quarta-feira, 29 de maio de 2013

Com 18 milhões de motos produzidas no Brasil, Honda chega ao Salão Duas Rodas 2013



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 Por 2PRÓ Comunicação

Uma das mais tradicionais marcas do mercado internacional de motocicletas e segunda maior montadora de veículos automotores - dentre todos os segmentos existentes - no país, a Honda tem presença certa no próximo SALÃO DUAS RODAS, que acontece de 8 a 13 de outubro de 2013. Nesta entrevista, a marca comenta as tecnologias que a fizeram detentora de 80% do market share brasileiro e sua preocupação com o custo/benefício de seus produtos, sem abrir mão de políticas sustentáveis. Segundo Alexandre Cury, gerente geral comercial da Moto Honda da Amazônia, o Salão Duas Rodas é fundamental para valorização da marca e fortalecimento do relacionamento com o cliente.

Qual é a perspectiva da empresa para o mercado de duas rodas neste ano?

Projetamos para 2013 um cenário de recuperação gradual. Neste contexto, a Honda manteve todos os seus planos de lançamento de novos modelos e novas tecnologias, buscando cada vez mais atender as necessidades de diferentes clientes em termos de segmentos, regiões, tipos de uso, faixas de preço, etc. Acreditamos que tal postura tem sido reconhecida pelos clientes - em 2012 chegamos à marca de 80% de market share mês a mês.

Como avalia a influência do Salão Duas Rodas no volume de negócios da Honda?

O Salão Duas Rodas é fundamental para valorização da marca e fortalecimento do relacionamento com o cliente, que tem à disposição no salão, em um só ambiente, toda a linha Honda, serviços e a equipe de vendas. Como evento mais importante do segmento no país, cria uma grande oportunidade para interagirmos com o público e mostrarmos toda a nossa filosofia, valores e capacidade criativa.

Existe a preocupação da Honda em elaborar produtos que proporcionem economia o consumidor final, seja pela durabilidade do produto ou relação custo/benefício?

Faz parte de nosso empenho constante desenvolver produtos cada vez mais econômicos e amigáveis ao meio ambiente. Em 2009, a Honda foi pioneira ao lançar a primeira moto flex do mundo, a CG 150 Titan Mix. Desde então, temos ampliado ano a ano a linha de motos movidas a bicombustível. Atualmente, são seis modelos: CG 150 Titan, NXR 150 Bros, CG 150 Fan, Biz 125, CB 300R e XRE 300, que juntas representam aproximadamente 60% das vendas da empresa e já totalizaram mais de 2 milhões de motocicletas flex produzidas.

Qual a porcentagem que as motos flex representam em volume de negócios?

Juntas, nossas motos flex representam aproximadamente 60% das vendas da empresa no Brasil. Ou seja, no ano passado foram mais de 800 mil motocicletas flex comercializadas.

Quais são as principais iniciativas para que a empresa atenda práticas e metas sustentáveis?

Além de trabalhar constantemente no desenvolvimento de tecnologias inovadoras, proporcionando a redução das emissões poluentes de seus produtos, a  empresa segue em todas as suas fábricas no mundo o conceito de Green Factory. As ações contemplam gerenciamento de resíduos, eficiência energética, redução de emissões atmosféricas e uso racional da água. Como demonstração do empenho global nesse quesito, a matriz estipulou para 2020 a meta de redução de 20% em suas emissões globais de CO2, tendo como parâmetro os índices do ano 2000. São ações mundiais, aplicadas nas fábricas de motocicletas, em Manaus (AM), desde 2000, e de automóveis, em Sumaré (SP), desde 2008.

Existem outras iniciativas que visam o meio ambiente, promovidas pela Honda no Brasil?

Acompanham as nossas motocicletas e automóveis manuais impressos em papel de origem controlada e com tinta a base de soja, reduzindo drasticamente o impacto ambiental.  São aproximadamente 1,7 milhão de manuais ao ano. A valorização do meio também se estende à rede de concessionárias de automóveis e motocicletas. No Brasil, 40% das 175 concessionárias Honda de automóveis e 37% das 1.013 concessionárias de motocicletas já possuem a certificação Green Dealer.  A iniciativa contempla o descarte correto de resíduos, como peças usadas, baterias, produtos químicos e pneus. Após a comprovação da destinação correta de todo o resíduo gerado na prestação de serviços, a concessionária recebe a certificação com validade anual.

Paralelamente ao trabalho realizado nas fábricas e concessionárias, a Honda promove diversas ações de conscientização ambiental entre seus colaboradores e a sociedade. São exemplos de projetos desenvolvidos pela Honda: o Jornal Ecológico, direcionado a todos os colaboradores com destaque para temas de conscientização, e o Horta na Escola, que tem o objetivo de mostrar às crianças o cuidado durante o cultivo de plantas e alimentos. Desenvolvido nas escolas, a marca contribui com a iniciativa doando adubo para as plantações.

Como a Honda se posiciona hoje no mercado duas rodas brasileiro? E no mercado mundial?

Em números absolutos, a Honda é a segunda maior fabricante de veículos automotores do país, entre carros, caminhonetes, ônibus, caminhões, tratores, motocicletas, embarcações e aeronaves.  A participação da Honda no mercado de motos é fruto de mais de 40 anos de muito trabalho e dedicação. Nossa fábrica em Manaus é a maior do mundo. A planta ocupa uma área construída de 193 mil m², em um terreno de 661 mil m². Produzimos lá também quadrículos e motores estacionários. Desde sua fundação, a Moto Honda da Amazônia alcançou inúmeras marcas de destaque. Uma das principais foi alcançada em 2013, com a produção da moto de número 18 milhões em sua planta localizada na Zona Franca de Manaus, uma CG 150 flex.

Existem novas ações de mercado previstas para o Brasil?

A Moto Honda investe constantemente em tecnologia, nacionalização, expansão da rede e ampliação das estruturas de distribuição de peças para levar excelência em atendimento de vendas e pós-vendas para todo o país. Continuaremos pesquisando o mercado e ouvindo os desejos dos consumidores, sempre em busca de apresentar novos produtos e soluções que complementem nosso line-up e serviços.

O SALÃO DUAS RODAS completa, em 2013, 22 anos de realização. Em seis dias de evento são esperados 260 mil visitantes. Ingressos antecipados começam a ser vendidos em 1º de junho.

Serviço:

12º SALÃO DUAS RODAS
Data: 8 a 13 de outubro de 2013
Horário: 08 a 12 de outubro de 2013 – das 14 às 22h (entrada até 21h)
13 de outubro de 2013 – das 11 às 19 h (entrada até 17h)

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana – São Paulo – SP – Brasil
Mais informações em www.salaoduasrodas.com.br

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