terça-feira, 25 de março de 2014

Ford F-150: Faróis com tecnologia LED criam nova tendência em picapes


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Imprensa Ford

A Ford F-150 2015, que começa a ser vendida este ano nos Estados Unidos, é a primeira picape da categoria a contar com faróis de tecnologia LED, inaugurando uma nova tendência no segmento. Entre suas vantagens, além de ter uma qualidade de iluminação superior, os novos faróis usam 63% menos energia que as lâmpadas de halogêneo, duram cinco vezes mais e criam um efeito estético único.

A tecnologia LED é a que mais cresce na iluminação. Suas aplicações incluem smartphones, tablets, computadores, TVs, carros de luxo, iluminação comercial e industrial. Supermercados também a usam para dar uma aparência mais fresca aos produtos. O que diferencia a tecnologia LED dos faróis da F-150 é a forma como eles são feitos.

Para desenvolver essa tecnologia de ponta, a Ford aproveitou a experiência de seus desenvolvedores de iluminação Osram e Flex-N-Gate, parceiros de longa data. Menores e mais fáceis de acomodar, os LEDs  também deram mais liberdade aos designers da Ford na criação do projeto. O uso de chips semicondutores para controlar a luz contribui para aumentar a durabilidade.

Os designers da Ford criaram uma lente com 16 superfícies ópticas de precisão e 80 facetas, esculpida em máquinas especiais, para difundir a luz com uniformidade. Ela amplia a luz e permite uma iluminação mais eficiente, usando um único LED por farol.

Como um joalheiro ao segurar um anel ou pingente caro, John Teodecki, formado na Universidade de Michigan e com 29 anos de experiência em iluminação automotiva, veste uma luva branca para apresentar a lente. "Não queremos deixar impressões digitais na superfície, porque isso mudaria a capacidade da lente de espalhar a luz com uniformidade", diz.

O toque final do farol da nova F-150 é outro pioneirismo na indústria. Os designers o contornaram com um fino tubo de LED para criar uma assinatura que pode ser reconhecida a grandes distâncias à noite.

"Lembra-se da mania das barras de luz nas picapes dos anos 1980?", diz Teodecki." Estes tubos de LED são a nova tendência. Os donos da nova F-150 vão ficar torcendo todos os dias para anoitecer, só para mostrar sua picape com essa iluminação sensacional."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.