sexta-feira, 29 de novembro de 2013

“RaceSeries” – O calendário 2014 da Audi Tradition



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Por Departamento de Comunicação Audi Brasil 

O novo calendário de parede da Audi Tradition chegou. Com o nome “RaceSeries”, mostra 27 automóveis que são parte da história da AUDI AG. O fotógrafo automotivo Stefan Warter criou sofisticadas instalações em estúdio, juntando as versões de corrida desses carros e motocicletas com suas versões produzidas em série. Material gráfico contemporâneo ajuda a assegurar o contexto histórico das fotos. O layout e design gráfico foram feitos pela artista Kristina Redeker.

Os modelos de rally e corrida da Audi são geralmente baseados em carros de produção. Sempre foi essa a norma e, em muitos modelos de corrida, é normamente uma exigência explícita. A partir de uma série de carros de corrida e motos triunfantes nos anos do pós-guerra, a Audi Tradition selecionou alguns dos exemplos mais notáveis, ​​juntamente com os seus modelos de produção equivalentes. É claro, à primeira vista, que alguns pares são “parentes próximos” – o Audi V8 e o Audi V8 DTM, por exemplo. Em outros, a semelhança é um pouco menos evidente – como por exemplo, a foto de março, que coloca um DKW F94 ao lado de um Formula Junior. “Foi um desafio intrigante escolher uma perspectiva que ressaltasse as semelhanças ou as diferenças,” explicou Stefan Warter. “Algumas instalações invocam uma atmosfera um pouco Jekyll e Hyde – como a transformação do respeitável Audi 90 em um IMSA GTO.”

O material utilizado no cenário das fotos é um aspecto de grande importância: propagandas clássicas, fotos e desenhos técnicos que colocam os veículos em seus contextos históricos. Como, por exemplo, uma foto de uma família do fim dos anos 60 lavando seu NSU a mão – uma visão rara atualmente, mas que fala muito sobre o grande orgulho e estima pelo carro.

Em apenas duas páginas, a Audi Tradition se afasta do conceito de pares: a foto para novembro mostra dois pares de motocicletas DKW e NSU dos anos 50. Já em fevereiro, o calendário mostra três veículos em um cenário decorado com um desenho técnico que mostra o que os liga: o motor. E depois que o ano acaba, vem um destaque muito especial: uma foto de todos os modelos juntos.

“RaceSeries” estará disponível a partir de 29 de Novembro na loja-museu móvel da Audi em Ingolstadt ou online em www.audi.de/tradition-parts, custando €29,90.

Linha 2014 da picape L200 Triton vem com novidades


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Por Assessoria de Imprensa Mitsubishi

Uma linha de veículos que une a força e resistência para o trabalho e o conforto e sofisticação para a viagem com a família. A linha L200 Triton é completa para qualquer tipo de cliente. As picapes possuem elementos exclusivos em todos os modelos e estão disponíveis em nove versões: L200 Triton HPE (diesel MT/AT e flex), L200 Triton Savana, L200 Triton GLS, L200 Triton GLX, L200 Triton GL, L200 Triton HLS e L200 Triton 2.4 GL. Assim é a nova L200 Triton 2014, que chega às concessionárias de todo o País com grandes novidades.

A Mitsubishi L200 Triton traz em seu DNA a verdadeira vocação off-road e uma história de mais de 20 anos de desenvolvimento e aprimoramento. Na Mitsubishi Cup, o maior campeonato de rali cross-country do País, a L200 Triton tem papel de destaque e é utilizada nas situações mais extremas pelos pilotos.

"As competições sempre foram nosso grande laboratório. Só no Rally dos Sertões, a maior prova off-road do País, a L200 Triton acumula seis títulos, dos 10 que a Mitsubishi tem. Além disso, somos o carro oficial dos dois maiores ralis do planeta, o Rally Dakar e o próprio Sertões, onde a L200 Triton é responsável pelo levantamento do roteiro da competição, passando no mesmo percurso dos competidores por diversas vezes. Isso só prova toda a força e resistência dessa picape, capaz de enfrentar os mais desafiadores caminhos", garante Robert Rittscher, presidente da Mitsubishi Motors do Brasil.

Tradição, evolução e pioneirismo
A L200 tem uma longa história de inovação e pioneirismo no Brasil. Chegou ao País em 1992, se tornando a primeira picape 4x4 cabine dupla a fazer parte da vida dos brasileiros. Com o passar dos anos, passou a ser produzida em Catalão (GO) e novos modelos foram incorporados, sempre com a evolução como ponto principal.

Das clássicas L200 e L200 GLS, que fizeram muito sucesso na década de 90, até a chegada da L200 Savana e L200 Sport, em 2004, muito trabalho de desenvolvimento para tornar essa uma das melhores picapes do Brasil. Ao longo dos anos, novos modelos foram surgindo, como a L200 Outdoor, grande referência no mercado brasileiro.

Em 2012, a linha L200 Triton ganhou cinco novos modelos, consolidando o amplo desenvolvimento e preocupação da Mitsubishi Motors em oferecer produtos de qualidade e prontos para qualquer desafio. Afinal, são 30 anos de história e mais de 250.000 cabines duplas vendidas no Brasil.

Nova tecnologia, novo conjunto
Na linha 2014, a L200 Triton recebe o novo Power Train, com câmbio automático de cinco marchas com Sports Mode, que deixa as trocas ainda mais suaves, proporcionando economia de combustível e menor nível de ruído. O motor diesel 3.2L passa a ter 180 cv e 38 kgf.m, fazendo com que essa picape tenha uma ótima relação peso/potência, com 10,8 kg/CV. A L200 Triton tem agora 15 combinações de marcha, já que o veículo conta com tração 4x4 com reduzida.

"Fizemos um trabalho intensivo nesse Power Train. A relação do diferencial está alongada, o que deixa todo o conjunto silencioso e econômico. A primeira e segunda marchas estão mais curtas e garantem maior aceleração e agilidade na arrancada. A curva de torque está mais plana, o que otimiza o uso do motor e oferece durabilidade e economia", explica Reinaldo Muratori, diretor de engenharia e planejamento da Mitsubishi Motors.

As novidades também estão no exterior. A L200 Triton HPE ganha um design ainda mais sofisticado na parte dianteira, com nova grade, para choque e faróis de neblina. As rodas de liga leve 16" possuem desenho Open Line e os retrovisores têm rebatimento elétrico e sinalizadores em led que aumentam a segurança. O tanque de combustível está 20% maior e agora tem capacidade para 90 litros, dando muito mais autonomia nas grandes viagens.

Os bancos ganham um novo design, que privilegia a ergonomia, garantindo conforto para o motorista e passageiros, principalmente em longas viagens e trechos fora de estrada. Com maior retenção, os assentos tornam-se mais envolventes e são revestidos em material Premium Leather com dupla costura e espuma de alta densidade.

Conforto e praticidade
O interior traz elementos e equipamentos indispensáveis para quem não abre mão da praticidade e sofisticação. A L200 Triton HPE vem com os novos bancos em couro, kit multimídia Power Touch com GPS, rádio, CD, DVD, Bluetooth, além de ar-condicionado automático, direção hidráulica, piloto automático e comandos de áudio integrado ao volante. Ao todo, 16 porta objetos e 11 luzes de cortesia completam o conjunto, dando mais praticidade para o motorista e passageiros.

A L200 Triton é equipada também com keyless para abertura e fechamento das portas, botão one touch para acionamento dos vidros elétricos, travamento central das portas, temporizador para luzes de cortesia, travamento automático das portas por velocidade.

Na parte externa, a L200 Triton é projetada para um melhor aproveitamento aerodinâmico e o coeficiente de atrito é de apenas 0,47, o que resulta em mais performance, economia de combustível e menor ruído dentro do veículo.

