quarta-feira, 14 de maio de 2014

Rodízio aumenta vida útil de pneus e garante economia para o motorista



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

 Por INÉDITA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA PARA REDES DE FRANQUIAS

Todo mundo já ouviu falar do rodízio de pneus, mas poucos sabem como fazer corretamente e os problemas que podem se arrumar quando o rodízio é feito de forma errada.  Antonio Cesar Costa, consultor da Oficina Brasil - maior rede de franquias de serviços automotivos - tira as dúvidas e ensina como fazer  esse rodízio que visa equalizar o desgaste dos pneus e com isso aumentar sua vida útil.

O remanejamento dos pneus no carro é indicado porque os compostos não se desgastam de forma uniforme.  Devido a maioria dos carros ser tracionada pela dianteira, os pneus da frente tendem a desgastar mais rápido que os traseiros, pois além da força de tração também são eles que direcionam o carro para os lados.

Inverter as posições ajuda a equilibrar o desgaste. Conforme Antonio Cesar, O rodízio de pneus deverá ser feito pelo menos a cada 10mil km. Mas, só inverter as posições não é o suficiente, no momento do rodízio deverão também ser verificados o balanceamento e o alinhamento, contribuindo assim para a preservação dos pneus.

O rodízio deverá seguir uma regra muito simples. Nos carros com tração dianteira, que são a grande maioria no mercado atual, os pneus traseiros deverão ir para a roda dianteira sem mudar o lado, já os dianteiros deverão ir para a traseira no sentido cruzado, ou seja, o dianteiro direito irá para a traseira esquerda e o dianteiro esquerdo para a traseira direita. Nos veículos com tração traseira, são os pneus da traseira que deverão ser cruzados quando vierem para frente.

Mas fique atento, pois nem todos os pneus são iguais. "A exceção dessa regra é somente para os pneus unidirecionais, o que obriga a mudança de lado para manter-se o sentido de rodagem. No mercado existem pneus multidirecionais e unidirecionais. Os multidirecionais podem rodar em qualquer sentido, já os unidirecionais só podem rodar em um único sentido", explica o consultor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.