quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Coluna #Trânsito e Vidas por Mario Divo - Um carro zero estrelas!


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


Eu já tive a oportunidade de comentar, neste espaço, da existência de uma organização internacional chamada Global NCAP - New Car Assessment Programme (globalncap.org), que é voltada à promoção da segurança e saúde públicas, proteção e preservação da vida humana e na conservação, proteção e melhoria do ambiente físico e natural. Para isso desenvolve programas de pesquisa e testes independentes para avaliar a segurança e características ambientais dos veículos a motor, bem como o desempenho comparativo.

Para aqueles que se interessarem por conhecer detalhes recomendo visitar o site. Lembro que essa é a marca “guarda-chuva” de várias associações regionais que fazem as pesquisas, sendo que a Latin NCAP tem uma ação orientada à nossa região Latino-Americana (o site em português pode ser acessado em www.latinncap.com/po/). Ali os visitantes terão uma verdadeira aula com orientações de segurança ao condutor.


Na semana passada, foram divulgados mais dois resultados de testes, que deixam a todos nós preocupados. As avaliações continuam decepcionando, com um carro zero estrelas e a redução de qualificação para um modelo líder de vendas. E quero afirmar não ter interesse em elogiar ou criticar qualquer marca, mas apenas em reproduzir uma preocupação que nasce de pesquisas com critérios internacionais. Dois carros foram submetidos a testes reais com impacto: o BYD (automóvel chinês) e o Fiat New Palio.

Para o BYD, o resultado (zero estrelas) e o vídeo de como o carro se comportou no teste de impacto estão em www.latinncap.com/po/resultado/80/byd-f0-no-airbags. Na mesma linha, o teste com o Fiat New Palio (uma estrela) mostrou aspectos positivos de proteção, principalmente aquela voltada a crianças, mas também falhas importantes, como a fraca proteção para o peito e o abdômen do motorista, e riscos críticos no impacto lateral. Veja o resultado completo em www.latinncap.com/po/resultado/81/fiat-new-palio-+-2-airbags.

Para Maria Fernanda Rodriguez, presidente da Latin NCAP, os resultados mostram que “alguns fabricantes ainda não tratam seriamente a segurança na região. Nossos cidadãos merecem ter acesso à mesma segurança que há na Europa, Japão e América do Norte".

Mario Divo é o Diretor Institucional do ACBr - Automóvel Clube Brasileiro e também é o Clube Correspondente da FIA – Federação Internacional do Automóvel - E-mail: mario@automovelclubebrasileiro.com.br / Site: www.automovelclubebrasileiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.