sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Ford revela o trabalho de camuflagem para esconder o novo Mustang



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Por Imprensa Ford

O novo Ford Mustang é um dos carros mais esperados do ano e todo mundo queria conhecê-lo antes da revelação. Para esconder suas verdadeiras formas, os engenheiros passam meses testando os protótipos com camuflagem e pinturas especiais.

Nos meses antes da revelação global do novo Ford Mustang, no início de dezembro, o design final do carro foi um dos temas mais quentes nas mídias sociais. O trabalho da equipe de camuflagem da Ford foi essencial para que a equipe de desenvolvimento pudesse fazer dezenas de milhares de quilômetros de testes nas ruas sem estragar a surpresa do carro.

Com mais de 3.000 aparições em filmes e na TV nos últimos 50 anos, o Mustang tem um currículo de fazer inveja a muitos astros de Hollywood. Como as celebridades, quando um novo Mustang está para chegar os paparazzi automotivos se mobilizam para conseguir as primeiras fotos.

"Os designers e engenheiros da Ford gastam muito tempo desenvolvendo novos carros e parte do meu trabalho é garantir que as pessoas não vejam o resultado antes da hora", diz Dave Pericak, engenheiro-chefe do Mustang. "Os fotógrafos espiões profissionais perseguem os protótipos há décadas e, agora, com os telefones com câmera, ficou ainda mais difícil esconder os nossos carros dos olhares indiscretos."

Perseguição


Conseguir uma imagem inédita de carros altamente esperados, como o Mustang, é um jogo de gato e rato entre as montadoras e os paparazzi, que se escondem por semanas a fio na busca do furo jornalístico.

"Todos os fotógrafos profissionais sabem onde os carros são construídos e fazem os testes", diz Pericak. "Um desses fotógrafos, que vemos com frequência, estaciona em locais discretos, perto dessas instalações, esperando que apareça algo novo."

Como a maioria das pessoas hoje tem smartphones com câmera e conexão com a internet, evitar os locais habituais de fotografia não é mais suficiente. "Antes que um desses protótipos possa sair da fábrica, os departamentos de design, engenharia e segurança precisam desenvolver e aprovar um pacote de camuflagem", diz Al Wilkinson, coordenador de camuflagem da Ford. "Com esse aparato, mesmo uma boa foto não deve revelar detalhes do projeto."

O desenvolvimento da camuflagem começa com a equipe de design e depois é refinado pelas áreas de engenharia e segurança. No novo Mustang, a primeira recomendação de camuflagem foi surpreendentemente mínima, para não interferir no peso e na aerodinâmica.

"Quando vi o primeiro pacote de camuflagem sugerido pela equipe, sabia que não era suficiente para combater os paparazzi e voltamos para a prancheta", diz Pericak. A equipe tratou de envolver toda a carroceria com vinil preto, acolchoado com bastante espuma por baixo. Mas a segunda proposta ainda mostrava o perfil do teto fastback, que Pericak não queria revelar tão cedo.

O disfarce final do novo Mustang alterou seu perfil e proporções, fazendo-o parecer mais com um "notchback" e menor do que realmente era. Pedaços de espuma foram estrategicamente colocados sob o vinil para esconder os seus contornos. Um vídeo sobre o trabalho pode ser visto neste link.

Segurança


"A segurança é essencial e precisamos ter certeza de que, mesmo com a cobertura, os faróis e luzes do carro permaneçam visíveis", acrescenta Wilkinson. Os painéis de vinil devem ser aplicados em uma sequência certa para garantir que não sejam arrancados pelo vento. No novo Mustang GT, capaz de atingir 250 km/h, se a camuflagem se soltar em alta velocidade é um perigo tanto para os pilotos como para os demais. O disfarce final do novo Mustang pesava apenas 49 kg, proporcionando segurança sem grande impacto sobre a dinâmica do veículo.

Os fotógrafos profissionais - que preferem ficar na sombra ou em árvores - sabem que pode levar minutos ou meses para flagrar um protótipo e a paciência é uma virtude. Quando o gerente de engenharia de veículos Tom Barnes levou o primeiro novo Mustang camuflado para fora da fábrica, em um dia chuvoso de junho, levou menos de uma hora para fotos do carro serem transformadas e exibidas em sites automotivos.

"Depois de passar semanas refinando o pacote camuflagem do Mustang, foi um pouco frustrante ser flagrado quase que imediatamente pelos paparazzi", diz Barnes. "Por outro lado, quando vimos as fotos foi um alívio perceber que realmente não dava para descobrir como era o carro."

Muitas vezes, um carro novo precisa ser testado sem disfarce e a única maneira de fazer isso é muito tarde da noite. Mas agora que o mundo já viu o novo Mustang, os engenheiros estão livres para completar os últimos meses de desenvolvimento sem disfarces, com os fotógrafos espiões voltados para novos alvos.

Michelin participará do Rally Dakar 2014



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Por Dept. de Comunicação - Michelin América do Sul

A Michelin, fornecedora oficial do Rally Dakar 2014, utiliza as competições automobilísticas como laboratórios, onde as mais modernas tecnologias são testadas, a fim de serem transferidas para os pneus de uso comercial. Durante o próximo campeonato, de 5 a 18 de janeiro, a empresa irá avaliar, em condições extremas, as performances mais exigidas no segmento de SUVs (sport utility vehicles) e caminhonetes – durabilidade, versatilidade e robustez, para um novo pneu a ser lançado mundialmente, em 2014.

Será o primeiro lançamento liderado pela Michelin América do Sul e faz parte da estratégia da empresa em aumentar suas vendas em mais de 50% nesse segmento nos próximos anos.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Volkswagen Amarok ganha novos recursos de segurança e mais tecnologia na linha 2014



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Por Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa


 A Volkswagen está lançando a linha 2014 da pick-up Amarok, que passa a oferecer mais tecnologia. Todas as versões do modelo começam a chegar às concessionárias da marca em novembro com maior lista de equipamentos de série e novos opcionais. Entre os destaques está a configuração Highline, topo de linha, que agora passa a contar de série com controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente para partidas em rampas (HSA), controle automático de descida (HDC)  e faróis de neblina com luzes dinâmicas para manobras – recurso inédito entre as picapes médias no Brasil.

Os faróis de neblina com luzes dinâmicas para manobras realçam o campo de visibilidade do motorista. Sempre que o veículo realizar uma curva, o farol de neblina iluminará (em velocidades de até 40 km/h) a lateral da via em que a roda estiver se virando, permitindo um reconhecimento mais rápido de eventuais obstáculos durante a manobra. O recurso é oferecido como opcional para a versão Trendline,

Outra novidade para a versão Highline é a opção de ser equipada com airbags laterais para tórax e cabeça, além do duplo airbag frontal (item de série em todas as versões da pick-up). As bolsas do airbag para tórax e cabeça (uma única bolsa que cobre as regiões do tórax e da cabeça) se localizam no encosto dos bancos dianteiros e proporcionam maior proteção em colisões laterais.

Outro recurso tecnológico introduzido para a versão topo de linha é o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, o que facilitará estacionar a pick-up em vagas mais estreitas. Com os espelhos rebatidos a largura é reduzida em 17 cm.

A fim de tornar as manobras da pick-up mais seguras, a Amarok Highline, que já tem como item de série um exclusivo (no segmento) sistema de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com OPS (Optical Parking System), passa a ofertar como opcional a câmera traseira.

O banco traseiro da Amarok cabine dupla passa a contar com o terceiro apoio de cabeça  e com o cinto de segurança central automático de três pontos.

Outro importante aprimoramento na segurança da Amarok é a oferta do sistema Isofix para todas as suas versões. A linha 2014 da pick-up passa a ter de série o sistema de ancoragem para dois assentos de crianças nas posições laterais do banco traseiro.

Tanto a Amarok Highline como a Trendline recebem na linha 2014 um novo quadro de instrumentos (cluster) incorporando o novo computador de bordo com oito funções (tempo de viagem, consumo instantâneo, consumo médio, autonomia, distância percorrida, velocidade média, alerta de velocidade e temperatura do óleo do motor).

O novo quadro de instrumentos, além de contar com nova serigrafia e iluminação branca, traz detalhes cromados e indicadores analógicos da temperatura do líquido de arrefecimento do motor e do nível de combustível. Além destas, o novo quadro de instrumentos também apresenta as seguintes funções: indicador individual de portas e tampa do motor abertas, temperatura externa, indicação da marcha utilizada e recomendações de trocas de marchas e do próximo serviço e troca de óleo, velocidade secundária e reserva de combustível.

