terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Feriados prolongados trazem cuidados necessários aos pneus


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Grupo Máquina PR

Para um feriado tranquilo e sem eventuais problemas é sempre necessário realizar uma revisão preventiva nos pneus. Principal elo entre o veículo e o solo, o pneu exerce influência direta em todo o comportamento dinâmico e suas boas condições favorecem a segurança dos passageiros.

José Carlos Quadrelli, gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, explica que a revisão não deve ficar restrita à calibragem feita nos postos de serviços. Ele recomenda que o motorista esteja também sempre atento aos desgastes e balanceamento dos pneus, as condições do estepe e ao alinhamento do veículo.

Segundo Quadrelli, o proprietário precisa fazer uma checagem semanal da pressão dos pneus e respeitar a calibragem indicada pelo fabricante do veículo. “A pressão errada nos pneus pode acarretar vários danos ao automóvel, desde o desgaste prematuro até a deformação do componente”, diz.

Sobre o desgaste do pneu, o executivo lembra que em muitos casos ele pode estar “careca”, embora os sulcos ainda sejam visíveis. “A profundidade mínima dos sulcos foi definida por órgãos reguladores internacionais e estabelece um padrão mínimo para que o pneu possa escoar a água quando roda em piso molhado. Caso o motorista não possua um medidor de profundidade de sulco, ele pode observar esta especificação por meio de pequenos ressaltos presentes na base dos sulcos, o TWI” (Indicador de desgaste).

É importante não se esquecer de verificar as condições do estepe (é essencial mantê-lo pronto para uso imediato) e realizar o balanceamento e alinhamento, que evitam o desgaste irregular dos pneus e garantem a estabilidade do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.