quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Mercedes-Benz GLA chega ao Brasil por iniciais R$ 132.900



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


A Mercedes-Benz anuncia a chegada ao Brasil do GLA, quinto SUV da marca. Com esse lançamento, a perspectiva da Mercedes-Benz é ampliar ainda mais sua participação no mercado premium. Inicialmente importado, o GLA será produzido futuramente no Brasil, na nova fábrica da Mercedes-Benz em construção em Iracemápolis, estado de São Paulo.

“Com suas características marcantes, o GLA incorpora nosso pensamento evolutivo e cativa por seu design esportivo e dinâmico, além de possuir proporções que conferem praticidade ao modelo”, explica Dimitris Psillakis, diretor geral Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil. “Nós acreditamos que o modelo irá fascinar tanto aqueles que já são clientes da marca, quanto um novo público ainda mais jovem e conectado”.

Ágil na cidade, dinâmico e eficiente na estrada, o veículo tem acabamento de alta qualidade, desenvolvido com a atenção aos detalhes característica da marca. O mesmo cuidado se reflete no interior simultaneamente sofisticado e funcional, onde o encosto do banco traseiro pode ser rebatido completamente, praticamente dobrando a capacidade de carga do SUV de 421 para 836 litros. O generoso compartimento de bagagem pode ser carregado sem dificuldade graças à soleira baixa e à larga porta de acesso.

Jovialidade e modernidade, expressos por linhas harmônicas, constituem a filosofia de design da Mercedes-Benz. O pacote de acabamento externo e interno com diversos detalhes cromados reforçam o aspecto premium e o impacto visual desse automóvel.

O GLA traz os genes marcantes dos SUVs da Mercedes-Benz, mas é mais jovem e escultural. As linhas laterais longas, as grades do radiador e o desenho dos faróis integrados ao veículo dão a ele um forte apelo visual.

A dianteira vertical, proeminente e autoconfiante, com a estrela ao centro dá ao GLA uma impressão de superioridade e força. O capô é estruturado com dois vincos bem demarcados e grade com dupla lâmina, que reforçam a impressão de largura. A expressividade da dianteira é realçada pelos faróis com máscara preta e pelas luzes de uso diurno em LEDs, que criam a assinatura luminosa exclusiva do veículo.

O para-choque dianteiro traz proteção inferior e reforços prata escuro contrastantes em toda a volta, reforçando as características SUV do GLA.  Esses reforços começam bem baixo no para-choque dianteiro e protegem contra impactos.

Da mesma forma, as laterais do GLA transmitem força e dinamismo. Seguindo a filosofia de design da marca, a linha descendente nasce no farol e se estende até o arco da roda traseira. O friso da linha de cintura sobe gradualmente desde a porta traseira até a coluna C. O contorno da curvatura, captando a luz, e a linha de contraponto na altura da saia lateral criam um conjunto de linhas que dá ao veículo um dinamismo fluido. A proteção lateral segue os contornos dos arcos das rodas e dos painéis das saias laterais até o para-choque traseiro. Frisos no teto completam o visual.

Os ombros musculosos sobre o eixo traseiro são ressaltados ainda mais pelo afinamento das colunas C. Em combinação com as lanternas traseiras, elas ressaltam a largura da parte posterior do automóvel, impressão aumentada pela janela traseira curvada e pela maçaneta cromada curva posicionada entre as lanternas. Graças às proporções traseiras típicas de SUVs, a abertura de carga é bastante larga. O grande e funcional spoiler aerodinâmico no teto é outro elemento visualmente atrativo.

O design arrojado e imponente do exterior tem continuidade no interior do veículo, em que a qualidade é claramente perceptível nos contornos, seleção e combinações de materiais. Todas as superfícies de acabamento são galvanizadas em prata escurecido, resultando em um acabamento perfeito.

O painel com moldura Silver Wave tem duas seções sobrepostas, criando estruturas superficiais diferentes na aparência e no tato. Granulações tridimensionais foscas e brilhantes criam um cativante efeito luminoso. Cinco aberturas de ventilação em formato de turbina são integradas ao painel. O grande display posicionado de forma proeminente tem a face em Black Piano e o contorno fluido em prata escurecido. O volante de três raios, revestido em couro, com 12 teclas funcionais e acabamentos em cromo é equipamento de série.

A alta qualidade dos assentos esportivos é ressaltada pela abertura na parte inferior do apoio de cabeça. Os painéis de revestimento das portas têm qualidade extremamente alta. As superfícies foscas e macias se estendem desde a linha de cintura até o bolso da porta. Os apoios de braços das portas têm frisos cromados. O acabamento do teto é preto e, nas versões Vision e Vision Black Edition, destaca-se o teto solar panorâmico, com abertura deslizante por comando elétrico.

Com o GLA, mais uma série de modelos da Mercedes-Benz se torna benchmark em sua categoria pela eficiência aerodinâmica. O coeficiente aerodinâmico (Cd) do modelo é 0,31.  

