sexta-feira, 6 de novembro de 2015

BorgWarner Completa 40 Anos Produzindo Turbos no Brasil



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


A BorgWarner, empresa líder no segmento de tecnologia e aplicações para powertrain e drivetrain de veículos de passeio, utilitários leves e pesados, completa 40 anos de produção de turbo no Brasil, ocupando hoje uma posição de destaque no desenvolvimento da indústria automotiva nacional. A empresa, que encabeça a tendência do downsizing, adoção de motores menores com a potência amplificada, é a pioneira no fornecimento do primeiro turbo flex para carros de passeio do Brasil, antes mesmo da vigência do Inovar-Auto.

Pensando sempre à frente, em 2015 forneceu para a Volkswagen a primeira turbina para leves, que deu potência ao Up!, dando início aos planos de ampliar o fornecimento do produto para novos modelos e outras montadoras dentro de no máximo dois anos.

Além do turbo, merecem destaque outras soluções da marca envolvendo a eficiência energética e redução de emissão de poluentes, como a embreagem viscosa Visctronic®, o turbocompressor K14, especialmente desenvolvido para equipar um veículo urbano de carga (VUC) de uma famosa montadora, as válvulas e tubos de recirculação de gás de escape (EGR) e os termostatos para motores em aplicações leves e pesados.

A companhia passou a investir também na remanufatura de turbos, com a garantia e qualidade de um turbo novo, visando auxiliar também na sustentabilidade. Atualmente, a unidade destinada à reposição, localizada no Brasil, é uma das mais rentáveis do mundo, resultado de uma série de investimentos e soluções inovadoras desenhadas justamente para esse mercado e que, de tão bem aceita, vem crescendo ano a ano. Um dos pontos fortes dessa conquista é a garantia dos produtos, a excelência dos componentes BorgWarner e a preocupação constante com a sustentabilidade.

Essa preocupação com o meio ambiente inclusive já rendeu à empresa o título de primeira companhia de autopeças no Brasil a obter o certificado LEED®, da sigla em inglês “Leadership in Energy and Environmental Design”, ou Liderança em Energia e Design Ambiental, baseado no trabalho de construção responsável elaborado na unidade fabril de Itatiba, SP. A mesma unidade possui ainda um Tech Center, onde são desenvolvidos produtos que visam criar as melhores soluções do mercado com engenharia de ponta, porém desenvolvida localmente.

Para se ter ideia, em aproximadamente um ano e meio, período relativamente curto para este tipo de operação, a instalação, situada em um terreno de 100 mil m² e 20 mil m² de área construída, foi concluída, desde a terraplanagem até o início da produção. É importante frisar que, durante todo o processo de mudança, nenhuma operação foi interrompida, assim como o atendimento aos clientes. Outro ponto importante é que todos os colaboradores foram informados e fizeram parte do processo de mudança de uma fábrica a outra, tendo feito inclusive votações a respeito da escolha da cidade a abrigar a nova fábrica. Ao todo, foram investidos R$ 70 milhões na mudança, necessária por conta da impossibilidade de expansão no endereço antigo, Campinas, SP.

As unidades brasileiras da BorgWarner também foram reconhecidas  outras certificações de grandes montadoras por conta de melhorias em processos logísticos e inovações tecnológicas. Já globalmente, a empresa foi nomeada como ganhadora de três Supplier Quality Excellence Awards de 2014 da General Motors (GM), Automotive Innovations Award 2014, além de ser fornecedora de componentes para quatro dos cinco Top eleitos pelo Jornal do Carro Verde para 2015.

Fonte: SD&PRESS Consultoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.