quinta-feira, 27 de junho de 2013

Fábrica da Volkswagen em São Carlos atinge a marca de 8 milhões de motores produzidos desde a sua inauguração



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 Por Volkswagen do Brasil - Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

 No momento em que inicia as operações de seu novo prédio produtivo, que irá fabricar o novo motor de três cilindros 1.0l da família EA211, a unidade da Volkswagen do Brasil em São Carlos atinge mais uma conquista histórica com a marca de 8 milhões de motores produzidos, desde 1996, ano de sua inauguração.

O marco de 8 milhões de motores produzidos em São Carlos reforça a importância da fábrica, que é a 3ª maior unidade produtora de motores do Grupo Volkswagen. É mais uma celebração importante de uma fábrica que registrou no final de 2012 outro recorde histórico: a produção de 900 mil motores em um ano”, diz Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.

Com 830 empregados, a fábrica produz em média 80 mil motores por mês em 67 modelos diferentes, de 1.0, 1.4 e 1.6 litro, os quais equipam os modelos Novo Gol, Fox, Novo Voyage, CrossFox, SpaceFox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi, Gol G4 e Golf.

Para o mercado brasileiro, 100% dos motores recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos motores a gasolina que são montados nos veículos para exportação e também são exportados motores parciais para a Argentina.

Nos primeiros cinco meses de 2013, já produziu 352.893 motores para o mercado interno e externo. Em 2012, a fábrica atingiu o volume recorde de 909.737 motores produzidos, um aumento de 3,4% em relação a 2011, quando foram produzidos  879.708 unidades. Do total produzido no ano passado, 212.686 foram para o mercado externo, incluindo propulsores montados nos veículos para exportação e motores parciais enviados para a produção da SpaceFox, na Argentina.

"A comemoração dos 8 milhões de motores ocorre em um grande momento para a fábrica de São Carlos, com o lançamento de uma nova família de motores e a ampliação de sua capacidade produtiva em cerca de 20%. Essas conquistas reforçam como a região de São Carlos é importante estrategicamente para o Grupo Volkswagen”, disse Andreas Hemmann, gerente executivo da unidade de São Carlos.

Desde o início de suas atividades, a unidade coleciona grandes conquistas como a produção do primeiro motor turbo 1.0 do Brasil, em 1999, e a fabricação do primeiro motor 1.0 com a tecnologia Total Flex do País, em 2003. No que diz respeito a infraestrutura, a unidade teve sua área construída ampliada em 283%, desde 1996, para os 84.000 m² atuais.

Sustentabilidade

A unidade de São Carlos foi a primeira unidade do Grupo Volkswagen, fora da Europa, a conquistar o certificado ambiental ISO 14001, em 1997, e se tornou referência em gestão ambiental para as demais unidades na América do Sul.

Com a maior área verde entre as fábricas da Volkswagen do Brasil, num total de 730 mil m², a fábrica de São Carlos possui 18,6 hectares de área de reserva legal, com preservação do cerrado, com o reflorestamento da mata nativa como uma das práticas sustentáveis permanentes visando a preservação ambiental.

Em 2012, a unidade alcançou mais um avanço na área com a instalação de uma nova estação de tratamento de efluente industrial, ainda mais eficiente e sustentável,que utiliza uma tecnologia que consiste no tratamento por flotação, no qual os resíduos permanecem na parte superior do tanque, ao invés de serem enviados ao fundo, para decantação, como é usualmente feito, necessitando de menor quantidade de produtos específicos.

A nova tecnologia conta também com um sistema de microbolhas de ar comprimido, o que acarreta na diminuição do tempo de separação dos poluentes e sem precisar da mesma quantidade de adição de produtos para que o material se solidifique e possa ser retirado com maior facilidade do tanque.

Ela possui capacidade de recebimento de efluente industrial bruto de 30 m³ e capacidade de tratamento de 5m³/hora. É 50% menor do que a atual instalação e tem o dobro da capacidade de tratamento, devido a uma nova tecnologia empregada.

A mudança no sistema é pioneira na Volkswagen do Brasil e dobrou a capacidade de tratamento de efluentes industriais, além de proporcionar a redução de 40% nos custos operacionais do processo.

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