sexta-feira, 16 de maio de 2014

Audi investe em soluções para mobilidade urbana do futuro


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Departamento de Comunicação Audi do Brasil

 “O próximo grande salto da mobilidade” – esse é o tema do Prêmio Audi Urban Future 2014. Quatro equipes de especialistas de quatro cidades apresentarão suas ideias para solucionar problemas da mobilidade urbana. Os projetos de Seul, Berlim, Boston e Cidade do México adotam abordagens diferentes, mas tem uma coisa em comum: eles buscam melhorar a mobilidade nas grandes cidades e incrementar a qualidade de vida dos habitantes.  O automóvel inteligente exerce um papel importante nesse esforço.

Para o Prêmio Audi Urban Future 2014, especialistas em mobilidade e urbanistas, cientistas e etnógrafos, especialistas em TI e designers de produtos estarão reunidos em equipes interdisciplinares para desenvolver novas ideias para a mobilidade do futuro. “O automóvel está procurando e encontrando a cidade,” disse Rupert Stadler, CEO da AUDI AG. “Isso significa não apenas navegação, mas uma simbiose essencial para que todos nós possamos viver juntos. Pensar à frente e buscar estabelecer essa conexão é a missão da Audi Urban Future Iniciative – e faz parte da nossa responsabilidade social.”

Durante o encontro científico no Audi Forum em Ingolstadt, as quatro equipes do Prêmio de Berlim, Boston, Cidade do México e Seul apresentaram ao vivo no palco os primeiros resultados do seu trabalho para um público de mais de 300 convidados.

    “Individualidade e coletividade não são mutuamente exclusivas.” Essa é a tese da equipe de Berlim. Após a despedida do aeroporto de Berlim Tegel, o local da Berlim TXL – a República Tecnológica Urbana, se tornará um parque de pesquisa e indústria tão grande quanto uma pequena cidade. Com suas propostas para mobilidade, a equipe de Berlim procura mostrar como um novo distrito poderá ser conectado à capital alemã. Aqui o automóvel com suas características individuais exercerá um papel importante para reduzir certas lacunas no transporte. Assuntos como condução e estacionamento pilotados foram incluídos entre as primeiras ideias da equipe. 

    “As fronteiras entre mobilidade e imobilidade serão eliminadas.” A equipe de Boston está iniciando seu trabalho com base nessa tese.  Os competidores americanos do Prêmio estão preocupados com projetos específicos de desenvolvimento urbano decorrentes das exigências de alta capacidade de mobilidade. Tecnologias automobilísticas tais como estacionamento pilotado poderão ser muito úteis para a vida urbana por gerarem ganhos de espaço e eficiência na infraestrutura das cidades. Do modo como a equipe vê o tema, inovações técnicas e o desenvolvimento da infraestrutura deveriam andar lado a lado.  

    “Sustentabilidade e progresso não são contraditórios,” declara a equipe da Cidade do México, onde os níveis de congestionamento de tráfego urbano estão entre os maiores do mundo. A equipe entende as plataformas públicas de colaboração como uma oportunidade de solucionar o problema de lentidão no trânsito. Os mexicanos estão analisando grupos de dados sobre fluxos de trânsito e comportamentos em termos de mobilidade, para conceber soluções para a mobilidade urbana no futuro a partir desses elementos. Com os dados coletados, o tráfego poderá ser adequadamente regulado e a mobilidade na cidade aperfeiçoada.

    “Realidade e virtualidade serão fundidas,” é a tese da equipe sul-coreana. Como um enorme dispositivo móvel, o automóvel se move pelo mundo da Internet das Coisas. Os conceitos de Automóvel para Todas as Coisas e Todas as Coisas para o Automóvel pretendem tornar a vida mais simples e mais fácil de planejar. A Audi está contribuindo com sua experiência nos campos do Audi Connect e de telas inteligentes para o projeto dessa equipe.

O encontro científico foi a conclusão de uma reunião de trabalho entre as equipes internacionais do Prêmio e a Equipe de Inovação da Audi – funcionários das áreas de Desenvolvimento Técnico, Design e Estratégia para Produtos. 

No segundo semestre, um júri internacional e interdisciplinar escolherá o projeto vencedor do Prêmio Audi Urban Future 2014, que oferece um prêmio em dinheiro de 100.000 euros. Todas as contribuições do encontro científico estão disponíveis no site da Iniciativa Audi Urban Future (http://audi-urban-future.com). Os membros das equipes se reúnem aqui regularmente através de blogs, com reportes sobre o status dos seus projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.