venture entre a McCann Worldwide e a Goodby, Silverstein & Partners de São Francisco.

Nas peças são destacadas a multifuncionalidade do Spin, bem como seu interior espaçoso e confortável – que apresenta as versões de 5 e 7 lugares – em circunstâncias que mostram grupos de pessoas – família e amigos – fazendo uso do veículo de maneira dinâmica e alegre.

No filme “Parada”, por exemplo, vemos a típica situação de uma família com filhos pequenos em viagem, na qual a algazarra criada pela animação das crianças dificulta a comunicação do motorista com os passageiros do banco de trás. Além da música alta, duas irmãs adolescentes acompanham a música cantando. No banco da frente, a mãe se vira e tenta falar com as filhas.

Na última fileira de bancos, vemos o filho caçula sozinho, com um joguinho eletrônico. Assim que o carro passa reto por um posto de gasolina, ele tenta, sem sucesso, chamar a atenção do pai. De repente a bagunça é interrompida pelo toque do celular no sistema Bluetooth. O volume cai automaticamente, o pai vê que é uma chamada do filho, que recorreu ao celular para avisar que está apertado para ir ao banheiro. A família inteira cai no riso. A música volta e a família toda volta a cantar. Vemos então o Spin com a seta ligada entrando num posto de gasolina.

A locução em off arremata: “Sua família mudou. Seu carro também. Chegou Chevrolet Spin com 5 e 7 lugares. O seu carro pra curtir com todo mundo”.

Numa ação integrada entre o filme e a mídia impressa, o anunciante assina ação inovadora de realidade aumentada, em parceria com o jornal O Estado de S. Paulo. A peça funciona da seguinte forma: um ícone impresso no anúncio poderá ser lido pelos smartphones dos usuários que baixarem o aplicativo Estadão Realidade Aumentada (www.estadao.com.br/ra/iphone e www.estadao.com.br/ra/android), e revelará aos leitores o filme de 30”, com seu som e imagens originais.

A campanha é complementada por outros dois anúncios convencionais de página dupla. Em um dos anúncios vemos a mesma atmosfera familiar retratada em várias fotos feitas em estilo snapshot, que juntas formam um mosaico, justapostas à imagem do Spin na estrada. O título resume a proposta: “Toda confusão de uma reunião de família. Só que organizada”.

Em outro anúncio vemos a imagem do interior do carro, com um pai, seu filho adolescente e os amigos dele. O título brinca: “Finalmente a banda do seu filho vai sair da garagem”.

Integrando a comunicação 360º, no meio digital, foi desenvolvido um hotsite, e www.chevroletspin.com.br, para apresentar detalhadamente o produto. Os consumidores podem visualizar o carro através de imagem 3D e fotos, além de um filme que dá sequência ao comercial de TV. A história inicia quando a família para no posto para o filho ir ao banheiro e se desenvolve com os personagens descrevendo os diferenciais do carro que mais interessam cada um. Enquanto as meninas falam sobre as vantagens do carro para andar com sua turma, o pai mostra o conforto e a conveniência proporcionada ao motorista. A campanha também marca presença nas redes sociais e nos principais canais da internet com anúncios interativos e links patrocinados.

Para o CRM digital foi desenvolvida uma ação que também funciona como ativação para as ações na web. Através do site, é possível criar adesivos customizados da sua família, com ilustrações especialmente criadas pela ilustradora Elisa Sassi para a Chevrolet. Depois de montar todos os personagens do adesivo, ele é enviado diretamente para a sua casa através de uma mala direta. A campanha será veiculada nacionalmente até o final de agosto.

Suporte para carro é lançado pela White Shark


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Por www.tropicocomunicacao.com

Levar a bicicleta, caiaque ou prancha para uma viagem ou ao parque vai ficar mais fácil e não vai mais danificar o carro. A SeaSucker, por meio da White Shark representante exclusiva da marca no Brasil, está lançando um novo suporte para carros que é fixado através de ventosas a vácuo de alta pressão adaptável a qualquer situação, podendo ser transportado e fixado no veículo sem a necessidade de furá-lo.

Esse novo suporte é um modelo mais elegante que evita o incômodo de ter que montá-lo, além disso, é mais fácil de instalar. O suporte é uma garra, projetado para ser afixado no teto, porta-malas ou acoplado a qualquer veículo. As ventosas são flexíveis.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Empréstimo.org tem a missão de descomplicar as finanças pessoais da nova classe média emergente


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Por emprestimo.org

Quando alguém faz uma pesquisa na internet procurando um produto específico, seja um produto financeiro, eletroeletrônico ou a cotação de um seguro e demonstra real interesse em receber informações preenchendo um formulário, esse cliente recebe instantaneamente um contato, via call center, da empresa que possui este produto ou serviço no mercado. Essa facilidade de intermediação entre clientes que pesquisam na web e empresas é conhecido como geração de leads. Para as empresas, a geração de leads é uma publicidade eficaz que traz excelentes resultados, para o consumidor é o caminho mais curto e fácil para encontrar o que precisa.

Emprestimo.org é um guia sobre como utilizar o crédito de modo inteligente e sensato, fazendo do crédito um aliado e não um inimigo que tira o sono das pessoas. Com a proposta de gerar leads para instituições financeiras parceiras e, ao mesmo tempo, propiciar educação financeira, o emprestimo.org está na primeira posição na busca do Google quando o termo buscado é “empréstimo”. De acordo com Guilherme da Luz, Editor, o site já recebeu mais de 180 mil visitantes únicos. A maioria dos visitantes é da classe emergente C e D que também visita o site para saber mais sobre educação financeira, tipos de empréstimos, dicas, notícias atualizadas, tirar dúvidas no fórum, etc.

