segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Bom estado do veículo contribui para segurança no trânsito


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 


A frota circulante de veículos brasileira já ultrapassa 40 milhões de unidades (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus), segundo levantamento do Sindipeças - Sindicato Nacional dos Fabricantes de Componentes para Veículos Automotores. Deste total, 45% possuem entre 5 e 15 anos de idade, ou seja, 18 milhões de unidade. São veículos que necessitam de manutenção devido ao desgaste de componentes com o uso. A manutenção preventiva, conforme prevê o manual do fabricante do veículo, é a melhor forma de garantir que o automóvel ou caminhão trafegue em boas condições, além de evitar quebras inesperadas que causam, muito transtorno ao motoristas.

Na Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, o programa Carro 100% / Caminhão 100% / Moto 100%, que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva, destaca alguns cuidados importantes que o motorista pode ter fazendo um check-up visual.

- Nível do óleo e não ultrapassar o limite de quilometragem estipulado para a troca do produto.

- Nível do líquido de arrefecimento e repor caso o nível esteja abaixo do mínimo, sempre respeitando a mistura de líquido de arrefecimento e água.

- A pressão dos pneus também deve estar no limite determinado pelo manual do fabricante para garantir a estabilidade do veículo e evitar excesso de consumo do combustível.

- O filtro de ar é um componente que merece atenção, pois funciona como um filtro, impedindo que as impurezas sejam depositadas no motor. Com o uso, a peça fica saturada e deve ser substituída por uma nova, seguindo as características indicadas no manual.

- Luzes de sinalização também devem estar funcionando, pois são instrumentos de segurança.

- Borrachas e mangueiras ressecam e, ao identificar sinais de desgaste, é melhor fazer a substituição para evitar vazamentos e até problemas mais sérios que podem afetar o motor.

- Palhetas do parabrisa também ressecam e podem arranhar o vidro, sem falar que podem atrapalhar a visibilidade.

- Barulhos no motor e trepidação na suspensão podem significar algo que não está bom e é melhor leva o veículo em uma oficina de confiança para uma revisão mais minuciosa.

- Reservatório do limpador.

- Em veículos flex, verificar se há gasolina no reservatório para partida a frio.

Tomando esses cuidados e fazendo revisões periódicas em uma oficina de confiança, o motorista mantém o veículo em boas condições de uso, evitando quebras repentinas, consumo exagerado de combustível, além de garantir segurança no trânsito e reduzir emissão de poluentes.

Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.