A tampa traseira tem brake light integrado, as maçanetas são cromadas e o engate traseiro é removível com tomada elétrica. Para facilitar o uso em todas as situações, o raio de giro é excelente, com 5,9 metros.

Elementos exclusivos - SDS, Full Displacement e LSD Hybrid

O conjunto de suspensão tem o exclusivo sistema SDS (Sport Dynamic Suspension), que reduz o movimento da carroceria e deixa o veículo ainda mais estável, tanto no asfalto como no uso off-road. A nova calibragem da suspensão proporciona o mesmo nível de conforto e segurança com o carro vazio ou carregado com mais de uma tonelada, até em pisos irregulares.

Os exclusivos amortecedores Full Displacement permitem uma resposta dinâmica mais rápida, sem hesitações, proporcionando estabilidade e agilidade, e aumentando o conforto em todas as situações.

O conjunto de rodas/pneus não tende a se projetar com velocidade em buracos e depressões. O resultado é o conforto e a segurança ainda maior para o motorista e passageiros, sem contar com a facilidade para vencer obstáculos ou mesmo trafegar nas mais severas condições.

Os veículos contam também com o LSD Hybrid no diferencial traseiro, que permite a transposição de obstáculos severos, já que transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de mais força.

Autonomia comprovada
Para comprovar a eficiência do novo Power Train, aliado ao tanque de combustível com maior capacidade, a Mitsubishi Motors, com auditoria da KPMG, realizou um teste inédito: uma viagem de São Paulo até Brasília, mas sem paradas para reabastecimento, e mais de 1.000 km de autonomia.

Ao volante, ninguém menos que Ingo Hoffmann, 12 vezes vencedor da Stock Car e campeão brasileiro de rali a bordo de uma L200 Triton.

"Conheço essa picape há muito tempo. Foi com ela que iniciei nas provas de rali. A L200 Triton é fantástica, não só nas provas off-road, mas também em grandes viagens, como essa que fizemos. Foi muito bom poder fazer parte dessa aventura e, o melhor, sem precisar parar no posto para abastecer", enaltece Hoffmann.

Força e tração
A L200 Triton HPE 2014 está disponível com duas opções de motores: flex e diesel. O novo motor diesel tem 3.2 L DID-H, 16 válvulas, DOHC com injeção eletrônica direta Common-Rail, corrente de comando, turbo intercooler frontal, resultando em eficiência, baixos índices de vibração e ruído, além de menor emissão de poluentes. A potência é de 180 cv a 3.500 rpm e torque de 38 kgf.m a 2.000 rpm. A versão a diesel tem dois tipos de transmissão, automática ou manual.

A versão flex é equipada com o motor mais potente da categoria: 3.5L V6 MPI, 24 válvulas, SOHC, desenvolvendo potência de 205 cv a 5.000 rpm e torque de 33,5 kgf.m a 3.500 rpm com etanol e 200 cv a 5.000 rpm e torque de 31,5 kgf.m a 3.500 rpm com gasolina. Graças a tecnologia brasileira, o motor flex foi projetado para funcionar com ambos os combustíveis em qualquer proporção.

Mitsubishi L200 Triton Savana
A L200 Triton Savana vem com a aventura como item de série. Essa picape é sucesso por onde passa, graças ao visual arrojado, inovador e componentes exclusivos.

A carroceria é reforçada em seis pontos e garante ainda mais segurança e versatilidade. Equipado como novo Power Train diesel da linha L200 Triton, a L200 Triton Savana conta com snorkel, que permite atravessar trechos alagados com até 800mm de profundidade, rack de teto, ideal para o transporte de grandes objetos sobre a cabine, prancha, que auxilia em situações extremas de baixa aderência, e duas caixas para acessórios na caçamba.

Para enfrentar o barro e a lama, vem com pneus Scorpion Mud 255/70 R16 e rodas em aço, que reforçam o visual off-road dessa picape. Na parte externa, detalhes em duas cores conferem ao veículo uma aparência ainda mais moderna.

Agressivo por fora e confortável por dentro. A L200 Triton Savana transporta até cinco passageiros e vem equipada com kit multimídia Power Touch, ar-condicionado automático, vidros, retrovisores e travas elétricas. Os bancos recebem uma capa em neoprene e o tapete de borracha deixa o interior ainda mais elaborado, versátil e funcional.

Linha L200 Triton
Além da L200 Triton HPE e L200 Triton Savana, a Mitsubishi oferece uma linha completa de cabines dupla. A L200 Triton GLS, L200 Triton GLX e a L200 Triton GL (exclusiva para frotistas), são veículos para quem procura confiabilidade, custo benefício e praticidade para o dia a dia, já que a caçamba tem maior capacidade de carga.

Para quem procura um veículo robusto, mas não faz uso da tração 4x4, a L200 Triton HLS é o carro ideal. Com o mesmo DNA da linha L200 Triton, tem motor 2.4 Flex, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, SOHC, injeção eletrônica multiponto sequencial que desenvolve uma potência de 142cv a 5000 rpm e torque de 22 kgf.m a 4000 rpm (etanol).

Todas as versões são equipadas com ar-condicionado, retrovisores com ajuste elétrico, tanque de 90 litros e a nova grade frontal, que reforça o design exclusivo e visual robusto dessas cabines duplas.

Na linha 2014, todos os modelos diesel recebem o novo Power Train, que deixa a L200 Triton ainda mais completa e pronta para todos os desafios. Os veículos têm três anos de garantia.

Tecnologia e eficiência
Em todas as versões 4x4 da linha L200 Triton 2014, o sistema de tração é o Easy Select 4WD, que permite a opção de três modos distintos de atuação: 4x2 - somente tração traseira, recomendado para uso urbano/rodovias e se traduz em economia de combustível e menor nível de ruído, 4x4 - tração nas quatro rodas, ideal para pistas de baixa aderência, como terra, areia, cascalho, lama etc., e a 4x4 com reduzida - indicada para uso em situações em que se faz necessária força total, como a transposição de obstáculos, tarefa facilitada pelo diferencial traseiro de escorregamento limitado LSD Hybrid (com exceção das versões GLX 3.2 M/T e GL 3.2 M/T), que transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de força.

A suspensão dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora.

Suas dimensões são ideais para todos os tipos de uso. A L200 Triton HPE tem 5.115 mm de comprimento, 1.800 mm de largura, 1.780 mm de altura e entre eixos de 3.000 mm. A aptidão para o off-road também está refletida nos ângulos de entrada (39º) e saída (29º), além da altura livre do solo com 220 mm.

A caçamba é um item indispensável para quem usa o carro no trabalho ou lazer. Somada ao espaço interno, traz muita funcionalidade, já que é adequada para levar diversos tipos de materiais e, ao mesmo tempo, a família.

Toda a linha L200 Triton 2014 é equipada com pacote antirruído, que inclui dupla vedação das portas e forrações internas, garantindo baixo nível de ruído na cabine. Os estribos laterais facilitam o acesso ao veículo e reforçam o DNA da marca.

Segurança
A grande preocupação da Mitsubishi Motors com a segurança está presente em toda a linha L200 Triton. O chassi projetado para incrementar a resistência à flexão e à torção, torna esta picape um veículo muito seguro para qualquer situação. A cabine conta com o sistema RISE de deformação programada, em caso de colisão, coluna de direção, pedal e o espelho retrovisor interno colapsáveis, barras de proteção lateral, além de airbag duplo.

O sistema de freios também recebe novidades e conta agora com a tecnologia 4-ABS com EBD e BAS, que distribui eletronicamente a força de frenagem em cada roda, mantendo o veículo em uma trajetória correta e segura mesmo em situações limites de utilização dos freios.

