quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Saiba como fazer um check-list ideal antes de pegar estrada


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Feriado prolongado chegando, para muitas pessoas, é sinônimo de viagem de carro. Às vezes, porém, não existe tempo hábil para levar o carro até uma oficina para realizar um check-list dos itens indispensáveis que se deve checar antes de pegar a estrada. O seu carro está em ordem?

Não tem tempo de checar estas pequenas coisas? A ZR Soluções Automotivas descomplica a sua vida, com praticidade, agilidade, seriedade e preço justo nos serviços prestados, buscando o carro no local da preferência do cliente, seja na casa ou no trabalho, e realiza as manutenções preventivas necessárias para evitar surpresas desagradáveis que podem estragar a viagem.

Pensando nisso, a ZR Soluções Automotivas preparou uma lista com dez itens indispensáveis para checar no seu carro antes de viajar:

Combustível e lubrificante – É sempre muito importante abastecer o veículo em postos conhecidos e de confiança. É muito importante também não deixar o combustível muito tempo parado no tanque antes viajar. “Cuidado com combustível muito barato e use sempre lubrificantes recomendados pelo fabricante de seu automóvel”, avisa José Ricardo, proprietário da ZR Soluções Automotivas.

Pneus – Deixe sempre os pneus calibrados, incluindo o estepe e lembre-se de fazer rodízio periódico para equilibrar os desgastes irregulares. O balanceamento é indicado quando você sentir vibrações no volante, enquanto o alinhamento quando houver desequilíbrio direcional, ou na troca do conjunto. “Verifique o desgaste dos pneus e calibragem para não ter desgaste prematuro e elevação de consumo de combustível do seu automóvel”, lembra o especialista.

Freios – O nível do fluído de freio e possíveis vazamentos devem ser checados sempre que possível. Caso haja ruído, trepidação, perda de eficiência ou pedal duro, faça uma avaliação mais detalhada. “Lembre-se de verificar as pastilhas de freio”, aconselha.

Filtros de ar, óleo e combustível – Realize a troca desse sistema de acordo com as indicações presentes no manual do proprietário. Vale ressaltar que trocar o óleo sem a troca do filtro, diminui a vida útil do lubrificante, por exemplo. “Os filtros do seu automóvel filtram possíveis impurezas que poderiam danificar a parte interna do seu motor. Verifique a última troca antes de viajar. Trocou o óleo, troque o filtro sempre!”

Limpador de para-brisa – Verifique se as palhetas e as borrachas estão em bom estado e se os encaixes das hastes estão seguros. Lave a borracha das palhetas apenas com água. “Existe água no reservatório do para-brisa para uma possível lavagem? Cheque!”

Velas e cabos – Fabricantes indicam que as velas precisam ser examinadas a cada 10 mil km e os cabos trocados a cada 50 mil km. Falhas neste sistema podem ocasionar desgaste prematuro e comprometer a vida útil de outros componentes do veículo. “Quando as velas ou cabos de velas estão danificados, o motor perde a faísca necessária para gerar potência no seu motor. Quem sofre com isto? Você. O carro falha, não tem força, gasta mais combustível e pode até te deixar na mão”, explica José Ricardo.

Suspensão – Além dos amortecedores, as molas, as buchas, as bandejas, os pivôs e os terminais também merecem inspeção para evitar maiores problemas. Lembre-se: o sistema de amortecimento e estabilidade do veículo é tão importante quanto o dos freios, vale muito a pena fazer uma revisão preventiva na suspensão.

Correia dentada – A substituição preventiva desse elemento, de acordo com os fabricantes, deve ser efetuada a cada 50 mil km. Mas uma verificação a cada 15 mil km rodados pode apontar trincas e desgastes indicando a necessidade de troca. O rompimento desta peça pode danificar seriamente o motor.

Radiador – Respeite a data para realizar a troca do líquido de arrefecimento do motor. Confira sempre o funcionamento da válvula termostática, do radiador, da bomba d'água, da ventoinha e dos marcadores de temperatura no painel.  “Fique atento ao marcador de temperatura, caso suba acima do normal, tenha cautela.”

Sistema elétrico, faróis e lâmpadas – Para seguir viagem com segurança, é importante também fazer um check-up na bateria, no motor de partida, no alternador e em todas as lâmpadas e fusíveis do carro, esta é a sua maior segurança em sua viagem noturna. Você pode pegar uma serra com neblina ou estrada em dia de chuva. Não deixe dispositivos elétricos funcionando por muito tempo, como o rádio, caso o motor esteja desligado.

Antes de pegar a estrada, tome nota da quilometragem do seu carro e da calibragem correta dos pneus, abasteça em um posto de combustível de confiança, verifique os níveis de óleo do motor, água do radiador, água do limpador, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, bateria, velas e cabos, lâmpadas e faróis, limpadores dianteiros e traseiro, pneus, suspensão, freios e o kit de emergência (chave, triângulo, lanterna e macaco).

Pensando um pouco nos ocupantes do carro, lembre-se de separar os óculos de sol, CDs e pendrives para ouvir no caminho, água e lanche para comer no carro, mas cuidado para não sujar os bancos!

Fonte: VGCOM - Vanessa Gianellini Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.