quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Cuidados antes de pegarem a estrada no carnaval



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Dept. de Comunicação - Michelin América do Sul

Um dos feriados mais esperados do ano, o Carnaval leva milhões de veículos às estradas de todo o país. Se a animação dos brasileiros é grande nesta época, a atenção e os cuidados com o carro também devem ganhar atenção especial, principalmente, no momento de programar a tão desejada viagem.

Segundo Flávio Santana, gerente de produtos da Michelin para América o Sul, “o pneu é único contato com o solo. O sistema de freio é responsável por parar a roda, mas quem para  o veículo, em qualquer tipo de pista, é o pneu. Por isso, é fundamental calibrá-lo corretamente, garantindo mais segurança nas frenagens, maior durabilidade, redução do risco de danos causados por impactos e choques e mais economia de combustível”.

Em 2013, durante o evento Pressão Certa, realizado em todo o país, a fim de avaliar e corrigir as pressões dos pneus, a Michelin constatou que 31% dos automóveis estavam com a pressão incorreta, dos quais 9% ofereciam risco à segurança. Desta forma, considerando que a frota nacional é composta por cerca de 36,7 milhões de carros e caminhonetes, estima-se que 3,3 milhões de veículos podem apresentar potencial de acidentes por conta da calibragem incorreta de seus pneus.

Santana recomenda calibrar a cada 15 dias os pneus, que devem estar frios, ou seja, que tenham rodado no máximo três quilômetros antes de chegar ao calibrador. O uso da pressão errada também tem impacto direto no bolso do consumidor. Pneus com baixa pressão aquecem mais facilmente e, como consequência, tem maior desgaste, aumentando o consumo de combustível. Já o excesso de pressão reduz a vida útil do pneu e sua aderência, influenciando no comportamento do veículo.

Ao contrário do que muitos pensam, não existe uma pressão ideal única para todos os pneus. O valor correto da calibragem pode ser encontrado no próprio veículo (na etiqueta fixada na porta, no tanque de gasolina ou no porta luvas) e no Manual do Fabricante do automóvel. Nas revendas Michelin de todo o país, os consumidores também podem encontrar esta informação por meio de uma completa base de dados de veículos, pneus e pressões recomendadas.

Dicas para qualquer época do ano

§        Calibrar os pneus a cada 15 dias, inclusive o estepe.

§        Calibrar os pneus a frio – que tenham rodado no máximo 3 quilômetros para chegar ao calibrador.

§        Usar a pressão recomendada pelo fabricante do veículo, presente nas etiquetas ou no manual do veículo.

§        Antes de viajar, observar a pressão recomendada para veículos com mais carga, quando necessário.

§        A válvula do motor e sua tampa devem estar em boas condições.

§        Não volte a inflar um pneu depois de rodar vazio, sem antes levar até a um técnico especializado.

§        Pneu inflado com hidrogênio também precisa de uma verificação regular de 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.