Por falar em interatividade, o novo volante multifuncional também faz parte da lista de série da Amarok Highline 2014. O recurso, que possibilita ao motorista acionar os controles do som e do sistema de telefone sem tirar as mãos do volante, também está disponível como opcional para a versão Trendline.

O indicador de trocas de marcha, recurso antes exclusivo dos modelos com câmbio manual, passa a ser item de série também na Amarok Highline e a Amarok Trendline com transmissão automática de oito marchas. O indicador funciona apenas após a alavanca do câmbio ser colocada na posição de trocas manuais. O recurso indica, por meio da tela central do painel de instrumentos, a marcha ideal a ser engatada, priorizando a economia de combustível.

Versões

A Amarok é oferecida em sete opções de configuração, entre carroceria cabine simples e cabine dupla, tração 4x2 e tração 4x4, transmissão manual de seis marchas ou automática de oito marchas.

Na versão S da pick-up – oferecida em configurações de cabine simples (com tração 4x2 ou 4x4) e de dupla (tração 4x4) – o motor 2.0 TDI conta com um turbocompressor e tem potência de 140 cv, que surgem a 3.500 rpm. O torque é de 34,7 kgfm, disponível a partir de 1.600 rpm.

Nas versões SE, Trendline e Highline, o motor 2.0 TDI tem dois turbos, o que eleva sua potência para 180 cv. O torque máximo é de 40,8 kgfm a 1.500 rpm, com o câmbio manual de 6 marchas. Com o câmbio automático de 8 marchas (recurso opcional para a versão Trendline e de série na Highline), o torque máximo é de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.

Desde a versão S, a Amarok traz de série uma extensa lista de equipamentos, entre os quais direção hidráulica, ar-condicionado Climatic, bancos do motorista e do passageiro com ajuste de altura, volante com ajuste de altura e distância, preparação para rádio com 2 alto-falantes, freios ABS (com função “off-road”, BAS – Sistema de Assistência à Frenagem; e EBD – Distribuidor Eletrônico da Força de Frenagem), TCS (Sistema de Controle de Tração), airbags dianteiros, entre outros. A pick-up também conta de série com bloqueio eletrônico do diferencial  (EDL) e o sistema de alívio de peso da tampa traseira.

Luan Santana forma 'dupla' com Dodge Durango



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Por Perspectiva Comunicação
Fotos: Eduardo Viana/Divulgação


Lançado no Brasil no primeiro trimestre, o Dodge Durango é um dos mais completos SUVs grandes do mercado. E agora chegou a vez de Luan Santana experimentar todos os predicados do modelo. O astro da música acabou de receber um exemplar do utilitário-esportivo, cedido em regime de comodato pelo Chrysler Group do Brasil.

“Estou feliz com a parceria, todos da Chrysler me receberam muito bem. Espero que seja apenas o início”, afirmou o cantor, que está mudando para São Paulo e vai ter na cabine do utilitário-esportivo da Dodge um refúgio no cotidiano paulistano. “Aqui não tem como escapar do trânsito, mas fica mais fácil de encarar assistindo algum DVD aqui dentro. Além disso, o Durango é bem confortável e espaçoso. Posso até levar minha banda para o show.” Outros artistas que já conhecem em detalhes o Dodge Durango são a atriz Danielle Winits e o cantor Fernando, da dupla Fernando & Sorocaba.

‘Pop star’ sobre rodas

Belo e imponente, o Dodge Durango é um utilitário-esportivo full size, de sete lugares. A mecânica é formada pelo moderno e eficiente motor Pentastar V6 de 3,6 litros, de 286 cv, câmbio automático de cinco marchas e tração permanente nas quatro rodas. Essa combinação permite que o Durango se porte de maneira suave sobre qualquer condição de piso e com ótima dirigibilidade, ajudado ainda pelas suspensões independentes e distribuição de peso próxima da perfeição (50/50).

Produzido em Detroit, nos EUA, o Dodge Durango tem ampla lista de equipamentos, que inclui itens como: ar-condicionado de três quadrantes, bancos aquecidos na primeira (estes também elétricos e ventilados) e segunda fileiras, câmera de estacionamento traseiro, sistema multimídia MyGIG com LCD de 6,5”, tela traseira de 10”, dois fones de ouvido sem fio e HD interno de 30 GB, faróis de xenônio com nivelamento automático e teto solar elétrico, entre outros.

Nissan celebra 80 anos com desfile de seus carros históricos em Yokohama, no Japão



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Por NissanNews.com

A Nissan Motor Co. comemorará com o público seus 80 anos de existência com o desfile de seus veículos históricos no próximo dia 23 de dezembro, no Japão. O evento, chamado Heritage Car Parade, será realizado na Galeria da Sede Global da Nissan, em Yokohama, e se estenderá pelas ruas ao redor do edifício.

A Nissan foi fundada com o nome de Jidosha Seizo Co. Ltd. em 26 de dezembro de 1993. Em junho de 1994, a companhia teve seu nome mudado para o que permanece até os dias atuais – Nissan Motor Co., Ltd. Uma curiosidade sobre a troca do nome: Em japonês, 'Ni' significa fábrica e 'San', japonesa.

O desfile de carros antigos que fizeram a história da companhia será promovido três dias antes do aniversário de fundação da Nissan. Aproximadamente 100 modelos de diferentes eras, incluindo modelos antigos recuperados e conduzidos por seus proprietários serão guiados pelas ruas de Yokohama.

Para visualizar imagens dos carros históricos da Nissan, acesse: http://www.nissan-global.com/EN/HERITAGE/

Ford Mustang é o carro oficial da feira de tecnologia CES em Las Vegas


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Por Imprensa Ford

O novo Ford Mustang foi escolhido como "carro oficial" da maior feira de inovação do mundo, a CES (Consumer Electronic Association), que será realizada de 7 a 10 de janeiro em Las Vegas, nos EUA.          

"O Mustang sempre foi mais que um carro, ele nos remete à liberdade e prazer de viajar em estrada aberta", diz Jim Farley, vice-presidente global de Marketing, Vendas e Serviços da Ford. "Com desempenho de classe mundial e tecnologias inovadoras, embaladas em um design elegante, o novo Ford Mustang dá ao motorista o poder de criar a experiência de direção que melhor se adapta ao seu estilo."    

Como carro oficial da CES 2014, o Mustang fastback será exposto no pavilhão central do Las Vegas Convention Center. A Ford também vai mostrar o Mustang conversível e anunciar novos recursos de tecnologia em um evento para a imprensa na abertura da feira, dia 7 de janeiro.          

"É empolgante ver um ícone do automobilismo como o Mustang equipado com o estado da arte da tecnologia", diz Gary Shapiro, presidente da CEA. "Os automóveis estão se transformando rapidamente em plataformas de tecnologia móvel, na medida em que, além de eficiência e desempenho, os consumidores exigem conectividade. Com tecnologias como o sistema de conectividade SYNC, os carros da Ford tornam a direção mais segura e agradável. Estamos radiantes de ver a Ford de volta ao nosso show e ter o novo Mustang como carro oficial da CES 2014."

Direção personalizada

Oferecer uma grande experiência de direção significa manter o motorista no controle. Em vez de usar uma solução tecnológica única, o Mustang permite aos motoristas ajustar o carro ao seu estilo e às condições da estrada. Com o seletor de modos de direção, ele pode ajustar rapidamente o esforço da direção, a resposta do acelerador, as configurações do controle de estabilidade e da transmissão, usando os modos normal, neve-molhado, esportivo e de pista.          

Além dessas quatro pré-seleções, é possível ajustar separadamente o esforço da direção nos modos padrão, conforto e esportivo. O novo controle de estabilidade também conta com o modo esporte, menos invasivo, ou pode ser totalmente desligado para uso na pista. O Ford Mustang 2015 começa a ser vendido na América do Norte no segundo semestre de 2014.

Injeção direta Flex Fuel Bosch equipa o primeiro modelo bicombustível da BMW


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Por In Press Porter Novelli
Foto: Marcus Lauria

O know-how e pioneirismo da Bosch no desenvolvimento da tecnologia Flex Fuel está presente também no modelo 320i ActiveFlex da BMW. Além de ser o veículo precursor da marca alemã no universo dos bicombustíveis, este é o primeiro carro equipado com o sistema de injeção direta Flex Fuel Bosch no mercado nacional.