A força e robustez são itens de série da L200 Triton: é ágil e prática nas mais severas condições e transforma os passeios com a família em conforto, espaço e praticidade.

Símbolo máximo de resistência
A L200 Triton tem sua marca registrada nas grandes indústrias do Brasil, atuando como veículo essencial para realizar os mais diversos trabalhos. Já são mais de 2.000 empresas com necessidades severas de operação e transporte que tem a L200 Triton em sua frota desempenhando os mais variados serviços.

Um exemplo disso é a mineradora Vale, que elegeu em 2004 a L200 Triton como o carro oficial de sua frota, graças à sua força e resistência, necessárias nas mais severas condições.

A Polícia Militar Ambiental utiliza a L200 Triton para enfrentar os mais difíceis acessos e terrenos durante o trabalho, assim como o Instituto Chico Mendes, que usa a picape no trabalho ambiental de fiscalização e manutenção dos parques. O Projeto Onçafari desenvolve a exploração sustentável do Pantanal e só uma picape como a L200 Triton é capaz de transpor todos os obstáculos em meio à mata nativa. Na construção do gasoduto Amazonas, a L200 Triton teve papel fundamental para desbravar novas regiões percorrendo terrenos sem estradas ou trilhas. No Projeto Funai, a L200 Triton tem uma importância significativa, já que transporta a população indígena de suas aldeias, que ficam em áreas de difícil acesso, para postos de saúde.

Cores
A linha L200 Triton 2014 está disponível nas concessionárias de todo o País em oito opções de cores: Branco Alpino, Prata Tecno, Prata Rhodium, Preto Ônix, Cinza Londrino, Vermelho Bordeaux, Vermelho Mônaco e Verde Pantanal.

Preços
L200 Triton HPE 3.2 Diesel A/T - R$ 126.990
L200 Triton HPE 3.2 Diesel M/T - R$ 116.990
L200 Triton HPE 3.5 Flex A/T - R$ 103.990
L200 Triton Savana - R$ 116.990
L200 Triton 3.2 Diesel GLS - R$ 99.990
L200 Triton 3.2 Diesel GLX - R$ 91.990
L200 Triton 2.4 Flex HLS - R$ 76.990
L200 Triton GL - Sob consulta, venda direta

Desafio das Estrelas anuncia primeiro grupo de feras do esporte


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 Por XYZ Live Press

Sensacional. É isso o que os organizadores esperam da 9ª edição do Desafio Internacional das Estrelas, agendado para os dias 10 a 12 de janeiro, em Penha (SC), novamente no belíssimo kartódromo do Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina. Como é hábito nos últimos anos, a organização prevê lotação total das arquibancadas. Além disso, os organizadores já liberaram o primeiro grupo de grandes nomes do esporte a motor que irão compor o grid. Nada mesmo que sete das principais categorias do mundo estão representadas, entre elas a Fórmula 1, NASCAR, DTM e FIA GT Series.

Além do anfitrião Felipe Massa, que recentemente confirmou sua ida para a lendária equipe Williams, também estão confirmados os nomes de Rubens Barrichello (ex-F1, atualmente na Stock Car), Nelsinho Piquet (ex-F-1, agora na NASCAR), Augusto Farfus (DTM), Felipe Nasr (GP2 e principal nome brasileiro rumo à F-1), Pietro Fittipaldi (F-4, neto de Emerson), Cacá Bueno (FIA GT Series) e Thiago Camilo (Stock Car). O grid completo contará com 26 inscritos - entre eles nomes em atividade na F-1 que serão anunciados em breve.

Emocionando o público - "O Desafio já é um evento muito legal, mas estamos sempre procurando nos aprimorar. Para a próxima edição estamos preparando novidades que irão agitar e emocionar o público. Elas serão anunciadas nas próximas semanas", comenta Felipe Massa, idealizador do Desafio Internacional das Estrelas.

No ano passado, o evento reuniu um público de 26 mil pessoas ao longo do final de semana. Confira a primeira lista de confirmados:

Felipe Massa - Fórmula 1
Rubens Barrichello - Stock Car
Nelsinho Piquet - NASCAR
Augusto Farfus - DTM
Felipe Nasr - GP2
Pietro Fittipaldi - Fórmula 4
Cacá Bueno - GT Series
Thiago Camilo - Stock Car

Sobre o Desafio das Estrelas - Marcada para acontecer entre os dias 10, 11 e 12 de janeiro no Kartódromo do Beto Carrero World, em Penha (SC), a nona edição do Desafio Internacional das Estrelas é realizada pela RM Eventos e pela XYZ Live.

Campeões - Daniel Serra (Brasil, 2005), Felipe Massa (Brasil, 2006), Michael Schumacher (Alemanha, 2007 e 2009), Rubens Barrichello (Brasil, 2008), Lucas di Grassi (Brasil, 2010) e Jaime Alguersuari (Espanha, 2011), Jules Bianchi (França, 2012).

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

BMW Clubs International Council promove cerimônia em homenagem a João Carlos Ignaszewski


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Por BMW Motorrad Brasil

No dia 03 de dezembro, a partir das 20h, o BMW Motorrad Museum Curitiba será palco de cerimônia em homenagem ao seu fundador e dono de uma das mais importantes coleções de veículos BMW Clássicos do mundo, João Carlos Ignaszewski. Representando a BMW AG, por meio do BMW Clubs International Council - Munique e da BMW Clubs Latin America Federation - São Paulo, João Carlos receberá o Prêmio Prof. Gerhard Knöchlein –  BMW Classic Award.

O evento contará com a presença de Arturo Piñeiro, presidente e CEO do BMW Group Brasil, Federico Alvarez, Diretor da BMW Motorrad e Antonio Munhoz, presidente da BMW Clubs Federação Latina América.

Fundado em 1975, o museu teve início quando seu criador adquiriu sua primeira motocicleta antiga, a BMW R 61 do ano de 1938.  Com acervo de 700 m² divididos em 2 pavimentos que acomodam 40 motocicletas, da década de 20 até o final dos anos 90. O museu guarda as relíquias que contam a trajetória das motos alemã, com destaque para a R 32 do ano de 1923 até a revolucionária C1 do ano de 2000.

Este prêmio homenageia Sócios de Clubes BMW individualmente, que tenham participação ativa na divulgação da história da marca BMW. Além disto, a premiação é feita somente aos proprietários que mantêm seus veículos históricos BMW (motocicletas ou automóveis) em perfeitas condições e que permitem o acesso do público a eles. 

“Sabemos do carinho e dedicação que o Sr. João Carlos teve durante todos estes anos para manter o museu de forma impecável com diversas motocicletas que fazem parte da história da marca. Estamos muito contentes em poder prestigiá-lo com esta singela homenagem”, comenta, Federico Alvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.

Mastra encerra o ano com vários lançamentos



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 Por Paula Skoretzky - Assessora de Imprensa

Com a chegada do final de ano e época de férias, cresce o número de manutenções também nos veículos. Acompanhando essa tendência sazonal de mercado, a Mastra lança para reposição, novos itens para completar ainda mais o seu portfólio de produtos. São eles:

Tubos intermediários para os veículos:

Linha Fiat:
Linea 1.9 16V, 2007 a 2009;
Linea 1.8 16V, 2010 em diante.

Linha Citröen:
C4 Pallas 2.0, 2007 em diante;
C4 Hatch VTR 2.0, 2006 a 2009.

Linha Honda:
City 1.5 16V, 2009 em diante.
    Tubos traseiros para os veículos:
Linha Fiat:
Linea 1.9 16V, 2007 a 2009;
Linea 1.8 16V, 2010 em diante.

