segunda-feira, 2 de junho de 2014

Grupo CAOA completa 35 anos


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 

Por Grupo CAOA / Departamento de Comunicação

 Em maio de 2014 o Grupo CAOA completa 35 anos. A primeira concessionária do Grupo foi adquirida em 1979 como resultado de um compensação comercial. Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador e presidente do Conselho do Grupo CAOA, médico respeitado em todo o Norte e Nordeste do Brasil, comprou naquele ano um Ford Landau, mas a concessionária faliu antes mesmo de entregar o veículo.

De lá para cá o grupo tornou-se importador oficial de marcas de grande relevância no mercado automotivo, ampliou sua atuação no País e também investiu significativos recursos para a construção de sua fábrica de veículos.

Atualmente o Grupo CAOA é formado por mais de 140 concessionárias das marcas Ford, Hyundai e Subaru, além de acumular a gestão de mais de 40 concessionárias independentes responsáveis pela comercialização de modelos Hyundai importados. Outros focos dos negócios do Grupo CAOA estão também em seu consórcio, o CAOA Consórcios, e também na comercialização de veículos seminovos.

História

Cerca de 6 anos após ter aberto sua primeira concessionária, a Vepel, a CAOA alcançou o patamar de maior revendedora Ford de toda a América Latina. A expansão da empresa no setor automotivo aconteceu em 1992 quando o Brasil abriu as portas para a importação de veículos. Nos anos seguintes a CAOA tornou-se importador oficial de marcas relevantes no cenário mundial automotivo. Em 1998 passou a representar a fabricante japonesa Subaru, triplicando as vendas da marca em menos de um ano.

Em 1999 a Hyundai também passou sua representação para a CAOA no Brasil, depois de passar pelas mãos de outros dois distribuidores. Em dois anos a CAOA transformou a Hyundai na marca líder do mercado de importados e o Tucson virou referência do segmento de utilitário esportivo.

A visão empreendedora do empresário Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade foi além da atuação comercial e em 2007 realizou seu sonho de produzir automóveis no Brasil com a inauguração da Hyundai CAOA Montadora de Veículos S/A, resultado do investimento inicial de R$ 1,2 bilhão.

Construída totalmente com recursos próprios a fábrica está localizada no Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), em Goiás, posição geográfica privilegiada e estratégica tanto para o escoamento da produção em território nacional quanto para o desenvolvimento de uma enorme e emergente cadeia produtiva.

A realização do sonho de erguer sua própria fábrica rendeu ao Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade, naquele ano, o título de 'Empreendedor do Ano na Indústria', pela Revista IstoÉ Dinheiro.

Em 2010, a fábrica de Anápolis foi reconhecida como a “Empresa do Bem”, pela renomada revista Isto É Dinheiro pelo programa de reaproveitamento de resíduos da produção dos veículos e participação do reflorestamento da região Centro-Oeste.

A dedicação à marca Hyundai no Brasil também rendeu algumas vezes ao empresário Dr. Carlos Alberto o título de 'Distribuidor do Ano', entre os 179 distribuidores Hyundai de todo o planeta. Foi a primeira vez que a Hyundai Motor Co. concedeu este prêmio a um distribuidor fora da Europa. Essa é a mais alta honraria que um distribuidor Hyundai pode alcançar no mundo, o que é motivo de orgulho para todos os brasileiros.

O sucesso da Hyundai no Brasil é resultado de uma bem elaborada estratégia de marketing colocada em prática pelo Grupo CAOA. O Dr. Carlos Alberto de Oliveira Andrade trouxe para o mercado brasileiro veículos que se tornaram o desejo dos consumidores e são destaques em vendas em suas categorias.

No último trimestre de 2013 a fábrica de Anápolis, que já produzia o Tucson, HR e o HD78, passou por um novo ciclo de investimento para dar início à produção do ix35. O aporte de R$ 600 milhões garantiu aperfeiçoamentos na linha de montagem com a inclusão de 10 robôs, responsáveis por cerca de 50% do trabalho de soldagem, o que assegura alto nível de qualidade na montagem da carroceria, além de ganho de produtividade e modernização. Em maio de 2014 saiu da linha de montagem da CAOA o ix35 de número 10.000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.