De acordo com Guilherme da Luz, o site está passando por uma reformulação para se tornar ainda mais amigável a essa população que até poucos anos não tinha acesso ao crédito, importante motor do consumo e do crescimento da economia nos últimos anos. Entre 2004 e 2010, 32 milhões de pessoas ascenderam à classe média brasileira com aumento de renda [o rendimento dos 10% mais pobres subiu 57,4%] e acesso ao crédito [o crédito passou de 21% do PIB para 32%]. Com a confiança em alta e uma renda maior, a nova classe média foi às compras e, muitos se endividaram. O crédito é um produto que pode ser benéfico ou se tornar algo ruim se for mal utilizado. Daí a importância das dicas, comparações, cotações e da educação de matemática financeira proporcionada pelo site emprestimo.org.

Lançamento − Som Automotivo Boss



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Por tropicocomunicacao.com

Com uma tela touch screen motorizada de 7” o novo som automotivo BV9555 da Boss chega ao mercado brasileiro. A fabricante, conhecida mundialmente por antecipar as tendências no setor de áudio automotivo, acaba de chegar ao Brasil com uma série de lançamentos inéditos. O novo modelo tem entradas de áudio compatível com iPod e outros MP3 Players, USB e auxiliar. Além disso, possui leitor de cartões SD e AM/FM RDS. Com potência de 340W (85Wx4), esse som ainda vem com controle remoto sem fio.

Especificações:

·         Total de estações memorizáveis: 30

·         Controle Remoto: Sim

·         Montagem: Double DIN

·         Motorizado: Sim

·         SD Card: Sim

·         Saídas de Áudio RCA: 4

·         Saídas de Vídeo RCA: 2

·         Saída de Subwoofer RCA: 1

·         Entrada de Áudio RCA: 2

·         Entrada de Vídeo RCA: 1

·         Entrada de Câmera CCD: Sim

·         Controles iluminados: Sim

·         Relógio: Sim

·         Pré ajustes de equalização: Sim

·         Ultima estação memorizada: Sim

·         Controles de graves agudos separados: Sim

·         Controle de balance e Fader: Sim

·         Conversor 1-bit D/A: Sim

·         Potência de saída Total: 340 Watts

·         Número de canais: 4

·         Dimensões (A x L x P): 10,16 x 19,05 x 17,78 cm


A Kop Indústria é a representante exclusiva da marca no Brasil.

Preço: R$ 699,00

Site: http://www.bossaudio.com.br/

Como evitar desgaste prematuro dos pneus dos caminhões



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Por Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Alguns hábitos dos motoristas podem garantir a segurança dos veículos, evitar o desgaste prematuro dos pneus e prolongar a vida útil do componente. Os pneus também merecem atenção especial dos motoristas, pois até a forma de dirigir pode implicar maior desgaste do componente. Direção mais agressiva, com arrancadas rápidas, freadas bruscas e curvas acentuadas em velocidade desgastam mais rapidamente os pneus. “O condutor que dirige com mais agressividade terá maior desgaste dos pneus”, afirma Osvaldo Peres, chefe de oficina da Tietê Veículos.

Outro fator que influencia na vida útil do pneu é o solo. “A condição do asfalto, mais ou menos abrasivo, e a carga transportada influem no estado do componente, bem como a calibragem”, disse Peres.

O chefe de oficina recomenda calibrar os pneus diariamente e com o veículo frio. “No entanto, como é inviável parar todos os dias para efetuar a calibragem, pode-se fazer semanalmente”, acrescenta. É preciso tomar cuidado, especialmente, com veículos de rodagem dupla. Um pneu não pode estar com calibre menor do que o outro. “O pneu com calibragem mais alta fica mais sobrecarregado de carga e consequentemente terá maior desgaste”, conclui.

Perfil da Tietê Veículos - A Tietê Veículos, empresa pertencente ao Grupo Comolatti . figura na lista dos maiores revendedores MAN Latin America, sendo qualificada pela montadora instalada em Resende (RJ) como Dealer  Premium no “Dealer Premium”, programa de avaliação de desempenho dos concessionários que analisa 50 critérios nas áreas de  vendas, peças, serviços, treinamento, instalações e finanças. Também foi selecionada pela Revista Exame entre as 1.000 Melhores e Maiores do Varejo do Brasil. A Tietê iniciou as operações em 1992 e possui quatro unidades, sendo três na Grande São Paulo (Zona Oeste, Via Anchieta e Guarulhos) e outra filial em Campinas.

Bosch dá dicas sobre manutenção de baterias


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Por In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação

A troca ou recarga de uma bateria automotiva é algo corriqueiro nas oficinas, mas alguns cuidados, normas e procedimentos são essenciais para garantir um serviço de qualidade e a maior durabilidade do produto. Pensando nisso, a Bosch separou as principais dicas para que o aplicador realize uma ação bem sucedida e segura.


Retirada e instalação da bateria

De modo geral, a bateria deve ser trocada quando sua vida útil chega ao fim – o que pode ser notado quando ocorre uma partida mais fraca, por exemplo.

Antes da retirada, o mecânico deve primeiramente checar as normas de segurança do fabricante (nas baterias Bosch, por exemplo, existem etiquetas com as instruções necessárias na parte superior do dispositivo). Feito isso, o processo de troca pode começar: desconecta-se o cabo negativo da bateria, sem que o mesmo volte a encostar no pólo, e logo em seguida, o cabo positivo. Para veículos modernos, sugerimos ligar em paralelo no veículo uma bateria auxiliar antes de realizar o desligamento da bateria que será substituída. Este procedimento é importante para que as memórias das diversas unidades de comando dos sistemas eletrônicos do veículo não sejam afetadas. Caso estas memórias sejam apagadas, procedimentos mais complexos de reconfiguração de alguns sistemas deverão ser executados pelo mecânico/eletrecista.