Linha Citröen:
C4 Pallas 2.0, 2007 em diante;

Linha GM:
Prisma 1.0 e 1.4 8V, 06/2011 a 2012;
Celta 1.0 8V 06/2011 em diante;
Celta 1.0 e 1.4, 08/2005 a 2009.

Linha Honda:
City 1.5 16V, 2009 em diante.

Tubos de extensão para os veículos:
Linha Fiat:
Linea 1.9 16V, 2007 a 2009;
Linea 1.8 16V, 2010 em diante.
    Conversor Catalítico (Catalisador)
Linha Fiat:
Uno Mille Fire até 2005;
Palio e Siena 1.0, 2005 a 2008;
Palio/Weekend/Siena/Strada 1.3 e 1.4 2005 a 2008.

Linha Citröen:
C4 Pallas 2.0, 2007 em diante;
C4 Hatch VTR 2.0, 2006 a 2009.

Flexíveis (Aplicação Universal)
Galvan 04” x 470,0;
Inox 04” x 470,0.
  

Somente em 2013 foram mais de 50 lançamentos entre modelos de escapamentos, catalisadores e flexíveis e para o mês de dezembro, haverá mais 20 peças a serem lançadas.

Atualmente, a empresa conta com mais de 2000 itens para o mercado de reposição, com um ano de garantia, incluindo corrosão e todos os seus catalisadores são homologados pelo INMETRO.

Para mais informações ou dúvidas sobre aplicações, só entrar em contato através do 0800 166 127 ou preencher o formulário na área “contato” do site nosso site www.mastra.com.br.

Novo Golf e Motor EA211 1.0L de três cilindros são premiados por jornalistas latino-americanos


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 Por Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa


 Um júri de 56 jornalistas de 11 países da América Latina apontou o Novo Golf como melhor carro importado de 2013 e o novo motor Volkswagen EA211 1.0L de três cilindros como vencedor na categoria “Tecnologia”.

O Novo Golf, hatch premium da Volkswagen, lançado no Brasil em setembro, recebeu 33,3% dos votos dos participantes na eleição promovida pela Associação América Latina da Imprensa de Carros (Americar).

Modelo ícone da Volkswagen em todo o mundo, com mais de 30 milhões de unidades comercializadas desde seu lançamento, em 1974, o Novo Golf é produzido na fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, e chega ao Brasil em duas versões: Highline e GTI.

A versão Highline é equipada com o eficiente motor 1.4L TSI Bluemotion Technology, que desenvolve 140 cv e pode ser combinado à transmissão manual de seis marchas ou à transmissão automática DSG de sete velocidades com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante).

Já o Golf GTI se destaca pelo desempenho diferenciado e pelo design esportivo. Contando com o motor 2.0L TSI, com 220 cv, e dotado de transmissão automática DSG de seis velocidades com função Tiptronic, ele acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e alcança 244 km/h de velocidade máxima.

Três-cilindros premiado

Mais leve, mais compacto e com desempenho superior, o novo motor Volkswagen EA211 1.0L, com três cilindros e 12 válvulas, apresentado este ano no Fox BlueMotion, mereceu 40,7% dos votos referentes à categoria tecnologia. Com 999 cm³ de cilindrada, o motor EA211 1.0L é Total Flex, podendo utilizar gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

A potência máxima do motor três-cilindros, que é produzido na fábrica de motores da Volkswagen de São Carlos, Estado de São Paulo, é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, abastecido com gasolina, e 82 cv (60 kW) à mesma rotação, utilizando etanol. O torque máximo é de 9,7 kgfm (gasolina) ou 10,4 kgfm (etanol), ocorrendo a partir de 3.000 rpm. A partir de 2.000 rpm, mais de 85% do torque máximo está disponível, favorecendo o desempenho no trânsito urbano.

O motor premiado não se destaca apenas pelo comportamento dinâmico, mas também pela eficiência energética: o Fox 1.0L BlueMotion, quando abastecido com gasolina, apresenta redução de consumo energético de aproximadamente 16%. Quando está com etanol, são 17%, redução em relação ao modelo anterior de mesma cilindrada  Números que se refletem em maior economia no uso do carro e contribuem significativamente para a redução de emissões de CO2.

O EA211 1.0L é também o primeiro motor em sua faixa de cilindrada dotado de sistema de partida a frio sem tanque auxiliar para gasolina. Gerenciado pela Unidade Eletrônica de Controle (ECU) do motor, o sistema aquece o combustível em câmaras localizadas ao lado das válvulas injetoras e opera sempre que a temperatura ambiente esteja abaixo de 17,5°C.

Júri diversificado

A premiação promovida pela Americar conta com a participação de jornalistas especializados na área automotiva de vários estados brasileiros e de outros países da América Latina. Este ano, participaram do júri membros da imprensa da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai, e Venezuela.

PSA Peugeot Citroën e PUC-Rio oficializam a criação do OpenLab de Eficiência de Motores a Biocombustíveis


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 Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis - Comunicação e Imprensa

A PSA Peugeot Citroën e a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) assinaram, hoje, um acordo para a criação de um OpenLab, que pesquisará temas ligados à eficiência de motores e inovações tecnológicas no campo dos biocombustíveis. A assinatura aconteceu na Reitoria de PUC, no Rio de Janeiro.

Na cerimônia, estiveram presentes Jean Marc Finot, Diretor de Pesquisa e Engenharia Avançada da PSA Peugeot Citroën, Sylvain Allano, Diretor Científico e de Tecnologias Futuras da PSA Peugeot Citroën, Francisco Ivern, Vice-reitor da PUC-Rio e Sergio Bruni, Vice-reitor para Desenvolvimento da PUC Rio, Sergio Braga, Diretor do Instituto de Energia da PUC (IEPUC), Carlos Valois, Diretor do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e Ana Rosa Martins, do Instituto de Tecnologia da PUC-Rio (ITUC).

Este OpenLab em parceria com a PUC-Rio, faz parte do Projeto StelLab (Science Technologies Exploratory Lean Laboratory), criado pelo Grupo PSA Peugeot Citroën em 2010. Trata-se de uma estrutura de contatos entre parceiros científicos com a missão de coordenar os OpenLabs e criar uma rede interdisciplinar de intercâmbios e de diálogo entre cientistas e especialistas da PSA Peugeot Citroën. Sua ambição: identificar e desenvolver as novas tecnologias e inovações do veículo do futuro. Todos os estudos da PUC-Rio serão feitos nos três laboratórios de engenharia veicular da universidade, incluindo o novo Centro de Desenvolvimento em Energia e Veículos, já em fase de construção, em Xerém. Estes laboratórios estão vinculados ao Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC) e ao seu Departamento de Engenharia Mecânica. Os projetos vão abranger o estudo da combustão, da estabilidade e adaptação dos motores a diferentes biocombustíveis.

“Nossa equipe brasileira de Pesquisa e Desenvolvimento é referência mundial dentro do Grupo PSA Peugeot Citroën nas áreas de Biocombustíveis. Buscamos com essa parceria o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e sustentáveis para motores e biocombustíveis na América Latina. Fazer parte dessa grande rede que é o StelLab, mostra todo o nosso know-how e importância dentro do Grupo PSA” afirma François Sigot, Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Design América Latina da PSA Peugeot Citroën.

De acordo com o professor Sergio Braga, coordenador do projeto e diretor do IEPUC, a oportunidade confirma a excelência dos serviços prestados pela universidade. “Temos um corpo técnico top de linha na área, pronta para realizar todos os testes necessários para dar andamento às pesquisas. Além dos recursos humanos, no que diz respeito a equipamentos, estamos preparados para auxiliar a PSA Peugeot Citroën em todos os estudos necessários a respeito de biocombustíveis”, declara Braga.

