terça-feira, 3 de novembro de 2015

Venda de pneus para montadoras cai fortemente entre janeiro e setembro

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


A Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), que representa a indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil, divulga hoje o balanço setorial de janeiro a setembro de 2015, que mede o desempenho do setor nos três trimestres do ano. Segundo a associação, o volume de vendas de pneus para as montadoras caiu 20,9% em relação ao mesmo período de 2014. Em 2014, foram vendidos 14,27 milhões de unidades para as montadoras até setembro, contra 11,28 milhões em 2015.

"A forte queda nas vendas de pneus para as montadoras decorre do baixo crescimento econômico e da escassez de crédito, que refletem negativamente nas vendas do setor automotivo. Além disso, com menos veículos novos na praça, a perspectiva de crescimento do mercado de reposição de pneus também cai no médio prazo", destaca Alberto Mayer, Presidente da ANIP.

Outro dado preocupante para a indústria nacional de pneus é o crescente aumento da participação dos pneus agrícolas chineses, que passaram de 60% para 64% sobre o total de pneus importados para o segmento, de janeiro a setembro de 2015 comparado ao mesmo período de 2014, enquanto a quantidade total importada reduziu em 29%.

As vendas de pneus de carga também seguem em forte declínio, com redução de 15,7% no volume total de vendas: 5,54 milhões de unidades de janeiro a setembro de 2015 contra 6,57 milhões em 2014, no mesmo período. No detalhe, as vendas de pneus de carga caíram em todos os canais, para montadoras (-47,3%), no mercado de reposição (-1,8%) e exportação (-23,7%). A queda nas vendas deste segmento demonstra a profundidade da crise econômica. O desempenho da categoria acompanha o PIB, o ritmo industrial e a recessão econômica do país, que refletem, por sua vez, na circulação de caminhões pelo Brasil. "Quanto mais caminhões nas ruas, maior a riqueza gerada e distribuída e, portanto, maior a utilização dos pneus de carga; o que estamos vendo, no entanto, vai na direção contrária", pontua o presidente da ANIP.

O mercado de reposição segue com um melhor desempenho, com aumento de 10,2% nas vendas entre janeiro e setembro de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. O destaque é o segmento de veículos de passeio, que cresceu 16,3% no período, saindo de 16,54 milhões de unidades vendidas para o mercado de reposição em 2014 para 19,24 milhões de unidades em 2015. Com o cenário econômico em crise, os consumidores compram menos carros novos e cuidam melhor dos usados, aquecendo o mercado de reposição. Isso se reflete na produção total de pneus, que cresceu 2,7% entre janeiro e setembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 53,3 milhões de unidades produzidas no período.

As exportações de pneus caíram entre janeiro e setembro de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado, de 9,5 milhões de unidades exportadas em 2014 contra 8,69 milhões este ano - decréscimo de 8,5%. "Há um esforço para se aumentar a exportação de pneus, porém a concorrência global é forte e o nosso produto enfrenta restrições tributárias, logísticas e operacionais que limitam a sua competitividade no exterior", avalia Mayer.

Fonte: mslgroup.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.