segunda-feira, 10 de março de 2014

Nova Classe V: Mercedes-Benz multiuso


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Imprensa Mercedes-Benz

 Com a Classe V, a Mercedes-Benz redefine o conceito de veículo multiuso. O novo e maior integrante da família de automóveis da marca estabelece novos parâmetros em seu segmento com um design inédito e um grande conjunto de inovações. A novidade combina espaço para até oito pessoas e funcionalidade exemplar com a alta classe, além do conforto, prazer de dirigir com eficiência e segurança que distinguem os veículos que trazem consigo a estrela de três pontas.

Seja para ir às compras, para viajar com toda a família, ou para conduzir convidados importantes a um grande evento, a nova Classe V oferece uma enorme flexibilidade quanto à configuração do interior, mantendo sempre a aparência elegante. Disponível em duas linhas de equipamento - Classe V e Classe V AVANTGARDE - além dos pacotes Exterior Sports e Interior Design específicos para cada uma das linhas, duas opções de distância entre-eixos, três comprimentos de carroceria, de 4.895 a 5.370 milímetros, três motores e muitos opcionais extras, o novo MPV (multi-purpose vehicle – veículo multiuso) pode ser individualizado para se adequar a todo tipo de gosto ou necessidade. Desta forma, a Classe V atende à mais ampla variedade de necessidades dos clientes, sendo tão atraente para famílias como para quem deseja um interior espaçoso e flexível para atividades esportivas e de lazer. Além disso, ela é adequada para o uso como transporte pessoal de luxo ou transfer.

"Com a nova Classe V, estamos expandindo a gama de automóveis premium da Mercedes-Benz com um veículo para até oito pessoas", afirma o Dr. Dieter Zetsche, presidente do Conselho Diretor da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis. "Funcionalidade é fundamental para um veículo multiuso. Conforto e estilo são a cereja do bolo. A nova Classe V combina tudo isso de uma forma que nenhum outro veículo do segmento pode oferecer."

Visual dinâmico - tamanho em nova versão

Já ao primeiro olhar, a Classe V mostra indiscutivelmente que é um importante integrante da família de automóveis da Mercedes-Benz e se destaca no segmento. Em evidência na dianteira está a grade vertical do radiador com a estrela de três pontas tridimensional e os avançados faróis que, pela primeira vez na categoria, oferecem todas as funções com tecnologia LED como opção. O capô em forma de V se funde elegantemente com a moldura cromada da grade e os faróis. As entradas de ar inferiores e a grade do radiador apresentam barras estreitas. Em conjunto com os faróis, que se estendem até os para-lamas, elas enfatizam a impressão de largura do veículo e reforçam a aparência autoconfiante da nova Classe V.

A lateral claramente delineada é estruturada por duas linhas alongadas. A combinação de superfícies côncavas e convexas resulta na criação de uma personalidade escultural e, por isso, altamente sensual. As duas linhas dão continuidade suavemente às linhas de contorno do para-choque dianteiro e se elevam ligeiramente à medida que se aproximam da traseira. Desta forma, as laterais aparentam ser mais longas, dando impressão de maior dinamismo.

"A nova Classe V mostra que uma aparência elegante e dinâmica também é possível em tamanho extragrande", diz Volker Mornhinweg, diretor da Mercedes-Benz Vans. "A Classe V é um veículo versátil e com múltiplos talentos que oferece valor, eficiência e segurança no mais alto nível. Estamos, portanto, visando um grupo de clientes completamente novo - entre eles pessoas com necessidade de um espaço generoso, mas que nunca quiseram possuir um MPV devido a seu estilo. A sensação de bem-estar, além do conforto de rodagem, até agora fazia falta neste segmento."

Os atrativos da alta classe e estilo moderno

O interior redefine a noção de espaço para um veículo multiuso. Materiais agradáveis ao toque de grande qualidade e um conceito de cores harmonioso com detalhes complexos, junto a uma linguagem de design avançada criam um apelo de alta classe que se destaca no segmento, além da sensação de “sentir-se em casa”, típica dos veículos Mercedes-Benz. Forração em couro napa é oferecida para os bancos, volante e alavanca do câmbio, criando uma atmosfera acolhedora reforçada pela sutil iluminação ambiente em três cores.

Chama a atenção, em particular, o dinamismo do painel, estilizado em duas partes. As seções superior e inferior são separadas por um grande friso tridimensional que cria uma impressão de amplitude. A parte inferior tem design escultural, o que reforça ainda mais a generosa sensação de espaço, além de transmitir aos ocupantes do veículo uma noção de leveza. Pela primeira vez nesta categoria, é oferecida como opcional uma parte superior do cockpit em couro com luxuoso acabamento pespontado.