Bridgestone ensina a ler os pneus



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 Por Glauce Dugo | Consultora de Comunicação

Quando a vida útil do pneu chega ao fim, muitos motoristas ficam na dúvida sobre qual modelo comprar. A Bridgestone, maior fabricante mundial de pneus, aconselha que o consumidor fique atento às recomendações que constam no manual do veículo, pois cada automóvel tem um pneu específico. “Manter as características do carro, principalmente do pneu, é um dos principais cuidados que se deve ter na hora de adquirir um pneu novo para não correr o risco de perda de desempenho do veículo”, adverte o Gerente Geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone Brasil, José Carlos Quadrelli.

Mas onde encontrar essas informações?

As paredes laterais do pneu contêm todos esses dados em relevo. É possível descobrir o tamanho, a capacidade de carga e velocidade, modelo, origem, certificações de qualidade e data de fabricação entre outras informações. Essas combinações de letras e números funcionam como o "DNA" do pneu.

Para entender melhor como essas informações estão expressas ali, vamos tomar como exemplo o pneu Bridgestone B250 Ecopia 165/70 R13 79T:

Bridgestone - nome do fabricante
B250 - denominação comercial do produto
Ecopia - identificação de baixa resistência à rolagem
165 - largura nominal do pneu em milímetros

70 - altura da seção do pneu (70% da medida da largura nominal do pneu)
R - tipo de construção "Radial"
13 - diâmetro do aro em polegadas
79 - índice de capacidade de carga (437 kg)
T - símbolo de velocidade máxima (190 km/h)

Além desta indicação, existe um número de série composto de 11 dígitos em seguida à palavra “DOT” em uma das paredes laterais (que identifica o “Department of Transportation” dos EUA e que instituiu este tipo de marcação). Os quatro últimos dígitos deste número identificam a data de fabricação do pneu:

1311 - data de fabricação (Ex.: 13ª semana de 2011)

Compreendendo o significado de cada uma dessas informações é mais fácil para o motorista encontrar o pneu ideal para o seu veículo. “Mesmo que a versão do pneu tenha sua produção encerrada ou se opte por outra fabricante, com essas informações em mãos o consumidor não erra ao comprar um produto que não é compatível com o modelo do veículo”, finaliza Quadrelli.

Chevrolet dá descontos de até R$ 10.000,00 na "Black Friday"



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 Por Imprensa Chevrolet

A Chevrolet participa, pelo segundo ano consecutivo no mercado brasileiro, da ação de varejo “Black Friday”, que é bastante tradicional nos Estados Unidos e vem ganhando espaço também no Brasil. Batizada como a “Campanha mais valiosa do mundo”, seus benefícios aos consumidores brasileiros começaram a ser divulgados nesta quarta-feira (27/11/2013) por meio de anúncios veiculados em emissoras de televisão.

A campanha tem uma iniciativa inédita, ou seja, por meio de anúncios publicados nos principais jornais brasileiros - somente nesta sexta-feira (29/11/2013) -, os clientes ganharão descontos na compra dos veículos da marca Chevrolet. Estes anúncios tem diferentes formatos: páginas inteiras, meias páginas, classificados, dentre outros, com descontos explicitados em valores que variam entre R$ 10.000,00, R$ 5.000,00 e R$ 3.000,00.

Para transformar os anúncios em descontos válidos para a compra de um Chevrolet, basta que o recorte do jornal seja entregue em uma concessionária da marca no ato da compra do veículo, seguindo as recomendações descritas na peça publicitária. O cliente também pode obter o desconto comparecendo a uma concessionária ou fazendo a reserva do veículo desejado por meio do site da "Black Friday Chevrolet".

A "Black Friday" da Chevrolet prevê desconto de R$ 3.000,00, no preço público sugerido, do modelo Onix equipado com motor Econo.Flex 1.4 litro, na versão LTZ, ano/modelo 2013-2014 (pacote R7P), que passará de R$ 44.890,00 para R$ 41.890,00. Já o desconto de R$ 5.000,00 será válido para o modelo Cruze sedã, versão LT, ano/modelo 2013-2014 (pacote R7D), cujo preço de lista é de R$ 73.190,00 e passará na promoção, para R$ 68.190,00. Por sua vez, o Trailblazer, ano/modelo 2013-2014 (pacote R6A), equipado com motor diesel, com o desconto de R$ 10.000,00, passará do preço de lista, de R$ 162.800,00, para R$ 152.890,00.

"Com a frota totalmente renovada e 11 novos modelos, a Chevrolet aposta na inovação também na hora de comunicar os benefícios aos seus consumidores. Esta campanha, além de ajudar a realizar o sonho de quem quer um Chevrolet zero, está alinhada com o DNA da marca" diz Hermann Mahnke, Diretor de Marketing da Chevrolet / General Motors do Brasil.

Uma das preocupações foi garantir que os anúncios não pudessem ser reproduzidos. “Para isso, adotamos técnicas utilizadas em cédulas de dinheiro, cheques e ingressos de shows para imprimir os anúncios”, diz o diretor de criação da Salles Chemistri, Antonio Correa. Para explicar essa tecnologia, foi criado um vídeo publicado nas redes sociais da marca – veja no link anexado: http://youtu.be/xLHGUkQNlz0.

Na internet, banners com o mesmo conceito colocam o internauta a um click do site da Black Friday da Chevrolet http://www.blackfridaychevrolet.com.br/, onde é possível conhecer mais detalhes a respeito da promoção. Nesse site, o cliente poderá encontrar outros modelos com descontos, fazer a reserva do veículo de sua escolha, imprimir um voucher e ir a uma concessionária para concretizar a compra. São ofertas limitadas (por chassi) e específicas por concessionárias. A campanha do Black Friday da Chevrolet foi desenvolvida pela Sales Chemistri. Na parte relativa aos descontos nas plataformas digitais toda a produção contou com a parceria da AG2 Publicis Modem.

Para completar a campanha, um comercial com o apresentador Rodrigo Faro, garoto-propaganda da marca, será veiculado em rede nacional, nas principais emissoras brasileiras de televisão. O filme é mais um convite para que o consumidor conheça a promoção que concederá os descontos na compra dos veículos Chevrolet. "É uma comunicação que inova na mídia impressa, tem como base as plataformas digitais e o uso da força nacional da televisão brasileira. Uma campanha do tamanho da Chevrolet", diz o COO&Chief Criative Officer da Salles Chemistri, Hugo Rodrigues.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Brasil Motorcycle Show reúne 17 mil pessoas no Expo Renault Barigui



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 Por Central Press


Nem mesmo a chuva fina que caiu em Curitiba durante praticamente todo o domingo atrapalhou o último dia do Brasil Motorcycle Show. Ao todo, 17 mil pessoas passaram pelo Expo Renault Barigui durante os três dias de evento (22, 23 e 24 de novembro).

Devido ao sucesso da primeira edição, a OC Promo, responsável pela organização, já confirmou o segundo Brasil Motorcycle Show para novembro de 2014. Os expositores comemoraram não só o bom número de negócios gerados durante o evento, como também a possibilidade de se relacionar com o público apaixonado pelo universo duas rodas.

O festival do motociclismo “premium” movimentou Curitiba durante o final de semana, trazendo muitos motociclistas do interior do Paraná e dos estados vizinhos. O evento reuniu as principais referências do segmento (BMW, Ducati, Harley-Davidson, Honda, Kawasaki, MV Agusta, Suzuki, Triumph e Yamaha), lojas especializadas em customização, acessórios, além de serviços especializados e brinquedos para adultos e crianças.

Pensado para toda a família, o Brasil Motorcycle Show ofereceu ao público as mais variadas atrações, incluindo competições de habilidade entre os próprios visitantes do evento.

