quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Quais as vantagens de um consórcio para compra de moto?



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br  


Na hora da compra de uma moto, as escolhas vão muito além da marca, do modelo e da potência. Escolher a forma de pagamento para realizar o sonho também é uma das preocupações. Claro que a compra à vista é bem mais vantajosa, mas pra quem precisa de condições à prazo, fica a dúvida entre optar pelo financiamento ou pelo consórcio. Não existe uma forma melhor ou pior que a outra. Cada consumidor tem suas necessidades e vai depender disso pra que uma condição se encaixe melhor que a outra.

Em tempos de altas taxas de juros, os acabam sendo uma melhor escolha. Veja o que você precisa saber antes de fazer o seu.

Qual é a diferença entre consórcio e financiamento?

No consórcio, uma administradora reúne pessoas interessadas em comprar uma moto, e essas pessoas pagam todo mês uma quantia especificada para a administradora. A cada mês, uma pessoa é contemplada através de sorteio e tem direito a usar o valor total do consórcio para comprar a moto, assim, continua pagando as parcelas até o fim do contrato. A vantagem é que a única taxa paga é a de administração do consórcio, mas pra quem deseja pegar a moto mais rápido, o consórcio pode não ser uma boa opção, pois a contemplação depende de sorte.

Já o financiamento, funciona como uma compra à prazo qualquer, você compra a moto e paga as parcelas futuramente. As condições variam de banco para banco ou de loja para loja. O mais comum é através do banco, que paga o valor da sua moto para loja e você paga as parcelas para o banco. Geralmente, as condições incluem pagamento de uma entrada e taxas de juros.

Quais as vantagens e desvantagens de um consórcio?

 A grande vantagem é que os consórcios possuem taxas bem menores que um financiamento e a desvantagem maior é o tempo de espera. Mas existem outros fatores que podem influenciar na decisão.

VANTAGENS:
-       você não paga quase o valor de duas motos como acontece no financiamento;
-       se adquirir o consórcio de uma empresa confiável, o risco é zero;
-       você pode tentar adiantar o contemplamento dando um lance, se ele for o vencedor, o valor irá abater nas parcelas restantes e você pega a moto, caso contrário, pode pegar o dinheiro de volta ou abatê-lo nas parcelas;
-       se no meio do consórcio você não tiver condições de pagar, é fácil vendê-lo ou optar por um mais barato da mesma empresa.

DESVANTAGENS:
-       ao depender do sorteio, você pode esperar muito tempo pra ter o seu bem;
-       para conseguir pegar a moto antes, o lance pode ser bem alto;
-       a moto fica alienada pela administrada até o fim do pagamento, em caso de inadimplência poderá ser confiscada.

Como faço para adquirir um consórcio? 

            O primeiro passo é buscar uma administradora confiável. Para saber a procedência, você precisa atestar se a empresa possui autorização do Banco Central. Depois, pesquise bastante entre as opções disponíveis. Uma boa forma de ter seu consórcio sem correr o risco de ter dores de cabeça, é financiando através da própria fabricante. Marcas como Honda, Yamaha e Kawasaki já fazem esse tipo de oferta. Pra se ter uma ideia de como são baixas as parcelas, uma moto Z 300 da Kawasaki comprada pelo Consórcio Kawasaki pode sair com parcelas por R$ 261,77 (valor consultado em maio de 2016) r, ou ainda, uma Ninja 300 pode custar menos de 300 reais mensais no Consórcio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.