Outros pontos altos incluem o display central destacado, o volante multifuncional com 12 botões e a alavanca DIRECT SELECT do câmbio com borboletas de trocas de marchas junto ao volante para as versões automáticas. Uma inovadora superfície de toque (touchpad) permite que todas as funções telemáticas sejam acionadas por gestos, além da entrada de caracteres de forma idêntica a dos smartphones. O touchpad é oferecido em conjunto aos equipamentos a partir do Audio 20 CD ou COMAND Online. Além disso, a Classe V apresenta o novo aplicativo "Mercedes-Benz Touch". Pela primeira vez em um Mercedes-Benz, ele permite que o sistema de infotainment COMAND Online seja controlado de qualquer um dos bancos por meio de um smartphone. Juntos, o aplicativo e o touchpad são a chave para o conceito de controle e display mais avançado nesta classe de veículos.

A última geração do COMAND Online combina todas as funções de telefone e navegação, além de oferecer adicionalmente um navegador para internet, o sistema de controle por voz LINGUATRONIC e transmissão de informações sobre o trânsito em tempo real. O sistema de som envolvente Burmester opcional, com 16 alto-falantes de alta performance, inclusive um bass reflex, proporciona uma experiência auditiva perfeita. Ele oferece um som envolvente e, combinado ao COMAND Online, permite a comunicação interna no veículo, entre os bancos dianteiros e traseiros: se necessário, um microfone no painel de controle do teto transmite as vozes do motorista ou do passageiro da frente para os alto-falantes de trás, para que os passageiros sentados mais atrás possam ouvi-los.

Uma nova dimensão de conforto

A Classe V também estabelece novos padrões de conforto e flexibilidade, por meio de uma série de inovações. O MPV da Mercedes-Benz é o único veículo do segmento a oferecer apoio lombar opcional com quatro posições e ventilação ativa dos bancos com ventiladores reversíveis para garantir uma unidade ambiente constante na área de contato do banco de couro para o motorista e o passageiro da frente.

Também sem precedentes nesta classe de veículos é o sistema de controle climático THERMOTRONIC, oferecido como opcional como complemento ao sistema TEMPMATIC de série. Ele possui diferentes modos de ventilação oferecendo controle de climatização individualizado. Os modos FOCUS, MEDIUM e DIFFUSE combinam diferentes regulagens para o fluxo e distribuição do ar. Além disso, o sistema THERMOTRONIC dispõe de um controle automático pré-entrada acionável por uma tecla na chave do veículo, sensor de desembaçamento integral e distribuição diferenciada de ar refrigerado para os lados do motorista e passageiro com a intensidade controlada automaticamente pela posição do sol. Também inusitado é o dispositivo de detecção de túneis, que ativa automaticamente a recirculação do ar. O sistema de controle de climatização utiliza as informações do mapa do sistema de navegação e o posicionamento fornecido pelo GPS para fechar a entrada de ar externo sempre que o veículo entra em um túnel, reabrindo-a imediatamente assim que sair dele.

Várias configurações de assentos e carga

Os bancos de trás permitem numerosas configurações, capazes de atender a quaisquer necessidades. De série, o veículo vem equipado com quatro luxuosos assentos individuais com apoios de braços, dispostos em duas fileiras. Graças à aperfeiçoada tecnologia e lógica operacional, eles podem ser dobrados para frente, de forma intuitiva, para permitir acesso rápido e fácil à parte de trás. Opcionalmente, é possível instalar uma mesa dobrável entre os assentos individuais.

Como alternativa aos bancos individuais, são oferecidos para as duas fileiras traseiras um banco para dois passageiros com encosto dobrável com duas partes ou um banco para três pessoas com assento em duas partes e encosto tripartido. O assento externo direito do banco para três passageiros pode ser dobrado para frente ou retirado separadamente. O banco inteiro pode ser dobrado para criar espaço para objetos grandes. Para acomodação noturna na Classe V, a última fila também pode ser equipada com um banco para três passageiros que tem a possibilidade de ser transformado em um confortável leito. Sob essa cama há gavetas, que podem ser utilizadas como um segundo nível de carga. Também é possível levar carga sob todos os outros bancos. Mais ainda, da mesma forma que os assentos individuais, todos os bancos são equipados com cintos de segurança integrais, com três pontos.

Graças aos trilhos dos assentos otimizados, com sistema de fixação rápida, é preciso muito pouco esforço para movimentar os assentos individuais ou bancos para a frente ou para trás ou mesmo posicioná-los frente a frente. Também é possível removê-los para criar uma área de carga adaptada a necessidades especiais a qualquer momento.

