quarta-feira, 8 de junho de 2016

Toyota lança no Brasil a quarta geração do Prius


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   


A Toyota lança no Brasil a quarta geração do Prius, o veículo híbrido pioneiro e de maior sucesso global, com vendas acumuladas de 5,7 milhões de unidades em mais de 90 países. O Novo Prius chega com a missão de expandir o conhecimento sobre a tecnologia híbrida entre os consumidores brasileiros.

O Novo Prius também representa a visão da Toyota sobre como será a mobilidade no futuro, com o desenvolvimento de carros cada vez melhores e mais amigáveis ao meio ambiente. Em setembro do ano passado, a empresa lançou seu desafio ambiental global, onde pretende mitigar em até 90% a emissão de CO2 originadas por veículos novos até 2050. Isso significa que todos os modelos comercializados pela Toyota, até lá, serão híbridos, elétricos ou alimentados por célula de combustível.


O modelo marca ainda uma nova Era no desenvolvimento da Toyota por ser o primeiro veículo da marca a ser montado sobre a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture, ou Nova Arquitetura Global da Toyota, em tradução para o português). Como resultado final, o Prius apresenta desenho marcante e melhor conforto e dirigibilidade. Seu centro de gravidade está mais baixo e seu coeficiente aerodinâmico (Cx) foi reduzido de 0.25 para 0.24, resultando em melhor performance e diversão ao volante.


A quarta geração do Prius chega ao mercado no dia 8 de junho, por R$ 119.950,00, o que o mantém como o veículo híbrido mais acessível à venda no Brasil.

A quarta geração do Prius foi totalmente redesenhada e ganhou uma presença marcante, com linhas mais agressivas e modernas. Com base na filosofia de design icônico, que integra aspectos tecnológicos com fatores emocionais e racionais, seu exterior aponta para as funções avançadas do carro, resultando em um formato que causa impacto imediato e duradouro.

O veículo está 60 mm mais comprido (4.540 mm), 15 mm mais largo (1.760 mm) e 20 mm mais baixo (1.490 mm). O espaço na cabine também aumentou, são 15 mm a mais de comprimento (2.210 mm) e 20 mm na largura (1.490mm). O porta-malas comporta 412 litros e sua abertura ganhou 84 mm em sua largura.

A assinatura do Novo Prius está em sua silhueta triangular, partindo desde o emblema frontal da Toyota e das linhas ao longo do capô, passando sobre a parte superior da cabine e se estendendo até a traseira.


Completando o triângulo, a linha de cintura, mais inclinada para baixo à frente, transmite a sensação de movimento contínuo e cria uma estrutura avançada, na qual os vidros, em conjunto com a carroceria, entregam uma aparência unificada e agressiva. As curvas do Novo Prius fluem e se misturam aos cortes sinuosos das laterais, refletindo de forma viva seu estilo esculpido, sob qualquer ângulo de visão.

O acabamento em preto da coluna C cria a ilusão de teto flutuante e acentua o aspecto esportivo do modelo, que também teve o teto reduzido em 20 mm e deslocado um pouco mais à frente.

Os novos faróis minimizam a área frontal do Prius e garantem, ao mesmo tempo, uma potente iluminação em LED, assegurando-lhe contornos e caráter distinto. Na traseira, as lanternas combinam formas ousadas e originais, desde o spoiler até as linhas laterais, enaltecendo a personalidade do veículo.

O desenho funcional do Prius foi pensado para minimizar o consumo de combustível. As rodas de liga leve de 15 polegadas, por exemplo, receberam calotas com partes curvadas em forma de onda, que mitigam a resistência ao ar. Há ainda aletas aerodinâmicas frontais e traseiras que otimizam a passagem do vento.


As inovações alcançaram o interior do Novo Prius, projetado para criar uma forte presença, ser símbolo de avanço tecnológico e enaltecer o aspecto emocional, unindo funcionalidade, prazer ao dirigir e sofisticação.