Ao instalar a nova bateria, um ponto deve ser levado em consideração, que é a formação do azinhavre ou, mais popularmente, zinabre. Esse material, que se forma sobre os pólos da bateria, é resultado da reação química entre o ácido sulfúrico, o oxigênio do ar, e o metal do pólo e do conector. A reação ocorre quando o ácido sulfúrico do eletrólito, líquido presente no interior das baterias, é derramado sobre pólos e conectores. Sua presença prejudica o funcionamento da bateria e compromete sua vida útil.

Caso haja a presença deste material, a Bosch sugere que o cabo seja limpo em uma solução de água e bicarbonato de sódio, e esfregado com uma escova de aço até que todo o conector adquira um brilho metálico intenso e sem nenhum vestígio do zinabre. Depois, o conector deve ser lavado em água corrente e seco adequadamente. Se não existir a possibilidade de limpeza do conector ou do cabo, devido ao estado de corrosão, os itens devem ser trocados por novos do mesmo modelo e qualidade do original de fábrica. Neste caso, se atentar ao diâmetro dos cabos elétricos de ligação.

No caso das baterias Bosch, não há esse problema. “Todos os pólos das baterias comercializadas pela Bosch passam por um processo que impede a formação de poros nos pólos, por onde poderia passar o eletrólito. Isto evita a formação do zinabre. De qualquer forma é fundamental que a limpeza dos conectores do veículo sejam cuidadosamente realizadas, afim de garantir um perfeito contato entre eles e os pólos da bateria”, comenta o Daniel Lovizaro, Chefe de Assistência Técnica da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch Brasil.

Para instalar a bateria nova, o conector do cabo positivo deve ser inserido primeiramente no pólo positivo, seguido do conector negativo no pólo negativo, fixando-os firmemente até que eles não se movam mais. “É importante lembrar que o encaixe do dispositivo na bandeja do veículo também é indispensável. Baterias que trabalham soltas no suporte têm sua vida útil significativamente diminuída”, afirma Lovizaro.

Carga da bateria

Um defeito na parte elétrica do veículo ou o esquecimento de um equipamento ligado por muito tempo pode fazer com que a bateria descarregue. Sendo assim, uma bateria com a carga enfraquecida nem sempre está danificada, o dispositivo pode, apenas, necessitar de uma recarga. O procedimento é feito por meio de um carregador de baterias e a unidade deve ser recarregada com uma corrente igual a 10% da capacidade nominal da bateria, portanto não é recomendado que sejam efetuadas cargas rápidas.

Exemplo: Bateria de 45 Ah
Corrente de Recarga: 45 x 0,1 = 4,5 A (10% da capacidade)

O tempo de recarga varia significativamente dependendo do estado de carga da bateria e também do tempo de uso que o produto possui. Ou seja, baterias levemente descarregadas precisam de menor tempo de recarga, enquanto as mais descarregadas necessitam de mais tempo. Contudo, um tempo de recarga superior ao necessário, principalmente com corrente constante, é importante acompanhar a temperatura da bateria, que não deve exceder 50° C, visto que temperaturas maiores que esta podem ocasionar danos severos ao produto.  

Uma bateria de boa qualidade tem, em média, uma vida útil de três anos. Entretanto, se houver a manutenção e utilização correta, a durabilidade pode chegar a cinco anos.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Volkswagen do Brasil inicia importação por Suape, em Pernambuco


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Por Imprensa Volkswagen do Brasil

A Volkswagen do Brasil acaba de iniciar (26/7/2012), a nova operação de importação de veículos por meio do Complexo Industrial e Portuário Governador Eraldo Gueiros, o Porto Suape, localizado em Ipojuca (PE), a 40 quilômetros de Recife. O primeiro lote de veículos da marca a desembarcar no Porto de Suape nessa manhã, totalizou 200 unidades dos modelos Amarok e SpaceFox, produzidos na fábrica de Pacheco, na Argentina. Anteriormente, ainda em julho, a Volkswagen realizou um desembarque-teste com um lote de 50 veículos.

O objetivo do desenvolvimento dessa nova operação é aprimorar a distribuição do volume de veículos da marca, importados da Argentina, para a região Nordeste do Brasil. Os modelos são SpaceFox e Amarok, ambos produzidos na fábrica de General Pacheco.

Suape está em uma localização privilegiada do País e reúne condições para contribuir com a estratégia de distribuição dos veículos Volkswagen. Com esta nova opção logística, a Volkswagen do Brasil vai trazer ainda mais agilidade para o atendimento dos clientes daquela região”, declara o diretor de Logística da Volkswagen do Brasil, Orlando Moral Jr.

Os embarques de veículos Volkswagen envolvem cerca de 30 pessoas entre estivadores, amarradores, motoristas, coordenadores e agentes de navio e de solo. Assim que desembarcam, os veículos são inspecionados e preparados para distribuição aos mercados da região. Somente na região Nordeste, a Volkswagen possui 52 pontos de vendas.

A região Nordeste tem apresentado um crescimento significativo. No primeiro semestre as vendas nacionais de carros e comerciais leves da região cresceram em um ritmo mais rápido que as vendas nacionais. A atuação da Volkswagen nessa região é cada vez mais estratégica para os objetivos da marca no País”, declara o diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil, Jochen Funk.

Porto de Suape

O Porto de Suape é administrado pelo governo do Estado de Pernambuco através da empresa Suape. Está localizado no litoral sul do Estado de Pernambuco, próximo à foz dos rios Tatuoca e Masangana, entre dois municípios, Cabo de Santo Agostinho e o Pontal do Cupe, a 40 quilômetros da cidade de Recife e, abrange o Estado de Pernambuco e parte dos Estados de Alagoas e da Paraíba.