O 320i ActiveFlex é equipado com central eletrônica, além de bomba e injetores de alta pressão fornecidos pela Bosch. A equipe de engenheiros da empresa na Alemanha contou com a experiência de mais de 10 anos em desenvolvimento e aplicação da tecnologia Flex Fuel do time brasileiro. Deste t rabalho em conjunto, foram preparados componentes específicos para serem utilizados com o etanol.

Benefícios da injeção direta

A Injeção Direta, também conhecida com DI (Direct injection), é um sistema que injeta o combustível diretamente na câmara de combustão. Este processo é diferente do que ocorre com o sistema PFI (Port Fuel Injection), presente na maioria dos carros da frota nacional, o qual a injeção do combustível é no coletor de admissão.

A Injeção Direta permite desenvolver motores com menor consumo e melhor desempenho que os tradicionais PFI, especialmente quando associados a um turbo compressor. Isso é possível já essa tecnologia trabalha com pressões que variam entre 40 e 200bar, enquanto que o sistema de injeção no coletor de admissão (PFI) trabalha com uma pressão fixa de combustível definida entre 3,5 e 4,2 bar.

"A Injeção Direta, quando utilizada com a tecnologia flex fuel, ganha mais um benefício, que é o uso do etanol - u m combustível renovável e mais potente que a gasolina", destaca Gerson Fini, vice-presidente da divisão Gasoline System da Robert Bosch América Latina.

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Troller lança o T4 com novos equipamentos de série e maior versatilidade off-road



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Por Imprensa Troller

A Troller traz o modelo T4, utilitário destinado ao segmento off-road, com novos equipamentos que aumentam a versatilidade para enfrentar qualquer tipo de trilha. O Troller T4 ano-modelo 2014 já está disponível na rede de distribuidores da marca por R$94.900, com frete incluso, e tem como novidades um conjunto formado por para-choques ainda mais robustos e novo dispositivo traseiro (manilha) utilizado para resgates e saída de atoleiros pesados.

Antes oferecidos como opcionais, os novos itens foram adicionados a outros aprimoramentos feitos no Troller T4, como o motor 3.2 diesel MWM International, com turbina de geometria variável e 165 cv, além de peito de aço e snorkel, respirador que amplia a capacidade de rodagem na água. O T4 é um dos mais completos da categoria e conta também com direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de alumínio e santantônio revestido com material espumado como itens de série, que aumentam a conveniência de uso na cidade.

"O T4 2014 foi desenvolvido para aqueles que buscam um carro completo em todos os aspectos. O novo modelo está mais equipado e é ideal para aqueles que desejam se aventurar em trilhas off-road mais pesadas", diz Wilson Vasconcellos Filho, gerente de Vendas, Marketing e Serviços da Troller.

Legítimo off-road

O Troller T4 se consagrou ao longo dos anos como o veículo preferido pelos adeptos do off-road no Brasil. Vencedor de diversas competições, ele tem um design clássico, de concepção robusta, funcional e versátil. Possui capota removível que aumenta a sensação de liberdade nas atividades junto à natureza.

A carroceria é feita em material derivado de fibra, chamado compósito, de fácil manutenção, que não amassa nem enferruja. O chassi de perfil retangular possui alta rigidez torcional e longarinas fechadas, que evitam a penetração de umidade e a corrosão interna. Os para-choques de aço oferecem robustez nas trilhas.

Outras características que garantem sua capacidade para enfrentar todo tipo de terreno são a tração 4x4 com reduzida e o diferencial traseiro com sistema Trac-Lok, que compensa as variações do piso para manter a tração nas rodas. O freio a disco nas quatro rodas, equipado com válvula sensível à carga na traseira, segura o veículo com eficiência em diferentes condições, vazio ou carregado. Os pneus Wrangler Adventure modelo LT 255/75 R15 da Goodyear, desenvolvidos para uso 50% em estrada e 50% fora de estrada, oferecem a versatilidade da aplicação todo terreno.

Proprietário de Nissan LEAF comemora 100.000 milhas rodadas com zero emissão de poluentes


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 Por NissanNews.com

Primeiro veículo 100% elétrico produzido em série - e líder mundial, o Nissan LEAF já rodou mais de 160 mil quilômetros com um único proprietário. A marca foi obtida nos Estados Unidos, no estado de Washington, por Steve Marsh, morador da cidade de Kent, e foi comemorada junto com representantes da Nissan, o governador Jay Inslee e a Secretária Estadual de Transportes, Lynn Peterson.

Marsh comprou um Nissan LEAF zero quilômetro no início de 2011, com o objetivo de utilizá-lo em sua jornada diária de mais de 200 km para ir ao trabalho. Desde então já rodou 160 mil km com o hatch sem ter gasto uma única gota de gasolina ou emissão de gases pelo escapamento. Ele acredita que economizou milhares de dólares. "Certamente economizei mais de US$ 9 mil desde que comprei o meu LEAF quando o comparo ao meu antigo carro movido a gasolina", disse o proprietário, que atribui o feito à excelente infraestrutura de recarga do estado de Washington. "Graças às várias opções de recarga, além do carregador instalado no meu escritório, o meu LEAF é perfeito para o meu trajeto diário."

Steve Marsh foi um dos primeiros compradores do Nissan LEAF em Washington. Ele decidiu aderir à mobilidade elétrica e comprar um LEAF principalmente devido ao seu baixo custo de utilização – um benefício que mais de 40 mil proprietários do modelo estão usufruindo nos EUA atualmente.

"Enquanto muitos compradores foram inicialmente motivados a comprar um LEAF por questões ambientais ou reduzir nossa dependência do petróleo importado, o Steve é um bom exemplo de consumidores que veem os carros elétricos de um ponto de vista prático", disse Erik Gottfried, diretor de Marketing e Vendas de Veículos Elétricos na Nissan. "Muitos compradores agora escolhem o LEAF por questões puramente econômicas, comprovadas pelo Steve. O Nissan LEAF custa muito menos para dirigir e manter do que um carro movido a gasolina, mesmo proporcionando excelentes sensações ao dirigir."

Para incentivar pessoas como Steve Marsh e acelerar a adoção de veículos elétricos, o estado de Washington desenvolveu uma das mais robustas redes de recarga de veículos elétricos. No ano passado, foi inaugurada a West Coast Electric Highway, uma extensa rede de postos de recarga, com pontos a cada 40 ou 80 km ao longo da rodovia interestadual 5 e de outras estradas da região conhecida como Noroeste Pacífico. Assim, os condutores têm mais segurança em relação à autonomia de seus veículos elétricos, pois encontram facilmente um posto de recarga. Oferecendo uma carga rápida completa em aproximadamente 30 minutos, o carregador rápido localizado no posto Shell na cidade de Tumwater é um ponto de parada frequente para Steve Marsh e seu filho Christopher, tornando possível o compartilhamento de um veículo 100% elétrico para ir ao trabalho.

"Steve  provou que é possível utilizar um veículo elétrico para percorrer longas distâncias nas estradas do estado de Washington utilizando eletricidade barata e limpa", disse o Governador Jay Inslee. "Sua dedicação à mobilidade elétrica é uma forma de ajudar o crescimento econômico do país, reduzir nossa dependência do petróleo importado, reduzir as emissões de carbono e preservar o meio ambiente para as gerações futuras".

Quando Marsh comprou o seu LEAF, ele consultou a empresa onde trabalha, a Taylor Shellfish, sobre a possibilidade de instalar uma unidade de recarga para uso público no escritório da cidade de Shelton. A direção da empresa logo achou que era uma boa ideia, principalmente porque condiz com as filosofias ambientais da empresa, que é o maior produtor de crustáceos em cativeiro dos Estados Unidos. Foi uma das primeiras empresas da região a instalar um posto de recarga público. Desde então, a empresa colocou outro ponto em seu viveiro, localizado na região de Quilcene.

Mais de 5 mil carros elétricos já foram emplacados no estado. A energia elétrica disponível em Washington está entre as mais baratas e limpas dos EUA, fazendo do estado um local ideal para o uso de veículos elétricos. É bom para o meio ambiente, é bom para o estado e é bom para os motoristas. Além dos custos de utilização reduzidos ao dirigir um veículo movido a eletricidade em comparação ao preço da gasolina, os condutores também se deparam com menores custos de manutenção preventiva.