Janela traseira com abertura separada e segundo nível de carga

Para facilitar a carga e descarga, a Classe V apresenta outra novidade no segmento: uma janela traseira com abertura em separado, conectada à moldura superior da abertura do porta-malas. Ela pode ser aberta e fechada independentemente da tampa do porta-malas, o que torna as operações de carga e descarga mais fáceis. De um lado, permite criar um segundo nível de carga; de outro, especialmente em vagas de estacionamento apertadas, elimina a necessidade de abrir a grande porta traseira. O organizador correspondente para o compartimento de carga é fácil de instalar e remover. Ele pode carregar até 50 quilos e têm dois recessos, cada um deles contendo uma cesta de compras removível e dobrável. Na Classe V AVANTGARDE, a janela traseira com abertura separada incluindo o organizador para o compartimento de bagagem são equipamentos de série.

Outra exclusividade da nova Classe V é a tampa do porta-malas oferecida opcionalmente na versão EASY-PACK, com a conveniência da abertura e fechamento elétricos, podendo ser imobilizada em qualquer posição. Desta forma, mesmo pessoas mais baixas não encontram dificuldade para fechar a tampa traseira.

Mercedes-Benz Intelligent Drive - segurança exemplar

Um total de onze inovadores sistemas de assistência ao motorista assegura um alto nível de conforto de direção e segurança. Eles são baseados em radar de última geração, câmera e sensores ultrassônicos que foram introduzidos nas novas Classes E e S sob a designação "Mercedes-Benz Intelligent Drive". O equipamento de série inclui o Crosswind Assist (assistente de vento cruzado), que estabiliza a Classe V na ocorrência de ventos laterais fortes e com rajadas, e o ATTENTION ASSIST, que pode alertar em caso de desatenção e cansaço do motorista. Outro opcional disponível é o Active Parking Assist (assistente ativo de estacionamento). Ele faz com que estacionar o novo veículo multiuso seja tão fácil e conveniente como em um compacto.

Também são oferecidos como opcionais a câmera 360º, o controle de velocidade adaptativo DISTRONIC PLUS com COLLISION PREVENTION ASSIST (assistente de prevenção de colisões), o Traffic Sign Assist (assistente de sinais de tráfego com função de alerta de contramão), Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa de rolamento), Blind Spot Assist (assistente de ponto cego), LED Intelligent Light System (sistema de iluminação LED inteligente) e Adaptive Highbeam Assist (assistente de farol alto adaptativo). A maioria destes sistemas de assistência é oferecida no segmento pela primeira vez.

O sistema PRE-SAFE, conhecido pela aplicação em automóveis, é oferecido como opcional para elevar ainda mais a segurança do veículo. Na iminência de um acidente, ele inicia uma série de medidas de proteção para garantir que os cintos de segurança e airbags proporcionem máxima proteção em caso de colisão.

Eficiência máxima: performance de seis cilindros com consumo de quatro

Em seu lançamento no mercado, a nova Classe V chega com o motor turbodiesel 2,1 litros de última geração com turboalimentação de dois estágios, com sucesso já comprovado em muitos modelos de automóveis, da Classe A a Classe S, agora especialmente aprimorado para o novo MPV. Ele é oferecido com três níveis de potência. O V 200 CDI desenvolve 100 kW (136 cv), com torque máximo de 330 Nm. O V 220 CDI gera 120 kW (163 cv) e 380 Nm. Nos dois casos, houve um aumento de 20 Nm em relação ao anterior, mas acompanhado de uma redução no consumo de combustível de aproximadamente dois litros por 100 quilômetros. Consumindo apenas 5,7 litros de diesel por 100 quilômetros e com emissões de CO2 de 149 gramas por quilômetro, o V 220 CDI é líder absoluto no segmento.

Com potência de 140 kW (190 cv) e um poderoso torque máximo de 440 Nm, o motor topo de linha V 250 BlueTEC tem tanta potência de tração e agilidade quanto o anterior V6 turbodiesel de três litros. Nas fases de aceleração, ele oferece 10 kW e 40 Nm adicionais ("over-torque"). O resultado é que o modelo desenvolve por alguns momentos até 150 kW, com torque máximo de 480 Nm. O V 250 BlueTEC acelera de 0 a 100 km/h em impressionantes 9,1 segundos. Ao mesmo tempo, proporciona uma rodagem extremamente suave e ruído interno reduzido em comparação com seu antecessor de seis cilindros – por meio de, entre outras coisas, um abrangente isolamento acústico. O consumo também é consideravelmente mais baixo: gastando 6,0 litros de diesel por 100 quilômetros (157 g de CO2 por quilômetro), o quatro cilindros turbodiesel gasta 28% menos combustível que o seis cilindros, oferecendo o mesmo desempenho. Graças ao BlueTEC, o modelo topo de linha também é o primeiro veículo do segmento a atender à norma de emissão Euro 6. O V 250 BlueTEC é equipado de série com a transmissão 7G-TRONIC PLUS com alavanca DIRECT SELECT e borboletas de acionamento no volante. A prática e eficiente transmissão automática é disponibilizada como opcional para os modelos V 200 CDI e V 220 CDI.

