quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Novo Golf e Motor EA211 1.0L de três cilindros são premiados por jornalistas latino-americanos


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 Por Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa


 Um júri de 56 jornalistas de 11 países da América Latina apontou o Novo Golf como melhor carro importado de 2013 e o novo motor Volkswagen EA211 1.0L de três cilindros como vencedor na categoria “Tecnologia”.

O Novo Golf, hatch premium da Volkswagen, lançado no Brasil em setembro, recebeu 33,3% dos votos dos participantes na eleição promovida pela Associação América Latina da Imprensa de Carros (Americar).

Modelo ícone da Volkswagen em todo o mundo, com mais de 30 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento, em 1974, o Novo Golf é produzido na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, e chega ao Brasil em duas versões: Highline e GTI.

A versão Highline é equipada com o eficiente motor 1.4L TSI Bluemotion Technology, que desenvolve 140 cv e pode ser combinado à transmissão manual de seis marchas ou à transmissão automática DSG de sete velocidades com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante).

Já o Golf GTI se destaca pelo desempenho diferenciado e pelo design esportivo. Contando com o motor 2.0L TSI, com 220 cv, e dotado de transmissão automática DSG de seis velocidades com função Tiptronic, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e alcança 244 km/h de velocidade máxima.

Três-cilindros premiado

Mais leve, mais compacto e com desempenho superior, o novo motor Volkswagen EA211 1.0L, com três cilindros e 12 válvulas, apresentado este ano no Fox BlueMotion, mereceu 40,7% dos votos referentes à categoria tecnologia. Com 999 cm³ de cilindrada, o motor EA211 1.0L é Total Flex, podendo utilizar gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

A potência máxima do motor três-cilindros, que é produzido na fábrica de motores da Volkswagen de São Carlos, Estado de São Paulo, é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, abastecido com gasolina, e 82 cv (60 kW) à mesma rotação, utilizando etanol. O torque máximo é de 9,7 kgfm (gasolina) ou 10,4 kgfm (etanol), ocorrendo a partir de 3.000 rpm. A partir de 2.000 rpm, mais de 85% do torque máximo está disponível, favorecendo o desempenho no trânsito urbano.

O motor premiado não se destaca apenas pelo comportamento dinâmico, mas também pela eficiência energética: o Fox 1.0L BlueMotion, quando abastecido com gasolina, apresenta redução de consumo energético de aproximadamente 16%. Quando está com etanol, são 17%, redução em relação ao modelo anterior de mesma cilindrada  Números que se refletem em maior economia no uso do carro e contribuem significativamente para a redução de emissões de CO2.

O EA211 1.0L é também o primeiro motor em sua faixa de cilindrada dotado de sistema de partida a frio sem tanque auxiliar para gasolina. Gerenciado pela Unidade Eletrônica de Controle (ECU) do motor, o sistema aquece o combustível em câmaras localizadas ao lado das válvulas injetoras e opera sempre que a temperatura ambiente esteja abaixo de 17,5°C.

Júri diversificado

A premiação promovida pela Americar conta com a participação de jornalistas especializados na área automotiva de vários estados brasileiros e de outros países da América Latina. Este ano, participaram do júri membros da imprensa da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai, e Venezuela.

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