domingo, 24 de março de 2013

A importância de limpar as peças durante a instalação dos discos de freio O sistema de freio



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 Por Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

O sistema de freio, composto por diversos componentes, entre eles, os discos de freios e pastilhas, merece atenção especial dos reparadores no momento da instalação. A limpeza, tanto das peças como das mãos de quem for instalar, é fundamental para que não ocorra a contaminação do sistema.

Uma das partes mais importantes do veículo por garantir a segurança de seus ocupantes, o sistema de freios precisa estar com a manutenção em dia. Por isso, os mecânicos devem ter especial atenção na hora da reparação. Pedal de freio, servo freio, cilindro mestre e de rodas, pinças, pastilhas, lonas e discos fazem parte do sistema, componentes que requerem cuidados na hora da instalação. “As faces de contato entre o disco de freio e o cubo de roda devem ser limpas com uma lixa de ferro ou escova de aço para remover qualquer sinal de oxidação ou rebarbas”, ressalta Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Segundo o técnico, o acúmulo de resíduos nesse local pode provocar vibrações ou pulsações no pedal durante a frenagem. Para remover a película protetora, os discos devem ser lavados com detergente neutro e água.

A pinça de freio não pode ficar pendurada pelo flexível. “Prenda-a com um gancho resistente para evitar danos no flexível e examine-a quanto a vazamento, o funcionamento dos êmbolos e o deslizamento dos pinos guias. Se identificar qualquer irregularidade substitua os componentes”, adverte. Silva recomenda também a troca de pastilhas quando ocorrer a substituição dos discos sempre com as mãos bem limpas durante a instalação para que não haja contaminação.

Risco de empenamento – Os riscos de empenamento no conjunto cubo/disco/rolamento podem ocorrer em caso de torque excessivo nos parafusos de roda, podendo resultar em trepidações ou pulsações no pedal durante a frenagem. O empeno máximo do disco/cubo/rolamento na linha leve não deve ser superior a 0.10 mm. "Caso esteja acima dessa medida, é necessário remover o disco, colocar a ponta do relógio comparador na borda do cubo, girar o cubo vagarosamente e fazer a leitura”, recomenda. Se for maior que 0,04 mm, pode ser que o cubo esteja empenado ou os rolamentos com folga excessiva. “Faça as substituições necessárias para a correção do problema antes de instalar os novos discos de freio”, afirma Silva. Ele lembra também  que folgas entre os componentes da direção e suspensão, como os terminais axiais, podem provocar vibrações ou golpes no volante durante frenagens, induzindo o reparador a um diagnóstico incorreto de disco empenado.

Recomendação importante - Durante os primeiros 300 km, após a substituição das pastilhas e discos, os freios não devem ser acionados bruscamente (exceto em emergências). “Essa quilometragem é necessária para permitir o assentamento do material de atrito”, conclui.

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