Desde o lançamento do Nissan LEAF em dezembro de 2010, a Nissan vendeu mais de 40 mil unidades nos Estados Unidos e mais de 92 mil em todo o mundo. No acumulado de novembro de 2013, a região metropolitana de Steattle-Tacoma é um dos principais mercados para o modelo, com um aumento de mais de 230% nas vendas em relação ao mesmo período de 2012.

Ford apresenta Fusion Hybrid de pesquisa com tecnologias de direção autônoma



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Por Imprensa Ford

A Ford apresentou um Fusion Hybrid com tecnologias avançadas de sensores e assistência ao motorista. Ele usa as mesmas tecnologias já disponíveis no modelo hoje, com a inclusão de quatro sensores de luz infravermelha - chamados LiDAR ("Light Detection and Ranging") - que escaneiam a pista 2,5 milhões de vezes por segundo. O sistema usa as luzes da mesma forma que os morcegos e golfinhos aplicam as ondas sonoras, destacando tudo que se encontra num raio de 61 metros para gerar um mapa 3D do ambiente em tempo real.

Os sensores podem detectar qualquer coisa com densidade suficiente para refletir luz - desde objetos imóveis a veículos, pedestres ou bicicletas em movimento. Sua sensibilidade é suficiente para distinguir a diferença entre um saco de papel e um pequeno animal a uma distância equivalente a um campo de futebol.

Desenvolvido pela Ford em parceria com a Universidade de Michigan e a empresa State Farm para a pesquisa da direção autônoma, o projeto tem como objetivo incluir esses equipamentos na próxima geração de veículos da marca.

"O Fusion Hybrid automatizado representa um passo vital dentro da nossa visão para o futuro da mobilidade", diz Bill Ford, presidente do Conselho Mundial da Ford. "Vemos um futuro de carros conectados que podem se comunicar entre si e com o mundo ao redor para tornar a direção mais segura, reduzir os congestionamentos e preservar o meio ambiente.

Com isso, a Ford se prepara para ter um impacto maior no próximo século do que tivemos nos nossos primeiros 100 anos."

Os veículos atuais da Ford já contam com tecnologias que permitem estacionar sozinhos, entender comandos de voz do motorista, detectar situações perigosas de direção e receber assistência em frenagens de emergência. Essas e outras tecnologias sempre permitem que o motorista assuma o controle do carro, se necessário.

"No futuro, a direção autônoma poderá nos ajudar a melhorar a segurança e reduzir os congestionamentos, embora ainda existam muitas questões a responder e explorar no longo prazo", afirma Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global. "Com esse projeto de pesquisa do Fusion Hybrid nosso objetivo é testar os limites do carro totalmente autônomo e determinar os níveis apropriados para sua implantação a curto e médio prazo."

O Fusion Hybrid automatizado serve como plataforma de pesquisa para o desenvolvimento de potenciais soluções para as questões sociais, legais e tecnológicas levantadas pelos futuros veículos autônomos. Ele utiliza as pesquisas desenvolvidas no simulador de direção VIRTTEX da Ford para criar uma experiência integrada, combinando a capacidade dos motoristas humanos e automatizados.

Tecnologia do futuro, hoje

O Ford Fusion Hybrid foi escolhido como plataforma de teste desse projeto por suas tecnologias avançadas de assistência ao motorista, como sistema de alerta de pontos cegos, estacionamento automático e alerta de manutenção na faixa.

Desenvolver a infraestrutura necessária para um ecosistema de transporte sustentável vai exigir a colaboração de vários parceiros de diferentes setores industriais. O time de pesquisa em robótica e automação da State Farm e da Universidade de Michigan é vital na criação desse projeto.

A Ford é responsável pelo desenvolvimento de componentes que permitem ao veículo funcionar com alto nível de automação. A Universidade de Michigan lidera o desenvolvimento da tecnologia baseada em sensores, que ajudam na tomada de decisão para que o veículo entenda o ambiente ao seu redor. Os pesquisadores da universidade estão processando trilhões de bytes de dados coletados pelos sensores do veículo para a tomada de decisões apropriadas e seguras.

A State Farm tem trabalhado com a Ford para avaliar o impacto das tecnologias de assistência ao motorista e determinar o seu potencial de redução de colisões traseiras. No ano passado, os acidentes de trânsito causaram quase 34.000 mortes nos EUA e 28.000 na Europa. Desenvolvendo veículos inteligentes, a Ford ajuda a criar motoristas mais seguros.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

WeCare Auto inova com atendimento exclusivo para veículos


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Por Dália Comunicação Editorial (Grupo Dália)

No dia a dia as pessoas estão cada vez mais sem tempo para cuidar do seu veículo. São mudanças no mercado de trabalho, preocupações da vida urbana, acúmulos de tarefas burocráticas etc. Mas a WeCare Auto (http://www.wecareauto.com.br) oferece uma solução surpreendente que traz benefícios para a vida das pessoas, famílias e empresas.

A WeCare Auto apresenta uma prestação de serviço única e exclusiva para os seus clientes, tanto para a pessoa física que quer seu carro muito bem cuidado sem precisar dedicar seu tempo com isso, como para a pessoa jurídica que deseja uma gestão de frota mais eficiente e com menor custo. Trata-se de uma experiência única de ter uma equipe profissional gerenciando e se antecipando às necessidades do cliente, deixando-o totalmente despreocupado.

A WeCare Auto iniciou o atendimento pela Grande São Paulo com uma rede referenciada de alta qualidade e disponibiliza para seus clientes os serviços de Agenda do Veículo, Controle de Multas, Renovação de CNH, Revisão, Serviços de Leva e Traz, Recall, Inspeção Veicular, Consultoria Automotiva de Blindagem, Consultoria Automotiva de Compra e Consultoria Automotiva de Venda, entre outros. E o cliente pode contratar todos os serviços em um pacote de acordo com a sua necessidade ou serviços extras como serviços de Leva e Traz ( motorista ou guincho) e Isenção de Rodízio para Médicos diretamente pelo site.

Ao contratar um pacote de serviços, todas as datas importantes são geradas na Agenda do Veículo e a equipe de engenheiros da WeCare Auto estará em contato permanente com o cliente para gerenciar os compromissos do seu carro e à disposição para agendar serviços. Para empresas a WeCare Auto apresenta soluções ideais que garantem uma gestão de frotas segura e eficiente de forma econômica.

Com a ideia de oferecer mais cuidado para o carro e mais tempo para o cliente, os pacotes de serviços da WeCare Auto são assinaturas anuais e podem ser adquiridos pela internet com pagamentos mensais próximos ao custo de uma lavagem do veículo. Mais informações sobre a WeCare Auto podem ser obtidas através do site http://www.wecareauto.com.br.

Suspensão pode sofrer desgaste prematuro com ação da maresia



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Por Printer Press Comunicação Corporativa

 O litoral é um dos principais destinos no período de férias. Atenta a este cenário, a Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, alerta motoristas para a necessidade da revisão preventiva e da lavagem apropriada da suspensão do veículo pós-viagem. O contato com a maresia pode acelerar a oxidação de peças da suspensão, principalmente se já apresentarem algum sinal de corrosão.

“Componentes como amortecedores, molas, coxins, bandejas, buchas, bieletas, batentes, pivôs e terminais podem ter a vida útil comprometida pela falta de revisão preventiva, aumentando risco de acidentes”, explica Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe.

De acordo com o especialista, outra situação bastante comum é a entrada de areia em peças articuláveis, se estas estiverem com a coifa de proteção rasgada. “Ao entrar em contato com a haste e o retentor durante a movimentação do amortecedor, por exemplo, a areia vai danificar a superfície metálica da haste, danificando o retentor, e provocando vazamento da peça”, revela.

Em alguns casos, motoristas preocupados com as consequências da viagem levam o veículo em lugares especializados, para a limpeza do sistema de suspensão. No entanto, muitos estabelecimentos utilizam materiais alcalinos ou derivados de petróleo, não indicados para o procedimento. “Além de não serem adequados, esses produtos podem acelerar a corrosão das peças. O recomendado é lavar com água e sabão ou detergente neutro”, esclarece.

Revisão

O sistema de suspensão é um dos principais itens de segurança veicular. O amortecedor controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, proporcionando estabilidade, segurança, conforto e boa dirigibilidade.  A recomendação da Monroe é realizar a revisão dos amortecedores e das demais peças do sistema no máximo a cada 10.000 quilômetros, quando perceber qualquer problema na suspensão ou, ainda, conforme especificações do fabricante. Se for constatado defeito, a substituição deverá ser providenciada imediatamente.

