segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Ford desenvolve tecnologia de robôs para testes de veículos



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 


A Ford desenvolveu junto com a empresa ASI, Autonomous Solutions Inc., dos Estados Unidos, uma nova tecnologia de software e componentes para testes robóticos e autônomos de veículos, patenteada pela marca. A empresa anunciou agora que vai abrir a licença para outras montadoras poderem usar essa inovação, que reduz significativamente o tempo de desenvolvimento de projetos e evita o desgaste físico dos motoristas em testes de durabilidade, que incluem a rodagem sobre pistas esburacadas e outros obstáculos.

          Esse conjunto robótico inclui um módulo de controle do volante do veículo e atuadores desenvolvidos pela Ford para comandar o acelerador e o freio por meio de uma haste de metal. O modulo é programado para seguir uma rota predefinida e o veículo tem a sua movimentação monitorada por uma sala de controle, com câmeras e GPS que garantem uma precisão de menos de 1 polegada.

          Se o veículo sai da rota, os engenheiros podem pará-lo, corrigir o trajeto e reiniciar o teste. Sensores a bordo também conseguem fazer uma parada total se um pedestre ou outro veículo cruzar o caminho. Veículos controlados por robôs são usados para testes repetitivos em pistas extenuantes, capazes de simular 10 anos de direção e abusos diários em circuitos relativamente curtos, com poucas centenas de metros, e superfícies como concreto quebrado, grades de metal, cascalho grosso, poças de lama e diferentes obstáculos.

Utilizada desde 2013, essa tecnologia de nova geração da Ford recebeu melhorias significativas na precisão e tempo de reação do acelerador e do freio. Mudanças no design também simplificaram a sua instalação no veículo, permitindo a rápida desativação para que um engenheiro assuma o volante. A Ford licenciou patentes para que seus atuadores possam ser incorporados nos sistemas de teste que a ASI comercializa para outras montadoras e fornecedores de carros, picapes, ônibus e veículos militares.

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.