A qualidade dos materiais utilizados no interior do veículo garante conforto e suavidade ao toque. O habitáculo está maior, devido a alguns detalhes, como as linhas finas da base do painel alinhadas às portas, até a eliminação do excesso de revestimentos na parte transversal do painel de instrumentos, portas e colunas.

O painel está ainda mais funcional e agora é disposto em camadas, que reforçam o design exterior icônico do Prius e definem de maneira clara a zona de exibição dos instrumentos. Tudo isso sem perder a herança intuitiva das gerações anteriores, com todos os comandos ao alcance da mão do condutor, como a manopla de transmissão do tipo joystick, localizada diretamente no painel.

Os assentos foram redesenhados. Nos bancos dianteiros, reforços no estofado ampliaram o conforto, proporcionando ergonomia precisa. Os encostos de cabeça e lombar foram posicionados para garantir postura ideal aos ocupantes, resultando em redução da pressão sobre os músculos das costas e pescoço.

O Novo Prius possui itens que elevam o bem-estar, conforto e conveniência dos seus ocupantes. São muitas novidades, como o ar-condicionado dual zone com comando S-Flow, capaz de concentrar o fluxo de ar apenas nas áreas da cabine onde há ocupação. Pela primeira vez equipando um modelo da Toyota no Brasil, o sistema reconhece automaticamente se o banco traseiro está vazio e direciona o ar somente para a zona frontal. As informações podem ser controladas pelos comandos que aparecem no display digital do painel.

O modelo dispõe ainda de carregador de celular sem fio (compatível para aparelhos que suportam essa tecnologia), sistema de navegação integrado, head-up display colorido e TV digital.

A tecnologia marca forte presença no Prius. O modelo chega com o Smart Entry System nas portas dianteiras, permitindo o destravamento do veículo por proximidade da chave, e com o sistema de ignição simplificada, por meio do Start Button.

Comercializado em versão única, o híbrido da Toyota também oferece de série banco do motorista com regulagem de altura e distância, além de regulagem lombar elétrica, revestimento em padrão couro e material sintético nos assentos, aquecimento dos bancos dianteiros, vidros elétricos nas quatro portas, com função “um toque” e sistema antiesmagamento, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, travas elétricas, descansa braços traseiro (16 mm mais largo em comparação com a geração anterior) com porta-copos, retrovisores externos elétricos, retráteis e com indicadores de direção, retrovisor interno eletrocrômico, volante em padrão couro com comandos integrados do áudio e do computador de bo rdo, controle de velocidade de cruzeiro, aviso sonoro de faróis ligados, entre outros.

Luzes de leitura individuais dianteiras e no teto na parte traseira, além de tomada de energia, completam a lista de conforto e conveniência.


O sistema multimídia que equipa o Prius contempla rádio AM/FM, CD e MP3 player, conexões Bluetooth®, USB e AUX, além de sistema de navegação em uma tela de 7” sensível ao toque, garantindo fácil operação e uma excelente qualidade de imagem e som.

Já o computador de bordo possui um monitor TFT com dois visores de 4.2 polegadas. Nele, o motorista pode personalizar o conteúdo da tela principal com suas preferências, entre exibições simples ou segmentada.

A opção simples traz a velocidade do veículo, quantidade de combustível restante, indicador do modo de condução (Power, ECO, Normal e EV), temperatura externa, distância percorrida após a partida, economia média de combustível, entre outras informações. A visão segmentada acrescenta informações como indicador simplificado do sistema híbrido, medidor instantâneo de combustível e carga da bateria armazenada pelo sistema híbrido.

A tela multifuncional possui sete abas. Na primeira, a de informações de direção, é possível visualizar o funcionamento do sistema híbrido, ter orientação de “acelerador ECO”, que propõe diretrizes para uma condução mais amigável ao meio ambiente; e acessar a função ECO Score e pontuar quão “amiga do meio ambiente” foi sua condução em uma determinada distância percorrida.