Novo padrão de agilidade e prazer ao dirigir

Para aumentar o prazer de dirigir, a Classe V é o único veículo do seu segmento a oferecer a função AGILITY SELECT juntamente com a transmissão automática. Ao toque de um botão, o motorista pode escolher entre quatro formas de condução: econômica, confortável, esportiva e manual. As respostas do motor, acelerador e transmissão se adaptam de acordo com a seleção.

Equipamentos pioneiros nesta categoria de veículos incluem também a suspensão AGILITY CONTROL, com regulagem seletiva do sistema de amortecimento às condições da estrada, e a última geração do ADAPTIVE ESP (sistema eletrônico de estabilidade adaptativo), apresentando muitas funções de assistência para otimizar a segurança de condução. Da mesma forma, a leve e precisa direção eletromecânica contribui para o equilibrado conforto de direção da nova Classe V.

Equipamento de série: abrangente e com detalhes exclusivos

O novo MPV da Mercedes-Benz ocupa a posição de liderança em seu segmento graças à sua personalidade esportiva e itens de conforto. Mesmo a versão básica da Classe V já apresenta uma abrangente seleção de equipamentos de série. Ela inclui o Audio 20 USB com tela central destacada de sete polegadas, acabamento em laca piano, volante multifuncional de três raios com 12 botões e alavanca seletora do câmbio esportiva DIRECT SELECT com borboletas de acionamento (com a transmissão automática), coluna da direção ajustável em altura e inclinação, luxuosos bancos dianteiros com airbags laterais para tórax e pélvis, comando eletrônico do freio de estacionamento e parada ativa da movimentação da porta traseira deslizante.

A linha de design e equipamento da Classe V AVANTGARDE apresenta destaques adicionais de série, tais como bancos em couro de luxo, volante em couro, iluminação ambiente, acabamento em madeira (também para a parte traseira), faróis LED High Performance com Intelligent Light System, janela traseira com abertura em separado com segundo nível de carga, porta deslizante adicional à esquerda, vidros das janelas laminados para redução de ruídos e a suspensão AGILITY CONTROL, com sistema de amortecimento seletivo, para maior agilidade e conforto de rodagem.

Em seu lançamento no mercado europeu, no final de maio deste ano, a nova Classe V será oferecida na versão com longa distância entre-eixos (3.200 mm) e comprimento de 5.140 mm. Os modelos serão a V 200 CDI, a partir de 42.900 euros, a V 220 CDI, a partir de 43.911 euros e a V 250 BlueTEC, começando em 49.183 euros (preços na Alemanha).  A versão compacta e a versão com distância entre- eixos extra longa chegarão mais tarde.

Modelo exclusivo de lançamento: V-Class Edition 1

Como todas as séries de modelos de automóveis da Mercedes-Benz, a Classe V também iniciará com uma série limitada, a Edition 1.  Os equipamentos especiais do modelo, com motor de 140 kW (190 cv) e transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, incluem suspensão esportiva ou, opcionalmente, suspensão AGILITY CONTROL com sistema de amortecimento seletivo, rodas de liga leve de 19 polegadas com cinco raios, vidros coloridos no compartimento traseiro, bancos em couro napa marrom, painel com aparência de couro com costuras contrastantes e acabamento com aparência de ébano antracita escuro. Para máximo conforto, o motorista e o passageiro da frente contam com ventilação ativa dos bancos, sistema de controle climático automático THERMOTRONIC mais o sistema de ar-condicionado semiautomático TEMPMATIC na traseira, COMAND Online, sistema de som envolvente Burmester, portas deslizantes elétricas nos dois lados, tampa do porta-malas elétrica EASY-PACK com janela traseira com abertura separada e pacote de estacionamento com câmera 360º. Os sistemas COLLISION PREVENTION ASSIST, Lane Keeping Assist, Blind Spot Assist e PRE-SAFE oferecem uma segurança exemplar.

A Classe V Edition 1 será oferecida na Alemanha a partir de 67.378 euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.