sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Concept C4 Cactus Airflow 2L faz até 50 km/l




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O projeto C4 Cactus AIRFLOW 2L foi conduzido no âmbito do programa "Veículo 2l/100 km" da Plataforma da Área Automotiva*, cujo objetivo é fornecer soluções concretas para reduzir o impacto do custo de utilização nos gastos automobilísticos das famílias, reduzindo o impacto ambiental deixado durante os percursos realizados com o automóvel.

A CITROËN decidiu desenvolver este projeto a partir de seu novo modelo C4 Cactus. Com este veículo, a CITROËN fez a escolha ousada de dar mais do que realmente importa para os clientes de hoje. Mais design, mais conforto, mais tecnologias úteis..., sempre associados à atratividade comercial. O C4 Cactus realiza, mais do que qualquer outro veículo, este exercício particularmente ambicioso: imagine um concept tecnológico de baixíssimo consumo e que oferece, ao mesmo tempo, prazer ao dirigir e sedução...

Design puro e fluido, definições tecnológicas a serviço do controle de peso, motorizações eficientes: o CITROËN C4 Cactus de série já possui grandes vantagens para reduzir o consumo. Com o concept C4 Cactus AIRFLOW 2L, a CITROËN vai ainda mais longe.

O design único do CITROËN C4 Cactus reconcilia estética e funcionalidade, associando volumes fluidos e elementos gráficos fortes a serviço da utilização (utilização de Airbumps e proteção dos para-lamas; transporte de objeto com os arcos de teto; iluminação do interior por meio do grande teto panorâmico de vidro).

No concept C4 Cactus AIRFLOW 2L, a otimização da aerodinâmica em comparação ao modelo de série levou a modificar ou a acrescentar alguns elementos de estilo:

Peças de estilo com geometria variável:

o    O novo para-choque dianteiro possui três entradas de ar que entram em funcionamento - dependendo da utilização do veículo - para manter uma abertura potencializada, tanto para o arrefecimento do motor quanto para o escoamento do ar;

o    Defletores laterais móveis foram acrescidos atrás dos vidros vigias traseiros para melhor guiar o fluxo de ar em torno do veículo;

o    As rodas dispõem de aberturas laterais móveis acionadas pela força centrífuga.

Peças de estilo com geometria fixa:

o    Os pneus selecionados para equipar o veículo são os Tall&Narrow 19” de última geração. Esses pneus, muito estreitos e de grande diâmetro, melhoram o rendimento energético do veículo graças a sua "ultra ultra” baixa resistência ao rolamento (WBRR) e melhor aerodinâmica. Eles também participam do conforto graças ao seu grande diâmetro que permite absorver melhor as irregularidades da estrada;

o    Uma cortina de ar "Air Curtain" foi integrada às caixas de roda. Graça a pequenas fendas aerodinâmicas verticais em ambas as extremidades do para-choque dianteiro, esta passagem canaliza o fluxo e ar ao longo das rodas, melhorando assim seu fluxo;

o    O aerofólio foi alongado e um extrator de ar foi integrado para melhor guiar o fluxo ao redor do C4 Cactus AIRFLOW 2L, diminuindo assim as turbulências sobre a aerodinâmica do veículo;

o    Os retrovisores clássicos foram substituídos com retro câmeras, menores e mais finas, reduzindo o impacto sobre a circulação dos fluxos de ar;

o    A parte inferior do veículo é totalmente coberta com carenagens. Ela permite uma perfeita circulação do fluxo de ar, evitando todas as perturbações ligadas aos órgãos implantados na base do veículo;

o    Por fim, um módulo de faróis dianteiros e traseiros em LED substitui os originais. Seu baixo consumo elétrico permite realizar economias de energia e, consequentemente, de combustível.

Essas evoluções são particularmente reconhecíveis pelas suas cores e materiais: a cor laranja destaca todos os elementos aerodinâmicos e reforça o caráter tecnológico do concept C4 Cactus AIRFLOW 2L.

Elas definem um design forte, onde os elementos de estilo estão a serviço da aerodinâmica do carro, permitindo assim diminuir eficazmente o coeficiente de penetração no ar e o arrasto do veículo para um ganho aerodinâmico global de 20% em relação ao modelo de série.

Aos 200 kg ganhos no C4 Cactus de série em relação ao peso de um CITROËN C4, vem se acrescentar no concept C4 Cactus AIRFLOW 2L um ganho adicional de 100 kg (cadeia de tração incluída).

Em primeiro lugar, houve uma redução de peso das peças de estrutura: no concept C4 Cactus AIRFLOW 2L, a plataforma se beneficia da integração de novos materiais:

·         o alumínio notadamente para a plataforma superior, as longarinas internas e o assoalho traseiro;

·         aços de alto limite elástico para as vigas dianteiras e a placa de base;

·         materiais compostos para o assoalho dianteiro.