Possui área de 13.500 hectares, distribuída em zonas Portuária, Industrial, Administrativa e Serviços, de Preservação Ecológica e de Preservação Cultural. Sua localização estratégica em relação às principais rotas marítimas de navegação o mantém conectado a mais de 160 portos em todos os continentes, com linhas diretas da Europa, América do Norte e África, com calado (profundidades) entre 15,5m e 20m.

Porsche Club Brasil tem patrocínio da Chubb Seguros


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Por  Approach

 A seguradora Chubb será mais uma vez a patrocinadora da etapa São Paulo da 16º edição do evento promovido pela Porsche Club Brasil, o Porsche Driving School. As baterias desta etapa serão realizadas nos dias 28 e 29 de julho, no autódromo de Interlagos, na capital paulista.

Pioneira no país na oferta de seguros para veículos de alta performance, a seguradora mantém ao longo dos últimos anos uma parceria sólida com o Porsche Club, o mais renomado clube de proprietários de Porsche da América Latina, que reúne cerca de 1.500 associados. “O evento é associado ao sucesso, tecnologia e inovação, conceitos inerentes aos nossos produtos. A companhia é especialista no desenvolvimento de seguros para pessoas de alta renda e possui expertise mundial no segmento Premium, conceito que agrega exclusividade e atendimento personalizado, e busca superar as expectativas desse público extremamente exigente”, explica Priscilla Magni, diretora de Personal Lines da companhia.

O Auto Quality Protection Platinum, seguro para automóveis da Chubb, é um dos produtos mais completos do mercado. Entre os serviços oferecidos pela seguradora, estão: assistência 24 horas, livre escolha de oficinas ou concessionárias tanto para o segurado, quanto para terceiros; peças originais em caso de reparo, cobertura especial para vidros, pneus, airbags e blindagens; passagens aéreas para retorno à cidade de origem em caso de acidente ou pane do veículo durante viagens em território nacional; além de cobertura exclusiva para perda e roubos de cartão de crédito. As mulheres têm vantagens especialmente desenvolvidas para atendê-las, como o serviço de baby sitter, assistência nutricional e uma inédita cobertura para bens deixados dentro do automóvel, que pode ser contratada a parte.

Maior evento do setor ciclístico da América Latina fomenta a indústria e o mercado brasileiro de bicicletas


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Por Ana Paula Ramos - MTB 45149/SP

Quando o assunto é bicicleta, a mídia tem apresentado o aumento e incentivo ao uso deste meio de transporte tão popular no País. É possível perceber certo otimismo em relação ao setor, ainda mais quando a bicicleta é relacionada às questões de mobilidade urbana, cuidados com a saúde e de respeito ao meio ambiente. Em sua sétima edição, a Bike Expo Brasil registra um histórico de crescimento, reunindo os principais agentes econômicos do mercado. Privilegiado ambiente de negócios, a feira se destaca como palco para a apresentação de lançamentos e inovações tecnológicas, estimulando o processo contínuo de aprimoramento e qualificação da indústria. Serão mais 200 marcas representadas e 100 expositores do Brasil e do mundo.

A Bike Expo Brasil 2012 foi planejada para ocorrer em um período que antecede as datas mais importantes de vendas para o mercado de bicicletas: o Dia das Crianças e o Natal. Desta forma, o evento assume um importante papel no fomento de toda a cadeia produtiva do setor. De forma abrangente e diversificada, o evento agrega representantes de todos os segmentos deste mercado – de acessórios, roupas e suplementos para ciclistas, equipamentos para montagem e pintura, às superbikes dobráveis e elétricas.

OPEN Bike Expo Brasil – Neste ano o evento terá um dia aberto para o público consumidor conhecer de perto as novidades e lançamentos do mercado, participando também do Test Ride Indoor e de outras atrações exclusivas. A OPEN Bike Expo Brasil será no dia 5 de agosto. O valor dos ingressos é de R$ 20,00 para adultos, R$ 15,00 para crianças e adolescentes (de 5 a 17 anos) e de R$ 10,00 (meia) para aposentados, estudantes e professores. Veja no site oficial do evento os documentos necessários para obter os descontos. Os ingressos também podem ser adquiridos online – www.bikeexpobrasil.com.br

O Brasil é o 3º produtor e o 5º consumidor mundial de bicicletas, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). O país também possui uma frota de 45 milhões bicicletas (segundo estimativas do Simefre), número superior aos de cerca de 40 milhões de automóveis, registrados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em dezembro de 2011.

Estes dados evidenciam a importância da bicicleta no Brasil e a relevância de encontros de negócios como a Bike Expo Brasil 2012, cujos objetivos centrais são dinamizar a indústria do ciclismo e disseminar o uso da bicicleta também nos grandes centros urbanos. “Diversidade, tecnologia e mobilidade no universo da bike” é o tema da Bike Expo Brasil 2012 que acontece nos dias 2 a 5 de agosto das 10h às 20h no pavilhão vermelho do Expo Center Norte. Rua José Ribeiro Bernardo Pinto, 333. Vila Guilherme, São Paulo – SP.

Toyota atinge 5,2 milhões de veículos produzidos no mundo no 1º semestre de 2012


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Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas

A Toyota divulgou, em Toyota City, no Japão, os resultados de produção do primeiro semestre de 2012. De janeiro a junho de 2012, o Grupo Toyota produziu mundialmente 5.247.777 unidades, 55,5% a mais do que o mesmo período do ano passado.