Há ainda a função Eco Diary, que fornece uma lista diária e mensal de distância percorrida e consumo médio de combustível.

Pela função Eco Wallet calcula-se o custo total com combustível e quanto o motorista economizou com gasolina em uma única viagem ou em um mês. Esse dispositivo ainda registra o valor total despendido com gasolina nos últimos cinco meses.

É possível também visualizar o percentual do tempo que o Novo Prius operou exclusivamente no modo elétrico.

As demais abas apresentam funções ligadas aos sistemas de navegação e de áudio, controle de temperatura, informações de apoio ao condutor, mensagens de aviso e configurações.

O Novo Prius conta com o sistema Hybrid Synergy Drive da Toyota em sua nova geração e combina um motor a gasolina de 1.8 litro VVT-i de ciclo Atkinson, com 98 cv de potência a 5.200 giros e 14,2 kgfm de torque a 3.600 rpm, que foi redesenhado e teve redução de tamanho e peso. Esse propulsor funciona em conjunto com outro elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm de torque, garantindo aceleração suave e excelente conforto ao rodar em qualquer tipo de condução.


O Novo Prius entrega potência combinada estimada de 123 cv, priorizando o baixo consumo de combustível, sem comprometer o desempenho. Em testes realizados pela Toyota no Japão, ele acelerou de 0 a 100 km/h em 11 segundos.

O eixo da transmissão e o motor elétrico também foram redesenhados, reduzindo o peso combinado. O propulsor elétrico, especificamente, está mais compacto e teve sua relação peso/potência melhorada. Em comparação à geração atual, houve uma redução de 20% nas perdas mecânicas por fricção.

O software do sistema híbrido recebeu atualizações que melhoraram a percepção de aceleração, revelando respostas mais suaves e diretas, mesmo em rotações mais baixas. Os componentes fundamentais do sistema, como unidade de controle de potência e a bateria, também foram redesenhados ou revistos, para reduzir peso e melhorar a eficiência do veículo.

A bateria híbrida de níquel, responsável por alimentar o motor elétrico do Prius, antes localizada no porta-malas, foi transferida para a parte inferior direita do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes. Uma entrada de ar foi introduzida no banco do passageiro, otimizando o arrefecimento da bateria híbrida e melhorando sua performance.


O Novo Prius é considerado uma referência mundial em baixa emissão de poluentes. O modelo emite cerca de 40% menos CO2, comparado a um veículo convencional.

Com relação ao consumo, o INMETRO reconheceu a nova geração do Prius como o carro mais eficiente do País, registrando 18,9 km/l em ciclo urbano e 17 km/l em rodovias. A economia de combustível do Novo Prius, quando confrontado com um modelo de mesmo porte movido a gasolina, é de até 52% na cidade e 42% na estrada.

O Prius possui sistema de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Isso garante maior autonomia ao modelo no modo elétrico, também contribuindo para economia de combustível. A transmissão do Novo Prius continua ser do tipo CVT.

O Prius possui um plano de manutenção fechado que prevê seis revisões ao longo de seis anos, além da garantia de três anos oferecida pela Toyota. Os serviços podem ser realizados nas 214 concessionárias da marca no País.

Para oferecer a melhor experiência de compra e propriedade aos seus clientes, os preços estabelecidos pela Toyota nas revisões dos 10 mil aos 50 mil km são próximos aos da tabela do Corolla, sedã médio da marca com um dos mais competitivos pacotes de manutenção em seu segmento.

O Novo Toyota Prius estará disponível em toda rede de concessionárias da marca nas cores Branco Polar, Branco Perolizado, Preto Atitude, Prata Galáctico, Cinza Granito, Azul Noturno e a inédita Vermelho Emoção.


Fonte: Toyota do Brasil – Departamento de Comunicação
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.