quarta-feira, 19 de março de 2014

Por que álcool ou gasolina? Saiba escolher, de forma prática, o melhor combustível para seu veículo


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Oficina da Comunicação Integrada

Desde a criação dos carros Flex, o consumidor passou a ter mais alternativas na hora de abastecer seu veículo e, além do álcool e da gasolina, pode optar pelas alternativas aditivadas.

Mas afinal, qual é a melhor opção? Para isso, a Mix Telematics, uma das líderes mundiais de telemetria, conversou com os engenheiros José Geraldo Mello de Souza e Geraldo Miralles Pose, da Raízen (joint venture da Shell e da COSAN), que deram diversas recomendações.

O álcool libera menos energia na sua queima do que a gasolina, aproximadamente 30%, daí o aumento do consumo do veículo quando usa este combustível. Assim, tradicionalmente se usa um cálculo, que é multiplicar o valor da gasolina na bomba por 0,70 e comparar com o valor do álcool. Se o resultado desta conta for maior, o consumidor deveria optar pelo álcool; se for menor, pela gasolina.

Porém, as coisas mudaram e este cálculo já não é mais preciso por uma série de motivos:

- Por lei, a gasolina já recebe 25% de álcool na sua composição de forma que não é mais tão grande a diferença dos dois produtos;

- Desde 1º de janeiro de 2014, também por força de lei, a gasolina é mais pura, sendo permitido um índice de enxofre de 50 ppm´s comparado com o índice que era aceito anteriormente de 800 ppm´s;

- Para complicar ainda mais, os carros flex vêm com um ajuste de fábrica, que é a taxa de compressão, que pode pender mais para o lado do álcool (13 para 1) ou da gasolina (9,5 para 1);

- Ainda, apesar de consumir mais, o veículo com álcool consegue retirar um torque maior do motor, de forma que, nos casos em que o veículo precisa mais torque (subidas ou arrancadas), a diferença no consumo tende a ser menor entre os dois combustíveis. Dessa forma, a diferença entre o consumo do veículo usando álcool ou gasolina irá variar dependendo do motorista, do motor e também do regime (estrada, serra ou cidade).

Portanto, para saber qual o fator utilizar o ideal é registrar os abastecimentos calculando as médias com álcool e com gasolina. Para diferenciar os dois combustíveis, procure encher o tanque e utilizá-lo até próximo do fim de forma a não misturá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.