No último mês de junho, foram produzidos 888.245 veículos, uma alta de 30,4% comparado ao mesmo período de 2011. No Japão, a produção foi de 402.030 veículos, o nono mês consecutivo de crescimento. Fora do Japão, sua produção também teve elevação, de 34,9%, com 486.215 veículos.

Vendas no Japão

A Toyota teve o nono mês consecutivo de alta nas vendas de seus veículos no Japão. Em junho, a marca totalizou 229.743 unidades comercializadas registrando aumento de 63% em relação ao mesmo mês em 2011. Neste primeiro semestre, a alta chega a 72%, em relação ao mesmo período do ano passado, com 1.319.967 unidades vendidas.

Corpo de Bombeiros faz curso de salvamento veicular na Fábrica da Renault do Brasil


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Por Imprensa Renault do Brasil

Em parceria com a Renault do Brasil, o Corpo de Bombeiros do Paraná realiza pelo terceiro ano consecutivo o curso de salvamento veicular na fábrica da marca em São José dos Pinhais, entre os dias 25 e 26 de julho. O curso consiste no aprendizado de técnicas para retirada de vítimas das ferragens de veículos acidentados. Aborda a escolha da ferramenta certa, adequada às características do acidente, uso da melhor técnica de utilização da ferramenta escolhida, conhecimento sobre novos equipamentos e de retirada da vítima. A Renault fornece as carcaças dos veículos (internos, destinados à destruição) para simular os resgates.

Esta parceria nos permitiu alcançar um elevado grau de domínio das técnicas de resgate de vítimas de acidentes. Hoje, o Corpo de Bombeiros do Paraná está entre os mais bem preparados do país para este tipo de ação, sendo capaz de prestar um serviço de primeira qualidade à sociedade. O apoio da Renault neste treinamento tem sido fundamental”, diz o Capitão Gabriel, oficial responsável pela organização do treinamento. Trinta bombeiros do Estado do Paraná, uma equipe do Corpo de Bombeiros Voluntários do Paraguai e dois bombeiros do Uruguai participarão do curso.

Mercedes-Benz lançará cinto de segurança com airbag


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Por Imprensa Mercedes-Benz

O Beltbag, um dos destaques do ESF, Experimental Safety Vehicle (Veículo de Segurança Experimental) de 2009, está pronto para ser aplicado em um modelo de luxo da Mercedes-Benz. O tirante inflável desse cinto de segurança pode reduzir o risco de ferimentos dos passageiros que viajam no banco traseiro em colisões frontais, ao reduzir a tensão localizada na caixa toráxica.

Caso os sensores de colisão detectem um forte impacto frontal, a unidade de controle do airbag dispara e infla o Beltbag. Nesse caso, um gerador de gás infla o tirante do cinto, composto de camadas múltiplas unidas por costuras de Velcro, até aproximadamente três vezes sua largura normal. A maior área assim resultante consegue distribuir melhor a força atuante sobre o ocupante do banco, reduzindo assim o risco de lesão.

O Beltbag é usado da mesma forma que um cinto de segurança convencional. O design do tirante do cinto, porém, é diferente daquele do cinto tradicional e recebeu alta classificação por ser extremamente confortável de usar e ter bordas extramacias.

"A Mercedes-Benz está ampliando sua iniciativa a favor da segurança na parte posterior dos veículos com o Beltbag", comenta o Prof. Dr. Eng.  Rodolfo Schöneburg, chefe da área de Segurança Passiva e Funções Veiculares da Mercedes-Benz Cars. "Afinal, o excelente padrão de segurança proporcionado pela Mercedes-Benz não apenas se aplica a todas as séries de modelos como também a todos os assentos."

Assim como a fivela ativa do cinto de segurança apresentada recentemente pela Mercedes-Benz foi prevista para introdução em um veículo de luxo, o Beltbag foi desenvolvido com foco particular nos novos mercados internacionais. Nesses países, a ocupação média dos bancos traseiros é de até 30%, muito mais alta do que na Europa.

Com a introdução do Beltbag, a Mercedes-Benz está expandindo ainda mais o sistema de segurança para os passageiros de trás. Diferentemente do que ocorre com outros fabricantes, os cintos de segurança dos bancos traseiros nos modelos da Mercedes-Benz já são equipados com tensionadores e limitadores de força. Não há planos para utilização do Beltbag para os ocupantes dos bancos dianteiros, porque os airbags já estão incluídos na parte da frente de todos os modelos como um sistema de retenção suplementar.

Como a tecnologia de medição com manequins (dummies) não consegue quantificar os benefícios resultantes de tirantes de cintos mais largos, como a menor força que eles exercem sobre os ocupantes, os especialistas em segurança da Mercedes-Benz também trabalharam intensamente com modelos humanos virtuais, gerados por computador, que possibilitam obter dados detalhados sobre o esforço biomecânico que ocorre durante uma colisão.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O.R. Capas® - 17 anos de tradição na linha de produtos para serviços automotivos


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Referência no setor de proteções automotivas desde 1995 a OR Capas® dedica-se na busca de matérias-primas de qualidade para acabamentos superiores e produtos diferenciados. Com produtos fabricados no Brasil a OR Capas® possui linhas variadas de produtos que atendem as necessidades das montadoras, concessionárias e auto centers, oferecendo organização e proteção aos serviços de manutenção de veículos, máquinas e equipamentos.

Sempre em busca do melhor atendimento a OR Capas® empenha-se no desenvolvimento constante de novos produtos e ainda realiza projetos exclusivos e personalizados para assim continuar surpreendendo seus tradicionais e novos clientes.