Além disso, apresentações de bandas de rock fizeram a trilha sonora do Expo Renault Barigui. Quem viu de perto os show no Espaço Garage também pôde experimentar a Gasoline Soul, uma cerveja artesanal desenvolvida exclusivamente para o evento, pensada para os motociclistas.

No domingo, um dos principais destaques foi o show de Jorge Negretti, atração que encerrou o espaço Freestyle – onde também aconteceram apresentações da Equipe 90º e Ases do Motociclismo. Por cerca de uma hora, o “showman” e sua equipe realizaram manobras durante o voo livre, saltando sobre um caminhão de aproximadamente 25 metros de comprimento.


Lifan inaugura seu Centro de Distribuição de Peças



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 Por lifanmotors.com.br

Pouco mais de um ano após assumir o controle das operações de sua marca no Brasil, a Lifan Motors inaugura seu Centro de Distribuição de Peças (CDP) na cidade de Salto (SP), que passa a funcionar na sede administrativa da empresa no Brasil.

A operação de distribuição de peças da marca estava concentrada na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, por empresa terceirizada. No entanto, desde o princípio a diretoria da Lifan estabeleceu como meta ter o completo controle de suas operações de produção, venda e pós-venda. “A fábrica e a distribuição dos veículos já estão em nossas mãos desde outubro do ano passado e agora temos o controle completo da distribuição de peças”, explica o diretor de pós-venda da Lifan, Carlos Tavares.

A transferência para Salto foi feita de forma gradativa para evitar a quebra dos processos que já estavam em andamento, o que poderia acabar prejudicando o atendimento aos concessionários e consumidores. Havia também a necessidade de implantar e ajustar os sistemas automatizados de fluxo logístico e de controle de estoque para atender as necessidades da empresa na nova fase. “Fizemos a transferência dos estoques de forma gradativa e já preparamos o novo CDP para o futuro”, enfatiza Tavares, referindo-se aos lançamentos de novos veículos que a empresa fará no País a partir de 2014.

O investimento total para colocar em funcionamento o novo CDP Lifan foi de R$ 1,2 milhão. Na área de 3.500 m² estão armazenados hoje mais de 3.500 itens que atendem plenamente a demanda dos clientes que possuem veículos Lifan no Brasil - o SUV X60, o sedã 620 e o compacto 320. “A operação concentrada aqui em Salto diminui expressivamente o tempo de atendimento de um pedido, podendo concluir a operação até em menos de 24 horas”, comemora Tavares. E complementa: “A instalação deste CDP suporta nossas operações hoje e no futuro com tranqüilidade, sem que haja qualquer necessidade de expansão”.

Nissan realiza primeiro teste de carro sem motorista em via expressa no Japão


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 Por NissanNews.com.

A Nissan realizou o primeiro teste de um carro com sistema de motorista autonômo em uma via expressa japonesa. Um Nissan LEAF, veículo 100% elétrico equipado com tecnologia revolucionária, andou na via expressa Sagami na prefeitura de Kanagawa, sudeste de Tokio. A bordo do veículo estavam o prefeito Yuji Kuroiwa e o vice-presidente mundial da Nissan, Toshiyuki Shiga. Jornalistas presenciaram os testes e, depois, tiveram a oportunidade de andar no carro.

"A Nissan procura segurança, mais conforto e tecnologia que respeite o meio ambiente", disse o vice-presidente da Nissan. "Por meio desses testes em rodovia, esperamos avançar no desenvolvimento tecnológico, com o desafio de disponibilizar logo veículos com motoristas autonômos. Quando iniciamos um novo projeto, é necessário um grande esforço para ganhar e entender todas as variáveis envolvidas. Conseguimos conduzir esse importante teste na via expressa Sagami, e ficamos agradecidos pelo grande suporte oferecido pela prefeitura de Kanagawa", concluiu o executivo.

Importante para desenvolvimento da mobilidade urbana do futuro, o evento foi realizado com a cooperação da prefeitura de Kanagawa, sendo promovido próximo à zona industrial de robótica de Sagami, área que está sendo revitalizada com a ajuda do governo local. Entre os projetos dessa área estão o desenvolvimento de robôs equipados com sensores, inteligência artificial e controle de sistemas. O teste realizado na rodovia ajudará à Nissan a desenvolver o sistema de motorista autonômo com o objetivo de estar pronto para ser comercializado a partir de 2020.

O Nissan LEAF usado no teste é o primeiro veículo com sistema de motorista autonômo a ter autorização para ser emplacado e, assim, poder andar no Japão. O protótipo é equipado com tecnologia de motorista autonômo que detecta a condição da rodovia e, automaticamente, opera os principais controles do carro, incluindo direção, freio e aceleração. Os veículos podem operar com modo totalmente automático nas ruas, entrar no trânsito, trocar de pistas e manter uma distância segura dos outros carros.

Hyundai Tucson Flex com piloto automático


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 Por Opção Assessoria

Com mais de 15 anos de experiência na comercialização de piloto automático (controlador de velocidade) no Brasil e também no desenvolvimento de kits específicos para diversos modelos de veículos nacionais e importados, a Dalgas está em constante inovação tecnológica para acompanhar o dinamismo do mercado.

Sem perder o foco nas novas tendências do mercado a Dalgas disponibiliza mais um kit específico para a Hyundai Tucson Flex 2.0. O kit específico para o novo modelo já está disponível no mercado com o comando de alavanca fixado na coluna de direção ou com comando RF. O comando RF é instalado no volante com montagem lateral e seu acionamento é feito por rádio freqüência. Com exclusivo sistema de fixação, não interfere nos mecanismos internos do veículo.  Ambos permitem o controle das funções do piloto com a ponta dos dedos e possuem a função “cancela” que desarma o piloto, guardando a velocidade programada na memória sem necessidade de acionar freio ou embreagem.

 Os kits específicos facilitam a instalação, tornando-a prática e rápida. Eles são compostos de peças específicas para cada tipo de veículo, agregando valor e sofisticação, além da comodidade e dos benefícios.

Comodidade e benefícios:- Uma das principais características deste produto é a comodidade. O acessório controla a velocidade do veículo automaticamente, sem que o motorista precise manter a perna esticada, poupando esforço muscular e dores lombares. Além disso, proporciona economia de combustível devido à velocidade constante. A segurança é outra característica importante, pois o piloto controla a velocidade e o motorista pode manter sua atenção exclusivamente na estrada.

Testado, o produto é uma das melhores e mais seguras opções de conforto e segurança para o consumidor e excelente oportunidade de negócio para as concessionárias.

Oxidação do óleo pode até fundir o motor


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 Por Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Para garantir o bom funcionamento do motor do veículo, é fundamental efetuar a manutenção preventiva e estar atento a alguns cuidados básicos, como a hora certa de trocar o óleo e filtros. “Uma forma de manter a qualidade e eficiência do óleo do motor é fazer a substituição a cada seis meses de uso, pois após este período, o lubrificante pode ficar vulnerável ao processo de oxidação”, explica Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Fatores como contaminação por água e combustível adulterado também contribuem ainda mais para a deterioração do óleo.

Segundo Silva, não fazer a troca de óleo no prazo adequado resulta na degradação do óleo, criando borras no pescador da bomba de óleo. “Isto provoca entupimento dos dutos de passagem que pode acabar fundindo o motor”, adverte.

O supervisor de serviços da Nakata ressalta também que o motorista deve ter atenção ao verificar, periodicamente, as condições do óleo do automóvel. “A análise deve ser feita com o carro nivelado e com motor frio ou pelo menos cinco minutos após desligado”, comenta Silva que recomenda ao motorista seguir as recomendações contidas no manual do fabricante do veículo sobre especificação do tipo de óleo e o intervalo para efetuar a troca.

