quinta-feira, 15 de maio de 2014

Ford acelera divulgação para o lançamento do Mustang na Europa


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por Imprensa Ford

A Ford Europa está acelerando a divulgação do Mustang, que será lançado pela primeira vez na história naquele continente de grande vocação para os superesportivos. Além da grande ação prevista para a final da Champions League em Lisboa, dia 24 de maio, uma das plataformas de lançamento está baseada também na cultura. O Mustang foi transformado em obra de arte para colecionadores, numa escultura de alumínio criada pelo artista plástico Robin Bark, do Reino Unido. A peça, baseada no modelo Fastback 1965 e produzida em edição limitada de 500 exemplares por meio de licenciamento da Ford, faz parte da comemoração de 50 anos do Mustang.

Unindo sua paixão pela arte e automóveis, Robin Bark criou uma série de esculturas de motos clássicas e carros esportivos em alumínio fundido. "Acho que desenho carros desde o momento que nasci", diz Bark. "Eu queria projetar carros, mas como na África do Sul, onde cresci, não havia muito campo para isso, troquei o design industrial pelo design gráfico, que me levou para a publicidade."

Quando voltou para o Reino Unido, Bark tornou-se professor de arte e experimentou novas mídias, como fundição de metal. Ele inicia seus projetos com uma série de fotos do carro, que depois são transformadas em esboços de engenharia. Produzir a primeira escultura de um carro americano foi um desafio especial para ele.

"O Mustang é muito diferente de outros carros que já fiz, de formato mais clássico", diz. "Procuro capturar a essência do carro e dar uma sensação de movimento a um objeto estático."

Bark molda o modelo inicial em argila. Depois cria uma versão em resina, que é polida para mostrar os reflexos de luz e serve como modelo para o protótipo de alumínio. Na escultura do Mustang o artista mantém fidelidade ao design original, mas usa o mínimo possível de detalhes para não criar distrações da forma fundamental.

"Eu tentei revelar a história do carro no reflexo da luz", explica. "Desde a frente em formato de tubarão ao teto fastback, o Mustang tem um perfil que todos reconhecem", diz Moray Callum, vice-presidente global de design da Ford. "Robin Bark captou a essência de um dos maiores Mustangs em um objeto de arte que transmite fluidez e movimento."

O modelo final de resina foi enviado a uma fundição tradicional de Guildford, no Reino Unido, especializada em produzir pequenos lotes de peças especiais, como cilindros e carcaças de câmbio para carros antigos de corrida.

Com 18 centímetros e pesando mais de 1 kg, cada peça é polida, numerada, assinada pelo artista e embalada em uma caixa de madeira comemorativa. Um protótipo exibido em eventos do Clube do Mustang na França e no Reino Unido foi recebido com entusiasmo pelos fãs, que encomendaram várias unidades. As esculturas estão disponíveis no site do artista, robinbark-motorart.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.