“É importante salientar que o período de troca pode variar de acordo com as condições de uso do automóvel. Veículos que trafegam em estradas bem pavimentadas tendem a apresentar menor desgaste do que os que circulam por pistas irregulares. Ou seja, a vida útil dos componentes está diretamente ligada às condições de uso do carro”, enfatiza o coordenador.

Vale ressaltar que amortecedores recondicionados ou remanufaturados também oferecem riscos de acidentes, pois são peças reaproveitadas e com tempo excessivo de uso. Em casos de dúvidas para revisão ou substituição, o serviço de relacionamento com o cliente Monroe Resolve – 0800 166 004 – indica as revendas credenciadas, assegurando a qualidade do atendimento e a procedência do produtos.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Mini Camaro é destaque na Chevrolet Fan Store



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Por GM do Brasil

A empresa Brinquedos Bandeirante faz parceria com a marca Chevrolet e lança no mercado brasileiro uma versão mini do modelo superesportivo Camaro, um dos destaques na área de brinquedos nesta época de Natal de 2013.


O Camaro R/C – EI 6V tem um design exclusivo e pode ser utilizado de duas formas: a criança dirigindo e acelerando o pequeno veículo, ou com controle remoto, situação na qual o adulto auxilia as crianças iniciantes a interagirem com o brinquedo. O preço público sugerido da miniatura do Camaro é de R$1.049,00.

Equipado com câmbio com as marchas para a frente e também a ré, o modelo tem volante com buzina, botão de acionamento de controle remoto e atinge a velocidade de quatro quilômetros por hora. Movido por bateria recarregável de seis volts, ele conta com carregador automático 127/220 volts e controle remoto. É indicado para crianças de três a seis anos, suporta peso de até 25 quilos.

Chevrolet Fan Store

“Temos uma linha de produtos bastante completa. Desenvolvemos produtos baseados em diversos veículos da Chevrolet, incluindo ícones mundiais, como o Chevrolet Camaro e o Chevrolet Corvette. Desde o lançamento da Chevrolet Fan Store, mais de 220.000 produtos já foram comercializados”, destaca Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

A Chevrolet Fan Store inaugurou sua loja virtual no Brasil, em fevereiro deste ano, e já comercializa mais de 150 produtos licenciados da marca Chevrolet. Pelo site http://www.chevroletfanstore.com.br/, os fãs da marca encontram uma gama completa de produtos, que inclui vestuário, miniaturas, material escolar, todos baseados em modelos da marca, tais como Camaro, Corvette, Onix, S10 e Sonic.

Ducati apresenta série Multistrada 2014


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Por CDN Comunicação Corporativa

A Ducati, marca de motos que agrega a “autêntica performance italiana” em  alto desempenho, tecnologia de ponta e design inovador, apresenta para o mercado brasileiro a família Ducati Multistrada 2014. A série premiada é composta pelas Multistrada 1200, 1200 S Touring e Pikes Peak, motocicletas com tecnologia avançada, suspensão ativa Ducati Skyhook Suspension (DSS) e eletrônica inteligente inspiradora de confiança, para garantir que esta motocicleta multitarefa esteja sempre pronta para todos os tipos de estradas.

A série apresenta a última versão da moto de aventura Multistrada com uma longa lista de recursos de alta tecnologia dando continuidade à reputação do modelo que inovou a indústria. A série inclui a segunda geração do motor Testastretta 11° DS e o sistema de freios Bosch ABS 9ME integrado totalmente com os Riding Modes (Modos de Pilotagem).

A combinação de design revolucionário e tecnologia sem precedentes, com os modos de pilotagem Sport, Touring, Urban e Enduro da Multistrada, proporcionam uma experiência verdadeiramente agradável e personalizada com apenas um toque. O conceito de “quatro motos em uma” faz o ajuste instantâneo da entrega de potência e torque, além do ajuste

eletrônico dos modos de suspensão, controle de tração, ABS e a suspensão ativa Ducati Skyhook Suspension (nas versões “S”), transformando instantaneamente a Multistrada 1200 para se adaptar ao piloto e ao ambiente com ainda mais precisão.

Consagrada com uma verdadeira inovação em motocicleta, a Multistrada 1200 atraiu todos os tipos de pilotos ao romper as fronteiras entre as categorias de motocicletas. Com o mais recente motor Testastretta 11° DS de 150 cv, peso seco, líder da classe, de apenas 194 kg* e a aplicação de avançada ergonomia, a Multistrada 1200 não é apenas potente e impressionante, mas também uma aventura confortável e versátil em duas rodas. O controle de tração (DTC) de oito níveis e o novo ABS de três níveis introduzem o conceito Ducati Safety Pack (DSP) na família Multistrada, destacando ainda mais o foco em segurança de desempenho da Ducati.

A série 2014 inclui a Multistrada 1200 com as tecnologias associadas dos Riding Modes com o Ride-by-Wire (RbW), Ducati Traction Control (DTC) e o ABS, enquanto a Multistrada 1200 S Touring vem equipada com Ducati Skyhook Suspension (DSS), RbW, DTC e ABS com ainda bagageiro lateral, manoplas aquecidas e apoio central. A Multistrada 1200 S Pikes Peak continua celebrando o lado esportivo do modelo como uma réplica da famosa motocicleta de corrida na montanha em seu incrível uniforme vencedor.

Inscrições Abertas para o mais divertido evento de carros antigos do Brasil



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Por Imprensa Pé na Tábua

Há exatos dois meses para a abertura da temporada 2014 o evento Pé na Tábua - Corrida de Calhambeques - já está com suas inscrições abertas para receber participantes de todo o Brasil.

Em sua quarta temporada, a Corrida de Calhambeques já criou fama de ser o mais divertido evento de carros antigos do Brasil além de ser o maior evento de carros pré-guerra do país. Um ambiente de total imersão histórica preparado para colecionadores, visitantes e, principalmente, para receber toda a família de quem chega.

Carros até 1936

Com provas divididas por várias categorias a única regra, de fato, para participar no Pé na Tábua é inscrever um carro fabricado até 1936, ou seja, o carro de corrida mais novo do evento terá pelo menos 78 anos!

Motos até 1950

Pela primeira vez na história da competição, uma categoria só de motos será apresentada ao público onde motocicletas centenárias farão a alegria do público que terá a oportunidade de ver a história em movimento. Para esta categoria serão inscritas apenas motocicletas fabricadas até 1950.

A história em movimento

O Pé na Tábua proporciona momentos únicos. Um centenário Ford, modelo T, de 1913 é um dos veículos mais antigos que participam da corrida. A partida é na manivela e o modelo não possui alavanca de câmbio, onde a troca de marchas é feita diretamente por pedais no assoalho do carro (não tem pedal do acelerador, o que faz acelerar é uma alavanca situada na coluna de direção).

São modelos antigos e funcionando perfeitamente. Que mostram como nossa indústria automobilística evoluiu. O Pé na Tábua é muita mais que uma corrida de veículos clássicos, é um evento que coloca a história em movimento.

Serviço:
Pé na Tábua - Corrida de Calhambeques
14 a 16 de Fevereiro - Franca/SP
Local: Speed Park
Inscrições abertas - Carros até 1936 / Motos até 1950
Inf. www.penatabua.com

Novo Ford Mustang é o astro do videogame "Need For Speed Rival"



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Por Imprensa Ford

O novo Ford Mustang, apresentado ao mundo há poucos dias com tecnologias inovadoras e desempenho de classe mundial, só chega ao mercado no ano que vem mas já pode ser dirigido virtualmente no videogame "Need for Speed Rivals". Disponível para os consoles PlayStation 4, PlayStation 3, Xbox One e Xbox 360, além do Origin para PC, o jogo pode ser visto neste trailer.          

"Nas últimas cinco décadas, o Mustang tornou-se muito mais que um carro, inspirando o sentimento de liberdade e independência em todo o mundo", diz Andrea Zuehlk, gerente de marketing digital da Ford. "Tornar o Mustang disponível no 'Need for Speed Rivals' permite compartilhar a satisfação de dirigir que ele traz com muito mais pessoas."          

Com mais de 9 milhões de carros vendidos em 50 anos de produção contínua, o Mustang tem um impacto significativo na cultura pop, incluindo os games. Ele faz parte da série Need for Speed desde 2005. O carro também soma milhares de aparições em filmes, TV e músicas e é o carro mais curtido no Facebook, com mais de 5,6 milhões de fãs.          

