quinta-feira, 15 de maio de 2014

Série esportes: tudo sobre as 24h de Le Mans



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Quando nos referimos a corridas de automóveis, geralmente nos lembramos dos campeonatos de Fórmula 1 ou de Indy, cujas competições possuem grande popularidade no Brasil e no mundo. 

Entretanto, existem corridas também muito tradicionais, que desafiam pilotos e carros ao extremo, elevando a adrenalina ao máximo. E nesse sentido, as 24 horas de Le Mans são um exemplo clássico de corridas populares extra-campeonatos, sendo apontada como a segunda maior prova do planeta (perdendo somente para as 500 milhas de Indianápolis). Saiba, neste post, um pouco mais da história e das características dessa emocionante competição.

A história

Por intermédio do Automobile Club de l’Ouest, em 1920, foi idealizada uma competição com o intuito de contribuir para o progresso técnico dos automóveis. Nessa época, já era bastante comum na Europa a realização de Grandes Prêmios, cuja principal intenção seria criar carros cada vez mais velozes. Entretanto, os idealizadores das 24 de Le Mans queriam uma competição diferente, capaz de testar a capacidade das montadoras em produzir automóveis esportivos e confiáveis, com durabilidade e menor consumo de combustível.

Nascia assim, um projeto audacioso de corrida, que pretendia que dois pilotos de uma mesma equipe fossem se alternando na direção do carro, dia e noite, em 24 horas. Ganharia a prova, a equipe que conseguisse percorrer a maior distância nesse período de tempo. A primeira edição teve 33 concorrentes e aconteceu nos dias 26 e 27 de maio de 1923, num circuito próximo à cidade francesa de Le Mans, que daria o nome à mais antiga e prestigiosa corrida de resistência para carros desportivos do mundo. Atualmente, as provas são realizadas anualmente em junho e cerca de 50 veículos competem simultaneamente em diferentes classes.

O circuito e os carros

A corrida é disputada em um circuito semipermanente que possui 13.650 metros de extensão, sendo parte do Circuit de La Sarte e parte no circuito de Bugatti. Eles são compostos por curvas desafiadoras e por uma enorme reta de 5 kilômetros: a Hunaudières. Nela, os carros mais velozes conseguem manter uma velocidade de cerca de 400 km/h durante aproximadamente 1 minuto, tirando o fôlego dos espectadores. O recorde de velocidade estabelecido é de 405 km/h e foi obtido por um WM-Peugeot em 1988.

Os carros que disputam a prova são divididos em quatro categorias, duas para protótipos e duas para Gran Turismo endurance. Marcas famosas de automóveis competem entre si e disputam o título de maiores vencedoras. Nesse quesito, a Porsche acumula um total de dezesseis vitórias, seguida pela Audi, com doze, e a Ferrari com nove. Outras montadoras como a Alfa Romeo, a Jaguar e a Volkswagen também já venceram a competição.

Os maiores ganhadores

Em 1972, Graham Hill pôs definitivamente seu nome ao vencer as 24 horas de Les Mans e se tornar o único piloto do mundo a estourar a champanhe nas três principais provas de automobilismo (além de Le Mans, ele venceu em Indianápolis e o GP de Mônaco). Além disso, outros pilotos de tornaram lendários como Steve McQueen e Paul Newman. Mas o maior vencedor da história da competição continua sendo o belga Jacky Ickx, que faturou seis canecos em três diferentes décadas (1969, 1975, 1976, 1977, 1982 e 1983).

E você, já conhecia essa prova? O que achou? Compartilhe suas opiniões e impressões conosco através dos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.