sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Iveco e FPT Industrial ingressam no Dakar 2015


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br  


Juntos novamente, prontos para lutar por um lugar no pódio no Dakar 2015: Iveco e FPT Industrial mais uma vez estarão no maior rally do mundo – o Dakar – como patrocinadores oficiais da Equipe PETRONAS De Rooy Iveco. O anúncio e a apresentação da equipe aconteceram durante a conferência com a imprensa realizada na CNH Industrial Village em Turim, Itália.

O evento contou com a presença de Pierre Lahutte, presidente da Iveco, Riccardo Buratti, diretor de engenharia de motores da FPT Industrial, e Gerard De Rooy, capitão da PETRONAS De Rooy Iveco, que apresentou os outros membros da equipe e falou sobre as principais características e os desafios da corrida de 2015.

As marcas do grupo CNH Industrial, Iveco e FPT, fornecerão veículos, peças e motores para a equipe PETRONAS De Rooy Iveco, com sede na Holanda. A 37ª edição do Dakar acontece pela sétima vez em solo sul-americano. A largada será em Buenos Aires, Argentina, em 4 de janeiro, e  a chegada, na mesma cidade, em 17 de janeiro. Os 414 veículos que participarão da prova terão que percorrer mais de 9.000 km de estradas, trilhas e dunas da Argentina, do Chile e da Bolívia.

Depois de tomar o segundo lugar na edição de 2014 do rallly, Gerard De Rooy da Holanda – a bordo de uma versão cabine-cama do Iveco Powerstar – liderará mais uma vez a equipe. Aos 34 anos e tendo vencido o Dakar em 2012, o holandês retorna à corrida com mais determinação e entusiasmo do que nunca, pronto para enfrentar os desafios extremos que o rali apresenta a cada ano.

Ao volante de um segundo Powerstar estará o companheiro holandês Hans Stacey, vencedor do Lisboa-Dakar em 2007 e membro da equipe PETRONAS De Rooy Iveco desde 2011. O terceiro veículo, um Trakker Evolution 3 de cabine curta, terá sob controle o piloto espanhol Pep Vila, um veterano de rally e membro absoluto da equipe do Dakar.

Veículos de competição da Iveco: força, confiabilidade e desempenho mesmo nos cenários mais adversos

A equipe holandesa usará três veículos Iveco no Dakar 2015: dois Powerstars (especificamente, um Strator versão protótipo, construído na Holanda com um chassi Iveco, transmissão e cabine inspirados no Powerstar, fabricado e comercializado pela Iveco Austrália) e um Trakker 4x4, fabricado na Espanha. Além dos caminhões de rally, seis Trakkers de apoio e assistência completarão a equipe PETRONAS De Rooy Iveco.

O Iveco Trakker é um veículo off-road, que conta com uma nova cabine projetada para melhorar a condução e o conforto a bordo, elementos que hoje são essenciais para a produtividade e para a segurança de um veículo. O modelo é capaz de operar em terreno acidentado, como as superfícies que os pilotos percorrerão na América do Sul, e conta com motores Cursor da FPT Industrial, que asseguram potência e confiabilidade. A característica do veículo é sua robustez: cada componente individual, começando com o chassi de aço de alto rendimento, garante desempenho duradouro.

O Trakker representa um "Best in Class", sendo projetado para rodar em todas as condições meteorológicas e em todos os tipos de terreno, de estradas de terra a trilhas off-road extremas, garantindo conforto e segurança.

Os veículos possuem transmissão ZF, que entrega desempenho e ergonomia. Isso inclui as caixas de engrenagens Ecosplit de 9 e 16 velocidades manuais, ambas equipadas com um sistema de servo-assistência "servo-shift", que oferece uma experiência de condução mais confortável e mais segura, e a caixa de engrenagens Eurotronic de 12 e 16 velocidades automáticas, com seletor de velocidades incorporado ao comutador da coluna de direção, que ajuda a aumentar o conforto do motorista.

O Dakar é uma ótima oportunidade para a Iveco. Cada veículo enfrentará desafios em condições extremas, proporcionando uma oportunidade de testar seu desempenho e confiabilidade.

Todos os veículos da Iveco que participarão do Dakar 2015 são equipados com motores FPT Industrial Cursor 13, que geram até 900 cavalos de potência. Graças às contínuas atividades de pesquisa e desenvolvimento, o Cursor 13 de seis cilindros em linha adota as mais avançadas tecnologias disponíveis, como o sistema mais recente de injeção Common Rail HD, garantindo pressões de até 2.200 bar.

Esses motores fornecem alta potência e rápida resposta de carga, e garantem a máxima robustez e baixos custos operacionais. Para garantir um alto nível de confiabilidade, a FPT Industrial coloca à prova seus produtos em testes rigorosos e, acima de tudo, testa-os em competições esportivas extremamente desafiadoras como o Dakar.

O Dakar 2015

A corrida acontecerá em três países sul-americanos, de 4 a 17 de janeiro: Argentina, Chile e Bolívia. A rota forma um anel, começando em Buenos Aires, na Argentina, atingindo Iquique, no Chile, e retornando novamente para a capital Argentina.

A Argentina sediará, portanto, o início e o fim da corrida, assim como outros seis estágios. O restante da corrida será no Chile, além de um estágio na Bolívia, com a rota de 9.000 km passando por paisagens de deserto e rochas.

Como no ano passado, a etapa 2015 contará com rotas para carros, caminhões, motos e quadriciclos. Em particular, a rota de caminhões será quase 1.000 km mais curta para evitar que veículos pesados passem pelas salinas da Bolívia. Essa decisão tem o objetivo de respeitar e proteger o ambiente. Um total de 414 veículos foi registrado para a corrida deste ano: 164 motos, 138 carros, 48 quadriciclos e 64 caminhões, com 665 competidores de 53 países diferentes.

Fonte: PÁGINA 1 COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.