quarta-feira, 15 de junho de 2016

Honda compartilha dicas para condução segura


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 


Quando se trata de viajar, as possibilidades são infinitas: destinos para todos os gostos e trajetos que permitem unir o prazer de explorar com o de conduzir.

No dia do Turista, a Honda compartilha dicas de condução segura para quem está planejando roteiros que incluam percursos de carro ou motocicletas. Afinal, todo cuidado é importante para que nada frustre seu momento de descanso.


Revisão do Veículo

Sua primeira providência ao planejar uma viagem desse tipo deve ser agendar uma revisão do seu carro ou moto. Faça um check-list e certifique-se que itens importantes serão verificados: nível do óleo e lubrificantes, filtro do ar e do combustível, sistema de freios, arrefecimento, calibragem dos pneus, suspensão, bateria, palhetas, luzes do painel, lâmpadas e itens de emergência (triângulo, chave de roda, macaco, estepe, extintor).

Respeitar os limites

Quando o assunto é condução segura, três limites precisam ser priorizados:

    Seu próprio limite - O autoconhecimento é fundamental para entender como está sua condição física (cansaço, sonolência, etc.), sua condição mental (principalmente em relação ao stress e situações de preocupação) e sua habilidade em pilotar ou dirigir (não realize manobras para as quais você não está preparado).
    O limite do veículo – saiba qual a capacidade de frenagem e de aceleração, de esterçamento e, no caso das motocicletas, da inclinação em curvas.
    Limites impostos pelo ambiente – Condições climáticas (a chuva, neblina, etc), as condições da via (mão dupla ou simples, buracos, ondulações, pouco ou muito tráfego) e, por fim, a legislação de trânsito (paradas obrigatórias, limites de velocidade, pontos de ultrapassagem) alteram a forma de dirigir. Atente-se para esses itens.

Ponto Cego

Todo veículo possui o chamado ponto cego. A coluna do carro pode "esconder" uma motocicleta, por exemplo, as laterais direita e esquerda também camuflam objetos que saem do ângulo de visão dos espelhos retrovisores. Lembre-se, antes de qualquer conversão, utilize os espelhos retrovisores e olhe rapidamente sobre o ombro. Isso aumentará seu campo de visão e diminuirá o ponto cego.

Distância de Seguimento ou Segurança

Em velocidade abaixo de 50 km/h fique a uma distância onde você possa observar os pneus traseiros do veículo da frente. Este espaço é suficiente para uma manobra evasiva. Acima de 50 km/h procure estabelecer uma distância de 3 segundos. Marque um ponto fixo (uma ponte, um poste, etc.), assim que o veículo da frente passar, conte até 3 segundos é quando seu veículo deverá passar pelo ponto de referência. Evidentemente que nem sempre isto será possível, por exemplo, em momentos de intenso tráfego. Nestas horas, redobre a atenção.

Ver e Ser Visto

É de sua responsabilidade garantir a sua visibilidade. Procure ver tudo o que passa ao seu redor, identifique situações de risco potencial. Fique atento a essas dicas: olhe além do veículo que está a sua frente; tenha atenção à pavimentação, buracos, sombras, animais, pedestres e outros veículos; certifique-se que você está sendo visto; atenção aos espelhos retrovisores, pois eles antecipam o movimento de veículos que se aproximam. Ver e Ser Visto no trânsito é fundamental para sua segurança.

Ultrapassagens

Elas devem ser feitas com a maior segurança e, evidentemente, somente em locais permitidos. O modo mais fácil, seguro e rápido de realizar uma ultrapassagem passa por estas dicas: mantenha uma distância do veículo à sua frente para melhor visualização do tráfego no sentido contrário e para pegar “embalo”. Quando possível, e em local permitido, comece a ultrapassagem indicando com a seta. Faça a ultrapassagem com precisão, tenha atenção ao deslocamento de ar, principalmente em veículos de grande porte (caminhões e ônibus) e, assim que a ultrapassagem for realizada e com um espaço de segurança, sinalize o retorno à sua faixa de rolamento. Deixe a esquerda livre para os veículos com maior velocidade. Em relação aos veículos maiores (caminhões e ônibus) lembre-se que eles possuem um ponto cego maior e que você precisará de mais espaço para realizar a manobra.

Cruzamentos

Em estradas ou nas cidades, esses são os locais com maiores índices de acidentes. Portanto, ao se aproximar de um cruzamento, diminua a velocidade mesmo estando na preferencial (dê uma conferida nos espelhos retrovisores se tem algum veículo colado); se tiver necessidade, utilize a buzina, mas não confie somente nela. Redobre a atenção. Se for fazer alguma conversão, utilize a seta, ela é fundamental para os demais condutores saberem de sua intenção e é obrigatória.

Distrações

Segundo as estatísticas mais recentes em vários países do mundo, as distrações já são as principais causadoras de acidentes (graves ou não). Portanto, cuidado com as comidas e bebidas, pegar coisas em bolsas e mochilas e é claro, a utilização dos aparelhos celulares e smartphones. Caso seja necessário atender uma chamada, responder uma mensagem ou procurar o endereço de onde quer chegar, encoste o carro e faça com tranquilidade. Procure manter sempre sua atenção ao trânsito.

Fonte: Honda – Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.