quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Ford é a primeira a testar veículos autônomos na neve


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


A Ford é a primeira fabricante a testar veículos autônomos em áreas de inverno rigoroso, incluindo neve, um grande passo dentro do seu plano de levar a direção totalmente autônoma para milhões de consumidores em todo o mundo, como mostra o vídeo neste link: https://www.youtube.com/watch?v=9KNGvq58liU&feature=youtu.be .Diferentemente de outras empresas automotivas e de tecnologia que testaram veículos autônomos apenas em ambientes secos, geralmente ensolarados, a Ford sabe que o futuro da direção autônoma não pode depender de condições ideais.

Os testes de inverno da Ford são feitos em Michigan, incluindo a Mcity – uma cidade simulada com cerca de 130 mil metros quadrados localizada na Universidade de Michigan. Veículos totalmente autônomos não podem depender do GPS, que tem precisão de apenas alguns metros, insuficiente para identificar a posição do veículo. É essencial para o veículo autônomo saber a sua localização precisa, não só na cidade ou na estrada, mas também na sua faixa de rodagem, onde uma variação de alguns centímetros faz uma grande diferença.

O radar LiDAR, usado pela Ford, é muito mais confiável que o GPS e pode  determinar a posição do Fusion Hybrid na pista com uma precisão de centímetros. Ele emite pulsos curtos de laser e permite ao veículo criar uma imagem 3D de alta definição, em tempo real, do ambiente ao redor.

Em um clima ideal, o LiDAR é o meio mais eficiente de coletar informações importantes e metadados – informações sobre os próprios dados – do ambiente, identificando objetos próximos e usando interpretações para definir o melhor caminho.

Mas em locais com neve ou tráfego intenso, o LiDAR e outros sensores, como câmeras, não conseguem ver a pista. Isso também acontece quando as lentes estão cobertas de neve ou sujeira. Especialistas da Ford e da Universidade de Michigan aceitaram enfrentar esse desafio, buscando uma solução para o veículo autônomo enxergar uma pista coberta de neve.

Para navegar em pistas cobertas de neve, os veículos autônomos da Ford são equipados com mapas 3D completos, de alta resolução, com informações da pista e do que está sobre ela, como marcações e sinais, geografia, pontos de referência e topografia.

O veículo autônomo cria os mapas rodando no ambiente de teste com tempo bom, usando tecnologias que registram automaticamente placas de trânsito, árvores e prédios. Quando o veículo não pode ver o chão, ele detecta pontos de referência para se posicionar no mapa e dirigir com sucesso nessas condições.

Fonte: Imprensa Ford

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.