domingo, 24 de março de 2013

Preço do carro zero subiu 0,81 no bimestre


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Autoinforme

 O mercado ainda não absorveu o aumento oficial dos carros provocados pelo retorno de 2% no IPI em janeiro. Estudo AutoInforme/Molicar que analisa o Preço de Verdade, isto é, o preço realmente praticado no mercado, mostrou que o carro zero subiu apenas 0,81% no primeiro bimestre, ou menos da metade do aumento oficial.

A maior parte desse aumento (índice de 0,79%) ocorreu em janeiro; em fevereiro o preço permaneceu estável (teve uma variação residual de 0,02%).

Apenas dez marcas tiveram aumento em fevereiro, entre elas, as três grandes: Fiat 0,07%, Volkswagen 0,10% e GM 0,41%. Sinal de que as empresas com maior poder de fogo conseguiram recuperar uma pequena parte do preço.

Mas grande parte das empresas sequer manteve o preço praticado em dezembro (veja tabela), casos da Ford e da Hyundai, que tiveram queda de 0,03%, da Toyota (-0,05%), Honda (-0,84%), Nissan (-1,30%) e Jeep (-2,49%).

A maioria (25 marcas) manteve o preço inalterado, um indicador de que a grande concorrência não está permitindo que as montadoras e importadoras repassem para o consumidor o aumento resultante da volta parcial do imposto.

Como apenas carros nacionais foram agraciados com a redução do IPI, são eles que mais sofrem, agora, o impacto do retorno do imposto, mesmo que parcial (em primeiro de abril haverá novo aumento de 2%).

Observe as listas dos carros que mais caíram de preço e os que mais subiram: em ambos os casos os importados são maioria; eles sofrem com mais intensidade variações de preço, enquanto os carros fabricados no Brasil, de grande volume, estão menos sujeitos às intempéries do mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.