quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Piloto da Audi Tom Kristensen se despede das pistas em SP



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 


Um dos maiores nomes do esporte a motor mundial vai se aposentar. O dinamarquês Tom Kristensen, recordista de vitórias nas 24 Horas de Le Mans, disputará sua última corrida como piloto profissional neste domingo (30), em São Paulo. O dinamarquês de 47 anos venceu nove vezes a prova de longa duração mais tradicional do calendário, e na atual temporada ocupa a quarta posição no mundial de provas de endurance (WEC).

Piloto da Audi no torneio internacional, ele terá como parceiros em São Paulo o brasileiro Lucas di Grassi e o francês Loic Duval. Ao pendurar as sapatilhas, no entanto, Kristensen não abandonará por completo as pistas. Ele continuará a integrar o staff da Audi Sport, estrutura pela qual conquistou sete de seus nove triunfos em Le Mans.

"Tive o privilégio de pilotar pelo melhor time e para a fabricante de automóveis mais descolada do mundo por 15 anos", enfatizou Tom Kristensen. "Tive ótimos companheiros de equipe e trabalhei com pessoas fantásticas. Com a Audi, tive a oportunidade de conquistar muitos títulos e de vencer inúmeras corridas, além de viver momentos emocionantes e inesquecíveis. Minha série de vitórias em Le Mans não teria sido possível sem a Audi. Por tudo isso, deixar este time como piloto é difícil para mim. Mas, cedo ou tarde, este dia teria de chegar. Só posso agradecer à Audi e a todo o seu staff pelos ótimos momentos que tivemos, e dizer que estou ansioso pelo início de minhas novas atribuições para a marca e para a equipe Audi Sport", acrescentou.

Chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich contratou o dinamarquês para integrar a equipe de endurance da marca das quatro argolas no final de 1999. Com Frank Biela e Emanuele Pirro, Tom Kristensen venceu sua primeira corrida pela Audi em março de 2000, durante as 12 Horas de Sebring. Esta foi a primeira vitória da marca em uma corrida de carros de turismo. A bordo de um Audi R8, Biela, Pirro e Kristensen formaram o primeiro time de pilotos a vencer, por três vezes consecutivas, a prova de endurance mais famosa do mundo.

"Naturalmente, a aposentadoria de uma personalidade marcante como a de Tom Kristensen é uma grande perda para o Audi Sport Team Joest e para os campeonatos de endurance como um todo", disse o chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "Mas entendemos sua decisão de se aposentar no auge da carreira. Tom é o último membro da geração que marcou a entrada da Audi em corridas de protótipos. Neste ano, ele disputou a temporada do FIA WEC como campeão do mundo, e mostrou que ainda é um dos melhores e mais rápidos pilotos de carros de turismo do planeta. Sentiremos falta dele como piloto, mas ele continuará a nos apoiar com sua experiência e personalidade. Estamos felizes que Tom Kristensen não apenas tenha sido, mas também continuará a ser, um membro da Audi de coração e alma", acrescentou.

Correndo pela equipe Bentley e por dois times independentes da Audi, Kristensen chegou a seis vitórias consecutivas em Le Mans - a maior sequencia de primeiras colocações já conquistada por um piloto nesta corrida. Em 2008 e em 2013, o dinamarquês subiu outras duas vezes ao alto do pódio na França, usando, respectivamente, modelos Audi R10 TDI e R18 e-tron quattro. Recordista da pista francesa e dono de nove vitórias, Tom Kristensen é o piloto mais bem sucedido na história das 24 Horas de Le Mans.

Fonte: Departamento de Comunicação Audi do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.