terça-feira, 1 de abril de 2014

Goodyear revela conceito de pneu do futuro para SUV no Genebra Motor Show 2014



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 

Por Goodyear do Brasil – Relações Públicas

A Goodyear anunciou no Genebra Motor Show 2014 um novo conceito para pneus de SUV, baseado no contínuo trabalho da companhia para desenvolvimento de produtos inovadores para futuras aplicações.  

O conceito, ainda sem nome, foi concebido a partir de um pneu padrão de SUV com um grande sulco central. Graças a esse sulco, o pneu tem uma superfície reduzida de contato com o solo, o que por sua vez pode reduzir a resistência do pneu ao rolamento, contribuindo para os esforços no sentido de elevar a eficiência no consumo de combustível e diminuir o volume de CO2 liberado pelo carro. A redução da resistência ao rolamento significa que o motor do automóvel não precisa trabalhar tanto para impulsionar o pneu para frente contra o atrito criado pelo contato com o solo.

O sulco também é projetado para evacuar grandes quantidades de água e lama da superfície de contato do pneu durante condições de pista molhada, oferecendo efetivamente a possibilidade de melhorar a aderência geral nesta situação.

Ao contrário de muitos outros conceitos, o pneu da Goodyear não coloca dois pequenos pneus juntos em um aro, mas desenvolve um pneu com superfície de contato dupla em uma única carcaça de pneu para SUV. Com essa abordagem, o pneu é capaz de suportar o peso de carga de um SUV, além de continuar oferecendo os benefícios de um pneu com superfície de contato dupla. Como benefício extra, a eliminação de um pedaço grande de borracha do pneu para criar o sulco reduz o peso geral do pneu, resultando em um produto mais leve que usa menos borracha em sua produção. O novo conceito é parte dos esforços permanentes da Goodyear para desenvolver soluções sustentáveis para o futuro.

"Na Goodyear, estamos sempre trabalhando para identificar oportunidades para possibilidades futuras de desenvolvimento", afirma Jean-Pierre Jeusette, diretor geral do Centro de Inovação da Goodyear em Luxemburgo. "Passamos algumas centenas de horas discutindo, analisando, aprendendo, projetando e desenvolvendo novas ideias e conceitos em todas as nossas instalações de pesquisa e desenvolvimento na Europa e nos Estados Unidos. O resultado desse pensamento é muitas vezes moldado em conceitos de pneus que são usados para estimular outros desenvolvimentos. Esse pneu não é diferente e dá ao mundo um exemplo do nosso processo de criação na Goodyear. Não é, de forma alguma, o único conceito que estamos estudando para aplicações similares, o que reflete a complexidade dos nossos processos de engenharia de pneu para entregar produtos inovadores para o mercado, hoje e no futuro".

Embora o pneu não seja projetado para ser um produto comercializável, o pneu conceito para SUV é uma das várias maneiras possíveis de resolver questões relacionadas com a resistência ao rolamento e a aderência em pavimentos molhados.

Outras características incorporadas ao pneu são texturas hidrofóbicas com sistema de autolimpeza, projetadas para eliminar a lama e outros elementos sólidos da banda de rodagem e texturas avançada de absorção nos sulcos para reduzir os ruídos que o pneu produz ao rodar sobre o asfalto.

O pneu é um conceito puro e faz parte das pesquisas atualmente desenvolvidas pela Goodyear. Sua banda de rodagem e seu design foram desenvolvidos para servir de inspiração e não para serem montados em um carro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.