            A empresa oferece uma quantidade realmente surpreendente de produtos e diversas opções de materiais e acabamento. Dentre estes produtos encontram-se capas de cobertura em diversos tamanhos, capas protetorasde bancos dianteiros e traseiros,capas de para-lamas, protetores frontais, tapetes de serviço, aventais, capas de volante, câmbio e freio de mão, capas de roda, porta ordens de serviço e etc.

Os primas de identificação, as capas de cobertura e as camuflagens para veículos merecem destaque, são produtos hoje homologados por grandes montadoras e reconhecidos por suas qualidades e durabilidade.

            A OR Capas® ainda possui uma linha muito ampla voltada para produtos promocionais como sacolas variadas, lixeirinhas para veículos, flanelas de limpeza, porta-manual ou qualquer produto que o cliente necessitar.

Sobre a OR Capas®
A OR Capas® é uma empresa 100% brasileira que desde 1995 oferece capas de proteção automotiva para as mais diversas finalidades. Focada em oferecer sempre mais na fabricação de seus produtos, busca matéria-prima diferenciada, acabamento superior, design arrojado e soluções inteligentes. Tudo isso com o objetivo de criar produtos surpreendentes e de alta qualidade. Mais informações podem ser obtidas no site: www.orcapas.com.br

terça-feira, 24 de julho de 2012

Toyota alcança marca de 200 milhões de veículos produzidos no mundo



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Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas

 A Toyota alcançou no mês de junho de 2012, 76 anos e 11 meses depois de sua fundação, a marca de 200 milhões de veículos produzidos no mundo. O número é histórico para a montadora, que foi fundada em 1935 no Japão.  Desse total, cerca de 145 milhões foram fabricados no Japão, e os demais 55 milhões em fábricas ao redor do mundo.

Gostaria de agradecer e demonstrar meu mais profundo respeito pelos nossos clientes ao redor do mundo. Trabalhamos diariamente para fazer nossos produtos ainda melhores, o que reflete em suas decisões de compra. É importante ressaltar, também, o esforço de todos nossos colaboradores. Graças a eles, fizemos história”, disse o presidente mundial da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda.

O primeiro modelo fabricado pela companhia foi o caminhão G1, e hoje a gama de produtos contempla veículos como comerciais leves, picapes, sedãs grandes e médios, hatches e híbridos.

Do total de veículos, o mais produzido é o Corolla, com pouco mais de 39 milhões de unidades. O sedã, inclusive, é o carro mais vendido do mundo de acordo com a revista Forbes com cerca de 36 milhões de comercializações desde que foi lançado, em 1966. No Brasil, o modelo foi líder de vendas no segmento de sedãs médios em sete dos últimos 10 anos e manteve a liderança no primeiro semestre de 2012.

Veja abaixo algumas marcas históricas de produção da Toyota e quanto tempo foi necessário para atingi-las:

10 milhões de unidades: Janeiro de 1972
50 milhões de unidades: Outubro de 1985
100 milhões de unidades: Janeiro de 1997
150 milhões de unidades: Janeiro de 2006
200 milhões de unidades: Junho de 2012

Harbin Hafei transfere licença e tecnologia à CN Auto


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Por Imprensa CN Auto

O presidente da Harbin Hafei Automobile Industry Group Co. Ltd., Liu Zhengjun, e o CEO da CN Auto, Ricardo Strunz, assinaram esta manhã no Palácio Anchieta, sede do governo capixaba, o contrato de licença e de transferência de tecnologia para a produção dos miniutilitários que, no Brasil, são comercializados com o nome de Towner. A solenidade contou com a participação do governador Renato Casagrande e do Secretário de Desenvolvimento daquele estado, Marcio Félix Carvalho Bezerra.

A fábrica da CN Auto será instalada no município de Linhares, a 130 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo, onde em terreno de 1milhão m2. Cinco modelos/versões – Pick-up Cabine Simples, Pick-up Cabine Dupla, Pick-up Cabine Estendida, Minivan Passageiros e Minivan Furgão – serão produzidos a partir de 2014.

Com investimento da ordem de R$ 250 milhões na primeira fase, a capacidade produtiva da nova planta será de 25 mil unidades/ano por turno, gerando empregos da ordem de 1.200 diretos. O projeto contempla cumprir os 12 processos produtivos exigidos pelo novo regime automotivo brasileiro.

De acordo com o CEO da empresa, desde agosto de 2008, quando a importadora iniciou suas atividades comerciais no País, a CN Auto mostrou-se interessada em instalar uma fábrica no país, por entender que os miniutilitários têm larga aplicação em diferentes segmentos industriais, comerciais e de prestação de serviços. “No entanto”, explica Strunz, “nos primeiros três anos, nosso foco foi de estruturar uma rede de concessionárias capaz de oferecer suporte técnico-comercial nas principais regiões e mercados do Brasil, como também estruturar todas as atividades de Pós Vendas e suporte ao consumidor final”.

A partir da assinatura do contrato de licença e de transferência de tecnologia, a CN Auto – de imediato – inicia a fase de desenvolvimento de fornecedores brasileiros. “Ao longo deste segundo semestre e todo o ano de 2013, vamos trabalhar no sentido de alcançar  o índice de nacionalização que atenda às exigências do Programa “Inovauto” já nos primeiros lotes de produção nacional da Towner em 2014”, enfatiza Strunz. O início do projeto depende das definições e regulamentações do DL 7.716, de 3 de abril de 2012.

PPW cria portas especiais para caminhões de combate a incendio


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Por Imprensa PPW

A PPW Brasil, empresa pioneira e líder no segmento de portas roll up, desenvolveu recentemente um projeto específico para equipar veículos de combate a incêndio para uso exclusivo em aeroportos. Denominados de “Fenix”, os caminhões com características especiais foram providos com portas Aluvan PPW que, por conta de seu formato diferenciado, torna-se um produto bem versátil, permitindo sua utilização como portas laterais e adequadas para veículos especiais.

