quarta-feira, 9 de abril de 2014

Carro elétrico até na Feira das Tasquinhas

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 

Por Evaldo Costa     
www.verdesobrerodas.com.br 


Para muitos o veículo elétrico já não é mais novidade. Quem mora, por exemplo, na Noruega, provavelmente, não terá dúvidas em considerar um carro elétrico no momento da compra. Por lá os VEs são populares e as vendas crescem a cada dia.

Embora o market share dos VEs ainda não seja expressivo, quem acompanha de perto este mercado sabe que o seu sucesso deles será uma questão de tempo. Aliás, basta acompanhar as manchetes de jornais dos Estados Unidos e alguns países da Europa e Ásia para perceber que as suas vendas são crescentes.

No triênio 2010/12, por exemplo, as vendas de veículos elétricos na Califórnia, Estados Unidos, cresceram, em torno de 970% (EDTA, 2014).  Não fosse o seu potencial de crescimento, os fabricantes não estariam lançando novos modelos elétricos e híbridos.

Neste contexto, basta ler as noticias de Tesla, BMW, Renault, Nissan entre outras para ver o quanto os seus modelos elétricos tem contribuído para o faturamento. Os VEs começaram a ganhar maior interesse de governos e fabricantes a partir  de 2010. Portugal, por exemplo, foi o um dos primeiros países a investir em infraestrutura para carregamento para VEs (foram instalados em torno de 1.300 postos de carregamento).

A crise econômica que abateu sobre a Europa, talvez tenha sido um dos principais fatores de recuo das políticas públicas de Portugal em direção a popularização dos VEs, que tanto pode contribuir para a redução da poluição do ar e, também, para as alterações climáticas. Sem incentivo para compra, a penetração dos VEs em Portugal está muito abaixo dos investimentos realizados.

Ainda assim, ao caminhar pelas simpáticas ruas de Lisboa, pode-se perceber alguns modelos elétricos circulando ou sendo carregados nos postos elétricos, localizados nos principais pontos da cidade. Porém, engana-se quem pensa que os carros elétricos se limitam a Lisboa. Este final de semana, fui convidado pelo casal amigo João e Célia Flores a conhecer a Feira das Tasquinhas em Rio Maior, cidade de aproximadamente 12 mil habitantes, pertencente a freguesia de Santarém, aproximadamente, 100 quilômetros de Lisboa.

Naturalmente, não espera encontrar carros elétricos naquela região, mas logo que adentrei ao local de exposição, o doutorando do curso de Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, da Universidade Nova Lisboa, João Flores mostro-me um Renault Twizy 100% elétrico, utilizado por uma auto escolar da região.

Naturalmente, não poderia deixar de registrar o momento. Mais surpreso ainda fique quando fui informado que a pequena e agradável cidade de Rio Maior, já conta com a presença de um Tesla, carro 100% elétrico fabricado nos Estados Unidos. Na próxima Feira das Tasquinhas, vou dirigindo um carro 100% elétrico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.