Esses novos materiais são estruturais. Eles ajudam na absorção da energia em caso de choque e, desta forma, respeitam as mais severas exigências em matéria de resistência mecânica.

Esta estrutura de base multi-materiais levou ao desenvolvimento de técnicas de montagem especiais e inéditas na cadeia produtiva automotiva. Fruto de inúmeras pesquisas científicas, as peças de estrutura em material composto são uma alavanca para a redução do peso dos veículos de amanhã. A produção em uma grande cadência constitui hoje um dos desafios tecnológicos e industriais a ser vencido no setor automotivo.

Além do desenvolvimento de peças estruturais, a pesquisa e a utilização de novos materiais também contribuíram para a redução do peso do concept C4 Cactus AIRFLOW 2L.

Assim, materiais leves e de grande desempenho foram selecionados:

·         Materiais compostos à base de carbono são utilizados para as molas de suspensão, na tampa do porta-malas, no banco traseiro, nas laterais da carroceria, no teto, nas travessas de teto, nos para-lamas e nas portas. Para o assoalho, nas caixas de roda ou no lado inferior do para-choque dianteiro. O aspecto “texturizado" do carbono inclusive reforça sua aparência fosca e os destaca graças ao contraste com a cor perolizada das partes circundantes.

·         O alumínio é utilizado também na base do motor. O capô mantém a definição do C4 Cactus de série, já em alumínio.

Com uma densidade volumétrica muito mais baixa (na ordem de 2.700 kg/m3 para o alumínio e cerca de 1.200 kg/m3 para o carbono, contra 7.800 kg/m3 para o aço), a utilização desses materiais contribuiu significativamente para a redução do peso final do veículo.

E porque cada grama é importante, a CITROËN também optou por utilizar:

·         Novos processos para reduzir a espessura dos componentes da linha de escapamento e, assim, reduzir o peso;

·         Policarbonato translúcido para o teto de vidro panorâmico. Um material ainda mais leve do que o de vidro multi-camadas, dotado das mesmas propriedades de isolamento térmico e acústico e de filtragem contra os raios ultravioletas;

·         Fibras de carbono nos Airbump® para reduzir o peso do material, porém preservando suas propriedades técnicas.

Graças a motores de últimas gerações e de baixa cilindrada, sempre atendendo às futuras regulamentações Euro 6, o CITROËN C4 Cactus de série já apresenta um consumo entre os melhores do segmento, com emissões de CO2 a partir de 82g e um consumo de apenas 3,1l/100 km.

O concept C4 Cactus AIRFLOW 2L vai ainda mais longe adotando a cadeia de tração Hybrid Air. Apresentada pelo Grupo PSA PEUGEOT CITROËN em janeiro de 2013 – e também no Salão de Genebra de 2013, com o CITROËN C3 -, esta tecnologia se baseia na associação de vários órgãos ou tecnologias amplamente comprovadas: uma motorização a gasolina de 3 cilindros PureTech, um sistema de armazenamento de energia sob forma de ar comprimido, um conjunto composto por dois motores-bombas hidráulicas, e uma transmissão automática utilizando um conjunto de engrenagens epiciclóidal. O conjunto é gerenciado por um supervisor que administra as solicitações do motorista para otimizar o consumo de energia.

3 modos de funcionamento são disponíveis:

·         Um modo Ar (Zero Emissão), onde o motor a ar comprimido substitui a motorização térmica a gasolina;

·         Um modo gasolina, onde apenas o motor está em ação;

·         Um modo combinado que acumula a potência do motor térmico e a potência do ar comprimido.

No concept C4 Cactus AIRFLOW 2L, os dois reservatórios de ar comprimido são em material composto e posicionados na parte traseira do veículo.

O motor PureTech 82, já oferecido no veículo de série, foi otimizado para se adaptar a esta nova cadeia de tração híbrida. As perdas por atrito, que representam 20% da potência consumida por um motor, foram reduzidas graças:

·         a utilização de um revestimento Diamond Like Carbon;

·         a redução de peso das peças em movimento;

·         e a utilização de rolamento para guiar as peças em rotação.

Além disso, a adoção de novas bronzinas de polímero e de um óleo de baixa viscosidade permitiu complementar essas melhorias. Associado à otimização dos rendimentos de combustão, o rendimento global do motor é superior em 5%.

A associação do motor PureTech 82 com a tecnologia Hybrid Air no concept C4 Cactus AIRFLOW 2L permite reduzir o consumo de combustível em 30% e contribui significativamente à obtenção de um veículo que apresentará 2l/100 km enquanto se aproximará as prestações dinâmicas do PureTech 110.

Fonte: Citroën do Brasil - Relações públicas e imprensa

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