Desenvolvido e fabricado pela Lavrita, empresa que projeta máquinas e equipamentos diferenciados para áreas como mineração, siderurgia, portos, rodovias, aeroportos, setor público entre outros, o Fenix  é um equipamento CCI - AP-2 (Carro de Combate à Incêndio - Ataque Principal - Classe 2), que atende a diversas normas de regulamentação, como a NFPA 414 - EUA (Standard for Aircraft Rescue and Fire-Fighting Vehicles), ICAO - Canadá (International Civil Aviation Organization), FAA – EUA (Federal Aviation Organization) e ANAC - BR  (Agência Nacional de Aviação Civil).

Segundo Roberto Molina, diretor comercial da Lavrita, a vantagem do sistema de portas da PPW Brasil é o peso do conjunto, pois o produto tem perfis de alumínio pré-encaixados, que levaram a redução do peso do veículo por completo. “Em uma operação de combate a incêndio, por exemplo, outro benefício bastante prático é a abertura das portas que é rápida e fácil de ser executada”, esclarece o diretor.

A Aluvan PPW é fabricada a partir de painéis de alumínio extrudado, com altura de 35 milímetros e design côncavo. Com total otimização do espaço, este tipo de porta roll-up tem corrediças em nylon fixadas na lateral (não-rebitadas) e face externa totalmente lisa, sem interferência de rebites ou recortes, com acabamento de alumínio anodizado.

MV AGUSTA lança promoção no Facebook


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Por Imprensa MV AGUSTA

Em comemoração ao Dia do Motociclista, no dia 27 de julho, a MV AGUSTA Brasil acaba de lançar uma promoção na fan page da marca no Facebook. Até a próxima sexta, os curtidores da página oficial www.facebook.com/mvagustabrasil poderão concorrer a um livro exclusivo da F3 Serie Oro, distribuído apenas aos compradores de uma das 200 unidades da série especial criada em comemoração ao lançamento da F3.

Para participar, basta ir até a página da MV AGUSTA Brasil no Facebook, clicar no tópico “Promoção” e aceitar o aplicativo Sortei.me.

O resultado será divulgado no Facebook na sexta, dia 27, às 16h.

F3 Serie Oro

Edição limitada em 200 unidades, a esportiva F3 Serie Oro possui – além do consagrado design MV AGUSTA - motor três cilindros de 675cc, detalhes em dourado – como corrente, rodas e grade das saídas de ar - , peças em fibra de carbono, suspensão e amortecedor de direção Öhlins, pinças dianteiras em monobloco, pedaleiras do piloto ajustáveis, banco em couro e placa de identificação em ouro, constando o número de série da motocicleta. Além disso, o novo proprietário da F3 Serie Oro recebe um kit especial, que remete aos três pistões do motor da motocicleta, contendo a chave e o certificado de autenticidade.

Preço: R$ 170 mil
Cor disponível: prata/vermelho.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Novo Gol e Novo Voyage serão os primeiros veículos do Brasil a utilizar tecidos à base de PET reciclado no revestimento de bancos e portas


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Por Volkswagen do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

A Volkswagen do Brasil é a primeira indústria automobilística do País a desenvolver e aplicar a tecnologia de tecidos à base de PET reciclado para revestir bancos e painéis de portas de seus automóveis, que estreia no Novo Gol e Novo Voyage. A tecnologia protege o meio ambiente e faz parte do objetivo estratégico da Volkswagen de desenvolver sustentabilidade como princípio de gestão.

Exclusividade da Volkswagen no Brasil, os tecidos à base de PET reciclado para revestimentos aplicados no Novo Gol e Novo Voyage, são altamente tecnológicos e estrategicamente compostos por até 60% de fio reciclado. A matéria-prima bruta é fornecida por empresas certificadas por órgãos ambientais internacionais.

Os tecidos à base de PET reciclado oferecem o mesmo conforto, qualidade e resistência que os materiais utilizados atualmente nos revestimentos dos veículos Volkswagen. Além disso, os novos tecidos atendem perfeitamente às especificações de aparência e durabilidade exigidas pela empresa, com a vantagem de preservar o meio ambiente.

"A Volkswagen do Brasil reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao desenvolver a inovadora tecnologia de tecidos à base de PET reciclado para revestimentos de bancos e portas. É um desafio tecnológico que resolvemos vencer para proteger o meio ambiente", diz o Gerente Executivo de Desenvolvimento de Carroceria, Acabamento, Segurança e Predições Veiculares, Antonio Carnielli Jr..

A produção dos tecidos à base de PET reciclado tem início com a separação das garrafas plásticas por cores, uma vez que elas interferem no tom do tecido. Em seguida, as peças são limpas e trituradas em grãos, os quais são transformados em fios – matéria-prima de construção de tecidos. A partir daí, o processo de criação do tecido à base de PET reciclado é o mesmo utilizado na produção de tecidos convencionais.

A fibra de PET reciclado já é aplicada pela indústria automobilística em Não Tecidos de revestimentos do assoalho, porta-malas de veículos e cobertura do compartimento de bagagem.

Inovações em sustentabilidade – Pioneirismo Volkswagen

Além dos tecidos à base de PET reciclado no revestimento de bancos e portas de veículos, a Volkswagen do Brasil é pioneira em diversas outras ações de sustentabilidade. Confira algumas:

PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas)
A Volkswagen foi a primeira indústria automobilística do Brasil a investir em infraestrutura para gerar energia limpa e renovável no País. A empresa inaugurou, em 2010, sua primeira PCH (Pequena Central Hidrelétrica), a Anhanguera, e já anunciou a construção de sua segunda usina, a PCH Monjolinho, com inauguração prevista para 2014.