"Nós trabalhamos junto com o time de desenvolvimento da EA, produtora do game, fornecendo dados de engenharia do novo Mustang muitos meses antes da sua apresentação mundial", diz Mark Bentley, gerente de licenciamento de produtos da Ford. "Modelos de design por computador permitiram aos desenvolvedores criar uma representação perfeita do novo Mustang."

O game também traz a opção do Ford Mustang Shelby GT500, disponível como carro de perseguição da polícia. "Nele, os jogadores podem escolher entre cinco estilos para dar um visual personalizado ao seu Mustang", diz Zuehlk. "Quatro deles foram escolhidos a partir dos projetos mais votados no aplicativo Mustang Customizer (http://www.ford.com/cars/mustang/customizer/), mais um projeto especial criado por Vaughn Gittin Jr., piloto campeão e fundador da RTR."          

Elogiado pela crítica em todo o mundo, o "Need for Speed Rivals" permite aos jogadores atuar dos dois lados da lei numa corrida de rua, cada um com seus desafios, recompensas, carros e tecnologia, em um nível inédito. No novo sistema de pontuação, o jogador ganha pontos com a velocidade, mas pode perder tudo se for pego.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Moto Honda lista dicas básicas de segurança para a viagem de férias



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Por Linkpress Assessoria e Comunicação

Comprometida com a segurança no trânsito e atuante na conscientização de motociclistas de todo o Brasil, a Moto Honda da Amazônia, com o apoio do CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda), preparou um guia básico de segurança para tornar a viagem de férias sobre duas rodas ainda mais prazerosa e tranquila.

O que deve ser verificado?

A primeira coisa é ter sempre a mão o Manual do Proprietário, que traz todas as informações sobre os componentes da motocicleta e as revisões necessárias antes de seguir viagem. Além disso, as concessionárias Honda oferecem, gratuitamente, a inspeção de 21 itens de qualquer motocicleta da marca. Realizada em apenas uma hora, a avaliação identifica eventuais problemas, como folgas no manete da embreagem, regulagem de corrente de transmissão e desgaste dos freios e pneus. É só entrar em contato com a concessionária mais próxima e agendar o atendimento.

Antes de curtir a viagem, também é importante estar atento à revisão dos seguintes itens:

Pneus – A calibragem deve estar de acordo com as especificações do Manual do Proprietário. Em alguns modelos, a pressão dos pneus deve ser maior caso a viagem seja realizada com garupa, compensando o peso extra sem perda de aderência. Também é importante verificar se há objetos presos nas rodas, como pregos e cacos de vidros ou se as mesmas estão com algum raio quebrado.

Lubrificação – Caso o nível do óleo esteja abaixo do indicado, é necessário preencher ou efetuar a troca, bem como substituir os filtros de óleo e de ar periodicamente. O sistema de transmissão também deve receber atenção, com a limpeza e nova lubrificação de corrente, coroa e pinhão. Aconselha-se realizar este processo também sempre que a motocicleta for usada em estradas de terra.

Freios – Cabos devem estar regulados e lubrificados. No caso dos hidráulicos, deve-se checar o nível do fluído. Se estiver abaixo do ideal pode ser sinal de desgaste excessivo das pastilhas ou de vazamento, fazendo-se necessária a inspeção imediata.

Elétrica – Verificar se todas as luzes estão funcionando perfeitamente (freios, piscas, lanterna, farol e painel) para garantir a visibilidade e segurança do motociclista e das pessoas do entorno.  O mau funcionamento da parte elétrica é considerado infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, e pode ser multado.

Motociclista consciente

E não é só a motocicleta que precisa estar preparada para enfrentar as estradas. O motociclista precisa ter conhecimento sobre os equipamentos, acessórios e técnicas de pilotagem necessárias para uma viagem segura. Confira algumas dicas do gerente do CETH, José Terwak.

Acessórios – É importante verificar se o capacete está dentro do prazo de validade e, ao utilizá-lo, se certificar de que o mesmo está bem adaptado, sem folgas ou sobras, e a viseira limpa e sem riscos. Recomenda-se também o uso de roupas claras, com fácil identificação pelos outros condutores. Calças e jaquetas de material resistente são indispensáveis, assim como botas e sapatos que protejam os pés, luvas e capas de chuva.

Pilotagem - Principalmente nas estradas, onde as velocidades são mais altas, é fundamental que o motociclista se mantenha dentro do ângulo de visão dos outros motoristas, evitando os ângulos em que eles não conseguem enxergar a motocicleta (ponto cego), mesmo com o retrovisor.

“Na estrada é importante alertar, antecipadamente, os demais condutores sobre a intenção de manobra. Dessa forma, eles podem prever uma possível reação e evitar acidentes. Durante a pilotagem, manobras como ultrapassagens devem ser realizadas com rapidez e firmeza, sem desrespeitar os limites de velocidade. Acredite na sinalização da rodovia. Ela pode te ajudar e garantir a sua segurança. Também é importante nunca exceder as próprias habilidades, mantendo uma velocidade compatível com o percurso e condições do trânsito. E lembre-se, se beber, não pilote”, explica Terwak.

Recomenda-se ainda uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos, com o objetivo de diminuir a fadiga e o cansaço gerado pelo vento. Seguindo todas essas orientações e respeitando o próximo, o motociclista poderá desfrutar da verdadeira sensação de liberdade de viajar sobre duas rodas.

Bicicletas elétricas DAFRA já estão adaptadas à nova legislação do Contran



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Por IMPRENSA DAFRA

A partir de agora a circulação de bicicletas elétricas está regularizada em todo o Brasil. Nesta sexta-feira, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou no Diário Oficial da União a resolução 465/2013 que determina as principais especificações das e-bikes vendidas no País, entre elas a que exige que a assistência do motor elétrico seja apenas por meio do pedal (Pedelec).

Desde já todos os modelos DAFRA, única marca brasileira neste segmento, estão enquadrados na nova norma. “Para nós e todos os consumidores essa é uma grande conquista, pois estamos falando de mobilidade, de sustentabilidade e de qualidade de vida e a e-bike é um veículo que oferece tudo isso”, afirma Francisco Stefanelli, vice-presidente da DAFRA.

Além de produzir os modelos na fábrica de Manaus (AM) de acordo com a nova resolução, a partir da próxima semana a DAFRA coloca à disposição na rede de concessionárias e assistências técnicas um kit de adequação para aqueles consumidores que adquiriram bicicletas elétricas da marca na configuração antiga. Para estar dentro da legislação, basta a troca das manoplas, já que motor, velocidade e itens de segurança das e-bikes DAFRA já estão de acordo com novo texto. O kit de manoplas tem preço público sugerido de R$ 19,00.

A troca do item é feita na própria concessionária ou assistência técnica em apenas poucos minutos.As e-bikes DAFRA foram desenvolvidas com foco nos pilares mobilidade, economia e qualidade de vida. A DBX é a bicicleta elétrica de entrada, com quadro em aço e preço mais acessível (R$ 1.590,00). Já a DBL (R$ 1.990,00) tem design moderno, quadro em alumínio e bateria de lítio, por isso é mais leve e deve atender aqueles que querem se deslocar pela cidade com maior facilidade. Ambas possuem autonomia média de 35 quilômetros com uma carga de bateria. Ambas possuem Sistema de Assistência ao Pedal (PAS) que garante

gradativamente maior ou menor atuação do motor elétrico. Para acioná-lo, basta selecionar o nível de assistência desejado e iniciar as pedaladas. O resultado é muito mais facilidade para superar terrenos íngremes, por exemplo.  DBX possui 3 níveis de assistência, enquanto DBL possui 6 níveis, ambas oferecem um consumo de energia mensal muito baixo, similar ao de um abajur.

A DAFRA DB0 (R$ 2.990,00), que também é de alumínio, tem autonomia média de 25 quilômetros e ainda tem o diferencial de ser dobrável. Com isso é excelente para complementar outros meios de transporte, pois pode ser facilmente colocada no porta-malas do carro, ou levada no trem ou metrô.

Em fevereiro de 2014 chega ao mercado mais um modelo, a DBT, uma e-bike totalmente inovadora no mercado nacional, já que traz a novidade de atuação do motor elétrico no próprio pedivela e não nas rodas como em outros produtos. Justamente por este diferencial tecnológico é que a nova e-bike DAFRA alcança altíssimo desempenho, sendo capaz de atingir autonomia média superior, de até 70 quilômetros com apenas uma carga na bateria, o que corresponde a quase o dobro de autonomia em comparação com modelos convencionais. Este modelo também trará quadro em alumínio.