Esta e outras dicas sobre a manutenção fazem parte da série de vídeos da Nakata “Meu carro bem cuidado” que está disponível no YouTube http://www.youtube.com/componentesnakata.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Honda inicia construção de sua segunda fábrica de automóveis no Brasil



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 Por Assessoria de Imprensa – Investe SP

A Honda Automóveis do Brasil realizou nesta terça-feira, dia 26, a cerimônia que marcou o início da construção de sua segunda fábrica de automóveis no País, localizada na cidade de Itirapina, no interior do Estado de São Paulo. A nova unidade, localizada a aproximadamente 200 km da capital e 100 km da fábrica de automóveis de Sumaré, iniciará suas operações no segundo semestre de 2015. No total R$ 2 bilhões estão sendo investidos na planta.

Com capacidade produtiva anual de 120 mil unidades, a segunda fábrica deve empregar cerca de 2 mil funcionários e produzirá, inicialmente, o novo Fit, lançado recentemente no Japão. A intenção da empresa também é aumentar a produção de modelos compactos da mesma categoria do Fit, que possuem alta demanda em escala global. Somando a capacidade de produção da nova fábrica com a unidade de Sumaré, a empresa duplicará sua produção anual de 120 mil para 240 mil unidades.

O evento contou com a presença do governador do Estado, Geraldo Alckmin, do presidente e CEO da Honda Motor, Takanobu Ito, e do presidente da Honda South America, Masahiro Takedagawa. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, e o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, também participaram da cerimônia.

A Investe São Paulo atende o projeto desde julho de 2012, apoiando a Honda em diversos aspectos: localização de área, informações setoriais, assessoria tributária, ambiental e de infraestrutura.

“A construção da segunda fábrica da Honda para São Paulo mostra que estamos no caminho certo. O município de Itirapina viverá um grande desenvolvimento nos próximos anos. Levar um projeto desta envergadura para uma cidade de 15 mil habitantes, que ainda está em desenvolvimento, nos dá muito orgulho”, destaca o presidente da Investe SP.

“A Honda é um gigante da indústria automobilística que tem a marca forte da inovação, inclusive do ponto de vista ambiental. A ampliação de suas atividades aqui comprova que a excelência da infraestrutura de logística e transportes e a qualificação da mão de obra paulista fazem toda a diferença para quem vem investir no Brasil, assim como o excelente trabalho de apoio da agência Investe SP, que tem justamente a missão de ser uma parceira das empresas que escolhem atuar em nosso Estado", destaca o governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin.

Assim como em todos os negócios da Honda ao redor do mundo, a preocupação com os aspectos e impactos ambientais também será foco desta nova unidade. Serão aplicadas as mais recentes tecnologias em processos produtivos, de maneira a reduzir ao máximo a emissões de poluentes na operação.

Além disso, com o objetivo de aumentar os níveis de nacionalização e fortalecer o desenvolvimento de novos produtos, que atendam às demandas específicas dos consumidores brasileiros, entrará em operação no início de 2014 o novo Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Automóveis. A unidade, cuja construção acaba de ser concluída, contará com aproximadamente 300 engenheiros na equipe. Aproximadamente R$ 100 milhões foram investidos no novo centro, localizado nas dependências da fábrica de Sumaré.

"O fato de ser, atualmente, o quarto maior mercado de automóveis do mundo faz do Brasil um dos países mais importantes para a Honda. Por isso, estamos reforçando a nossa capacidade de produção local. Aproveitando o futuro potencial da nova fábrica, que teve suas obras iniciadas hoje, continuaremos oferecendo uma ampla gama de produtos, cada vez mais atraentes e que devem superam as expectativas dos nossos clientes brasileiros", diz Takanobu Ito, presidente e CEO da Honda Motor Co., Ltd.

A Honda espera fechar 2013 com 140 mil unidades produzidas, chegando a um recorde histórico da empresa no Brasil.

Audi inaugura primeira concessionária em Juiz de Fora


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 Por Departamento de Imprensa Audi Brasil

O Audi Center de Juiz de Fora conta com será a primeira loja totalmente dedicada aos veículos Audi em uma das principais cidades mineiras. A unidade será inaugurada hoje, dia 26, na Av Dr. Deusdedith Salgado, 5.555.

Os clientes de Juiz de Fora encontrarão no novo espaço, que conta com 1.807 m² de área construída, num terreno de 3.200 m², o atendimento Audi completo, com vendas e pós-vendas no mesmo endereço. O prédio, moderno e luxuoso, tem um showroom de  900 m² e um mezzanino  de 210 m², que abriga um lounge e um café-bar  e permite a apreciação dos veículos por cima, garantindo visão completa de todos os atributos  de cada modelo exposto.  O conceito “pure e clean” tem força no design da concessionária, iluminada com luzes de tecnologia LED, que garantem visibilidades dos detalhes das linhas dos carros.

A inauguração do Audi Center Juiz de Fora faz parte da estratégia da Audi do Brasil de dobrar o número de concessionários no país até o ano de 2020. Em setembro de 2013, a empresa anunciou investimentos em sua fábrica em São José dos Pinhais – PR para montagem dos modelos A3 Sedan e do SUV Audi Q3. “Nossas metas para o Brasil são ambiciosas. Até 2020 queremos chegar a vender 30 mil carros anualmente e nossa rede de concessionários irá crescer para acompanhar esse desenvolvimento”, explica Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil. Com isso, o novo Audi Center Juiz de Fora atenderá a demanda de uma região importante do estado de Minas Gerais.

José Cláudio Braga e Flávio Medina, sócios do novo Audi Center Juiz de Fora, comemoram o lançamento da nova loja e mostram-se otimistas com inauguração. “Juiz de Fora é um importante mercado e iremos oferecer, pela primeira vez, a experiência Audi completa para os clientes da região”, afirma Braga. “O Audi Center Juiz de Fora foi desenvolvido e atuará dentro dos padrões internacionais da marca que é líder no segmento premium na Europa”, completa Medina.

Ford prepara megaeventos para comemorar os 50 anos do Mustang



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 Por Imprensa Ford

A Ford anunciou dois grandes eventos para marcar os 50 anos do Ford Mustang, o esportivo-ícone da indústria automobilística. Em parceria com o Mustang Clube da América, vai realizar megaencontros simultâneos, de 16 a 20 de abril de 2014, nos autódromos de Charlotte e Las Vegas, dois dos mais importantes dos Estados Unidos.

Esses eventos prometem estar entre os maiores do setor nos últimos anos. Abertos ao público, os dois circuitos serão preparados para receber entusiastas de todo o mundo na comemoração.

"Trabalhando junto com a Ford, queremos fazer da comemoração oficial de 50 anos do Mustang um megaevento automobilístico", diz Ronald Bramlett, diretor executivo do Mustang Clube da América.

Os organizadores esperam milhares de fãs desse carro emblemático para compartilhar a sua história pessoal com o Mustang. "Nos dois locais, haverá momentos memoráveis para todos que amam os Mustangs, modernos ou antigos", afirma Bramlett.

9 milhões de Mustangs

Com mais de 9 milhões de unidades vendidas desde o lançamento, o "pony car" é um dos maiores sucessos da história da Ford. Um aspecto chave para isso é sempre ter sido oferecido em várias configurações para atrair diferentes tipos de clientes. No próximo dia de 5 dezembro, a Ford vai apresentar a sexta geração do Mustang, em eventos simultâneos em seis cidades de quatro continentes.

Desde que foi lançado na Feira Internacional de Nova York, em 1964, o Ford Mustang tornou-se uma parte importante da cultura popular mundial. Ele soma mais de 3.000 aparições em filmes e na TV, além de centenas de músicas. Com quase 5,5 milhões de fãs, também é o carro mais popular no Facebook.