As boas características do fluxo de ar, um importante fator para o baixo consumo de combustível em condições normais de uso, resultam de numerosas medidas para otimização da aerodinâmica. Elas incluem o baixo relevo da coluna A, com uma geometria adequada, e o design aerodinâmico dos espelhos externos. Na traseira, os recursos incluem o spoiler do teto e o formato das lanternas.  O design da traseira assegura que o fluxo de ar seja dividido para aumentar também essa eficiência. Vedações no para-choque dianteiro (na área do radiador e ao redor dos faróis) são outras medidas de otimização.

A cobertura extensiva da parte inferior do assoalho, com painéis adicionais na área central do eixo traseiro e o silenciador traseiro, facilitam o fluxo de ar sob o automóvel. Numerosas medidas também foram tomadas para reduzir o ruído do vento no GLA, incluindo, por exemplo, a vedação das portas em vários níveis, vedação adicional da junção entre a tampa do porta-malas e o teto. Molduras das janelas especialmente rígidas evitam que o fluxo de ar puxe as portas em altas velocidades, reduzindo as vibrações. O ruído externo também foi minimizado pelo baixo relevo da coluna A e pela fixação dos espelhos exteriores à carroceria por meio de hastes.

As versões do GLA trazidas para o Brasil contam com o motor turbo 1,6 litro com injeção direta de combustível e 156 cv, combinado à transmissão automática 7G-DCT com dupla embreagem. O automóvel traz de série a função ECO Start/Stop, que desliga o motor quando o veículo está parado, reduzindo o consumo e as emissões drasticamente nas grandes cidades, onde as paradas em semáforos e engarrafamentos são numerosas.

O Mercedes-Benz GLA é mais baixo que outros SUVs da Mercedes-Benz, adequando-se por isso perfeitamente ao uso no dia-a-dia das cidades. O chassi do GLA dispõe de eixo dianteiro McPherson e de uma suspensão traseira com braços múltiplos. Três braços de controle e um de arrasto por roda administram as forças sobre a suspensão, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de rodas e os braços de controle das molas são de alumínio, para reduzir as massas não suspensas.

A direção é eletromecânica, proporciona maior sensibilidade ao condutor e contribui para a eficiência geral do veículo, já que só utiliza energia quando o volante é realmente esterçado. Ela também permite a incorporação de várias funções de assistência, a começar pela unidade de controle ESP (controle de estabilidade), como correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência, redução dos efeitos da tração dianteira na dirigibilidade e compensação de ventos laterais e inclinação da estrada. 

O GLA tem uma carroceria que combina diversos materiais de alta qualidade de forma a fornecer uma célula de sobrevivência altamente robusta para a melhor proteção possível do ocupante, sendo 66% dos seus componentes aços de alta e super-alta resistência. A carroceria também apresenta características acústicas e de vibração otimizadas graças a fortes articulações, utilizando aderentes de alta resistência e técnicas de montagem inovadoras.

Vários sistemas de assistência dão apoio ao motorista no GLA e reduzem a necessidade de esforço. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.

Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios ABS, contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.

Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita manobras em locais muito inclinados. 

A versão Advance traz de série o sistema Audio 20, com display de 14,7cm, entrada para CD e conectividade Bluetooth para celular e outros dispositivos.

O sistema multimídia COMAND Online, que equipa as versões Vision e Vison Black Edition, é operado por meio de um comando ergonômico localizado no console central. As informações do sistema são exibidas na tela TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20, possui sistema de navegação GPS, permite acesso a Internet por meio de conexão Bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados, memória de 10 GB para arquivos de áudio e Linguatronic, dentre outras funções.

O GLA 200 Advance, GLA 200 Vision e GLA 200 Vision Black Edition são as três versões que chegam inicialmente ao mercado brasileiro. Todas trazem uma ampla gama de equipamentos de série para maior conforto e segurança dos usuários. O volante multifuncional esportivo forrado em couro possui 12 teclas de comando, permitindo o controle de vários sistemas, entre eles o piloto automático TEMPOMAT e o limitador de velocidade Speedtronic, sem que o motorista precise retirar as mãos da direção. O volante também inclui as borboletas para trocas de marchas.

Todas as versões contam com o sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente tanto nas ruas, em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou shopping centers, onde as vagas são perpendiculares.

O GLA 200 Advance traz sistema de ar-condicionado digital Thermatic, além de molduras no interior com acabamento Silver Wave. As rodas são de liga leve com 18 polegadas.

As versões GLA 200 Vision e Vision Black Edition se destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico, um forte elemento de estilo que, não por acaso, inspira o nome da versão. O teto solar tem acionamento elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro escurecido mantem o isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob luz solar. Essas duas versões também são equipadas com rodas de liga leve de 18 polegadas, com design diferenciado.

No GLA Vision e Vision Black Edition, o banco do motorista oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque. O banco também conta com ajustes lombares elétricos. Um importante item de conforto é o sistema digital de ar condicionado Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes.

O GLA 200 Vision Black Edition é uma edição especial, com design ainda mais esportivo, que traz como diferencial as rodas de liga leve na cor preta, os espelhos retrovisores pretos e pedaleiras em alumínio com cravos de borracha.

Essas três versões estarão disponíveis nos concessionários em outubro com os seguintes preços sugeridos:

• GLA 200 Advance – R$ 132.900,00

• GLA 200 Vision – R$ 149.900,00

• GLA 200 Vision Black Edition – R$ 152.900,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.