A PCH Anhanguera é uma parceria entre a Volkswagen do Brasil, a SEBAND e a Pleuston. Localizada no rio Sapucaí, entre as cidades de São Joaquim da Barra e Guará, no Estado de São Paulo, a PCH Anhanguera possibilitou que a Volkswagen aumentasse sua utilização de energia renovável de 86% para 93,55%. A Volkswagen do Brasil minimizou impactos da construção por meio de diversos projetos ambientais e sociais.

Créditos de Carbono

A PCH Anhanguera recebeu o Certificado de Emissões Reduzidas (CER), também conhecido como Créditos de Carbono, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Inédito para a unidade brasileira da Volkswagen, o certificado atesta que sua usina hidrelétrica é uma iniciativa sustentável de geração de energia, que contribui para reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa.

Volkswagen anuncia sua 2ª PCH, com investimento de R$ 160 milhões

A Volkswagen do Brasil anunciou o investimento de aproximadamente R$ 160 milhões, em sociedade com a Pleuston Serviços, na construção de sua segunda PCH (Pequena Central Hidrelétrica), a Monjolinho, prevista para ser inaugurada em 2014. A PCH Monjolinho será construída no rio Sapucaí, entre Ipuã e Ituverava, no Estado de São Paulo, a 25 km da PCH Anhanguera. As obras devem gerar 700 empregos diretos e 5.000 indiretos, além de contar com projetos sociais e ambientais.

PCHs vão gerar 40% da energia elétrica utilizada pela Volkswagen

O investimento da Volkswagen do Brasil e seus parceiros nas duas PCHs (Anhanguera e Monjolinho) soma aproximadamente R$ 300 milhões. Juntas, as Pequenas Centrais Hidrelétricas vão gerar cerca de 48 MW, o que equivale a aproximadamente 40% da energia elétrica utilizada pela Volkswagen do Brasil.

Fibras de Curauá e de Juta

A Volkswagen do Brasil foi a primeira fabricante de automóveis a desenvolver a tecnologia com a Fibra de Curauá, utilizada no revestimento do teto do Polo, desde 2000. Nativa da Floresta Amazônica, a planta Curauá é cultivada por comunidades de baixa renda das imediações de Santarém, no Pará, que encontraram nessa agricultura a melhoria da qualidade de vida. Além do desenvolvimento social, a Fibra de Curauá beneficia o meio ambiente, por ser uma fonte renovável. A Curauá proporciona às peças de veículos um acabamento resistente, cumprindo todas as especificações de produto requeridas pela Volkswagen.

A Volkswagen do Brasil também utiliza outras fibras naturais, como a mistura de Juta e a de Malva, em parte da produção da cobertura do compartimento de bagagem presentes no Novo Gol. Desde 2004, a fibra natural renovável é utilizada no porta-pacotes do Fox e CrossFox.

Conceito BlueMotion

Um dos objetivos da Volkswagen é criar veículos cada vez mais eficientes em desempenho dinâmico e na relação com o meio ambiente. Os carros da marca mais avançados nesse sentido recebem a designação BlueMotion Technologies, que identifica as novas tecnologias desenvolvidas e aplicadas pela Volkswagen para reduzir o consumo de combustíveis e emissões. Reconhecidas internacionalmente por sua eficiência, as tecnologias BlueMotion abrangem alguns dos motores e câmbios mais avançados e contribuem para preservar os recursos energéticos.

O recém-lançado Fox BlueMotion é o terceiro modelo da Volkswagen do Brasil a contar com o conceito BlueMotion Technologies, de veículos ambientalmente corretos. Os primeiros foram o Polo BlueMotion (abril de 2009) e o Gol G4 Ecomotion (abril de 2010).

Software de gerenciamento de sustentabilidade - SoFi

A Volkswagen do Brasil é a única empresa do País a implantar e utilizar a licença completa do software de gerenciamento de sustentabilidade SoFi. A tecnologia alemã permite administrar dados sobre as emissões de gases de efeito estufa e preparar futuros relatórios ambientais.

O software SoFi ajudará a Volkswagen do Brasil a melhorar continuamente a gestão de informações, reduzindo ainda mais suas emissões e minimizando possíveis impactos ambientais de forma inovadora. O cálculo das emissões realizado por meio do SoFi será abrangente, pois vai considerar todos os processos da empresa, desde a produção a operações de escritórios e até mesmo viagens a trabalho.

Análise do Ciclo de Vida no Processo Industrial - GaBi

A Volkswagen do Brasil também utiliza o software alemão GaBi para alcançar a excelência no desempenho ambiental. O GaBi proporciona a avaliação completa de uma nova instalação ou processo industrial, antes de sua implantação. Dessa forma, é possível trabalhar preventivamente, minimizando os impactos ambientais.

O software GaBi calcula todos os potenciais de impacto ambiental da nova atividade operacional, além das emissões geradas a partir de processos agregados. Em seguida, por meio da interpretação e da análise crítica detalhada dos resultados do GaBi é possível apontar qual é o processo industrial mais adequado em termos ambientais.

Total Flex - Tecnologia bicombustível

A Volkswagen inovou ao lançar a tecnologia bicombustível Total Flex no Brasil, em 2003. O Total Flex revolucionou a indústria automobilística ao permitir que os veículos sejam abastecidos com etanol, gasolina ou com a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. O Gol, o automóvel mais vendido no Brasil há 25 anos consecutivos, foi o primeiro a receber o motor Total Flex. Atualmente, a tecnologia está em toda linha nacional da Volkswagen.