Dupla comemoração

A comemoração de 50 anos do Mustang terá a exposição de modelos de todas as épocas, de 1964 até hoje, incluindo versões de mais de 600 cv que aceleram a mais de 320 km/h, além de inúmeras personalizações.

"Os fãs do Mustang estão entre os mais apaixonados do mundo", diz Steven Ling, gerente de Marketing de Carros da Ford. "Esses dois eventos são realmente para eles. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa celebração de um carro que frequentemente é chamado de 'alma' da Ford."

Agenda

A agenda dos eventos começa no dia 16 de abril, com exposições e vendas. No dia 17, data oficial do aniversário, o Mustang Clube da América promove uma festa com direito a bolo e "parabéns à você", exposições, provas de volta mais rápida e atrações interativas.

A partir do dia 18, o evento terá uma série de competições, corridas e arrancadas, jantares e shows. O dia 20 é reservado para desfiles, fotos e cerimônias de encerramento. A comemoração poderá ser acompanhada por um site especial (www.mustang50thbirthdaycelebration.com/) e pelo site do Mustang Clube da América (http://www.mustang.org/). O Mustang Clube da América também vai organizar grupos de viagem de proprietários do veículo para os eventos.

Bienal do Automóvel 2013 comemora o sucesso da quarta edição


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 Por MHD Comunicação

A quarta edição da Bienal do Automóvel, realizada entre 20 e 24 de novembro deste ano, alcançou uma surpreendente expectativa. O número de visitantes superou ao esperado de 130 mil durante os cinco dias de evento, índice que agradou tanto organizadores quanto expositores. Cerca de 150 veículos foram apresentados, sendo destaque os carros Premium. Em relação à geração de negócios, em vendas efetivadas durante a exposição e em contatos gerados para negócios futuros, estima-se o valor de cerca de R$ 150 milhões. Foram mais de 130 expositores que ocuparam a área de 300 mil m² do Expominas e Parque da Gameleira.

“Terminamos uma edição e já estamos pensando no evento de 2015. A Bienal do Automóvel já entrou para o calendário nacional de eventos do setor, reunindo o que há de melhor em tecnologia, inovação e lazer para a toda a família”, disse o vice-presidente da Associação Comercial de Minas (ACMinas) e coordenador geral da Bienal do Automóvel 2013, Hudson Navarro. A ACMinas é a empresa promotora do evento.

A Bienal do Automóvel 2013 contou com visitas ilustres. Além da presença em peso de críticos e formadores de opinião da mídia especializada, o evento ganhou destaque por receber importantes visitas, como a do ex-capitão da seleção brasileira de futebol, Cafu, convidado pela Volkswagen, e do campeão de MMA, Mamute, que assinou durante o evento um contrato com a Clube Continental. Autoridades políticas e de entidades também estiveram presentes, como o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Olavo Machado.

“A Bienal do Automóvel se firmou nesta edição como um evento que vem estimulando a pesquisa, com dimensão social transformadora e agregadora de valores para a sociedade. Exemplos disso foram a Plataforma da ‘Inovação Tecnológica pela Mobilidade Sustentável’, que reuniu cerca de 80 estudantes apresentando protótipos avançados de modais de transporte, e o fórum ‘Mobilidade Sustentável – O desafio das metrópoles contemporâneas’, uma parceria com o Instituto Horizontes, que deu oportunidade às montadoras de apresentarem o que estão desenvolvendo da mais alta tecnologia em veículos sustentáveis”, revelou Hudson Navarro. Esses, segundo ele, são temas que estarão novamente em evidência no evento de 2015. Entre as escolas que participaram da plataforma, a grande vencedora foi a Universidade Federal de Itajubá, que recebeu um prêmio em dinheiro. O segundo lugar foi dividido entre a Universidade Federal de Minas Gerais e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Serviço: Bienal do Automóvel 2013
Quando: de 20 a 24 de novembro de 2013
Local: Expominas (Belo Horizonte/MG)
Geração de negócios (estimativa): R$ 150 milhões
Público visitante: cerca de 130 mil pessoas

Cadeia automotiva propõe Programa Nacional de Renovação de Frota


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 Por ANFAVEA

Pela primeira vez na história, as principais entidades envolvidas com o transporte rodoviário de carga apresentaram, em conjunto, proposta para o estabelecimento do Programa Nacional de Renovação de Frota. O projeto foi entregue ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior na segunda-feira, 25, em Brasília, DF.

Há décadas são apresentados projetos sobre o assunto ao Governo Federal, oriundos de várias entidades e com modelos diferentes. Nunca, no entanto, todas se reuniram em um esforço único e consensual para estabelecer diretrizes básicas da renovação e melhoria da frota brasileira.

Ao todo dez entidades participaram da elaboração do estudo: ANFAVEA, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, CNT, Confederação Nacional do Transporte, FENABRAVE, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Instituto Aço Brasil, INESFA, Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço, NTC&Logística, Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, SIMEFRE, Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários, SINDINESFA, Sindicato das Empresas de Sucata de Ferro e Aço, SINDIPEÇAS, Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, e SMABC, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

A primeira etapa do programa será destinada à modernização da frota de caminhões. Atualmente a frota nacional possui cerca de 200 mil caminhoneiros que guiam veículos acima de 30 anos. O motivo de tanto caminhão com avançado tempo de uso é a impossibilidade histórica dos autônomos obterem crédito necessário para a renovação de seu instrumento de trabalho. De acordo com a proposta do programa, os caminhoneiros terão a oportunidade de negociar seu caminhão velho, poluente e inseguro, e adquirir um novo ou seminovo.

Um dos principais pilares que norteiam o programa é a segurança: os caminhões antigos representam 7% da frota total de veículos e estão envolvidos em 25% dos acidentes graves. Espera-se, portanto, que o programa reduza drasticamente este índice e evite milhares de mortes todos os anos, além de reduzir os gigantescos congestionamentos devido à quebra ou acidentes, que só em 2012 geraram custos de R$ 4,9 bilhões ao INSS e ao SUS.

O programa também impactará diretamente a melhoria da qualidade do ar, outro importante pilar da proposta. Entre um caminhão antigo, com mais de 30 anos, e um moderno, com as mais avançadas tecnologias de controle de poluentes, há uma redução de 87% nas emissões de carbono, 81% nas de hidrocarbonetos, 86% nas de óxido nitroso e 95% de materiais particulados. Toda esta evolução contribui e está em linha com a Política Nacional sobre a Mudança do Clima.

Adicionalmente, os caminhões novos – já dentro dos padrões de emissões Proconve P7 – consomem aproximadamente 10% menos diesel que os acima de 30 anos. Como consequência, o Brasil teria uma economia de cerca de R$ 5 bilhões em 10 anos na Balança Comercial, importando menores quantidades deste combustível.

E outra vertente ambiental se refere ainda à destinação dos veículos que sairão de circulação, que passarão por processo de reciclagem para reaproveitamento ou descarte correto de componentes como aço, ferro e resíduos líquidos.

O Programa Nacional de Renovação de Frota prevê a substituição de aproximadamente 30 mil unidades por ano, ao longo de 10 anos. É uma maneira racional de promover a substituição dos antigos, inseguros e poluentes veículos sem criar nenhuma bolha de consumo.

Outras informações em:

ANFAVEA – www.anfavea.com.br

CNT – www.cnt.org.br

FENABRAVE – www.fenabrave.org.br

INESFA – www.inesfa.org.br

INSTITUTO AÇO BRASIL – www.acobrasil.org.br

NTC&LOGÍSTICA – www.portalntc.org.br

SIMEFRE – www.simefre.org.br

SINDINESFA – www.sindinesfa.org.br

SINDIPEÇAS – www.sindipecas.org.br

SMABC – www.smabc.org.br