quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Empresas do Setor Automotivo Se Unem e Lançam a APROVE DIESEL


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por SD&PRESS Consultoria

 Nos dias 28 e 29 de agosto, durante Fórum sobre tecnologia de Motores Diesel, realizado em Curitiba, foi apresentada oficialmente a APROVE DIESEL (Aliança Pró-Veículos Diesel), organização sem fins lucrativos formada por empresas líderes na tecnologia e produção de sistemas, componentes e bio-combustíveis para motores do Ciclo Diesel. Seu principal objetivo é tornar-se fonte de disseminação de informações confiáveis e fomentar discussões sobre o uso de automóveis com motores diesel.

A proibição de veículos leves movidos a diesel ocorreu em 1976, justificada, pelo governo da época, pela crise do petróleo. Atualmente, o cenário da matriz energética nacional é diferente. Com as reservas petrolíferas do Pré-Sal, com a realização de investimentos em novas e modernas refinarias e com o aumento da produção de bio-combustíveis, o Brasil se transformará, nos próximos anos, em um grande produtor de combustíveis de alta qualidade para motores do Ciclo Diesel.

Evolução dos Motores Movidos a Diesel

Nos últimos dez anos, os motores movidos a diesel passaram por uma verdadeira revolução tecnológica. Turbinados, e equipados com os mais modernos sistemas de injeção e de controle de emissões de poluentes, estes motores equipam, atualmente, carros que atendem às mais restritivas legislações de emissões. Ao contrário da imagem que muitos ainda têm destes carros no Brasil, na Europa eles são sinônimo de economia, desempenho e conforto.

Um carro médio com motor diesel faz mais de 20 quilômetros por litro de combustível. Se este mesmo veículo for equipado com um sistema híbrido elétrico, pode alcançar até 30 quilômetros por litro, mesmo no trânsito urbano. Para um motorista que percorre grandes distâncias ou que usa o automóvel profissionalmente, caso dos taxistas e prestadores de serviços em geral, a motorização diesel significa economia, autonomia e aumento de renda.

Carro a Diesel: Ganhando Mercados

A Europa, tida como referência nas questões ambientais, adotou a motorização diesel como a sua estratégia para a redução de emissões de CO2 e para a otimização de sua matriz de combustíveis. Sendo 30% mais econômico que os carros equipados com motores a gasolina, nos dias de hoje, os modelos a diesel respondem por mais de 50% da venda de carros novos naquele mercado. Em países como França e Espanha, sete de cada dez carros vendidos são equipados com motores diesel.

Já nos Estados Unidos, país no qual o consumo vocacional sempre foi a utilização maciça da gasolina, o cenário da frota local também apresenta mudanças. A economia de combustível e a necessidade de reduzir a importação de petróleo estão impulsionando a popularização da tecnologia Diesel naquele país.  Como exemplo dessa nova visão dos norte-americanos está o sucesso nas vendas do Volkswagen Jetta e do Chevrolet Cruze, considerados dentre os carros os campeões de economia. Esta mudança de comportamento é de tal grandeza nos EUA que estão previstos mais de 50 novos modelos de veículos diesel a serem lançados nos próximos dois anos.

O Brasil com Carros a Diesel

Segundo a APROVE DIESEL, sua missão é demonstrar que a inserção desta tecnologia no mercado brasileiro trará benefícios tanto para o cidadão como para a sociedade como um todo.

Por ser a solução mais eficiente e econômica, o carro a diesel contribui para reduzir a demanda de combustíveis do país, diminuindo a necessidade de importações. A produção local destes carros também teria o potencial de criar um círculo virtuoso de investimentos em tecnologia, de criação de empregos de qualidade e de novos negócios de exportação de carros modernos e eficientes.

O Brasil é o único grande país do mundo que proíbe o uso de carros com motor a diesel. A visão da APROVE DIESEL é o cidadão brasileiro restituído do seu direito de acesso a mais moderna tecnologia veicular e de se beneficiar da economia e eficiência que a caracteriza.

Para mais informações, acesse www.aprovediesel.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.