“Criamos a unidade de negócios na DAFRA direcionada ao segmento de bicicletas elétricas, pois acreditamos na expansão desse setor no País. Para ter ideia, estudos mostram que nos próximos anos a venda de veículos elétricos motorizados de duas rodas vai superar a de veículos elétricos de quatro rodas. E as e-bikes devem dominar esse segmento, com 56%, superando as motos, com 43%, e os scooters, com 1%”, explica Stefanelli.

PSA Peugeot Citroën e GM anunciam novos desenvolvimentos de sua aliança estratégica


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Por Peugeot Citroën do Brasil Automóveis
Comunicação e Imprensa


A Aliança, focada no desenvolvimento em comum de veículos, das compras e da logística, passa a englobar também o compartilhamento das capacidades de produção. Ambos os grupos confirmam a continuidade de sua parceria para o desenvolvimento de dois veículos com plataformas da PSA: um modelo do segmento BMPV e um modelo do segmento C-CUV. Os dois parceiros também vão colaborar no desenvolvimento de um novo modelo de veículo utilitário leve do segmento B baseado numa plataforma de última geração da PSA.

Os primeiros veículos resultantes da Aliança devem ser comercializados a partir de 2016. A produção desses veículos será repartida de maneira equilibrada. Tal como anunciado no último mês de outubro, os veículos do segmento B-MPV de ambos os grupos serão produzidos na fábrica da General Motors em Zaragoza, na Espanha.

Fica decidido a partir de hoje que os futuros veículos do segmento C-CUV serão produzidos na França, na fábrica da PSA em Sochaux. Por ocasião deste anúncio, Philippe Varin declara: "Com estes novos desenvolvimentos verifica-se uma progressão da Aliança com a GM. É um elemento essencial para a recuperação do Grupo na Europa".

"A Aliança entre a PSA e a GM baseia-se numa abordagem equilibrada. Os veículos das duas montadoras serão claramente diferenciados e perfeitamente coerentes com a identidade visual de suas marcas respectivas", explica Karl-Thomas Neumann, presidente da GM Europa e vice-presidente executivo da General Motors. "Ambas as empresas dedicam-se agora a executar a Aliança, ao mesmo tempo em que se mantêm abertas a novas oportunidades". Atualmente, estima-se que as sinergias resultantes da aliança representem cerca de 1,2 bilhão de dólares por ano a partir de 2018, repartidos de maneira equilibrada entre os dois grupos.

PSA e GM também decidiram alterar outras cláusulas de seus acordos. Os dois grupos vão simplificar a condução conjunta da Aliança e deixarão de incluir entre os motivos de rescisão da Aliança a não realização de uma quantidade mínima de projetos. Além disso, ficou acordado que a GM renuncia ao seu direito de, mediante determinadas condições,

encerrar a Aliança na eventualidade de uma tomada de participação de terceiros no capital da Peugeot S.A., desde que estes apoiem a Aliança. Nessa hipótese, a GM poderia exercer os direitos de voto vinculados às ações da Peugeot em seu poder na ocasião, para votar a favor dessa operação.

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Michael Schumacher testa a nova Mercedes-Benz Classe C



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Por Imprensa Mercedes-Benz

Na última semana, Michael Schumacher testou os sistemas de segurança da nova Classe C no Centro de Tecnologia da Mercedes em Sindelfingen, na Alemanha. A SimCity é um local de testes fechado onde novos sistemas de assistência podem ser experimentados com segurança. Schumacher é embaixador da marca Mercedes-Benz e parceiro no desenvolvimento do programa Mercedes-Benz Intelligent Drive, o nome que a empresa deu ao conjunto de sistemas de assistência interligados que diminuem a carga de trabalho do motorista e elevam a segurança no trânsito.

"Ninguém consegue ficar 100% concentrado por longos períodos ao lidar com o carro e as situações do trânsito. E, às vezes, apenas um instante de desatenção é o suficiente para causar acidentes. É exatamente por isso que eu apoio o uso de sistemas inteligentes de assistência para automóveis de passeio", comentou Michael Schumacher sobre o Intelligent Drive. O campeão mundial e recordista da Fórmula 1 tem apoiado projetos de segurança do trânsito há muitos anos. "Sistemas de assistência nunca se distraem nem ficam cansados. Eles não perdem a rapidez de reação e podem salvar vidas."

"Com o Mercedes-Benz Intelligent Drive, entramos em uma era de segurança ativa e, mais uma vez, reafirmamos nosso posicionamento como pioneiros na segurança", declarou Jochen Hermann, engenheiro chefe responsável pelos sistemas de assistência e segurança ativa da Mercedes-Benz. "Evitar acidentes e minimizar suas consequências: este é o modo holístico de agir que integra a filosofia de segurança da Mercedes-Benz, chamada pela empresa, em seu todo, de 'Real Life Safety' (segurança na vida real)."

A Mercedes-Benz segue esta estratégia consistentemente na Classe C, que traz vários novos sistemas de assistência e funções significativamente ampliadas. O conforto e a segurança foram elevados ao mesmo tempo. As novas funções utilizam um mesmo sistema de sensores - uma nova câmera estéreo e sensores por radar multiestágio.

Schumacher e Hermann discutiram intensamente a filosofia por trás dos sistemas. Com que rapidez e por quanto tempo o aviso visual deve ser dado? Qual intensidade deve ter um alerta sonoro? Em que ponto deve começar a intervenção dos sistemas de direção ou frenagem automáticos? O foco central dos testes feitos por Schumacher com a Classe C foi centrado nos sistemas de assistência, tais como:

·        COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS. Em velocidades acima de 30 km/h, ele emite um alerta visual caso a distância entre o carro e o veículo à frente fique muito pequena, com um alerta acústico adicional a 7 km/h ou mais se houver risco de colisão, além de contar com uma função de assistência adaptativa de frenagem que, dependendo da situação,

pode aumentar a força dos freios se o motorista não estiver freando suficientemente forte. Pela primeira vez em um sistema produzido em série, caso o motorista não reaja, a colisão com veículos mais lentos ou parados à frente pode ser evitada em velocidade de até 200 km/h, ou pelo menos minimizada por meio da frenagem parcial automática e autônoma. O sistema também freia na presença de veículos parados em velocidades de até 50 km/ e pode evitar colisões traseiras em velocidades de até 40 km/h.

·        O DISTRONIC PLUS com Steering Assist (assistência de direção) and Stop&Go Pilot (piloto automático para-e-anda) auxilia o motorista a manter uma distância correta mesmo no para-e-anda do tráfego. A assistência de direção é um novo item e ajuda o motorista no controle lateral do veículo, mesmo em pistas levemente inclinadas, além de oferecer uma função específica para seguir o carro da frente nos engarrafamentos.

·        O freio PRE-SAFE proporciona frenagens autônomas no caso de ausência de reação do condutor. Em situações urbanas típicas, pode evitar colisões com pedestres ou veículos parados até velocidades de aproximadamente 50 km/h ou, em velocidade de até 70 km/h, reduzir o impacto dessas colisões.

·        O Brake Assist PLUS com Cross-Traffic Assist (assistente de cruzamento) pode, dependendo da situação, aumentar a força aplicada pelo motorista nos freios, caso necessário chegando até uma frenagem a plena força e, pela primeira vez, reagir também ao tráfego ou pedestres que cruzam à frente do veículo.

·        O Active Blind Spot Assist emite um alerta visual e, se o pisca-pisca estiver ativado, um sinal acústico quando houver algum veículo no ponto cego do veículo. Ele pode evitar uma potencial colisão lateral aplicando os freios de um só lado no último instante.

·        O Active Lane Keeping Assist (assistente ativo de manutenção de faixa) alerta para mudanças não intencionais de faixa por meio de vibrações no volante. Caso o veículo cruze a linha de demarcação, ele corrige o posicionamento com a frenagem unilateral. A frenagem unilateral também é aplicada se o veículo cruzar a faixa demarcatória e, na faixa vizinha, houver carros vindo em sentido contrário, ultrapassando ou sendo ultrapassados.

"O que considero muito bom é que não é mais preciso comprar uma Classe S para ter os sistemas mais modernos. Em vez disso, a Mercedes-Benz está rapidamente tornando esta tecnologia acessível para muitos motoristas, como agora na nova Classe C ou com o COLLISION PREVENTION ASSIST disponível até mesmo no Classe A. Esta é uma iniciativa que temos que aplaudir - a segurança tem que ser disponibilizada para todos", afirmou Schumacher ao concluir os testes.

Manobras radicais com Jorge Negretti vão agitar Salão Bike Show 2014


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Por VGCOM – Vanessa Gianellini Comunicação

Emoção e adrenalina. É o que promete o show de freestyle da equipe Jorge Negretti, uma das atrações já confirmadas para o Salão Bike Show, maior evento de moto do Rio de Janeiro e um dos mais importantes do Brasil, que acontece de 23 a 26 de janeiro de 2014 no Riocentro.

Serão saltos e manobras alucinantes em uma apresentação feita por profissionais de primeira linha, com a experiência adquirida nos mais de 30 anos de competições no motocross nacional e internacional, passadas para as novas gerações.

A modalidade Freestyle consiste de apresentações realizadas por um piloto de cada vez, utilizando circuito fechado, rampas de lançamento e aterrisagem. Enquanto piloto e moto fazem um sobrevoo a quase 10 metros de altura, percorrendo distâncias superiores a 25 metros, são realizadas manobras arriscadas, emocionantes e que elevam a adrenalina do público.

Para alguns o simples ato de subir numa motocicleta e andar pelas ruas já é motivo de frio na barriga, imagine saltar com um modelo especial de 250 cc todo preparado e ver por alguns segundos, tudo bem lá de cima. E se durante esse salto tivesse que se soltar da moto, executando o famoso nothing, que significa “nada” em inglês, representando o mais puro domínio do piloto sobre a máquina, trazendo-a de volta antes de tocar o solo. Além desta manobra, o superman seat grab, que como o nome diz, foi inspirada no super-herói da capa vermelha e faz o piloto parecer estar voando, segurando apenas num ponto entre o assento e a rabeta da moto.

Adrenalina a mil o tempo todo, em uma hora de show e participação intensa do público. “Convidamos as pessoas da plateia para subir na carreta, onde passamos voando por cima de suas cabeças, para experimentar um pouco da sensação que temos quanto à altura, o vento que sopra com a velocidade das motos e a emoção pela dificuldade das manobras”, conta Negretti.

Ponto de encontro para apaixonados por motos e novidades do segmento, o Salão Bike Show também é um grande divulgador de ideias e boas ações para um trânsito melhor! Oferecendo espaço diversificado com atividades para toda a família, que inclui palestras sobre pilotagem segura e comportamento no trânsito, entre outras. Presença de especialistas em trânsito e estandes de órgãos e entidades ligadas à segurança viária para responder as dúvidas dos visitantes.

Para adquirir o ingresso:

Site: salaobikeshow.com.br/ingresso
Valores para o primeiro lote: R$10 para quinta e sexta-feira, e R$15 para sábado e domingo. Aceita cartões de diversas bandeiras e PayPal.
De 23 a 26 de janeiro (qui/sex das 15h às 23h – sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 20h)
Pavilhão 2 Riocentro – Rua Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca - RJ
Informações: 21 3035-9100
Estacionamento “GRATUITO” para motocicletas

Copa Ninja encerra 2013 e define campeões da modalidade



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Por VGCOM – Vanessa Gianellini Comunicação

Sob os olhares de um público superior a 15 mil pessoas nas arquibancadas do autódromo internacional de Curitiba, além dos internautas que ficaram conectados até os instantes finais a prova de encerramento do campeonato, foram definidos os campeões brasileiros da Copa Ninja nas categorias 250 (Light e Pro) e 300 (Light e Pro).

“Os mais sinceros parabéns de toda a equipe Kawasaki Motores do Brasil aos pilotos que fazem de tudo para entrar na pista a cada etapa. A conquista destes títulos é uma comprovação do trabalho e dedicação de todos esses pais de família, empresários e demais profissionais que, durante 3 dias, deixam seus cargos de lado em busca do sonho de pilotar e alcançar títulos. De 2009 até agora, foram muitos campeões formados, mas o espirito jovial desta competição tem que continuar, arrojado e ainda mais esportivo, como a Kawasaki Ninja 300, e digno das grandes disputas que ocorrem na categoria”, ressaltou Ricardo Suzuki, gerente de marketing Kawasaki.

André Gama (#46) fez a última corrida do ano como fazem os grandes pilotos, em busca da vitória. Mesmo tendo conquistado pontos suficientes para o título antecipado, o brasiliense fechou a etapa com mais um pódio pela categoria Ninja 300. A segunda posição da corrida ficou com Gustavo Gil (#31), seguido por Josué de Araujo Junior (#404) em terceiro e Carlos Rocha, o “Pássaro” (#777) em quarto.

E para marcar o nome no hall de vencedores da Copa Ninja 250R, Marcelo Augusto Cristal (#9) fechou 2013 com vitória na última corrida e garantiu o título de campeão. Maicon Bressan (#171) terminou em segundo com Julio Castroviejo (#24) em terceiro e Leandro Bressan (#17) na quarta colocação.

Mostrando evolução a cada etapa, desde que subiu pela primeira vez em uma motocicleta e decidiu competir, William Rodrigo Ribeiro (#15) conquistou o título de campeão pela categoria Ninja 300 Light. Apesar de cruzar a linha na segunda posição, os pontos foram suficientes para faturar a cobiçada taça. A frente dele na prova, Junior Loterio (#58) acelerou fundo para cruzar a linha de chegada na frente. Diego Querzoli (#92) foi o terceiro com André Ming (#333) fechando o pódio da categoria em quarto.

Aproveitando-se da segurança de ter conquistado o título da Copa Ninja 250R Light com uma rodada de antecedência, Claudinei Costa e Silva (#44), subiu no lugar mais alto do pódio pela quarta vez seguida. Atrás dele chegaram: Cristiano Aires (#14), Cleber Parrado (#117) e Dudu Rossini (#60) com a segunda, terceira e quarta posições.


Copa Ninja 300 e a novidade Copa Ninja 600 em 2014

Algumas novidades estão nos planos da Kawasaki Motores do Brasil para 2014 e prometem agitar a motovelocidade nacional.

Idealizada para ser a porta de entrada de pilotos nas pistas de motovelocidade, a Copa Ninja teve sua primeira temporada realizada ainda em 2009, mesmo ano que a Kawasaki começou a operar no Brasil. Em 2014 estão programadas algumas mudanças, para abrilhantar ainda mais o campeonato e privilegiar tanto os pilotos como o público. Além disso, a retirada dos modelos Ninja 250 cc terá início a partir da próxima temporada, promessa de quebras de recordes nas pistas, aguarde!

Com a introdução da Copa Ninja 600, que atende a demanda por uma categoria superior a 300 cc, voltada para pilotos com alguma experiência em modelos como a Ninja ZX-6R, além da continuação do sucesso que é a Copa Ninja 300, com suas disputas eletrizantes roda a roda até a linha de chegada, outra novidade que chega para agradar os iniciantes no mundo das duas rodas é a retomada da Escola de Pilotagem Segura Kawasaki (EPSK), que volta com força total ainda no primeiro semestre de 2014.


Classificação Geral Campeonato COPA NINJA 2013

Campeão e Vice na disputa pelos títulos Paulista e Brasileiro das categorias:


Copa Ninja 300
André Gama = Campeão Paulista

Henrique Serra = Vice-Campeão Paulista

André Gama = Campeão Brasileiro

Josué de Araujo Junior = Vice-Campeão Brasileiro

Copa Ninja 300 Light

Willian Rodrigo Ribeiro = Campeão Paulista

Júnior Bezerra = Vice-Campeão Paulista

William Rodrigo Ribeiro = Campeão Brasileiro

Júnior Bezerra = Vice-Campeão Brasileiro

Copa Ninja 250R
Marcelo Cristal = Campeão Paulista

Julio Castroviejo  = Vice-Campeão Paulista              

Marcelo Augusto Cristal  = Campeão Brasileiro

Julio Castroviejo = Vice-Campeão Brasileiro


Copa Ninja 250R Light
Claudinei Costa Silva  = Campeão Paulista

Cristiano Aires = Vice-Campeão Paulista

Claudinei Costa Silva = Campeão Brasileiro

Cristiano Aires = Vice-Campeão Brasileiro